Jump to content
  • 0

Darf


Rafael Carlos

Pergunta

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hour ago, Rafael Carlos disse:

Dúvida rápida turma…Se vendi uma ação com prejuízo, preciso emitir darf?

Não, DARF só deve ser emitida se houve lucro e para o caso de ações tem a isenção das transações até 20 mill reais no mês. 

 

Mas vale anotar ou manter no radar de alguma forma esse prejuízo, pois depois você pode abater para quando tiver lucro.  

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Rafael Carlos disse:

Dúvida rápida turma…Se vendi uma ação com prejuízo, preciso emitir darf?

Isso, como o @Leo Rogerio Da Silva Moreira comentou, DARF só para vendas em ações acima de 20k no mês, deve ser pago até o ultimo dia do mês seguinte. Qualquer venda com lucro em FIIs, ETF, BDRs deve ser emitida e pagada o DARF até o ultimo dia do mês seguinte, isso se o valor for de 10 reais ou mais, se for inferior a 10 reais, você deve esperar acumular um valor de 10 reias para emitir e pagar a DARF.

E sim, a note esse valor de venda com prejuízo para ser compensado com vendas com lucro no futuro, lembrando que precisa ser a mesma modalidade, ações swing trade com ações swing trade, FIIs swing trade com FIIs swing trade ...

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Rafael Carlos disse:

Dúvida rápida turma…Se vendi uma ação com prejuízo, preciso emitir darf?

@Rafael Carlos complementando os colegas. De qualquer maneira, para poder compensar em lucro futuro, o prejuízo deve ser lançado na declaração anual do ano seguinte ao prejuízo, ou seja, se houve prejuízo em 2023, vai lançar na declaração anual que você fará ano que vem.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia, galera. Uma dúvida, minha carteira tem 25% ETF(brasil), 25% ações brasil, 25% FIIS, e 25% tesouro. Minha reserva de emergência não entra aqui, está separada. Depois das aulas de investimentos nos EUA, quero vender meus etfs brasileiros, pra mandar esses 25% pra lá. Minha dúvida, nunca vendi ETF, posso vender numa vez só, e gerar uma darf só, em cima desse montante? Ou vou me desfazendo de um etf por dia, por exemplo, e gerando DARF´s individuais ? Também nunca preenchi e paguei uma DARF.

 

Obs. Tenho uns 40k em ETF, dentro de 8 ativos.

 

E se perguntei no lugar errado, ja antecipo meu pedido de desculpas. E se postei no lugar certo, já antecipo meus agradecimentos.

  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia @Douglas Haverot . Os seus ETF são de renda variavel? Se sim, a tributação sera em cima do lucro independente do valor a ser vendido. Não ha isenção sobre o valor da venda, incidindo 15% sobre o ganho de capital. Sendo assim vc pode vender tudo de uma vez ou por partes.

Contudo, outro fator a ser avaliado é quanto essa venda vai representar em relação ao seu patrimonio e em relação aos seus aportes mensais. Por exemplo, se os 40k representam cerca de 10 aportes mensais eu acredito que seia melhor realizar a venda mensalmente, proporcionalmente ao valor do seu aporte. Pq mesmo na compra dos ativos no exterior eu não acho legal vc aportar um valor significativo de uma só vez. Fazendo dessa forma vc faz um preço medio de venda e de compra no exterior, diminuindo a chance de vc ser pego em uma volatilidade maior.

Na aula 5 do modulo 8 o Raul explica um pouco sobre o processo de venda de uma ação e como realiza-la. No meu ponto de vista o processo pode ser feito da mesma forma em etfs de renda variavel.

Editado por Adriano Luiz Odahara Umemura
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Bom dia @Douglas Haverot . Os seus ETF são de renda variavel? Se sim, a tributação sera em cima do lucro independente do valor a ser vendido. Não ha isenção sobre o valor da venda, incidindo 15% sobre o ganho de capital. Sendo assim vc pode vender tudo de uma vez ou por partes.

Contudo, outro fator a ser avaliado é quanto essa venda vai representar em relação ao seu patrimonio e em relação aos seus aportes mensais. Por exemplo, se os 40k representam cerca de 10 aportes mensais eu acredito que seia melhor realizar a venda mensalmente, proporcionalmente ao valor do seu aporte. Pq mesmo na compra dos ativos no exterior eu não acho legal vc aportar um valor significativo de uma só vez. Fazendo dessa forma vc faz um preço medio de venda e de compra no exterior, diminuindo a chance de vc ser pego em uma volatilidade maior.

Na aula 5 do modulo 8 o Raul explica um pouco sobre o processo de venda de uma ação e como realiza-la. No meu ponto de vista o processo pode ser feito da mesma forma em etfs de renda variavel.

Sim, todos ETFs de renda variável, vou vender todo mês um pouco e aportar nos EUA, assim não compro tudo de uma vez, só preciso ver como preencho a DARF, nunca fiz venda de ETF, será a primeira vez, no caso, quando efetuar a venda, eu calculo 15% em cima do lucro, preencho a DARF com esse valor e pago, seria isso né? Muito obrigado pela cordial atenção, valeu!!! TMJ. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, Douglas Haverot disse:

Sim, todos ETFs de renda variável, vou vender todo mês um pouco e aportar nos EUA, assim não compro tudo de uma vez, só preciso ver como preencho a DARF, nunca fiz venda de ETF, será a primeira vez, no caso, quando efetuar a venda, eu calculo 15% em cima do lucro, preencho a DARF com esse valor e pago, seria isso né? Muito obrigado pela cordial atenção, valeu!!! TMJ. 

Isso mesmo

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
47 minutes ago, Douglas Haverot disse:

Sim, todos ETFs de renda variável, vou vender todo mês um pouco e aportar nos EUA, assim não compro tudo de uma vez, só preciso ver como preencho a DARF, nunca fiz venda de ETF, será a primeira vez, no caso, quando efetuar a venda, eu calculo 15% em cima do lucro, preencho a DARF com esse valor e pago, seria isso né? Muito obrigado pela cordial atenção, valeu!!! TMJ. 

Outra opção seria não vender e começar a colocar os novos aportes no exterior até ficar no valor ou percentual desejado.

Sendo dessa forma,.não terá que gerar darf nem pagar nada.

  • Você é pobre premium 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
46 minutes ago, Douglas Haverot disse:

Sim, todos ETFs de renda variável, vou vender todo mês um pouco e aportar nos EUA, assim não compro tudo de uma vez, só preciso ver como preencho a DARF, nunca fiz venda de ETF, será a primeira vez, no caso, quando efetuar a venda, eu calculo 15% em cima do lucro, preencho a DARF com esse valor e pago, seria isso né? Muito obrigado pela cordial atenção, valeu!!! TMJ. 

@Douglas Haverot complementando as respostas, o DARF é um só referente ao mês fechado e o vencimento dele o último dia útil do mês seguintes das vendas.

Por exemplo, durante o mês de julho/2023 você fará várias vendas em dias diferentes, e de FIIs diferentes. No início de agosto/2023 você vai calcular o lucro e prejuízo de cada FII vendido. Vai somar os lucros e prejuízos, e se der lucro vai gerar um DARF e pagar no último dia útil de agosto/2023. Se der prejuízo você vai deixar anotado para um lucro futuro de FII.

O site para gerar o DARF é:

https://sicalc.receita.economia.gov.br/sicalc/principal

 

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Ricardo Ochoa disse:

Outra opção seria não vender e começar a colocar os novos aportes no exterior até ficar no valor ou percentual desejado.

Sendo dessa forma,.não terá que gerar darf nem pagar nada.

Tinha pensado nessa também, inclusive fiz isso hoje, mandei um aporte pra lá, e não vendi nada. Obrigado.

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Douglas Haverot disse:

Bom dia, galera. Uma dúvida, minha carteira tem 25% ETF(brasil), 25% ações brasil, 25% FIIS, e 25% tesouro. Minha reserva de emergência não entra aqui, está separada. Depois das aulas de investimentos nos EUA, quero vender meus etfs brasileiros, pra mandar esses 25% pra lá. Minha dúvida, nunca vendi ETF, posso vender numa vez só, e gerar uma darf só, em cima desse montante? Ou vou me desfazendo de um etf por dia, por exemplo, e gerando DARF´s individuais ? Também nunca preenchi e paguei uma DARF.

 

Obs. Tenho uns 40k em ETF, dentro de 8 ativos.

 

E se perguntei no lugar errado, ja antecipo meu pedido de desculpas. E se postei no lugar certo, já antecipo meus agradecimentos.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...