Jump to content
  • 0

Olha o porque do Raul não recomendar investir em fundos


Igor Augusto Botelho Zago

Pergunta

Recommended Posts

  • 0

Por culpa das taxas, sem falar que muitas vezes não consegue nem bater o CDI. 

Eu até acho que faça sentido alguns fundos de ações, principalmente para quem não tem tempo ou conhecimento para escolher por conta própria, claro que você ia precisar dedicar tempo para escolher um fundo bom, porque tem muitos fundo ai que é melhor deixar o dinheiro no Tesouro Selic do que nele.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

O grande problema dos fundos é a falta de previsibilidade.  Uma vez eu li uma matéria bem interessante sobre isso.  Em suma, dizia que quando um gestor planeja um fundo de investimentos, ele bola uma alocação para aquele momento e faz a aporte com o caixa do fundo no momento do IPO.  Depois, se o fundo for bom, mais pessoas compram cotas e isso coloca mais grana no caixa do fundo e o gestor fica com um monte de grana que ele tem que aportar, mas a tese inicial já ficou para trás e as novas alocações terão que ser feitas em um novo momento da economia.

Seguindo, vai que as cotas caiam e o gestor precisa vender parte do patrimônio para pagar os cotistas que querem sair num momento de baixa no valor dos ativos do fundo.  Aí a coisa começa a andar ladeira abaixo.  Os fundos costumam ter um prazo de resgate maior para que o gestor possa buscar um melhor momento de vender para pagar quem quer sair.

Fora isso tem também as taxas de gestão, de performance e outras que tiram dinheiro do seu bolso, algumas somente em caso de bons resultados e outras com qualquer resultado.

Eu pessoalmente não gosto de fundos.  Tenho até 3 deles na minha carteira e foram os meus primeiros investimentos (quando eu não sabia nada).  Todos estão valendo menos do que paguei, mas eu deixo eles na carteira para me lembrar de não fazer cagada.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
17 horas atrás, Janderson Costa Leão Lima disse:

Complicado viu, eu mesmo estava na vibe de "viver de FII'S" mas tô vendo que não é bem assim kkkk to ansioso pra começar logo essa turma 21 😅

Esse exemplo que eu passei não se trata de FII especificamente, mas sim de fundos de renda fixa.

FII no caso seria um outro produto financeiro com outras análises relacionadas.

No final das contas o grande aprendizado desse caso que eu compartilhei é que devemos sempre entender bem do produto que estamos comprando pra que ele não vire dor de cabeça depois.

E não desanime, no curso vamos aprender como alcançar nossos objetivos financeiros e o caminho pra conseguir a tal liberdade financeira.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 29/05/2023 at 15:01, Igor Augusto Botelho Zago disse:

Não sei se alguém já postou sobre isso, mas tava vendo as notícias e me deparei com essa palhaçada aqui:

 

O povo criou um fundo de renda fixa que conseguiu dar prejuízo pro pessoal e ainda quer forçar o pessoal a esperar 9 meses.

 

https://www.infomoney.com.br/onde-investir/gestora-pede-mais-9-meses-para-resolver-liquidez-de-antigo-fundo-da-infinity-cotistas-veem-caso-nebuloso/

 

 

Tipo previdência conservadora que não bate CDI.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu tinha um Fundo de Investimento em renda fixa antes de começar o curso e usava para guardar parte da minha reserva de emergência (era com liquidez D+0). Encerrei no último mês por aprender que eu tenho as mesmas condições de alcançar a rentabilidade que me passavam sem precisar pagar a taxa que era cobrada, ainda que pequena.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

FIIs são diferentes. Os fundos que ele citou são aqueles que seu gerente de banco te oferece 😅

Aaaah sim, hoje mesmo o gerente do banco que meu pai tem conta ofereceu o excecelente título de capitalização sem rendimento kkkkk 10 mil pra ficar preso por 3 anos e retirar os "mesmo" 10k depois do período. Ainda bem que ele me ouviu e não colocou nada lá. 

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
49 minutes ago, Janderson Costa Leão Lima disse:

Aaaah sim, hoje mesmo o gerente do banco que meu pai tem conta ofereceu o excecelente título de capitalização sem rendimento kkkkk 10 mil pra ficar preso por 3 anos e retirar os "mesmo" 10k depois do período. Ainda bem que ele me ouviu e não colocou nada lá. 

Cacete, deixar 10k preso pra participar de sorteios. Melhor jogar na mega-sena.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 29/05/2023 at 15:01, Igor Augusto Botelho Zago disse:

Não sei se alguém já postou sobre isso, mas tava vendo as notícias e me deparei com essa palhaçada aqui:

 

O povo criou um fundo de renda fixa que conseguiu dar prejuízo pro pessoal e ainda quer forçar o pessoal a esperar 9 meses.

 

https://www.infomoney.com.br/onde-investir/gestora-pede-mais-9-meses-para-resolver-liquidez-de-antigo-fundo-da-infinity-cotistas-veem-caso-nebuloso/

 

 

Eu fui um dos que tomaram na tarraqueta por conta desse fundo..

E o pior de tudo foi a satanás da assessora do ModalMais que ficou no meu pé (whatsapp, ligações, calls, etc) para aplicar nele, vendeu como se fosse o melhor investimento de 'renda fixa' e realmente nas laminas estava superando disparado um antigo investimento que eu tinha na CEF (meu primeiro contato com investimentos kkkkkkk).. Acabei resgatando 5k (sorte que ainda fui com bastante pé atrás, pq ela queria que eu colocasse tudo) dele e coloquei no Infinity Select..

Pouco tempo depois aconteceu essa treta toda e quando indaguei a demonia da assessora, ela simplesmente me disse que enviaram um informativo por e-mail e que agora não podem fazer nada, mas que eu aguardasse pq ainda estão tendo assembleias para definir o futuro do fundo..

Pra convencer a gente a tirar dinheiro das outras aplicações e levar tudo pra eles, fazem diversas ligações, mensagens pelo whatsapp, vendem a própria mãe e tudo mais.. agora na hora de avisar sobre um problema futuro eles apenas "enviamos um e-mail em janeiro"..

Realmente, os 5k chegaram a quase 6 em pouquissimo tempo.. Ai de um dia pro outro, puff, Valor: R$ 870,00.

Depois ainda descobri que o Modal tava ganhando muito com a captação desse fundo.. rs

"O Modal fez, por exemplo, campanha de captação no quarto trimestre e o empurrão ajudou o Select a dobrar de tamanho, com a distribuição dirigida à pessoa física. Uma fonte conta que o assessor de investimentos que atraísse recursos para a carteira levava um rebate gordo. Outros distribuidores como Ativa, Órama e Toro também vinham ofertando os fundos da casa, que já contou com a distribuição de outros nomes como Necton (hoje do BTG) e CM Capital."

 

https://valorinveste.globo.com/produtos/fundos/noticia/2023/02/24/cotista-decide-futuro-de-fundo-da-infinity-gestora-descredenciada-pela-anbima.ghtml

https://valorinveste.globo.com/produtos/fundos/renda-fixa/noticia/2023/05/29/investidor-ve-perda-de-r-455-milhoes-em-fundos-de-renda-fixa-da-vaquish-vindos-da-infinity.ghtml

Editado por Matheus Fernandes Damasio
  • Brabo 1
  • Triste demais irmão 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 14/06/2023 at 19:59, Matheus Fernandes Damasio disse:

Eu fui um dos que tomaram na tarraqueta por conta desse fundo..

E o pior de tudo foi a satanás da assessora do ModalMais que ficou no meu pé (whatsapp, ligações, calls, etc) para aplicar nele, vendeu como se fosse o melhor investimento de 'renda fixa' e realmente nas laminas estava superando disparado um antigo investimento que eu tinha na CEF (meu primeiro contato com investimentos kkkkkkk).. Acabei resgatando 5k (sorte que ainda fui com bastante pé atrás, pq ela queria que eu colocasse tudo) dele e coloquei no Infinity Select..

Pouco tempo depois aconteceu essa treta toda e quando indaguei a demonia da assessora, ela simplesmente me disse que enviaram um informativo por e-mail e que agora não podem fazer nada, mas que eu aguardasse pq ainda estão tendo assembleias para definir o futuro do fundo..

Pra convencer a gente a tirar dinheiro das outras aplicações e levar tudo pra eles, fazem diversas ligações, mensagens pelo whatsapp, vendem a própria mãe e tudo mais.. agora na hora de avisar sobre um problema futuro eles apenas "enviamos um e-mail em janeiro"..

Realmente, os 5k chegaram a quase 6 em pouquissimo tempo.. Ai de um dia pro outro, puff, Valor: R$ 870,00.

Depois ainda descobri que o Modal tava ganhando muito com a captação desse fundo.. rs

"O Modal fez, por exemplo, campanha de captação no quarto trimestre e o empurrão ajudou o Select a dobrar de tamanho, com a distribuição dirigida à pessoa física. Uma fonte conta que o assessor de investimentos que atraísse recursos para a carteira levava um rebate gordo. Outros distribuidores como Ativa, Órama e Toro também vinham ofertando os fundos da casa, que já contou com a distribuição de outros nomes como Necton (hoje do BTG) e CM Capital."

 

https://valorinveste.globo.com/produtos/fundos/noticia/2023/02/24/cotista-decide-futuro-de-fundo-da-infinity-gestora-descredenciada-pela-anbima.ghtml

https://valorinveste.globo.com/produtos/fundos/renda-fixa/noticia/2023/05/29/investidor-ve-perda-de-r-455-milhoes-em-fundos-de-renda-fixa-da-vaquish-vindos-da-infinity.ghtml

Cara, sofri muito tbm com sugestões "bem intencionadas" de assessores de corretoras, que sempre davam errado. Já ouvi de tudo para eles se esquivarem de responsabilidade quando algo deu errado! Tbm, e isso é ainda pior, as poucas vezes que, na minha ignorância, busquei investimentos melhores, por simples lógica mesmo, os assessores estavam lá para dar mil argumentos contra meu investimento. (parece que os melhores e mais simples investimentos são os que eles pouco lucram!).

Acho que cabe até um tópico específico para relatarmos os abusos destas corretoras.

Graças que agora estou começando a ver a luz no fim do túnel.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Igor Garcia Barreto disse:

Cara, sofri muito tbm com sugestões "bem intencionadas" de assessores de corretoras, que sempre davam errado. Já ouvi de tudo para eles se esquivarem de responsabilidade quando algo deu errado! Tbm, e isso é ainda pior, as poucas vezes que, na minha ignorância, busquei investimentos melhores, por simples lógica mesmo, os assessores estavam lá para dar mil argumentos contra meu investimento. (parece que os melhores e mais simples investimentos são os que eles pouco lucram!).

Acho que cabe até um tópico específico para relatarmos os abusos destas corretoras.

Graças que agora estou começando a ver a luz no fim do túnel.

Mas isso faz todo sentido. Um investimento ruim precisa oferecer um rebate maior para as corretoras com a finalidade de atrair mais investidores

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 horas atrás, Igor Garcia Barreto disse:

Cara, sofri muito tbm com sugestões "bem intencionadas" de assessores de corretoras, que sempre davam errado. Já ouvi de tudo para eles se esquivarem de responsabilidade quando algo deu errado! Tbm, e isso é ainda pior, as poucas vezes que, na minha ignorância, busquei investimentos melhores, por simples lógica mesmo, os assessores estavam lá para dar mil argumentos contra meu investimento. (parece que os melhores e mais simples investimentos são os que eles pouco lucram!).

Acho que cabe até um tópico específico para relatarmos os abusos destas corretoras.

Graças que agora estou começando a ver a luz no fim do túnel.

#tamojunto

Já tomei cada uma na tarraqueta...

Estou adiando, mas pretendo reavaliar os fundos em que eu ainda estou, para ver de quais (possivelmente todos) eu vou sair.

#desespero

  • Brabo 1
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 horas atrás, Igor Garcia Barreto disse:

Cara, sofri muito tbm com sugestões "bem intencionadas" de assessores de corretoras, que sempre davam errado. Já ouvi de tudo para eles se esquivarem de responsabilidade quando algo deu errado! Tbm, e isso é ainda pior, as poucas vezes que, na minha ignorância, busquei investimentos melhores, por simples lógica mesmo, os assessores estavam lá para dar mil argumentos contra meu investimento. (parece que os melhores e mais simples investimentos são os que eles pouco lucram!).

Acho que cabe até um tópico específico para relatarmos os abusos destas corretoras.

Graças que agora estou começando a ver a luz no fim do túnel.

Também acho interessante abrir um tópico sobre esses abusos.

Tenho acompanhado algumas coisas relacionadas a esse fundo INFINITY SELECT que agora virou o VANQUISH PIPA FIRF LP.
No Reclame Aqui ta chovendo reclamações sobre as mesmas coisas que eu relatei.

Sempre gostei muito da ModalMais, só que desde que trocaram minha assessora para essa atual e principalmente depois dessa merda toda e vindo a tona todas esses movimentos da modal, perdi totalmente a confiança na corretora.

  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Isabella Mezzeth Filippi disse:

#tamojunto

Já tomei cada uma na tarraqueta...

Estou adiando, mas pretendo reavaliar os fundos em que eu ainda estou, para ver de quais (possivelmente todos) eu vou sair.

#desespero

Já tirei minhas posições em fundos. Só tenho esses 5k (que agora 'valem' 870,00) presos nesse fundo.

Correção: Nova queda, agora valem R$ 760,00

Editado por Matheus Fernandes Damasio
  • Triste demais irmão 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Mas isso faz todo sentido. Um investimento ruim precisa oferecer um rebate maior para as corretoras com a finalidade de atrair mais investidores

E pelo que eu tenho pesquisado, foi exatamente isso! O fundo foi inflado +- em Out/Nov de 2022 pela Modal e Ativa, e pelo que tenho visto, a Infinity Asset tava pagando um rebate absurdo pras corretoras logo, para os assessores.

To coçando aqui pra mandar msg pra minha assessora e perguntar pra ela se ela vai dividir comigo o rebate que ela ganhou em cima dos trouxas 🙋‍♂️ que ela enganou.

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
52 minutes ago, Matheus Fernandes Damasio disse:

Já tirei minhas posições em fundos. Só tenho esses 5k (que agora 'valem' 870,00) presos nesse fundo.

Correção: Nova queda, agora valem R$ 760,00

Você olha pro fundo do abismo e ele olha de volta pra você …

quando entrei na AUVP a primeira coisas que fiz foi liquidar 2 fundos que eu tinha (com preju mesmo) dura lição mas já pequei e não quero pecar mais (não deste pecado kkk)

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...