Jump to content
  • 0

Dúvida de como fazer os investimentos render 8% ao longo dos anos


Thiago Marques Salomão

Pergunta

Assistindo o módulo de renda variável, vi que o Raul recomenda comprar ações e mantê-las para o resto da vida (em regra). Não recomenda vender as ações quando houver valorização, ainda que expressiva. Não entendi bem de onde viria o rendimento (8% ao ano) que ele calcula na calculadora de juros compostos da AUVP. Seria apenas dos dividendos das ações, somando-se aos investimentos em renda fixa?

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Thiago Marques Salomão disse:

Assistindo o módulo de renda variável, vi que o Raul recomenda comprar ações e mantê-las para o resto da vida (em regra). Não recomenda vender as ações quando houver valorização, ainda que expressiva. Não entendi bem de onde viria o rendimento (8% ao ano) que ele calcula na calculadora de juros compostos da AUVP. Seria apenas dos dividendos das ações, somando-se aos investimentos em renda fixa?

 

@Flavio Prado me corrija, mas acho que a rentabilidade considera o dividendo pago sim.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Em uma carteira você terá :

- renda fixa com seus rendimentos (juros) pré pós fixados e ou ipca+


- FII você considera a valorização das cotas e o reinvestimento dos dividendos 

- ações a valorização das ações e reinvestindo de dividendos e jcp

ou seja para  as classes de ativo que pagam dividendos você estará sempre reaportando estes ganhos + os seus aportes mensais!

Para pensar melhor nos 8% de média , imagina que em 5 anos seguidos sua carteira tenha os rendimentos anuais de 9%, 10%, 12% , 2% , 7%, neste caso sua média (a grosso modo seria 8%)

Lembrando que estes 8% são considerados imaginando longo prazo no qual você pode passar por muitas variações (ganhos e perdas ), para curto prazo até uns 5 anos daria até pra considerar 10 a 12%

 

 

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Thiago Marques Salomão disse:

Assistindo o módulo de renda variável, vi que o Raul recomenda comprar ações e mantê-las para o resto da vida (em regra). Não recomenda vender as ações quando houver valorização, ainda que expressiva. Não entendi bem de onde viria o rendimento (8% ao ano) que ele calcula na calculadora de juros compostos da AUVP. Seria apenas dos dividendos das ações, somando-se aos investimentos em renda fixa?

 

@Thiago Marques Salomão esses 8%aa é a rentabilidade média de uma carteira diversificada (ações, FIIs, Tesouro, CDB etc) como bem colocado pelo @Henrique Magalhães.

Especificamente na Renda Variável, a bolsa cresce caindo, portanto fica difícil para nós vermos esse crescimento, pois estamos investindo a pouco tempo e esse "cresce caindo" só iremos perceber daqui a alguns anos. Nas aulas o Raul fala da estratégia de vender uma ação quando ela tem uma valorização, e explica o malefício para a carteira. Fazendo dessa maneira, nunca teremos ações boas em carteira, pois sempre serão vendidas.

 

7 horas atrás, Rai Nunes Espindola disse:

@Flavio Prado me corrija, mas acho que a rentabilidade considera o dividendo pago sim.

 

@Rai Nunes Espindola sim, toda simulação na calculadora considera o reinvestimento dos dividendos.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Isso me gera um pouco de dúvida tbem. Na fase de “aposentadoria” em que vc teria que retirar a parte dos rendimentos para poder sobreviver, se os 8% de juros é calculado levando em conta dividendos + valorização do ativo, a pessoa não teria que se desfazer de parte dos ativos para conseguir ter o valor correspondente a esses 8%?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Isso me gera um pouco de dúvida tbem. Na fase de “aposentadoria” em que vc teria que retirar a parte dos rendimentos para poder sobreviver, se os 8% de juros é calculado levando em conta dividendos + valorização do ativo, a pessoa não teria que se desfazer de parte dos ativos para conseguir ter o valor correspondente a esses 8%?

Bom dia, Adriano!

Na aposentadoria o investidor não precisa mais de 8% ao ano, 0% ao ano + gastar os dividendos já está ótimo (apenas preservando o poder de compra), essa é a fase de usufruir o patrimônio. Vale lembrar que nesse 8% e 0% já considerei a inflação, então quando falo render 0% seria apenas acompanhar a inflação.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...