Jump to content
  • 0

COMO APORTAR MENSALMENTE EM LCI ?


José Eduardo Munhoz Gomes

Pergunta

Olá pessoal, tenho umas dúvidas aqui sobre aporte e rentabilidade de LCI


Tenho 5 mil reais e pretendo fazer uma viagem no final do ano. Posso fazer aportes de 500 reais para essa viagem durante esse período. Frente a isso, estou pensando em pegar um LCI de 181 dias com rentabilidade de 15,71% a.a. Segue o título abaixo:

 

image.png.07ffb08d0bb0bb0ee424ca8d7732bda2.png

 

Agora, segue o cálculo dos juros compostos referente a esse titulo :

 

image.png.002e9640c258afade37cc596351cbcbc.png

 

Pergunta 1) Como é feito na prática, esses aportes de 500 reais ? E feito fazendo uma recompra do mesmo título todo mês ?

Pergunta 2) A rentabilidade anual dele de 15,71%, é apenas uma estimativa certo ? O que vale mesmo é a realmente é o rendimento de 91% do CDI ? 

 

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
46 minutes ago, José Eduardo Munhoz Gomes disse:

Olá pessoal, tenho umas dúvidas aqui sobre aporte e rentabilidade de LCI


Tenho 5 mil reais e pretendo fazer uma viagem no final do ano. Posso fazer aportes de 500 reais para essa viagem durante esse período. Frente a isso, estou pensando em pegar um LCI de 181 dias com rentabilidade de 15,71% a.a. Segue o título abaixo:

 

image.png.07ffb08d0bb0bb0ee424ca8d7732bda2.png

 

Agora, segue o cálculo dos juros compostos referente a esse titulo :

 

image.png.002e9640c258afade37cc596351cbcbc.png

 

Pergunta 1) Como é feito na prática, esses aportes de 500 reais ? E feito fazendo uma recompra do mesmo título todo mês ?

Pergunta 2) A rentabilidade anual dele de 15,71%, é apenas uma estimativa certo ? O que vale mesmo é a realmente é o rendimento de 91% do CDI ? 

 

 

 

Bom dia, José!

1) É difícil fazer esse aporte com recorrência, pois as ofertas variam todos os dias, basta olhar os posts do Brenner - cada dia uma rentabilidade diferente nos títulos de uma mesma instituição. Uma alternativa seria procurar títulos parecidos, mas muito difícil achar igual.

2) Esse rentabilidade é estimada considerando expectativas do mercado, e ajustada como se houvesse incidência de IR no título, ou seja, um CDB deveria pagar 15,71% a.a. (considerando as mesmas premissas), para ter uma rentabilidade igual ao LCI.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Oi José,

Complementando resposta do Matheus, você não ocnsegue investir na mesma LCI com recorrência.  Cada aplicação é um novo investimento com taxas e vencimentos distintos.  Você pode ser organizar e investir desde que a grana vai estar disponível na data desejada.  Tem algumas LCIs/LCAs com liquidez diária (e garantia da taxa de contratação) a partir de uma data, com vencimentos variando entre 1 e 2 anos.  Como não incide IR, dependendo da taxa, pode ser uma boa.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu colocaria esses 5k no melhor investimento que achar para resgatar daqui esses 10 meses, as vezes pode ser até um CDB mesmo. Esses 500 reais que vão dar mais trabalho, porque daqui até o final, você vai encontrar varias taxas e prazos diferentes, e bem provável que os 3 últimos, você vai ter que aplicar em CDB de liquidez diária, pois dificilmente vai encontrar algo que atenda o seu prazo de resgate. Eu tenho uma LCA 93% do CDI com carência de 90 dias. 

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, José Eduardo Munhoz Gomes disse:

A entendi, para títulos de bancos então não é possível fazer aportes no mesmo título.


Já os títulos públicos então é possível fazer esses aportes mensais no mesmo título, para resgatar no final tudo junto ?

@José Eduardo Munhoz Gomes os títulos de bancos e empresas vão variando diariamente, portanto a chance é baixa de aportar no mesmo título 30 dias depois.

Com relação ao Tesouro Direto, estes acabam permanecendo por mais tempo sendo negociados, o que vai mudar é a rentabilidade ofertada a cada aporte feito, com exceção ao Tesouro Selic que entrega a Selic com um ágio ou deságio (normalmente) pequeno. Como é o Governo quem controla os títulos ofertados, ele vai colocando e tirando os títulos em negociação. Normalmente quando está próximo do vencimento ele para de vender e coloca outro vencimento no lugar. Você consegue visualizar bem isso consultando o Portal do Tesouro.

No link https://www.tesourodireto.com.br/titulos/precos-e-taxas.htm você tem duas "abas". A aba INVESTIR e a aba RESGATAR. Na primeira são os títulos que estão disponíveis para compra, e na outra, você encontra todos os títulos que ainda não venceram, mas que já foram negociados no passado.

Espero ter ajudado.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

invest
×
×
  • Criar novo...