Jump to content

Recommended Posts

Postado

Talvez não agregue muito ao topico, mas gosto muito do Google Gemini. Fiz o cadastro de estudante ano passado e tenho usado desde então. Pra mim ele funciona muito bem, alucina muito pouco e acho bem preciso para tirar minhas dúvidas, tanto técnicas como do dia a dia. 

Se for pra falar de alucinação, a melhor escolha é o Copilot.. 😅 Tá maluco, chega a ser uma ofensa chamar aqui lá de IA. 

• Brabo 2
Postado

Como já diz o hit do momento "Agora quem faz é o Claude"

Mas brincadeiras a parte, está sendo muito utilizado pelos devs no mercado como um todo e ta sendo bem avaliada até o momento em relação as outras.

Na minha opinião, dizer que x é melhor que y é meio complicado pois existem IA's que tem uma finalidade específica, então pode variar de caso pra caso.

• HAHAHAHA 2
Postado (edited)

impressionado nao mais, IA ja faz parte do dia a dia.

o efeito colateral eh q sabemos q praticamente nao tem nada mais que nao seja possivel (coisas q nos nao conseguiamos fazer por falta de tempo ou de estudo), entao qdo vc entende isso, meio q o encanto diminui mto e vem a ansidade de q falta tokens.

eu nao uso o claude por causa do preco, pra mim a conta nao fecha ainda.

uso o cursor pra ter acesso a multiplos modelos

Editado por Sergio T
  • Brabo 1
Postado

Trabalho fazendo documentos, comecei usando somente o chat GPT, passei a usar o GPT e o Gemini, até que decidi testar o Claude, uso ele para planejar e montar a estrutura de documentos a serem escritos e a estrutura dos próprios documentos, o que mudou muito a minha dinâmica, ainda não o testei para de fato redigir os documentos pois gosto muito do resultado que o Gemini gera, mas fiquei realmente impressionado com a capacidade dele de organizar e o jeito responsivo que ele fornece as respostas, montando diagramas clicáveis e etc.

Postado
1 hour ago, Thiago Helton M. Ribeiro disse:

Cara, essa discussão é muito boa e a real é que, depois de fazer um MBA em IA e Gestão Estratégica para lideranças, eu percebi na prática que não existe essa de uma ser melhor que a outra para tudo. No meu escritório a gente aplica isso todo santo dia e a escolha da ferramenta é totalmente guiada pela finalidade específica e, principalmente, pela qualidade do prompt que você constrói.

Para você ter uma ideia de como a gente divide o jogo por aqui, quando o assunto é peticionamento e rotina jurídica, o GPT ainda nos atende muito bem na estruturação. Agora, se eu tenho uma pilha de documentos gigantesca e preciso de uma janela de contexto maior para analisar tudo de uma vez, eu viro para o Gemini porque ele tem um fôlego que os outros ainda não alcançam ou usamos o NotebookLM que é preciso nas fontes. Já o Claude a gente utiliza bastante na parte financeira, dashboards, análise de planilhas, por ele ser muito assertivo, e quando precisamos desenvolver aplicações, usamos o Lovable.

O que eu aprendi é que o modelo de IA é apenas um motor e você precisa saber qual combustível ele queima melhor. Alucinação, toda IA generativa pode ter, principalmente se usar pra finalidade inadequada em janela de contexto insuficinte.

É preciso tomar um cuidado danado com esse hype do momento, porque cada hora vai aparecer uma ferramenta nova sendo coroada como a salvadora da pátria. O segredo não é se apegar à marca da vez, mas entender que as ferramentas vão mudar constantemente. O que realmente importa é a sua capacidade estratégica de saber como usar e para que usar cada uma delas conforme o seu objetivo.

Você chegou a testar a Perplexity?

Ela usa um monte de agentes dentro dela e escolhe a melhor com base no que você precisa, uso bastante o Gemini pois no note da empresa a Perplexity é bloqueada (sabe lá do por quê), as vezes uso o Copilot quando o Gemini começa a alucinar principalmente se tratando das lógicas dentro do Adobe Forms, mas enfim, ainda estou tentando achar um jeito decente de testar a Perplexity durante o dia a dia.

• Brabo 1
Postado
1 hora atrás, Edson David Da Silva Pereira disse:

Você chegou a testar a Perplexity?

Ela usa um monte de agentes dentro dela e escolhe a melhor com base no que você precisa, uso bastante o Gemini pois no note da empresa a Perplexity é bloqueada (sabe lá do por quê), as vezes uso o Copilot quando o Gemini começa a alucinar principalmente se tratando das lógicas dentro do Adobe Forms, mas enfim, ainda estou tentando achar um jeito decente de testar a Perplexity durante o dia a dia.

Sim já utilizamos para efeitos de pesquisa em tempo real, por exemplo na busca por jurisprudência ele ajuda bastante. Mas para a utilização dos outros modelos, após ter feito vários testes, conclui ser melhor utilizar diretamente cada modelo generativo, pra ter a máxima experiência e a capacidade de cada IA. Existem algumas funcionalidades que você só consegue diretamente na plataforma de cada modelo.

Aqui no escritório eu adotei o GPT Business e o Gemini PRO para todos os colaboradores. O Claude eu deixei apenas uma licença PRO no setor financeiro. Essa combinação tem sido muito boa em eficiência operacional e custo-benefício.

• Brabo 2
Postado

Eu uso bastante o Opus 4.6 mas através do Antigravity do Google. Eu tenho uma empresa de desenvolvimento de software a análise de dados e a IA é parte fundamental do nosso negócio.

A razão por optar pelo Antigravity ao invés do Claude Code ou qualquer outra IDE de agents é acima de tudo econômica. Através do add-on AI Ultra em nossa conta do workspace, por R$ 1.200/usuário-mês nós temos acesso aos modelos mais atuais do Gemini, Claude e OpenAI.

Para controlar o uso de tokens, eu uso uma mistura entre o Gemini 3.1 Pro, Gemini Flash e Opus 4.6. Cada um tem seus pontos fortes em relação ao outro.

Resumidamente:

- Gemini Flash: 80% em economia de tokens. Muito útil para tarefas que não exigem pensamento prolongado. Ex.: Telas, html, css, contextos que são cercados por documentação, automações gerais de infraestrutura (nós Usamos Google Cloud)

- Gemini Pro: O melhor para pensamentos prolongados, estratégias e planejamento

- Opus 4.6: Imbatível na geração de códigos complexos e execução de tarefas de longa duração.

Com as últimas restrições impostas pela Anthropic reduzindo o uso permitido de tokens nos planos mensais tentando migrar usuários para o uso da API, eu vejo que o Google AI Ultra faz ainda mais sentido.

Se alguém quiser detalhes mais aprofundados sobre como conseguimos escalar nosso negócio utilizando agentes de IA no dia a dia, é só entrar em contato.

Uma boa semana à todos.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Postado
38 minutes ago, Raul sena disse:

Curto bem o Claude, mas por aqui ele delira muito ainda...

Exatamente Raul, é o que eu estava dizendo pra galera é que toda IA generativa vai a alucinar, não importa o modelo.

O que vai otimizar isso e definir os melhores resultados são: o contexto de uso, tamanho de janela de trabalho, a qualidade do prompt e sua finalidade.

• Brabo 1
Postado (edited)

Rapaz, trabalho numa empresa gringa que a empresa parou todas operações em outubro por duas semanas para o time todo se dedicar a aprender a usar a ferramenta. Desde então fomos orientados a usar IA mesmo que atrase um pouco a demanda, e hoje somos muito mais rápidos nas entregas. Assim, Claude code entrega uma velocidade bem grande. Conseguimos manter o padrão de qualidade mas a fadiga mental é bem maior. Muito mais tempo pensando e arquitetando tudo para no final ser um prompt que o agente codifica.

Tivemos um aumento de 20/30% mas tem vezes a depender da tarefa que aumenta exponencialmente, por conta da IA ser algo não determinístico, e não vejo mais outra forma de trabalhar sem ela

Editado por Mateus Ramalho
  • Aí cê deu aula... 1
Postado
On 02/04/2026 at 12:50, Caleb Carneiro disse:

Vocês tem adotado o Claude na rotina de vocês? Galera fala que ele tem o mínimo de alucinações e que é melhor que qualquer outra IA.

Vocês concordam?

Uns dois meses atras usei o Claude pra tratar algumas demandas pesadas no nosso back e o bichinho desenrolou bem até demais! Foi realmente um assistente muito útil, tava usando ele pq a arquitetura da plataforma que eu trabalho é um saco de mexer, dai usar ele foi uma mão na roda, uma demanda que eu levaria a manhã inteira, consegui fazer em 2h e pouco. Em comparação com o codex por exemplo, sinto que o Claude é mais esperto e eficaz, mas o codex tem as suas vantagens também.

• Aí cê deu aula... 1
Postado

Já faz uns 2 anos que utilizo o Claude. creio que para questões que nescessitam lógica, ou trabalhos que precisam de uma consistencia maior ele mentém bem melhor o contexto dele, mas acho que ele para questão criativa e design como ele é mais restritivo ele não funciona muito bem. Curto muito o claude code por do CLI, e as ferramentas que ele tem é muito boa para testar algumas coisa com AI, Hoje deixo o meu claude code como moderador do discord e conversando com as pessoas utilizando apenas o meu plano em assinatura. Hoje estou pensando em deixar ele conectado no meu whatsapp e deixar ele interagir com as pessoas kkkkk.

Para quesões criativas utilizo mais o Gemini e Grok. O Gemini como ele tem mais as ferramentas, ele designs e imagens fica bem legalzinho para uns insight. Já o Grok utilizo muito para textos mesmo.

Hoje estou estudando uma maneira de documentaçao de projetos para agentes, para melhorar e seguindo padrão de regras SDD (Spec Driven Development) e lógica de negócio mais rigidas, mas se tudo ocorrer bem vou criar uma versão para suporte N1.

• Aí cê deu aula... 1

Crie uma conta ou entre para comentar

You need to be a member in order to leave a comment

Crie sua conta

Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.

Matricule-se na AUVP

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Login
  • Criar novo...