Jump to content
  • 0

Marcação a mercado


Adriano Umemura

Pergunta

Boa noite amigos. Se puderem me ajudar ja agradeço antecipadamente

Para realizar uma marcação a mercado em um titulo prefixado eu posso utilizar a calculadora do tesouro direto. Jogo os dados da compra e depois simulo uma venda antecipada. Caso ja tenha sido entregue o meu rendimento final , ou esteja proximo deste valor eu posso optar por vender antecipadamente. Meu raciocinio esta correto?

Mas e nos casos dos titulos IPCA+. Como calcular tanto o valor final como o de resgate antecipado, ja que temos a variavel da inflação? Eu posso colocar na calculadora somente o valor dos juros e colocar o IPCA como zero? Funcionaria com o intuito de verificar se estou ganhando proximo do oferecido?

E a ultima duvida, é possivel em algum momento antecipado eu conseguir rendimentos acima do que conseguiria no vencimento?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hour ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa noite amigos. Se puderem me ajudar ja agradeço antecipadamente

Para realizar uma marcação a mercado em um titulo prefixado eu posso utilizar a calculadora do tesouro direto. Jogo os dados da compra e depois simulo uma venda antecipada. Caso ja tenha sido entregue o meu rendimento final , ou esteja proximo deste valor eu posso optar por vender antecipadamente. Meu raciocinio esta correto?

Mas e nos casos dos titulos IPCA+. Como calcular tanto o valor final como o de resgate antecipado, ja que temos a variavel da inflação? Eu posso colocar na calculadora somente o valor dos juros e colocar o IPCA como zero? Funcionaria com o intuito de verificar se estou ganhando proximo do oferecido?

E a ultima duvida, é possivel em algum momento antecipado eu conseguir rendimentos acima do que conseguiria no vencimento?

@Adriano Luiz Odahara Umemura então vamos lá rsrsrs

- sim, você está correto. Você também pode olhar diretamente na sua conta no Portal do Tesouro. Lá você tem o preço de mercado e o preço teórico, que seria o titulotítulo corrigido pela rentabilidade contratada no dia da compra. Eu acho mais simples de olhar.

- no caso do IPCA é igual. Na verdade para análise não importa o IPCA, pois ele é "fixo", ou seja, tanto no preço de mercado quanto no preço teórico, o percentual do IPCA é o mesmo, o que muda é a parte pré-fixada. E eu também prefiro olhar no Portal do Tesouro o preço de mercado e o preço teórico. 

- no prefixado não tem como o título valer mais do que R$1.000 antes do vencimento, pois o preço/taxa vai sendo corrigido diariamente. No caso do IPCA+ não dá para saber, pois não temos como saber o IPCA futuro.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa noite@Adriano Luiz Odahara Umemura,

Referente a sua ultima pergunta, é possível sim ter uma rentabilidade acima do que conseguiria no final vencimento.

Eu fiz uma planilha que você poderia simular esses valores tendo a taxa e prazo do vencimento.

É só preencher as células em amarelo.

 

Espero ter ajudado.

Marcação a Mercado.xlsx

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Adriano Luiz Odahara Umemura então vamos lá rsrsrs

- sim, você está correto. Você também pode olhar diretamente na sua conta no Portal do Tesouro. Lá você tem o preço de mercado e o preço teórico, que seria o titulotítulo corrigido pela rentabilidade contratada no dia da compra. Eu acho mais simples de olhar.

- no caso do IPCA é igual. Na verdade para análise não importa o IPCA, pois ele é "fixo", ou seja, tanto no preço de mercado quanto no preço teórico, o percentual do IPCA é o mesmo, o que muda é a parte pré-fixada. E eu também prefiro olhar no Portal do Tesouro o preço de mercado e o preço teórico. 

- no prefixado não tem como o título valer mais do que R$1.000 antes do vencimento, pois o preço/taxa vai sendo corrigido diariamente. No caso do IPCA+ não dá para saber, pois não temos como saber o IPCA futuro.

Espero ter ajudado.

Oi Flávio. Eu não sei se olhei no local errado, mas o que achei foi o preço real e o preço teórico do título no dia. Vendo assim daria para ter uma ideia o quanto os valores estariam descolados um do outro, mas não seria importante avaliar em relação a rentabilidade oferecida na data de vencimento?

Ou você toma como base uma determinada diferença e independente se está próximo ou distante da rentabilidade final vc executa a venda antecipada?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Oi Flávio. Eu não sei se olhei no local errado, mas o que achei foi o preço real e o preço teórico do título no dia. Vendo assim daria para ter uma ideia o quanto os valores estariam descolados um do outro, mas não seria importante avaliar em relação a rentabilidade oferecida na data de vencimento?

Ou você toma como base uma determinada diferença e independente se está próximo ou distante da rentabilidade final vc executa a venda antecipada?

Realmente e importante… mas com os títulos pos fixados a gente não tem como saber o valor do futuro, para isso a gente teria que saber quanto valeriam o ipca e a selic futuros. Mas não se preocupa, se tu contrata um título pre fixado a 13% e a selic vai a 5% por exemplo, tu já vai ter um rendimento maior nesse momento com teu título do que com um tesouro selic comprado na mesma data.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 minutes ago, Joao Lucas Ferreira Da Silva disse:

Realmente e importante… mas com os títulos pos fixados a gente não tem como saber o valor do futuro, para isso a gente teria que saber quanto valeriam o ipca e a selic futuros. Mas não se preocupa, se tu contrata um título pre fixado a 13% e a selic vai a 5% por exemplo, tu já vai ter um rendimento maior nesse momento com teu título do que com um tesouro selic comprado na mesma data.

Obrigado pela resposta @Joao Lucas Ferreira Da Silva. Mas em momentos sem variações tão grandes, somente o resgate antecipado com a entrega da rentabilidade prometida, já não seria um bom negócio? Nestes casos que acredito, saber qual seria o valor final a ser entregue, possibilita uma análise melhor para estas janelas de saída. Isto nos pré fixados

 

E aproveitando. Nos títulos IPCA para você, qual seria uma diferença entre o valor real e o teórico, que já compensaria vender antecipadamente?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Opa… ai depende da tua avaliação. Se as projeções forem de mais variações positivas para marcação a mercado, melhor esperar. Caso não, compensa vender nesse momento de pouca variação.  Ao meu ver não existe “número mágico “ de diferença entre o preço, depende bem das projeções do mercado. Um grande abraço 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Obrigado pela resposta @Joao Lucas Ferreira Da Silva. Mas em momentos sem variações tão grandes, somente o resgate antecipado com a entrega da rentabilidade prometida, já não seria um bom negócio? Nestes casos que acredito, saber qual seria o valor final a ser entregue, possibilita uma análise melhor para estas janelas de saída. Isto nos pré fixados

 

E aproveitando. Nos títulos IPCA para você, qual seria uma diferença entre o valor real e o teórico, que já compensaria vender antecipadamente?

Ola @Adriano Luiz Odahara Umemura, eu de novo.

 

Acho que você tem que ver a rentabilidade final, se você comprou titulo a taxa de 10% em 5 anos e este titulo esta te dando 10% depois de 2 anos, compensa tirar pois você já economizou 3 anos que seu dinheiro iria ficar parado, e este valor agora você investe em outras coisas.

Nos vídeos o Raul fala que sempre encerra quando chega perto da sua rentabilidade final.

Mas como as projeções estão para juros cair, você decide se espera cair para ter mais rentabilidade, ou não arrisca e ja encerra.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Dener Aparecido Troiano disse:

Ola @Adriano Luiz Odahara Umemura, eu de novo.

 

Acho que você tem que ver a rentabilidade final, se você comprou titulo a taxa de 10% em 5 anos e este titulo esta te dando 10% depois de 2 anos, compensa tirar pois você já economizou 3 anos que seu dinheiro iria ficar parado, e este valor agora você investe em outras coisas.

Nos vídeos o Raul fala que sempre encerra quando chega perto da sua rentabilidade final.

Mas como as projeções estão para juros cair, você decide se espera cair para ter mais rentabilidade, ou não arrisca e ja encerra.

Tem que ficar atento também ao IR, nesse seu exemplo ao passar os dois anos ou os 5 seria a menor alíquota, mas se for tirar antes, pode compensar segurar mais um tempo devido ao IR.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Acredito no mais simples, embora goste de ler as discussões dos colegas.
Quando o Título está com Preço de Mercado Líquido, igual ao que seria (Líquido) no vencimento, esse é por conceito o PONTO DE SAÍDA.
Particularmente prefiro usar esse conceito e estratégia do que ficar analisando a conjuntura sistêmica de tendência de subida ou de queda, mas é só minha opinião tá? Faço assim porque como não tenho muito tempo pra ficar analisando o mercado, preciso de um método prático e eficaz pra tomar as decisões.
Então é isso, caracterizou o PONTO DE SAÍDA, eu saio.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá Adriano,

Como o Flávio comentou o site do tesouro (área logada) nos fornece os dados já calculados: a rentabilidade contratada, a rentabilidade bruta acumulada anualizada e a rentabilidade bruta acumulada. Também, na tabela estão as informações da aliquota do IR. E, num título IPCA+ a comparação que você terá de fazer é só da taxa em relação e tempo restante.

image.png.97f2469566315e6ae42f107ac6e6d4c8.png

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Como o Flavio disse, não sabemos o valor do IPCA, mas tem o famoso "corta / corta" da matemática rsrs, então do caso do IPCA+ o que importa é a parte pre-fixada ... 

Eu particularmente prefiro os pre-fixados puros mesmo pra fazer marcação a mercado, ainda mais quando a selic estica bastante, é só comprar sentar e esperar...

Olha que visão bonita... vendo ele descolar do preço teórico ! rsrs :classic_ohmy:

image.png.2646eb616566c3a7c99723b8dd5b4a21.png

Tenho esse outro também na linha do quem espera sempre alcança ! rsrsrs :classic_biggrin:

image.png.e24f3bec9d21c14214ff33c3a90a482c.png

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...