Jump to content
  • 0

FII - P/VP


Adriano Umemura

Pergunta

Bom dia. Em FIIs de tijolo e de papel até qual valor de P/VP vcs aceitam pagar?

E a segunda questão. Caso o diagrama indique compra de um fii com valores acima do que vc citou, qual seria sua conduta? Compra mesmo estando mais caro ou ignora o diagrama e deixa para aportar somente qdo os valores estiverem abaixo do que vc estipulou?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Recommended Posts

  • 0
20 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Bom dia. Em FIIs de tijolo e de papel até qual valor de P/VP vcs aceitam pagar?

E a segunda questão. Caso o diagrama indique compra de um fii com valores acima do que vc citou, qual seria sua conduta? Compra mesmo estando mais caro ou ignora o diagrama e deixa para aportar somente qdo os valores estiverem abaixo do que vc estipulou?

Bom, eu estou a princípio começando seguindo a dica de não aportar em FIIs, mas por estarem muito descontados, eu andei pensando, estudando e talvez até compre alguma coisa.

Meu cálculo é o seguinte... Falando de tijolo, vamos supor que ele paga média de 0,9% de dividendo ao mês, considerando que se fosse meu o normal seria 0,5%, eu faço a regra de 3 e chego no P/VP de 1,80.

No de papel eu não cheguei a pensar em uma fórmula.

No momento atual da minha vida, eu não aportaria no FII com valores acima do resultado dessa fórmula que fiz pro P/VP.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Adriano Luiz Odahara Umemura isso aconteceu comigo quando comecei usar o diagrama , e não sei se é o mesmo caso ,  mas minha carteira estava bem desbalanceada e com isso eu gerava um número sujo pro diagrama x momento atual dos ativos !

neste casos eu fui tomando algumas decisões pessoais depois de avaliar os ativos no diagrama e depois ainda de entender o que ele sugeriu (acabei fazendo uma gestão ativa até eu regularizar a parte de FII conforme diagrama ) ! Agora estou fazendo o mesmo com ações (teve 2 meses que aportei sem olhar diagrama propositalmente para pegar baixa de uns ativos - não é o recomendado mas foi minha decisão e gostei do resultado) porém agora estou usando o diagrama para rebalancear tudo!

basicamente eh criei uma anomalia aportando mais no que eu queria e achava melhor no momento específico  e agora vou dividir o pão com os outros ativos nos próximos meses!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Bom dia. Em FIIs de tijolo e de papel até qual valor de P/VP vcs aceitam pagar?

E a segunda questão. Caso o diagrama indique compra de um fii com valores acima do que vc citou, qual seria sua conduta? Compra mesmo estando mais caro ou ignora o diagrama e deixa para aportar somente qdo os valores estiverem abaixo do que vc estipulou?

Acredito que as minhas perguntas não iriam deixar aportar em um FII com um P/VP alto, até porque eu tenho poucas perguntas, ou seja, um ponto negativo faz bastante diferença.

Eu particularmente gosto de comprar até 1,0; claro que já comprei até 1,02; talvez até 1,03. Ainda mais quando tenho bons FIIs com menos de 1,0; não vejo sentido de comprar os que estão "caros"

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Acredito que as minhas perguntas não iriam deixar aportar em um FII com um P/VP alto, até porque eu tenho poucas perguntas, ou seja, um ponto negativo faz bastante diferença.

Eu particularmente gosto de comprar até 1,0; claro que já comprei até 1,02; talvez até 1,03. Ainda mais quando tenho bons FIIs com menos de 1,0; não vejo sentido de comprar os que estão "caros"

Nossa, então eu tô muito mal das ideias. Meu comentário acima não fez nenhum sentido pra vc?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
32 minutes ago, Rai Nunes disse:

Nossa, então eu tô muito mal das ideias. Meu comentário acima não fez nenhum sentido pra vc?

Não hahahahahaahahah. Muito caro, até porque não levo tanto em conta o DY para investir em FIIs hoje, claro que ele tem que estar na media do setor. E outra, difícil você achar um FII de tijolo valendo 1,80. Hoje meu FIIs de tijolo estão variando de 0,90 a 1,02; tem um fora do parâmetro com 0,72. Os de papel 0,91 a 1,00.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 horas atrás, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Não hahahahahaahahah. Muito caro, até porque não levo tanto em conta o DY para investir em FIIs hoje, claro que ele tem que estar na media do setor. E outra, difícil você achar um FII de tijolo valendo 1,80. Hoje meu FIIs de tijolo estão variando de 0,90 a 1,02; tem um fora do parâmetro com 0,72. Os de papel 0,91 a 1,00.

Mas vc acha que meu parâmetro é realmente muito caro? Leve em consideração que hoje está tudo muito barato. Claro que pra agora não faz sentido...

Eu sempre comparo o tijolo com a compra real do imóvel.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 minutes ago, Rai Nunes disse:

Mas vc acha que meu parâmetro é realmente muito caro? Leve em consideração que hoje está tudo muito barato. Claro que pra agora não faz sentido...

Eu sempre comparo o tijolo com a compra real do imóvel.

Essa é a verdadeira comparação, com a compra do imóveis... eu vejo a administração, onde está locados os imóveis,  as probabilidades de desvalorização, se é  mono ou multi, quem está alugando e se está entregando uma bom dy! Mas isso no sentido se é  constante ou não!  Eu dou uma olhada na época do corona vírus,  muitos fundos e bons deixaram de pagar no corona vírus por alguns meses, até entendo o lado deles, porém achei uns excelentes (e invisto neles) que mesmo que pouco mas continuaram pagando DY! Eu particularmente não olho muito p/vp se o ativo é  de qualidade,  eu penso que o mercado está precificando certo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 minutes ago, Adriano Furtado disse:

Essa é a verdadeira comparação, com a compra do imóveis... eu vejo a administração, onde está locados os imóveis,  as probabilidades de desvalorização, se é  mono ou multi, quem está alugando e se está entregando uma bom dy! Mas isso no sentido se é  constante ou não!  Eu dou uma olhada na época do corona vírus,  muitos fundos e bons deixaram de pagar no corona vírus por alguns meses, até entendo o lado deles, porém achei uns excelentes (e invisto neles) que mesmo que pouco mas continuaram pagando DY! Eu particularmente não olho muito p/vp se o ativo é  de qualidade,  eu penso que o mercado está precificando certo.

Calma, calma... Eu faço toda uma análise, claro.

A pergunta do tópico é especificamente sobre P/VP e eu estou debruçando apenas nisto.

Evidentemente que até chegar nesse ponto, é porque o ativo já passou no restante da análise, provavelmente eu já o tenho e estou tentando entender até que momento vou aportar nele. Estabelecer um "teto".

Daí eu pergunto: viajei no valor? Desconsidere o cenário atual, pense em cenários onde tudo está em alta (o qual eu ainda não vivi).

@Flavio Prado @Matheus Malheiros Pinto

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Rai Nunes disse:

Mas vc acha que meu parâmetro é realmente muito caro? Leve em consideração que hoje está tudo muito barato. Claro que pra agora não faz sentido...

Eu sempre comparo o tijolo com a compra real do imóvel.

Eu acho que sempre vai ser caro esse 1,80. Até 1,10 até acho que vai, alem disso muito caro, sempre vai ter opção melhor.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Eu acho que sempre vai ser caro esse 1,80. Até 1,10 até acho que vai, alem disso muito caro, sempre vai ter opção melhor.

Mas pra falar se o P/VP está caro em 1,10 eu tenho que ver o quanto paga de DY, ou ao menos o potencial dele pagar como DY.

Comecei a fazer um racional e entrei em parafuso, volto quando estiver com mais tempo.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
35 minutes ago, Matheus Malheiros Pinto disse:

Boa tarde, Rai!

Em FIIs de tijolo o indicador P/VP não é importante, até porque a avaliação dos imóveis não acontece de forma constante, então o valor patrimonial fica desafado. No geral, pago até 1,1.

Nos fundos de papel o negócio fica diferente, pois estamos falando de uma dívida atualizada diariamente, então não pago acima do Valor Patrimonial nesses ativos. Pagar 1,1 de P/VP, por exemplo, seria a mesma coisa que comprar 10 reais por 11 reais.

Em suma, o valor de um FII de papel é bem objetivo, enquanto um fundo de tijolo possui um valor mais subjetivo.

@Matheus Malheiros Pinto mas então, caso aconteça do diagrama apontar compra de um ativo que esteja acima destes critérios que vc colocou de 1,1 para tijolo e 1 para papel, vc não realiza o aporte e direciona para outros ativos?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

@Matheus Malheiros Pinto mas então, caso aconteça do diagrama apontar compra de um ativo que esteja acima destes critérios que vc colocou de 1,1 para tijolo e 1 para papel, vc não realiza o aporte e direciona para outros ativos?

Como regra geral sim.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
53 minutes ago, Matheus Malheiros Pinto disse:

Boa tarde, Rai!

Em FIIs de tijolo o indicador P/VP não é importante, até porque a avaliação dos imóveis não acontece de forma constante, então o valor patrimonial fica desafado. No geral, pago até 1,1.

Nos fundos de papel o negócio fica diferente, pois estamos falando de uma dívida atualizada diariamente, então não pago acima do Valor Patrimonial nesses ativos. Pagar 1,1 de P/VP, por exemplo, seria a mesma coisa que comprar 10 reais por 11 reais.

Em suma, o valor de um FII de papel é bem objetivo, enquanto um fundo de tijolo possui um valor mais subjetivo.

Cara, quando eu montei o cálculo devia estar cansado. Só faz sentido o que falei se baseando no preço da ação. Ainda bem que estou no começo, teria feito um monte de merda até perceber HAHAHAHA

Obrigado pelos esclarecimentos e ao @Adriano Luiz Odahara Umemura por acabar emprestando o tópico.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 23/05/2023 at 07:53, Rai Nunes disse:

Bom, eu estou a princípio começando seguindo a dica de não aportar em FIIs, mas por estarem muito descontados, eu andei pensando, estudando e talvez até compre alguma coisa.

Meu cálculo é o seguinte... Falando de tijolo, vamos supor que ele paga média de 0,9% de dividendo ao mês, considerando que se fosse meu o normal seria 0,5%, eu faço a regra de 3 e chego no P/VP de 1,80.

No de papel eu não cheguei a pensar em uma fórmula.

No momento atual da minha vida, eu não aportaria no FII com valores acima do resultado dessa fórmula que fiz pro P/VP.

Brabooo

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 horas atrás, Rai Nunes disse:

Calma, calma... Eu faço toda uma análise, claro.

A pergunta do tópico é especificamente sobre P/VP e eu estou debruçando apenas nisto.

Evidentemente que até chegar nesse ponto, é porque o ativo já passou no restante da análise, provavelmente eu já o tenho e estou tentando entender até que momento vou aportar nele. Estabelecer um "teto".

Daí eu pergunto: viajei no valor? Desconsidere o cenário atual, pense em cenários onde tudo está em alta (o qual eu ainda não vivi).

@Flavio Prado @Matheus Malheiros Pinto

Que isso  jovem estamos calmo; acho que me expressei errado;
meu camarada,  nunca fui um cara de matemática,  estudado e etc, sou mais da lógica,  e pelo pouco que entendi de precificaçao dos fiis, ações e etc... não deve só ficar preso em p/vp, mas em também no que está investindo e o conceito ali por trás. Sei que em fiis, principalmente de tijolos, aplica-se bem o p/vp de 1, porém vou dar um explo: antes do curso, eu investia muito em terrenos,  tenho 90% do meu patrimonio em terrenos, e estou me desfazendo deles aos poucos para mudar os investimentos, sempre comprava vendo as oportunidades, tipo, ouvi dizer que vão construir um aeroporto na região, e etc, se eu sei que aquilo ali vai me trazer algo futuro eu vou investir. Um outro exemplo: trabalho na área de construção civil pesada, construindo galpão de fábricas e logísticos para grandes empresas,  inclusive algumas listada na bolsa como a Down, Tesla, volvo e Asml. Uma delas que assinei contrato recentemente e bebo cana com o CEO, está construindo um novo parque de fábrica em etapas para os próximos 15 anos através de um fii Americano, a galera acha que está fazendo a fábrica para uma parte e para 2 anos e está precificando no mercado para esses 2 anos, eu sei que são para 15 anos, e eu compro mesmo que todo mundo diz que o p/vp esta 2 ou 1.6 ou qualquer valor, pq eu sei onde estou investindo, se eu realmente estudei aquele fii, pouco importao p/vp. Pq sei onde estão e as probabilidades, Porém meu jovem eu vi que vc é  um colaborador da página,  e claro que seu conhecimento é bem maior que o meu, eu só estava querendo ajudar ontem, e depois que vi seu perfil eu notei que estava falando besteira para uma pessoa que tem um bom conhecimento, Me desculpe,  vou procurar estudar mais antes de entrar em um assunto como esse. 
Sucesso!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 25/05/2023 at 09:53, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Bom dia. Se o diagrama apontar compra mas estiver acima de 1 qual a sua conduta?

Então, eu prefiro não aportar, tenho alguns ajustes nos percentuais da minha carteira que eu ainda estou ajustando, então prefiro direcionar para outros ativos. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...