Jump to content

O que acontece com aluno novo, depois de um ano?


Recommended Posts

@William Redig eu sou sou de fã cara , tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente no evento em Goiânia (tudo bem q num primeiro momento você me confundiu como Danilo kkkk) mas seguindo ,  lendo suas palavras, cara que baita trajetória e inspiradora demais para aqueles que estão dando os passos inicias , com aquela fome de criar patrimônio , querer aprender e ver é claro os frutos (dividendos ) na conta … 

Obrigado por compartilhar e sua participação aqui na comunidade é invejável , visto que voce sempre trás conteúdos ótimos e bem ponderados para discussões diversas … te admiro cara, você inspira muita gente aqui!

👏🏿👏🏿👏🏿

Obs: a voz de locutor na última live de segunda pegou muita gente de supresa heheh

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 3
Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

@William Redig eu sou sou de fã cara , tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente no evento em Goiânia (tudo bem q num primeiro momento você me confundiu como Danilo kkkk) mas seguindo ,  lendo suas palavras, cara que baita trajetória e inspiradora demais para aqueles que estão dando os passos inicias , com aquela fome de criar patrimônio , querer aprender e ver é claro os frutos (dividendos ) na conta … 

Obrigado por compartilhar e sua participação aqui na comunidade é invejável , visto que voce sempre trás conteúdos ótimos e bem ponderados para discussões diversas … te admiro cara, você inspira muita gente aqui!

👏🏿👏🏿👏🏿

Obs: a voz de locutor na última live de segunda pegou muita gente de supresa heheh

Obrigado @Henrique Magalhães,  Uma das coisa que sempre gostei é de compartilhar o meu conhecimento e experiências de vida.  Gratificante ler a sua resposta e saber que você aprecia.  Desculpe-me por ter te confundido com o Danilo.  rsss

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Voltei! Li tudo, queria fazer uma piada mas a vdd é q não posso pq me identifiquei totalmente 😮 atééé a parte do FII, aí a gente pula pra agora q eu tomei coragem e entrei pra UVP.

Achei muito legal seu relato e a paciência pra descrever o nosso sentimento 😊

Há uns 8 anos colocava tudo em CDBs e um pouquinho em TD. Ja me achava A investidora. juntei um dinheiro e dps zerei tudo. há um ano vai quase tudo pra bolsa e um pouco pros CDBs. Enfim... agora vai!

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 20/04/2023 at 21:32, William Redig disse:

Esse agora é curtinho, mas não posso deixar de agradecer quem muito me ajudou na trajetória:  @Raul Sena,  por ser o Raul, @Mauricio Imparato por ter me aprovado na seleção (sempre achei que ele era meio louco.. rsss); @Flavio Pradoe @Matheus Malheiros Pinto pelas inúmeras respostas e ajuda; @Evelyn Santos por me dar um Soco todas as manhãs e todo o backoffice da AUVP.  Vocês são D+

Não fale assim do @Mauricio Imparato ele não faz nada pela metade kkk

Editado por Ricardo Ochoa Pachas
  • HAHAHAHA 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 semanas depois...
On 20/04/2023 at 21:02, William Redig disse:

Esse é um relato da minha curta vida de investidor.  O texto ficou meio longo mas espero que alguém tenha paciência de ler e que sirva de inspiração para quem está começando.

2 anos atrás eu tirei a grana da poupança e me aventurei a fazer m&rd@ no mercado financeiro.  Comecei com Renda Fixa na época da Selic a 2%, depois 2,65%, etc...  Maravilhado que via a grana crescer todos os dias, enquanto a poupança me dava uma mini-merreca a cada 30 dias.  LCIs, CDBs, era só alegria.  Burrinho - para seu gentil comigo mesmo - via os centavos crescerem na conta da corretora, aprendi a calcular o rendimento diário e minha planilha batia com o saldo da corretora.  Foi assim durante uns 3 meses.

Já viram burro olhando para o palácio?  Nem eu, mas foi assim que me senti quando decidi olhar a parte de RV no app da corretora.  Estava eu almoçando e olhando aquele monte de fundo de investimento, sem entender nada.  Fiquei olhando a rentabilidade passada e decidi comprar 4 fundos baseado na rentabilidade passada - olha que m&rda - 500 reais em cada um.  No começo até subiu um pouquinho, depois foi só ladeira abaixo.  Um eu até consegui sair fora com lucro, mas os outros três eu ainda guardo na carteira como lembrete de não fazer mais m....

Peguei uma dica de um amigo e comprei umas ações da Portobello; que alegria.  Uma semana depois pagou dividendos e ainda me bonificou em mais ações.  Vendi tudo depois de um mês, ganhando os dividendos um lucrinho na venda.  Achei que era só alegria e comecei a comprar empresas m&rd@as seguindo diquinhas; foi quando descobri que precisava aprender.  Nunca tinha ouvido falar em AUVP ou Raul nessa época.  Vi muitos vídeos no Youtube e nisso fui apresentado aos FIIs.  Lembro que comprei 5 cotas do BTLG11 para testar e depois de alguns dias pingou  proventos na minha conta.  Foi isso que deu o click no meu cérebro.  Comecei a estudar FIIs e montei uma carteira olhando só a rentabilidade, P/VP e vacância; só tijolo e um ou outro papel.  Descobri que papel pagava bem mais que tijolo.  Estava se formando a minha carteira frankenstein.... rsss...

Dei uma pausa, li O Investidor Inteligente - não entendi nada do que deveria fazer, mas aprendi muita coisas que não deveria.  Li Pai Rico Pai Pobre e O Homem Mais Rico da Babilonia e com esses 3 livros na bagagem, comecei a pensar em vez de só seguir dicas.

Fiz 3 c u r s o s  sobre organização da vida financeira e investimentos - me ajudaram, me dando uma perspectiva diferente sobre dinheiro.  Grana bem gasta no aprendizado.  Acho que quando você não sabe nada, qualquer aprendizado ajuda.  Foi quando eu comecei a fazer m&rd@ por conta própria, sem precisar de ajuda de ninguem.  Comprei algumas ações e mais FIIs, passava o dia olhando cotação na bolsa, comprando, vendendo, igual a um louco.  Essa fase de louco durou mais uns 3-4 meses e foi quando eu cruzei com um vídeo do Raul no youtube e a franqueza dele me cativou.

Me inscrevi na T7 da AUVP e suguei todo o conteúdo das aulas com uma fome de refugiado da somália.  Em paralelo, já tinha lido vários outros livros sobre finanças e comecei a entender a mágica dos investimentos, entendendo que existem setores da economia, aprendendo a discernir uma empresa boa de uma empresa ruim, setor bom e setor ruim, balanceamento, montagem de estratégia, de diversificação, mas mesmo assim ainda fiz muita m&rda....

Agora começa o assunto do título:  1 ano depois.....

Nesse primeiro ano pós AUVP eu finalmente consegui escolher as empresas das quais quero ser sócio:  Escolhi 15 delas, mas a minha carteira de ações ainda tem umas merdas do passado, totalizando 22 empresas.  As "escolhidas" estão sendo presenteadas com novos aportes todas as vezes que o método burro aponta para eu investir em ações.  São uns 8 setores diferentes e eu optei por ter quantidade igual de grana em cada empresa;  Os FIIs chegaram a ser 85% da minha carteira e tinha muita grana em um, pouca grana em outro e nenhum critério de escolha.  Fui equilibrando minha posição usando a mesma estratégia das ações, mesma quantidade de grana em cada fundo e fiquei muito tempo sem comprar nada novo, buscando o equilíbrio por classe de ativo.  A meta era 1/3 em RF, 1/3 em ações e 1/3 em FIIs.  Depois que consegui isso, parti para o Internacional, mas juntando grana em 2 ETFs - IVVB11 e EURP11 - comprando sempre que eles baixavam de preço.  Nesse ano todo, eu ficava vidrado nas cotações, preocupado se subiam o desciam, perdendo um tempo enorme olhando o valor da carteira....

Comecei a focar em quanta grana eu ganhava por mês de forma passiva, com dividendos, JCP e proventos de FII e também valorização da renda fixa.  De uns 3 ou 4 meses para cá, eu consegui parar de me importar com o valor da carteira, e me importar com quantas ações/cotas eu tinha.  Parei de pensar em querer vender ativos ou desgostar de ativos e acho que o motivo foi que eu fiquei satisfeito com as minhas empresas e FIIs.  Hoje eu fico torcendo para a bolsa cair nas datas que eu tenho grana para aportar.  Bolsa caindo?  Que bom!!  Vou poder comprar mais do que já tenho na liquidação.

Eis que chegamos nos dias atuais.  Governo fazendo/falando m&rd@, derrubando a bolsa e eu feliz, querendo mais é que o IBOV chegue aos 80 mil pontos para poder aproveitar.  Vejo amigos "pseudo-investidores" preocupados, vendendo porque estão vendo seus patrimônios derreterem enquanto eu estou aqui tranquilo, pensando assim:  A XXX vai deixar de mineirar?  A YYY vai deixar de produzir aço? a ZZZ vai deixar de produzir papel? o WWW vai deixar de produzir medicamentos?  O banco xpto vai deixar de lucrar?  Como a resposta para tudo isso é sempre um NÃO; eu sigo comprando mais, e agora cada vez mais barato.

A mesma lógica vale para os FIIs, talvez com outras perguntas, mas as mesmas respostas.

Desculpem-me por um texto tão longo, mas de um verdadeiro zero à esquerda em investimentos a um investidor tranquilo, que sabe que no futuro vai dar bom, precisou de 2 anos.  Hoje ainda olho as cotações 1 ou 2 vezes por dia, só para saber como está o mercado.  Não perco mais tanto tempo ouvindo notícias e especulações e as únicas métricas que me importam são:  "quanto eu ganhei de proventos nos últimos 12 meses" e quantas ações/cotas das minhas empresas/FIIs eu tenho hoje a mais do que tinha ontem".

Nunca imaginei que iria chegar nesse ponto.

Como é bom poder dividir isso com o cardume.  Espero que isso sirva de incentivo e que mais e mais sardinhas se sintam como me sinto hoje.  Hoje estou melhor que ontem e pior que amanhã - tenho convicção disso.

Abraço!!

Inspiradora a sua trajetória!

Eu ainda estou no início da criação do meu patrimônio, e super ansioso pro início da turma 21 😅

Por sorte as merd@as que fiz na RV não somam nem 1k; não por ter investido bem a maior parte, mas sim pq o total investido era baixo mesmo kkkkkkk

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

24 minutes ago, Everton Luciano Macedo disse:

Inspiradora a sua trajetória!

Eu ainda estou no início da criação do meu patrimônio, e super ansioso pro início da turma 21 😅

Por sorte as merd@as que fiz na RV não somam nem 1k; não por ter investido bem a maior parte, mas sim pq o total investido era baixo mesmo kkkkkkk

Se não deu nem 1k, nem fez merda direito kkkkkkk

bem vindo, vai gostar!

  • HAHAHAHA 3
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Everton Luciano Macedo disse:

Inspiradora a sua trajetória!

Eu ainda estou no início da criação do meu patrimônio, e super ansioso pro início da turma 21 😅

Por sorte as merd@as que fiz na RV não somam nem 1k; não por ter investido bem a maior parte, mas sim pq o total investido era baixo mesmo kkkkkkk

Oi @Everton Luciano Macedo,

Só posso dizer que você está no lugar certo e na hora certa.  Julgando pela sua foto, você está começando MUITO antes do que eu comecei.  Fiz umas merdas - e ainda faço de vez em quando; ou estou colhendo os frutos de merdas meio recentes, mas melhorando a cada dia.

Bem vindo aqui na comunidade das sardinhas.  Aqui compartilhamos experiências, tiramos dúvidas e ajudamo-nos mutuamente.

Abraço!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...