Jump to content
  • 0

MARCAÇÃO A MERCADO


Alessandro Freitas Da Rocha

Pergunta

Acabo de assistir às aulas de marcação a mercado e fiquei com uma dúvida.

Se eu entendi corretamente, está em um momento bom para comprar títulos pré-fixados, considerando que a taxa de juros está com previsão de queda?

Outra coisa, posso comprar o mesmo Tesouro vários meses seguidos, fazendo aportes diferentes mensalmente?

Desculpe se minhas dúvidas são muito básicas.

Desde já agradeço quem se dispor a responder.

Link para compartilhar
Share on other sites

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
10 minutes ago, Gabriela Amaral De Rezende disse:

Então, se a taxa de juros baixar eu posso regatar antes. Seria isso? Mas o valor recebido seria sempre 1000 reais? Ou chega a ser mais? @Matheus Malheiros Pinto

@Gabriela Amaral De Rezende os 1000 reais ocorreriam se você levar até a data final contratada! Até lá o preço vai variando com a marcação a mercado ! O que pode o ocorrer caso a taxa caia a ponto de o preço subir bem , pegando como exemplo a planilha que o @Matheus Malheiros Pinto Ilustrou acima , suponha q você tenha um título com vencimento em 2032 mas em 2025 você tenha a queda da taxa que leve o título a estar cotado a 665,06 contra os 452,34 do teórico , você teria um ganho neste ponto não precisando levar o título até o final e poderia resgata-ló antes do vencimento! Ainda olhando esta planilha seria como se em 2025 no valor real (caso haja queda da taxa e aumento do preço ), um montante similar ao teorico projetado para 2028/2029…

quanto mais próximo da data de vencimento menor será as oscilações no preço , mas no exemplo citado você teria um prêmio de marcação a mercado interessante num prazo Inferior!

  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, Gabriela Amaral De Rezende disse:

Então, se a taxa de juros baixar eu posso regatar antes. Seria isso? Mas o valor recebido seria sempre 1000 reais? Ou chega a ser mais? @Matheus Malheiros Pinto

Se a taxa de juros baixar, o título sofre marcação a mercado, reajustando seu valor pra valor R$1000,00 no vencimento, conforme ilustrei no comentário acima. O mesmo ocorre se a taxa subir - o título sofre marcação e seu valor cai, para também valer R$1000,00 no vencimento. Você pode vender a qualquer momento seu título, e o valor recebido por você é correspondente à fração do título que você comprou, o qual sofreu marcação a mercado. 

Vamos supor que você resolveu investir no tesouro prefixado 2029, que atualmente entrega 11,70% a.a. de rentabilidade. Atualmente, seu valor é R$507,44. Fazendo as contas dos juros compostos, vemos que valerá exatamente R$1000,00 no vencimento. (507,44x1,117^6,13=1000). Seu aporte hipotético foi de 50,74, ou seja, 0,1 unidade. Caso as taxas praticadas caiam, o valor do título inteiro sofrerá um reajuste, e consequente sua fração também. Por exemplo, se o título subir para 600 reais, no ato da venda você receberá 60, visto que possui 0,1.

Deu pra entender certinho? :)

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 horas atrás, Gabriela Amaral De Rezende disse:

Então, se a taxa de juros baixar eu posso regatar antes. Seria isso? Mas o valor recebido seria sempre 1000 reais? Ou chega a ser mais? @Matheus Malheiros Pinto

Vale lembrar que você pode resgatar o título quando quiser , porém a marcação a mercado conforme explicaram vai para os dois lados, aí se você comprou num cenário e a selic subiu, caso você venda, vai perder uma parte do investimento.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
17 horas atrás, Matheus Malheiros Pinto disse:

Fala Alessandro, boa tarde!

Antes de tudo, os títulos que sofrem marcação a mercado são o prefixado e o IPCA+, que devem valer R$1000,00 no vencimento e R$1000,00 corrigidos pela inflação, respectivamente. Acontece que os títulos são capitalizados pelos juros, que andam em linha com a Selic, então conforme essa taxa varia o montante inicial deve aumentar (em casos de diminuição dos juros) ou diminuir (em caso de aumento dos juros) para valer o correto no vencimento. Considerando que atualmente os juros estão com previsão de queda, segundo o Boletim Focus do Bacen, pode ser uma boa ideia comprar títulos prefixados visando uma marcação a mercado.

Abaixo fiz uma simulação de mercação a mercado de um título prefixado em 12% a.a. que foi comprado por 321,97 em 2022, com vencimento em 2032 (ou seja, 10 anos). Vamos supor que no mesmo ano a taxa de juros caia para 6% - para que você receba o combinado, o montante inicial deve ser corrigido para R$558,39). Nesse caso estou supondo que a Selic continuaria fixa em 6% após a queda por 10 anos, o que nunca vai ocorrer, mas foi apenas para fins demonstrativos. O importante é que esse fenômeno ocorre todo momento!

Como você pode ver, apenas em 2027-2028 você receberia essa algo em torno de R$568,39, então é extremamente vantajoso vender o título nesse caso, que em 1 ano já teria uma rentabilidade de 76,5%.

Em relação ao investimento mensal, não há nenhuma restrição. Você pode investir com a frequência que quiser no Tesouro Direto, porém deve lembrar que cada vez que você investir vai ter um preço e uma taxa diferente para cada aplicação, alterando a rentabilidade.

Espero ter ajudado, Sardinha 🐟!

marcação a mercado.png

Rapaz, sem palavras para agradecer a aula.

Ajudou demais.

Muitíssimo obrigado.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 05/11/2022 at 19:53, Matheus Malheiros Pinto disse:

Se a taxa de juros baixar, o título sofre marcação a mercado, reajustando seu valor pra valor R$1000,00 no vencimento, conforme ilustrei no comentário acima. O mesmo ocorre se a taxa subir - o título sofre marcação e seu valor cai, para também valer R$1000,00 no vencimento. Você pode vender a qualquer momento seu título, e o valor recebido por você é correspondente à fração do título que você comprou, o qual sofreu marcação a mercado. 

Vamos supor que você resolveu investir no tesouro prefixado 2029, que atualmente entrega 11,70% a.a. de rentabilidade. Atualmente, seu valor é R$507,44. Fazendo as contas dos juros compostos, vemos que valerá exatamente R$1000,00 no vencimento. (507,44x1,117^6,13=1000). Seu aporte hipotético foi de 50,74, ou seja, 0,1 unidade. Caso as taxas praticadas caiam, o valor do título inteiro sofrerá um reajuste, e consequente sua fração também. Por exemplo, se o título subir para 600 reais, no ato da venda você receberá 60, visto que possui 0,1.

Deu pra entender certinho? :)

acho q sim!, eu recebo o valor atual 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 05/11/2022 at 17:47, Alessandro Freitas Da Rocha disse:

Acabo de assistir às aulas de marcação a mercado e fiquei com uma dúvida.

Se eu entendi corretamente, está em um momento bom para comprar títulos pré-fixados, considerando que a taxa de juros está com previsão de queda?

Outra coisa, posso comprar o mesmo Tesouro vários meses seguidos, fazendo aportes diferentes mensalmente?

Desculpe se minhas dúvidas são muito básicas.

Desde já agradeço quem se dispor a responder.

Você tem que levar em consideração que a queda da taxa de juros já está precificada nos títulos pré fixados. Repare que apesar de a Selic estar em 13.75%, hoje o tesouro pré fixado 2025 só está pagando 11.77%.

Screenshot_20221107-110731-700.png

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 06/11/2022 at 07:28, Marcelo Ribeiro disse:

Vale lembrar que você pode resgatar o título quando quiser , porém a marcação a mercado conforme explicaram vai para os dois lados, aí se você comprou num cenário e a selic subiu, caso você venda, vai perder uma parte do investimento.

@Gabriela Amaral De Rezende hoje fui consultar meus títulos do tesouro ipca+ e lembrei deste post e do comentário do nosso amigo @Marcelo Ribeiro… já fica um exemplo que podemos em dado momento, com a marcação a mercado o preço cair … e se precisar resgatar nesta data você pode perder (no meu caso ele vai ficar lá quietinho , quero até por mais , mas tô com muita renda fixa no momento kkkk)

 

8B7A8936-181F-4265-BD3D-1EE0D15AD11A.jpeg

D4448B1E-71D3-4214-BACB-EA19A06B1705.png

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...