Jump to content
  • 0

ETF AÇOES - ETF REITS - DIAGRAMA


Adriano Umemura

Pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hora atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa tarde. Levando em consideração somente o risco entre um etf de ações e um de reits nos eua, qual diferença de notas no diagrama do cerrado vcs dariam entre eles?

Pergunta legal a sua, difícil de responder. Vou aguardar a reposta do @Flavio Prado ou do @Matheus Malheiros Pinto.

Primeiramente, o risco dependeria do setor desse ETF das ações. Partindo do pressuposto que seria o ETF VOO (que faz referência ao s&p 500) e o ETF VNQ (de reits) eu consideraria a nota máxima no dois.

Ambos os ETFs são bem diversificados e compostos por empresas já consolidadas.

Se fosse um outro ETF de ações de algo mais arriscado, aí sim eu consideraria avaliar o risco de forma diferente.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 minutes ago, Raphael McLovin disse:

Pergunta legal a sua, difícil de responder. Vou aguardar a reposta do @Flavio Prado ou do @Matheus Malheiros Pinto.

Primeiramente, o risco dependeria do setor desse ETF das ações. Partindo do pressuposto que seria o ETF VOO (que faz referência ao s&p 500) e o ETF VNQ (de reits) eu consideraria a nota máxima no dois.

Ambos os ETFs são bem diversificados e compostos por empresas já consolidadas.

Se fosse um outro ETF de ações de algo mais arriscado, aí sim eu consideraria avaliar o risco de forma diferente.

Seria isso mesmo, um comparativo entre IVV E VNQ. A princípio eu tinha como ideia fazer exatamente o que vc sugeriu, colocar nota máxima nos 2. Mas fiz o post para ver se tem algum outro ponto de vista que não estou levando em consideração. Obrigado

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa tarde. Levando em consideração somente o risco entre um etf de ações e um de reits nos eua, qual diferença de notas no diagrama do cerrado vcs dariam entre eles?

Boa noite, Adriano!

Atribuir notas aos ETFs no diagrama é um processo muito subjetivo. Como regra de bolso é nota máxima na maioria por conta da diversificação, mas você pode abaixar caso o fundo invista em um país mais complicado, seja de apenas um único setor ou tenha poucas empresas, por exemplo.

Na minha carteira eu só tenho três: SCHD, QQQ e VNQ - nota máxima em todos.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
30 minutes ago, Matheus Malheiros Pinto disse:

Boa noite, Adriano!

Atribuir notas aos ETFs no diagrama é um processo muito subjetivo. Como regra de bolso é nota máxima na maioria por conta da diversificação, mas você pode abaixar caso o fundo invista em um país mais complicado, seja de apenas um único setor ou tenha poucas empresas, por exemplo.

Na minha carteira eu só tenho três: SCHD, QQQ e VNQ - nota máxima em todos.

@Matheus Malheiros Pintovc decidiu não colocar nenhum dos etfs que segue o sp500?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa tarde. Segue abaixo o que eu costumo avaliar nos ETFs. Tbem estou postando as sobreposições dos ETFs que tenho na carteira IVVxQQQ, QQQxSCHD e IVVxSCHD

 

Captura de Tela 2023-06-19 às 14.55.19.png

Captura de Tela 2023-06-19 às 14.55.47.png

Captura de Tela 2023-06-19 às 14.56.23.png

Captura de Tela 2023-06-19 às 14.59.34.png

Ótimo. Obrigado @Adriano Luiz Odahara Umemura.

 

O que seria o Beta? Valeu.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa tarde. Segue abaixo o que eu costumo avaliar nos ETFs. Tbem estou postando as sobreposições dos ETFs que tenho na carteira IVVxQQQ, QQQxSCHD e IVVxSCHD

 

Captura de Tela 2023-06-19 às 14.55.19.png

Captura de Tela 2023-06-19 às 14.55.47.png

Captura de Tela 2023-06-19 às 14.56.23.png

Captura de Tela 2023-06-19 às 14.59.34.png

Outra pergunta. Como o número de participações influência na sua decisão?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Guilherme Ferreira Silveira disse:

Ótimo. Obrigado @Adriano Luiz Odahara Umemura.

 

O que seria o Beta? Valeu.

O beta seria o quanto o ativo sofre de variaçnao frente ao indice, no caso o sp500. Por exemplo, um beta de 1,5 significa que se o indice sobe ou cai 10% o ativo pode subir ou cair 15%. Um beta de 0,5 significa que nas mesmas situações do indice subir ou cair 10% o ativo pode subir ou cair 5%. Veja que o IVV que segue o indice possui um beta de quase 1, ou seja, ele acompanha a variação.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Guilherme Ferreira Silveira disse:

Outra pergunta. Como o número de participações influência na sua decisão?

O numero de participações teria mais influencia na correlação dos ativos. Minha estrategia foi de ter o IVV como base, o SCHD para potencializar os dividendos e o QQQ para potencializar a valorização. E o VNQ para ter um pezinho nos Reits 😅

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

O numero de participações teria mais influencia na correlação dos ativos. Minha estrategia foi de ter o IVV como base, o SCHD para potencializar os dividendos e o QQQ para potencializar a valorização. E o VNQ para ter um pezinho nos Reits 😅

Então, o número de participações são as suas de cada ativo, isso?

 

Entendi a estratégia de cada um deles, cobrindo uma área. Legal.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
32 minutes ago, Guilherme Ferreira Silveira disse:

Perfeito. Seria então uma comparação que da ideia da porcentagem de cada empresa no ETF, por exemplo. O quanto é pulverizado.

O numero de participações vai ter dar o numero absoluto de cada empresa no ETF. Mas nas informações do ETF esta descrito qual a % da empresa representada no ETF. Na minha avaliação eu coloquei as 10 principais participações dentro do etf e suas respectivas %

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Erika Souza disse:

@Adriano Luiz Odahara Umemura, sempre dando aula!!!

Vocês não acham viável um ETF chinês e/ou japonês? Vi que exposição de vcs está realmente no EUA. A China é a segunda maior potência. Pensei em pegar um ETF das maiores empresas Chinesas. Não faz sentido?

 

Fazer sentido até que faz, diversificar em outro país, o mercado consumidor e produtivo são bem expressivos, bom crescimento econômico... Por mais que a China seja a segunda maior potência (ou possível primeira potência), não me sinto confortável com o mercado chinês.

Avaliação de risco é algo pessoal, mas vejo o país envolvido em muitas questões delicadas tanto internamente, quanto externamente (Taiwan, Hong Kong, posição pro-Russia...), não que qual outro país, inclusive os EUA, também não estejam. Mas juntando isso ao autoritarismo do governo chinês, inclusive com as fortes intervenções em setores estratégicos, falta de transparência financeiras das empresas, desconhecimento de como funciona o mercado chinês, não me faz ficar muito confortável em ter exposição por lá, no momento.

Mas fazer sentido, faz. Esse ETF também seria a forma que me exporia ao mercado chinês.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...