Jump to content
  • 0

Marcação a Mercado


Marcelo Parada Machado Filho

Pergunta

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
3 minutes ago, Marcelo Parada Machado Filho disse:

Só para eu ver se entendi. Em resumo, a marcação a mercado é a antecipação do que eu receberia se deixasse o dinheiro até o vencimento? Não existe a possibilidade de com esse movimento eu receber uma quantia maior do que eu receberia no vencimento?

Bom dia, Marcelo!

Não é uma antecipação, pois a marcação pode fazer com que o preço de seu título caia abaixo do preço teórico. Vamos relembrar o que ocorre:

  • Taxas sobem -> o valor do título diminui, para que você não receba um montante superior no vencimento. Exemplo: seu título deve valer R$1.000 no vencimento, com rentabilidade de 10% a.a. e vencimento em um ano, ou seja você comprou por R$909,09. Se as taxas subirem para 20%, seu montante será reduzido para R$833,33, entregando os mesmos R$1.000 no vencimento.
  • Taxas caem -> o valor do título aumenta,  para que você não receba uma rentabilidade inferior à contratada. Imagine o mesmo título do cenário acima, mas as taxas diminuem para 5% -> seu montante é corrido para R$952,38 (952,38 + 5% = 1000), dessa forma, mesmo com essa oscilação, você recebe os 10% a.a. contratatdos.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Se a taxa cair o titulo tem que subir para ele chegar no mesmo lugar... ou seja no vencimento ele vai valer 1000,00

Um exemplo que pode ajudar que nunca vi ninguém falar rsrsrs, vamos supor que pagou 500 no titulo, e ele vai vencer daqui 5 anos...  e vamos supor que amanha a taxa Selic vai para "0%" isso mesmo, vai pra ZERO

Quanto seu titulo tem que valer amanha ?

Exato, ele vai ter que valer 1000,00

Ai você tem que tomar a decisão...

Comprou ele ontem por 500,00 ... pode vender hoje por 1000,00 ou levar até o vencimento daqui 5 anos e receber 1000,00

Qual escolheria ?

 

@Marcelo Ribeiro gosto dos "exemplos extremos" por isto, não deixam dúvidas rsrsrsrsrs

  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Arthur Baeta Neves disse:

Uma questão sobre a marcação a mercado que não entendi bem é a de não poder escolher o título a ser vendido,  caso tenha mais de um. Na aula Raul mencionou que será vendido o mais antigo de forma automática. Ele se refere a várias compras de um mesmo título ao longo do tempo,certo?

@Arthur Baeta Neves exato, é o título mais antigo que é resgatado.

Por exemplo, você fez várias compras ao longo do tempo de Tesouro Prefixado 2025 e de Tesouro Prefixado 2029. E em certo momento você resolve vender parcial o Tesouro Prefixado 2025, então o Governo vai resgatar somente das compras de Tesouro Prefixado 2025, do mais antigopara o mais recente. O Tesouro Prefixado 2029 não terá nenhum resgate. 

Espero ter ajudado. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 02/01/2023 at 12:16, Marcelo Parada Machado Filho disse:

Só para eu ver se entendi. Em resumo, a marcação a mercado é a antecipação do que eu receberia se deixasse o dinheiro até o vencimento? Não existe a possibilidade de com esse movimento eu receber uma quantia maior do que eu receberia no vencimento?

Marcação a mercado é o valor real do título no presente, ela contrasta com a marcação na curva, que é uma estimativa de quando ele valeria no presente de acordo com a taxa contratada. Suponha que você tenha $10 mil num tesouro pré de 20 anos a 8% ao ano. Após os 20 anos, no vencimento, você vai receber $46.609,57.

E no decorrer desse tempo o valor vai sendo ajustado de acordo com a linha preta do gráfico, que é a linha da curva. Porém o título muda de valor todo dia. E esse valor pode coincidir com o valor da curva, pode ser menor ou maior. No caso seria a linha vermelha do gráfico. Os valores são todos hipotéticos... Só para você ter uma ideia mesmo.

Se por acaso você precisar resgatar antes dos 20 anos, o valor será o de mercado e não o da curva. 

received_858772382125077.webp

received_446631154203366.webp

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Arthur Baeta Neves exato, é o título mais antigo que é resgatado.

Por exemplo, você fez várias compras ao longo do tempo de Tesouro Prefixado 2025 e de Tesouro Prefixado 2029. E em certo momento você resolve vender parcial o Tesouro Prefixado 2025, então o Governo vai resgatar somente das compras de Tesouro Prefixado 2025, do mais antigopara o mais recente. O Tesouro Prefixado 2029 não terá nenhum resgate. 

Espero ter ajudado. 

Então, seu eu tiver mais de um e o mais novo for muito vantajoso vender, nao consigo fazer marcação a mercado, certo?

Outra coisa que nao sei se entendi. No vencimento de 2025 por exemplo, vai valer 1.000, mas 1.000 do futuro. Como eu faço para saber qual seria esse valor no futuro e poder comparar e ver se vale a pena vender ou nao? 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Cristina Ribeiro Abrahao disse:

Então, seu eu tiver mais de um e o mais novo for muito vantajoso vender, nao consigo fazer marcação a mercado, certo?

Outra coisa que nao sei se entendi. No vencimento de 2025 por exemplo, vai valer 1.000, mas 1.000 do futuro. Como eu faço para saber qual seria esse valor no futuro e poder comparar e ver se vale a pena vender ou nao? 

@Cristina Ribeiro Abrahao você precisa fazer a análise olhando sempre todas as compras do título no qual você quer fazer a marcação a mercado, ou seja, mesmo os aportes sendo em várias datas, no momento da venda você vai considerar como se fosse um único título que começa a render na data mais antiga, e você vai calculando os resgates de cada data de aporte para saber se vale a pena fazer a marcação a mercado.

Com relação a sua outra dúvida, não entendi bem sua pergunta. Veja se é isto. O título "no agora" tem dois valores. Um valor teórico, que é o valor do título atualizado pela taxa contratada da data do aporte até o dia que você está, e o outro valor é o valor de mercado, valor que você vai receber se vender antes do vencimento. E se este título for levado até o vencimento terá o valor de R$1.000,00.

Espero ter ajudado.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...