Jump to content

E cada dia uma baguncinha nova!


Recommended Posts

Nooossa, como os fatos desenrolam, pela matéria da "Valor Investe" a petição só cita a Suno porque o Baroni em 21 de outubro de 2021 deu recomendação de compra. Pelo que entendi a SUNO só foi "pega no meio" porque a XP tem parte dela, mas não tem nada contra a SUNO, segue matéria:
https://valorinveste.globo.com/produtos/fundos-imobiliarios/noticia/2023/02/15/peticao-que-levou-a-operacao-na-suno-cita-xp-como-origem-de-especulacoes-sobre-fundo-imobiliario.ghtml

Esse fim de semana vou tentar me dedicar a analisar tudo, porque se for só boato segunda eu já faço meu aporte de fevereiro, pelo menos o que der de HCTR, porque com essa desvalorização o diagrama está indicando uma boa compra nela.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

19 minutes ago, Matheus Malheiros Pinto disse:

Pessoalmente, não curto fundo High Yield, muito mais volatilidade nos proventos para ganhar uma mixaria a mais que um High Grade, na minha opinião, o risco não compensa, então nunca investiria em HCTR11, URPR11 e semelhantes.

URPR11 representa só 7,13% da minha carteira de FIIs, a tendencia é que diminua ainda mais conforme for aportando nos outros. Isso que o Fiagro não entra nessa porcentagem 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, William Redig disse:

O último relatório da S U N O sobre o HCTR foi em 30.01 e está abaixo:

image.png.810ddf85611d1c47b34738ed292c27f9.png

Só que o que está sendo “investigado” é uma oscilação atípica ocorrida em  abril de 2022. Logo teremos que buscar o relatório e mais possivelmente  os videos publicados nessa época. 
 

Um ponto que eu não entendi é que o mandado de busca e apreensão foi expedido pela 42 Vara cível de SP.

Me expliquem isso, mas assuntos envolvendo o mercado financeiro não é competência da CVM? Não deveria partir deles as investigações?

 

@Danilo Alves Silva Spinola Barbosa Não estou colocando minha mão no fogo, mas lembro bem de um podcast dele com o Raul em que ele explica o porquê não fazia parte da Suno asset (é assim que escreve?), o braço da SUNO que presta assessoria.

Ele disse que no momento ele tem como missão educar o mercado de FIIs e ver ele chegar a um ponto que ele se auto-regule (não sei se tem hífen) e  por isso prefere fazer parte da Research.
 

E até agora eu, assim como você, vejo coerência no que ele diz e no que ele disse que é o propósito dele.  

E não estou dizendo aqui que todos eles nunca fizeram nada “ilícito” (que atire a primeira pedra quem declara realmente tudo o que possui no IR). Só que para essa empresa estar disposta a correr o risco de sujar a própria reputação o dinheiro teria que ser realmente muito, muito mesmo, e isso não me parece o caso. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Sou assinante da Suno e sigo o Baroni e o Tadewald, pelo que vi o desenrolar foi o seguinte:

O HCTR11 tinha uma posição em títulos relacionados ao Circuito de Compras. O Felipe Tadewald comentou no Twitter (já apagou), a respeito da situação do HCTR11. Segundo ele, havia uma dupla exposição do cotista ao investimento, tendo em vista que no final do ano passado o fundo HCTR11 adquiriu o fundo XBXO11 e esse fundo possui como único investimento o próprio shopping Circuito de Compras.

Supostamente o objetivo seria desvalorizar o HCTR11 e indicar aos cotistas o investimento nos fundos da própria Suno Asset.

Acredito que não haja conflito de interesses por parte da Suno, o próprio Baroni já comentou que eles podem, mas não farão a indicação de nenhum fundo da Suno, justamente para evitar conflito de interesses. Como analistas de mercado eles podem falar o que pensam sobre determinado fundo imobiliário, o que eles fizeram foi somente apontar um eventual problema que pode ocorrer.

Deem uma olhada

https://inteligenciafinanceira.com.br/saiba/economia/hctr11-relembre-o-caso-do-fundo-imobiliario/

https://www.suno.com.br/noticias/fii-hctr11-queda-circuito-compras-emissoes/

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Essa matéria está um pouco incompleta. 
 

Achei outras publicações que citam o colunista de O Globo, Lauro Jardim como o responsável pela notícia e que os alvos da investigação são o Thiago Reis (fundador da SUNO), o Baroni e mais um outro que esqueci o nome. Também o artigo diz que um dos alvos da investigação é uma variação atípica ocorrida em abril de 2022. Teria que buscar as notícias daquela época para saber.

O fundo estar derretendo hoje é provavelmente em parte por conta da própria notícia, que apesar de não ter nada a ver com o fundo em si, faz o gado que investe sem saber o que faz e sem sequer ler o artigo inteiro sair vendendo qualquer coisa que a SUNO recomende por medo. Fora que é um fundo High Yeld então acredito que seja natural ele ser mais sensível as oscilações do mercado do que um High Grade. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

44 minutes ago, Matheus Malheiros Pinto disse:

Pessoalmente, não curto fundo High Yield, muito mais volatilidade nos proventos para ganhar uma mixaria a mais que um High Grade, na minha opinião, o risco não compensa, então nunca investiria em HCTR11, URPR11 e semelhantes.

Mas aí acredito que não há um peso absoluto, da para ter um uma cesta de FII um ou outro high yield , nada Que represente mais Que 7-8% do total da carteira de FII, aí quando da uma merda você se sentir sentirá pouco … se for ver fundo de lajes  estão apanhando até mais do que papel e tenho os dois , ou seja mais FII estão levando chibatadas diárias 🥹, mas está tão mesclado que confesso q nem percebo diferença (apenas fico feliz de ter vários descontados para eu aumentar minhas cotas )

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

43 minutes ago, Otávio José Scarpim disse:

Só que o que está sendo “investigado” é uma oscilação atípica ocorrida em  abril de 2022. Logo teremos que buscar o relatório e mais possivelmente  os videos publicados nessa época. 
 

Um ponto que eu não entendi é que o mandado de busca e apreensão foi expedido pela 42 Vara cível de SP.

Me expliquem isso, mas assuntos envolvendo o mercado financeiro não é competência da CVM? Não deveria partir deles as investigações?

 

@Danilo Alves Silva Spinola Barbosa Não estou colocando minha mão no fogo, mas lembro bem de um podcast dele com o Raul em que ele explica o porquê não fazia parte da Suno asset (é assim que escreve?), o braço da SUNO que presta assessoria.

Ele disse que no momento ele tem como missão educar o mercado de FIIs e ver ele chegar a um ponto que ele se auto-regule (não sei se tem hífen) e  por isso prefere fazer parte da Research.
 

E até agora eu, assim como você, vejo coerência no que ele diz e no que ele disse que é o propósito dele.  

E não estou dizendo aqui que todos eles nunca fizeram nada “ilícito” (que atire a primeira pedra quem declara realmente tudo o que possui no IR). Só que para essa empresa estar disposta a correr o risco de sujar a própria reputação o dinheiro teria que ser realmente muito, muito mesmo, e isso não me parece o caso. 

Sim sim, eu concordo totalmente contigo, só estou falando que pode ser que apareça alguma coisa errada, mas que acho pouco provável 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

35 minutes ago, Matheus Da Silva Martinez disse:

Sou assinante da Suno e sigo o Baroni e o Tadewald, pelo que vi o desenrolar foi o seguinte:

O HCTR11 tinha uma posição em títulos relacionados ao Circuito de Compras. O Felipe Tadewald comentou no Twitter (já apagou), a respeito da situação do HCTR11. Segundo ele, havia uma dupla exposição do cotista ao investimento, tendo em vista que no final do ano passado o fundo HCTR11 adquiriu o fundo XBXO11 e esse fundo possui como único investimento o próprio shopping Circuito de Compras.

Supostamente o objetivo seria desvalorizar o HCTR11 e indicar aos cotistas o investimento nos fundos da própria Suno Asset.

Acredito que não haja conflito de interesses por parte da Suno, o próprio Baroni já comentou que eles podem, mas não farão a indicação de nenhum fundo da Suno, justamente para evitar conflito de interesses. Como analistas de mercado eles podem falar o que pensam sobre determinado fundo imobiliário, o que eles fizeram foi somente apontar um eventual problema que pode ocorrer.

Deem uma olhada

https://inteligenciafinanceira.com.br/saiba/economia/hctr11-relembre-o-caso-do-fundo-imobiliario/

https://www.suno.com.br/noticias/fii-hctr11-queda-circuito-compras-emissoes/

Da Suno o Tadewald é quem eu menos gosto hahahahahaha 

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

Mas aí acredito que não há um peso absoluto, da para ter um uma cesta de FII um ou outro high yield , nada Que represente mais Que 7-8% do total da carteira de FII, aí quando da uma merda você se sentir sentirá pouco … se for ver fundo de lajes  estão apanhando até mais do que papel e tenho os dois , ou seja mais FII estão levando chibatadas diárias 🥹, mas está tão mesclado que confesso q nem percebo diferença (apenas fico feliz de ter vários descontados para eu aumentar minhas cotas )

Na minha estratégia acaba não fazendo muito sentido também, tenho FIIs pra ter uma entrada mensal com previsibilidade e reduzir a volatilidade da carteira. FIIs High Yield não entram em nenhum desses critérios para mim, então prefiro não ter em carteira.

Também vou comentar de outro investimento que não faz sentido para mim: debêntures - rentabilidade de renda fixa com risco de renda variável.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

36 minutes ago, Matheus Malheiros Pinto disse:

Na minha estratégia acaba não fazendo muito sentido também, tenho FIIs pra ter uma entrada mensal com previsibilidade e reduzir a volatilidade da carteira. FIIs High Yield não entram em nenhum desses critérios para mim, então prefiro não ter em carteira.

Também vou comentar de outro investimento que não faz sentido para mim: debêntures - rentabilidade de renda fixa com risco de renda variável.

Aí que está o puro suco do prazer , cada idade , cada meta , cada estratégia vai fazer uma busca diferente … confesso pra você que debênture eu tb não chego perto não , e as FII de papel só um teco pequeno no bolo de FII mesmo …

inclusive sugeri este tema no post em que estão colocando sugestão do tema pra próxima live (idade x propósitos/metas x carteiras adequadas) ou algo assim

boa @Matheus Malheiros Pinto você sempre enriquece os post aqui cara 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu gosto de FII's porque gera uma boa renda para reinvestir em ativos. Vejo que cada ativo tem uma função.

Ações servem para comprar em grande quantidade nas quedas do Ibovespa, FII's são uma forma de gerar renda para investir significativamente, ações estrangeiras servem para garantir que a rentabilidade se mantenha quando as ações caem, ja renda fixa, prefiro tesouro direto.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...