Jump to content
  • 0

CRI seria melhor que fundo de papel?


railson Alexandre da silva

Pergunta

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Por um tempo eu também me fazia a mesma pergunta, no entanto, quando você vai analisar a composição da carteira dos ativos que compõe o fundo de papel você vai ver que o % de retorno é bem maior dos que o que você consegue contratar no mercado. Pelo fator de que o FII consegue "emprestar" uma quantidade de $ muito maior que a pessoa física, eles conseguem negociar rentabilidade muito melhor, além de que você terceiriza o trabalho da análise do risco, rentabilidade, prazo e etc para o gestor do Fundo.

Claro que você também tem que analisar o risco do FII de papel que você quer comprar, dar uma olhadinha na composição de carteira do fundo, preço negociado e etc. Mas ao meu ver possui sim algumas vantagens de ter FIIs de papel.

Mas isso não exclui a possibilidade de você diversificar a sua carteira de renda fixa colocando alguns CRIs/CRAs que fazem sentido na sua estratégia.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Quando você compra através de um FII você consegue diversificar mais, consegue comprar CRIs que não esta a disposição do investidor comum, sem contar que tem um gestor especializado em gestão de risco, uma equipe gigante trabalhando para você. E se por acaso acontecer algum problema, vai representar um porcentual muito pequeno do patrimônio do FII

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
  • Time AUVP (Admin)

Bom dia Railson, 

Acredito que essa dúvida seja o mesmo raciocínio para:

  • comprar ações ou investir em ETFs/Fundos?
  • comprar imóveis ou investir em FIIs?

Cada caso tem uma explicação mais "técnica", mas ao meu ver, chegamos fundamentalmente em duas variáveis: 

1. Montante para investir

Acredito que investir com pouco dinheiro te coloca num risco maior pela impossibilidade da diversificação.

Exemplo: O BOVA11 está custando R$112,07. Ou seja, com esse custo aí conseguiríamos diversificar, consequentemente reduzindo nosso risco, entre 93 ativos diferentes só por estar posicionado num ETF. 

Por outro lado, a diversificação limita sua rentabilidade, além de taxas como a de performance que citou.

É aí que entra o conhecimento...

2. Conhecimento

Acho que esse aqui é, em maior parte, a real resposta para a dúvida.

Justamente porque se você realmente entende no que está investindo o risco é menor.

Os donos desses fundos provavelmente tem uma equipe estudando para investir nos melhores papéis possíveis com um risco moderado (ao menos essa é a intenção né haha).

Você está pagando a taxa de performance ou de administração justamente por esses esforços, se acha que tem conhecimento suficiente para fazer o trabalho deles melhor, então possivelmente vale a pena você mesmo pesquisar e investir.

Este conhecimento seria tanto sobre os indicadores, fundamentalmente, talvez até empiricamente para chegar numa boa análise.

Sendo assim, acredito que a gigantesca maioria das pessoas se sairiam melhor focando em seu próprio trabalho e aumentando seus aportes do que desviando de suas funções para tentar ganhar 1% a mais ou menos de aportes quase que fixos por longos períodos.

Seguindo o raciocínio do parágrafo acima, no entanto, geraria a dúvida de "ah, pra quê aprender a investir então? só colocar num fundo e f*dse".

A ideia, ao menos ao meu ver, é de ignorar a zona de conhecimento/esforço "plateau" no qual pertence à profissionalização daquele determinado conhecimento.

Muito tempo para pouca diferença na rentabilidade.

O gráfico lá embaixo explica melhor. As pessoas, no geral, estão lá na pontinha entre o eixo X e Y sem quaisquer conhecimentos sobre investimento e provavelmente terceirizam suas decisões financeiras deixando na famosa poupança do banco.

Ir do zero até o plateau, em termos de conhecimentos, leva bem menos tempo que continuar tentando se especializar.

Assim, com pouco tempo se chega num nível onde a diferença em rentabilidade é absolutamente notável.

Acredito que a UVP, por exemplo, é um curso que deixa as pessoas num nível de pré-especialização, justamente nessa zona do plateau. Ficam aptas a entender se entraram num bom ETF, FII ou se diversificaram seus investimentos bem o suficiente entre ações sejam de crescimento ou boas pagadoras de dividendos.

Sendo assim, estão tendo rentabilidades reais em cima de seus patrimônios e podendo focar ao nível Plateau em suas profissões, o que garante um retorno de longo prazo bem mais próspero.

 

image.jpeg.5947be3735ddc5a3c38848b72e47aab5.jpeg

 

 

 

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Pessoal ai já deu aula... 👆

 

As vezes a taxa de administração se perde nas percentagens  a menos de premio que você conseguiria investindo por si próprio. Isso que na IsaEx você tem taxa melhor do que nas outras corretoras.

imagem_2022-11-03_144417407.png.5a43a020b9314d8db183e689444cde4b.png

IPCA+ 13,50% no MFCR11. Olha que absurdo esse premio. Num dia bom você consegue IPCA + 9% em um título arriscadíssimo como da BRK Financeira. 

Acho que é bom ter de tudo um pouco. Porque não ter FIIs e CRIs na carteira? Não precisa se um ou outro.

Link para compartilhar
Share on other sites

invest
×
×
  • Criar novo...