Jump to content
  • 0

FII - P/VP


Adriano Umemura

Pergunta

Bom dia. Em FIIs de tijolo e de papel até qual valor de P/VP vcs aceitam pagar?

E a segunda questão. Caso o diagrama indique compra de um fii com valores acima do que vc citou, qual seria sua conduta? Compra mesmo estando mais caro ou ignora o diagrama e deixa para aportar somente qdo os valores estiverem abaixo do que vc estipulou?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Recommended Posts

  • 0
On 23/05/2023 at 07:27, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Bom dia. Em FIIs de tijolo e de papel até qual valor de P/VP vcs aceitam pagar?

E a segunda questão. Caso o diagrama indique compra de um fii com valores acima do que vc citou, qual seria sua conduta? Compra mesmo estando mais caro ou ignora o diagrama e deixa para aportar somente qdo os valores estiverem abaixo do que vc estipulou?

Oi @Adriano Luiz Odahara Umemura,

Nos fundos de tijolo, eu olho mais a vacância, constancia dos proventos, prazo dos contratos (wault), se é multi-propriedade e multi-inquilino e o ramo.  Não sou muito chegado a fundos de desenvolvimento, gosto mais de lages, shoppings e logistica.  Finalmente eu olho o YoC (se eu já tiver o fundo), quando ele me paga hoje sobre o valor médio das minhas cotas.

Já para os fundos de papel, eu olho o P/VP, composição da carteira em relação a %CDI, IGMP e IPCA.  Olho também a concentração, quanto mais pulverizado, melhor.  Outra coisa para prestar atenção é a alavacagem.  Tem alavancagem do bem e do mal.  A do bem é quando os contratos de pegar dinheiro e dever dinheiro estão alinhados no mesmo tipo de indexador, com uma taxa de tomar grana menor que a de receber grana.  A alavancagem do mal é quando estão descorrelacionados; por exemplo - nos dias de hoje - estar tomando grana em %CDI e recebendo grana em IPCA+

Essas são as minhas métricas.  Espero que isso lhe ajude!!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 24/05/2023 at 13:56, Rai Nunes disse:

Calma, calma... Eu faço toda uma análise, claro.

A pergunta do tópico é especificamente sobre P/VP e eu estou debruçando apenas nisto.

Evidentemente que até chegar nesse ponto, é porque o ativo já passou no restante da análise, provavelmente eu já o tenho e estou tentando entender até que momento vou aportar nele. Estabelecer um "teto".

Daí eu pergunto: viajei no valor? Desconsidere o cenário atual, pense em cenários onde tudo está em alta (o qual eu ainda não vivi).

@Flavio Prado @Matheus Malheiros Pinto

Viajou forte...  :-)

Fiquei curioso e fui dar uma olhada, numa lista com 329 Fiis listados, sabe quantos tem P/VP acima de 1,80 ?

2 ! (e deve ter algum BO no site, nem fui ver)

2 em 329... ou seja, é um filtro que passa tudo

Eu particularmente não compraria acima de 0,90

 

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
53 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Viajou forte...  :-)

Fiquei curioso e fui dar uma olhada, numa lista com 329 Fiis listados, sabe quantos tem P/VP acima de 1,80 ?

2 ! (e deve ter algum BO no site, nem fui ver)

2 em 329... ou seja, é um filtro que passa tudo

Eu particularmente não compraria acima de 0,90

 

 

Mas 1,80 de P/VP também é coisa de doido hahaha

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Mas o doido do Rai falou isso rsrs, ele estava fazendo umas contas que dava p/vp 1,80

Por isso disse que isso seria um filtro passa tudo

 

Sim, eu viajei mesmo. Quando montei esse algoritmo eu confundi alguma coisa.

Essa é a parte boa de trazer suas ideias pra comunidade, identificar erros próprios ou ajudar os outros a identificar seus próprios erros.

Ainda vou pensar como calcular esse indicador para colocar um teto. Depois compartilho com vcs tb.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Rai Nunes disse:

Sim, eu viajei mesmo. Quando montei esse algoritmo eu confundi alguma coisa.

Essa é a parte boa de trazer suas ideias pra comunidade, identificar erros próprios ou ajudar os outros a identificar seus próprios erros.

Ainda vou pensar como calcular esse indicador para colocar um teto. Depois compartilho com vcs tb.

Eh vero !

Uma coisa que pode levar em conta é histórico… tem fundo que nunca negocia abaixo de 1,00 por exemplo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu tenho um fundo que negocia normalmente com p/vp de 1,25, só que ele paga esse tipo de provento.  Lembrando que é tijolo e que tem 1000 motivos pelo qual ele não deveria fazer parte da carteira de ninguem, a menos que você o estude bem e tenha ele como pimenta na carteira:

Enfim, esses filtros servem para uma triagem inicial, mas é no detalhe que estão as diferenças e eventualmente, algumas joias.

image.png.4ffb046caa8203d83c44df3f759ee70c.png

Editado por William Redig
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...