Jump to content
  • 0

Preciso desabafar (egoísmo/individualismo)


Convidado Anônimo

Pergunta

 Gostaria de pedir dicas de como ser menos escroto. No caso, sou uma pessoa extremamente egoísta, só emprestou/dou meu dinheiro em caso de vida ou morte. De restante, não consigo. Sou muito apegado. Na minha concepção o dinheiro é muito difícil de conseguir (eu trabalho CLT) e quando eu consigo dinheiro eu gosto de gastar só comigo mesmo, e às vezes nem comigo mesmo, às vezes até passo perrengues para poder economizar. Por exemplo, prefiro tomar chuva com um guarda chuva quebrado do que comprar um novo por R$50,00 (preço na minha cidade) 

Liberado para dicas e pitacos, quero ser uma pessoa menos egoísta e individualista

Link para compartilhar
Share on other sites

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Just now, Guest Anônimo disse:

 Gostaria de pedir dicas de como ser menos escroto. No caso, sou uma pessoa extremamente egoísta, só emprestou/dou meu dinheiro em caso de vida ou morte. De restante, não consigo. Sou muito apegado. Na minha concepção o dinheiro é muito difícil de conseguir (eu trabalho CLT) e quando eu consigo dinheiro eu gosto de gastar só comigo mesmo, e às vezes nem comigo mesmo, às vezes até passo perrengues para poder economizar. Por exemplo, prefiro tomar chuva com um guarda chuva quebrado do que comprar um novo por R$50,00 (preço na minha cidade) 

Liberado para dicas e pitacos, quero ser uma pessoa menos egoísta e individualista

Não seja assim, dinheiro é só uma ferramenta, mas não um fim. Você está fazendo exatamente o contrário, ao invés de usar dinheiro para ter o poder de dizer não, você diz não para tudo e junta dinheiro... Não adianta nada ser o homem mais rico do cemitério. 

Lembre-se de investir 25% da sua renda, e o resto pode gastar sem receio!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Guest Anônimo disse:

 Gostaria de pedir dicas de como ser menos escroto. No caso, sou uma pessoa extremamente egoísta, só emprestou/dou meu dinheiro em caso de vida ou morte. De restante, não consigo. Sou muito apegado. Na minha concepção o dinheiro é muito difícil de conseguir (eu trabalho CLT) e quando eu consigo dinheiro eu gosto de gastar só comigo mesmo, e às vezes nem comigo mesmo, às vezes até passo perrengues para poder economizar. Por exemplo, prefiro tomar chuva com um guarda chuva quebrado do que comprar um novo por R$50,00 (preço na minha cidade) 

Liberado para dicas e pitacos, quero ser uma pessoa menos egoísta e individualista

Eu já acho que o dinheiro é seu e você gasta como quiser. Se você está economizando desta forma com um objetivo firme para o futuro, como a liberdade financeira, não há como te criticar. Pois você apenas está se esforçando para alcançar o seu objetivo.

Agora se está economizando por TOC, sem nenhum objetivo real a se alcançado com isso, então deve rever o seus procedimentos, pois dinheiro esquecido na gaveta não tem valor nenhum.

Editado por Rodrigo Nunes Endres
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu sou totalmente o oposto e gostaria de ser igual a você 😂😂😂

Sou muito desapegado ao dinheiro e acho que por isso ainda não conquistei a minha liberdade financeira, estou sempre resolvendo os problemas dos outros em vez dos meus.

O ideal seria a gente encontrar o meio termo, tanto eu quanto você.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 horas atrás, Guest Anônimo disse:

 Gostaria de pedir dicas de como ser menos escroto. No caso, sou uma pessoa extremamente egoísta, só emprestou/dou meu dinheiro em caso de vida ou morte. De restante, não consigo. Sou muito apegado. Na minha concepção o dinheiro é muito difícil de conseguir (eu trabalho CLT) e quando eu consigo dinheiro eu gosto de gastar só comigo mesmo, e às vezes nem comigo mesmo, às vezes até passo perrengues para poder economizar. Por exemplo, prefiro tomar chuva com um guarda chuva quebrado do que comprar um novo por R$50,00 (preço na minha cidade) 

Liberado para dicas e pitacos, quero ser uma pessoa menos egoísta e individualista

Sobre emprestar acredito que seja até bom você não cair nesta mesmo, o único caso que abriria exceção seria para família (pai , mãe , irmãos ) em caso q realmente você possa ajudar (doar , pois pode nao receber de volta ) !

sobre viver com um monge , isso pode te levar a caminhos ruins para você mesmo … faça a experiência do “dia de rico” e tente refletir mais sobre prazeres , leia “segredos da mente milionária” , tente se dar o retorno do salário que você ganha, sendo 25% pro seu eu do futuro e o restante para seu eu do presente , e vai logo comprar um guarda chuva , para se ser mao de vaca porra kkkkk (nem mão de alface e nem mão de vaca )

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Há quanto tempo você investe? Darei um breve relato do que passei quando iniciei nos investimentos. Talvez seja o seu caso e perceba isso logo mais também. Nos primeiros meses que eu iniciei nos investimentos, eu também fiquei nessa paranoia de não gastar com absolutamente nada para poder investir. Outro hábito prejudicial que eu também tinha era de ficar o dia todo olhando a corretora, esperando as ações valorizarem centavos.  

Depois de uns meses assim, vi que isso era insustentável a longo prazo. Impossível manter isso por uma vida inteira.

Após passar por isso, entendi o porquê eu deveria ter metas de curto/médio prazo. E ainda gasto com prazeres. Entendi o poder que tem eu me recompensar no momento presente durante esse caminho para o longo prazo. Não menosprezo mais o meu presente. 

Assim, eu estava afastando as pessoas mais próximas a mim (não digo nem por conta de empréstimo, isso acho mais pessoal. Depende de cada contexto), mas para investir alguns reais a mais eu deixava de sair em datas comemorativas, não dava presente em aniversários, até em presença eu me perdia ao ficar olhando corretora quando estava com eles.

Recomendo, caso seja aluno da AUVP, assista novamente o módulo inicial. Eu fiz isso, mas como eu já tinha um outro olhar, muita coisa fez muito mais sentido.

Endosso os pensamentos dos colegas acima, o dinheiro é seu e o gaste como quiser, mas iria mais pelo caminho de "metade salada, metade droga". Acho difícil que esse seu jeito de tratar o dinheiro não afete todo e qualquer relacionamento pessoal seu. Daqui 20 anos, de fato, estará muito bem financeiramente, tomando o melhor vinho do mundo, mas sem ninguém para compartilhar esses bons momentos. Pra mim fica cada vez mais claro que a vida é um com quem.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 horas atrás, Guest Anônimo disse:

 Gostaria de pedir dicas de como ser menos escroto. No caso, sou uma pessoa extremamente egoísta, só emprestou/dou meu dinheiro em caso de vida ou morte. De restante, não consigo. Sou muito apegado. Na minha concepção o dinheiro é muito difícil de conseguir (eu trabalho CLT) e quando eu consigo dinheiro eu gosto de gastar só comigo mesmo, e às vezes nem comigo mesmo, às vezes até passo perrengues para poder economizar. Por exemplo, prefiro tomar chuva com um guarda chuva quebrado do que comprar um novo por R$50,00 (preço na minha cidade) 

Liberado para dicas e pitacos, quero ser uma pessoa menos egoísta e individualista

Eu acho que vc mesmo tem a resposta dentro de si, dá pra perceber isso pela sua postagem, vc deu várias dicas a vc mesmo na sua postagem. Se tem que comprar um guarda-chuva, compre, se acha 50,00 caro, compre outro mais em conta, se empresta dinheiro apenas em caso de vida ou morte, já demonstra que não é uma pessoa ruim, pq quem é ruim, nem em caso de vida ou morte emprestaria.

Se vc mesmo se definiu com aquelas palavras, quem sou eu pra dizer o contrário, vc deve se conhecer bem.
Então meu amigo, me parece que vc não se sente muito bem sendo assim, vai escolhendo algumas atitudes pra mudar, e mude, vc consegue, pq a vida não é estática, e todos nós mudamos com o tempo, é claro que nunca vamos mudar de um todo, mas um pouquinho a gente consegue mudar sim. Cada um de nós temos nossa essência que nos define como pessoa, eu já tive atitudes que não foram muito legais na vida, mas eu percebi que para mim, não era legal e fui mudando.
Eu por exemplo, empresto dinheiro até certo limite, tanto limite de valor, quanto para limite de vezes que me pedem e para certas pessoas não empresto.
Já pedi muitas vezes dinheiro emprestado a uma grande amiga, e a outros amigos, até o dia em que ouvi da minha esposa, que eu pedia dinheiro emprestado para me amostrar, e olha que não era pra isso, mas eu  pedia por puro descontrole em minha vida, mas do dia em que ouvi isso dela, paguei o que devia e nunca mais pedi dinheiro emprestado, até essa minha amiga vinha me perguntar se eu precisava de dinnheiro, de tantas as vezes que eu pedia, era com frequência. Moral da história, se ao ouvir aquilo eu me despertei, vc tbm vai se despertar pois esta ouvindo a sua própria consciência e vai achar seu caminho, dinheiro é muito bom, óbvio, mas não vale a pena chegar a extremos para tê-lo.

P.S. Comece comprando urgentemente o guarda-chuva rs, rindo, mas falo sério, tbm acho 50,00 caro, procura um xing-ling, vai achar, como diz o ditado, quem procura acha.

Abraços

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Fala meu amigo, então, quem sou eu pra criticar , cada um é cada um, eu sou uma pessoa egoísta tbm as vezes, porém ser individualista eu tbm sou, o dinheiro é realmente difícil de conseguir, mas não deve ser seu inferno na terra, no caso de emprestar o dinheiro, blz ..até pode mas cobre um juros, vc se sentirá melhor..kkk..

Aproveite mais a vida, uma roupa nova as vezes, um saída pra noitada, uma viagem, um perfume novo, etc.

Desfrute do dinheiro meu amigo, não seja escravo do mesmo, não seja mão aberta , que isso só vai te aproximar de interesseiros, mas tbm não seja muquirana, vá ao cinema, a um churrasco com amigos, viva melhor...

Já que tem essa gana pelo dinheiro aconselho que controle suas emoções nós investimentos, pois a bolsa é uma montanha russa, não seja como muitos, compra na alta e vende na baixa, invista aí uns 30% ou mais dos seus ganhos, usufrua do resto e seja feliz!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 01/02/2023 at 22:35, Guest Anônimo disse:

 Gostaria de pedir dicas de como ser menos escroto. No caso, sou uma pessoa extremamente egoísta, só emprestou/dou meu dinheiro em caso de vida ou morte. De restante, não consigo. Sou muito apegado. Na minha concepção o dinheiro é muito difícil de conseguir (eu trabalho CLT) e quando eu consigo dinheiro eu gosto de gastar só comigo mesmo, e às vezes nem comigo mesmo, às vezes até passo perrengues para poder economizar. Por exemplo, prefiro tomar chuva com um guarda chuva quebrado do que comprar um novo por R$50,00 (preço na minha cidade) 

Liberado para dicas e pitacos, quero ser uma pessoa menos egoísta e individualista

Amigo, vc tem todo direito de gastar o seu dinheiro apenas com vc. Afinal é seu. Mas se vc é CLT e ganha pouco, não vale a pena passar perrengues a vida toda para juntar no final da vida. Você precisa viver um pouco. Se é o caso, tem que procurar uma forma de ganhar mais e ter um pouco de conforto agora. E poder garantir o seu conforto no futuro. Passar por perrengues, todos vamos passar e já passamos, mas a vida toda não vale a pena.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 01/02/2023 at 21:35, Guest Anônimo disse:

 Gostaria de pedir dicas de como ser menos escroto. No caso, sou uma pessoa extremamente egoísta, só emprestou/dou meu dinheiro em caso de vida ou morte. De restante, não consigo. Sou muito apegado. Na minha concepção o dinheiro é muito difícil de conseguir (eu trabalho CLT) e quando eu consigo dinheiro eu gosto de gastar só comigo mesmo, e às vezes nem comigo mesmo, às vezes até passo perrengues para poder economizar. Por exemplo, prefiro tomar chuva com um guarda chuva quebrado do que comprar um novo por R$50,00 (preço na minha cidade) 

Liberado para dicas e pitacos, quero ser uma pessoa menos egoísta e individualista

Concordo com a parte do dinheiro é seu, faça o que quiser com ele. Mas agora economizar 50 reias e ficar tomando banho de chuva, não vejo sentido, agora se for algo que só molhe as pernas, ai tudo bem, sempre comprei guarda-chuva dos grandes, e mesmo assim me molhava kkkkkkkkk

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 02/02/2023 at 08:59, Rodrigo Nunes Endres disse:

Eu já acho que o dinheiro é seu e você gasta como quiser. Se você está economizando desta forma com um objetivo firme para o futuro, como a liberdade financeira, não há como te criticar. Pois você apenas está se esforçando para alcançar o seu objetivo.

Agora se está economizando por TOC, sem nenhum objetivo real a se alcançado com isso, então deve rever o seus procedimentos, pois dinheiro esquecido na gaveta não tem valor nenhum.

Então, eu tenho metas para o futuro, mas muitas vezes deixo de viver o presente pensando em juntar mais dinheiro para o futuro. Outra dificuldade que eu tenho é definir um tempo para cada meta (curto, médio, longo prazo) e sendo assim acabo não atingindo nenhuma delas (às vezes alcanço metas mais simples, por exemplo, comprar um guarda chuva ou sair no final de semana, mas depois me sinto muito culpado por ter gastado o dinheiro)

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Concordo com a parte do dinheiro é seu, faça o que quiser com ele. Mas agora economizar 50 reias e ficar tomando banho de chuva, não vejo sentido, agora se for algo que só molhe as pernas, ai tudo bem, sempre comprei guarda-chuva dos grandes, e mesmo assim me molhava kkkkkkkkk

 

Pior que eu ando de ônibus, muito dificil não se molhar mesmo com guarda chuva kkkkkkk mas vou tomar vergonha na cara e comprar um guarda chuva decente

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 02/02/2023 at 13:26, Henrique Magalhães disse:

Sobre emprestar acredito que seja até bom você não cair nesta mesmo, o único caso que abriria exceção seria para família (pai , mãe , irmãos ) em caso q realmente você possa ajudar (doar , pois pode nao receber de volta ) !

sobre viver com um monge , isso pode te levar a caminhos ruins para você mesmo … faça a experiência do “dia de rico” e tente refletir mais sobre prazeres , leia “segredos da mente milionária” , tente se dar o retorno do salário que você ganha, sendo 25% pro seu eu do futuro e o restante para seu eu do presente , e vai logo comprar um guarda chuva , para se ser mao de vaca porra kkkkk (nem mão de alface e nem mão de vaca )

 

On 02/02/2023 at 14:36, Raphael McLovin disse:

Há quanto tempo você investe? Darei um breve relato do que passei quando iniciei nos investimentos. Talvez seja o seu caso e perceba isso logo mais também. Nos primeiros meses que eu iniciei nos investimentos, eu também fiquei nessa paranoia de não gastar com absolutamente nada para poder investir. Outro hábito prejudicial que eu também tinha era de ficar o dia todo olhando a corretora, esperando as ações valorizarem centavos.  

Depois de uns meses assim, vi que isso era insustentável a longo prazo. Impossível manter isso por uma vida inteira.

Após passar por isso, entendi o porquê eu deveria ter metas de curto/médio prazo. E ainda gasto com prazeres. Entendi o poder que tem eu me recompensar no momento presente durante esse caminho para o longo prazo. Não menosprezo mais o meu presente. 

Assim, eu estava afastando as pessoas mais próximas a mim (não digo nem por conta de empréstimo, isso acho mais pessoal. Depende de cada contexto), mas para investir alguns reais a mais eu deixava de sair em datas comemorativas, não dava presente em aniversários, até em presença eu me perdia ao ficar olhando corretora quando estava com eles.

Recomendo, caso seja aluno da AUVP, assista novamente o módulo inicial. Eu fiz isso, mas como eu já tinha um outro olhar, muita coisa fez muito mais sentido.

Endosso os pensamentos dos colegas acima, o dinheiro é seu e o gaste como quiser, mas iria mais pelo caminho de "metade salada, metade droga". Acho difícil que esse seu jeito de tratar o dinheiro não afete todo e qualquer relacionamento pessoal seu. Daqui 20 anos, de fato, estará muito bem financeiramente, tomando o melhor vinho do mundo, mas sem ninguém para compartilhar esses bons momentos. Pra mim fica cada vez mais claro que a vida é um com quem.

 

Me identifiquei muito com o seu post. A minha vida inteira fui bastante egoísta com o meu dinheiro, fazia de tudo para poupar, eu tinha uma mentalidade "poupadeira" mas não investidora. De dois anos para cá, passei a ver videos de investimentos e criei uma reserva de emergência. Investir de fato, vou começar agora. Mas esse egoísmo meu com o dinheiro tem me privado de viver momentos felizes ao lado das pessoas que eu amo... É complicado, sou egoísta até comigo mesmo.

Você tem alguma dica para eu ter mais facilidade em definir metas? Eu tenho minhas metas, mas aí acabo querendo tudo ao mesmo tempo, vejo que o dinheiro é pouco para tudo o que eu quero e acabo não conquistando nada.
 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Guest Anônimo disse:

 

Me identifiquei muito com o seu post. A minha vida inteira fui bastante egoísta com o meu dinheiro, fazia de tudo para poupar, eu tinha uma mentalidade "poupadeira" mas não investidora. De dois anos para cá, passei a ver videos de investimentos e criei uma reserva de emergência. Investir de fato, vou começar agora. Mas esse egoísmo meu com o dinheiro tem me privado de viver momentos felizes ao lado das pessoas que eu amo... É complicado, sou egoísta até comigo mesmo.

Você tem alguma dica para eu ter mais facilidade em definir metas? Eu tenho minhas metas, mas aí acabo querendo tudo ao mesmo tempo, vejo que o dinheiro é pouco para tudo o que eu quero e acabo não conquistando nada.
 

Vou dar mais um pouco dos meus ,50 cents 

seja uma viagem que você gostaria de fazer , um celular , Tv , ou algo que gostaria de ter , um restaurante ou local que gostaria de ir , enfim crie metas com coisas que fazem parte de sua realidade (tudo ao mesmo tempo e coisas que custam mais do que você tem só vão te deixar na paranoia )

vou tentar usar meu exemplo , moro de aluguel no apto pequeno (mas por opção e por estar planejando construir nos próximos anos ) então durante uns 3 anos eu juntei uma grana para comprar um terreno (sim 3 anos ) mas já deixei ele quitado …

todo ano faço uma viagem com minha mulher , então já sabemos que precisamos reservar um valor para a viagem e praticamente nem sentimos a fatura do cartão (é como se nada tivesse mudado financeiramente )

adoramos vinhos então , a cada 6 meses faço uma compra considerável de bons vinhos de um amigo argentino q mora no sul …

hoje nossa meta maior é formar um patrimônio investido para renda passiva , e durante este processo formatar e construir nossa casa … mas entendemos q isso levará tempo dentro da nossa realidade , mas temos certeza q estamos no caminho certo 

acredito que primeiramente precisamos ser honestos com nossa realidade e onde podemos chegar com ela e aí vamos inserindo nossas metas … espero q te ajude de alguma forma , abraços 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...