Jump to content
  • 0

FIIs de mesmo Gestor


Dimitri Dittrich

Pergunta

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
3 horas atrás, Dimitri Dittrich disse:

Se tratando de diversificação e gestão de risco, faz sentido ter na carteira, dois ou mais FIIs do mesmo gestor, mesmo que sejam de setores/tipos diferentes?

Exemplos:

XPML11, XPLG11 e MXRF11

KNCR11 e KNRI11

BCFF11 e BTLG11

Se for um gestor que você gosta e confia faz sentido sim. Melhor investir apenas em um gestor bom, do que ficar diversificando em gestores ruins. Claro que se aparecer algum escândalo com esse gestor, todos os seus fundos geridos por ele vai sofrer, se for algo sem fundamento pode ser uma oportunidade de aumentar mais a sua posição neles. 

O que eu faria, por ter uma carteira com mais de 10 FIIs, ter 2/3 fundos do mesmo gestor, não acredito que aumente tanto o risco da minha carteira.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 horas atrás, Dimitri Dittrich disse:

Se tratando de diversificação e gestão de risco, faz sentido ter na carteira, dois ou mais FIIs do mesmo gestor, mesmo que sejam de setores/tipos diferentes?

Exemplos:

XPML11, XPLG11 e MXRF11

KNCR11 e KNRI11

BCFF11 e BTLG11

Com certeza, alguns gestores são excelentes, como Kinea, BTG, XP e Credit Suisse.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Oi @Dimitri Dittrich,

Eu gosto muito de FIIs e eles respondem por 40% da minha carteira.  Com relação à gestora, ela pode fazer toda a diferença.  Boas gestoras fazem a diferença na hora do fundo administrar crises.  Fundos de gestão ativa, com bons gestores costumam performar acima dos demais.  Eu gosto da gestão do Credit Suisse, da Kinea e ainda a Riza e algumas outras.  Pessoalmente, não gosto da XP - é apenas minha opinião.

Agora, quanto à diversificação, é mais importante olhar à razão de fundos de tijolo e papel da sua carteira, sabendo que os de tijolo costumam pagar menos, mas tem uma proteção natural contra a inflação, coisa que já não acontece nos fundos de papel, onde todos os meses você recebe a correção monetária juntamente com os proventos.  Dentro de tijolo, existem, para citar alguns setores, shoppings, lages corporativas, galpões logísticos, escolas, hospitais, desenvolvimento, etc...  Ideal e que tenhas participação nos que gosta, preferindo os FIIs multi-propriedade e multi-inquilino.  Se puder diversificar por região do país, também ajuda.  Eu tenho galpões, lages, shoppings e um pouquinho de desenvolvimento.  Já nos FIIs de papel, são empréstimos feitos destinados ao financiamento imobiliário.  Novamente a gestora vai fazer a diferença e tem os fundos High Grade e High Yield, sendo o primeiro mais conservador na concessão de empréstimos e o segundo menos, como consequencia, os mais arriscados costumam pagar mais, mas tendem a sofrer mais inadimplência.

Espero que isso lhe ajude.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, William Redig disse:

Oi @Dimitri Dittrich,

Eu gosto muito de FIIs e eles respondem por 40% da minha carteira.  Com relação à gestora, ela pode fazer toda a diferença.  Boas gestoras fazem a diferença na hora do fundo administrar crises.  Fundos de gestão ativa, com bons gestores costumam performar acima dos demais.  Eu gosto da gestão do Credit Suisse, da Kinea e ainda a Riza e algumas outras.  Pessoalmente, não gosto da XP - é apenas minha opinião.

Agora, quanto à diversificação, é mais importante olhar à razão de fundos de tijolo e papel da sua carteira, sabendo que os de tijolo costumam pagar menos, mas tem uma proteção natural contra a inflação, coisa que já não acontece nos fundos de papel, onde todos os meses você recebe a correção monetária juntamente com os proventos.  Dentro de tijolo, existem, para citar alguns setores, shoppings, lages corporativas, galpões logísticos, escolas, hospitais, desenvolvimento, etc...  Ideal e que tenhas participação nos que gosta, preferindo os FIIs multi-propriedade e multi-inquilino.  Se puder diversificar por região do país, também ajuda.  Eu tenho galpões, lages, shoppings e um pouquinho de desenvolvimento.  Já nos FIIs de papel, são empréstimos feitos destinados ao financiamento imobiliário.  Novamente a gestora vai fazer a diferença e tem os fundos High Grade e High Yield, sendo o primeiro mais conservador na concessão de empréstimos e o segundo menos, como consequencia, os mais arriscados costumam pagar mais, mas tendem a sofrer mais inadimplência.

Espero que isso lhe ajude.

Oi @William Redig, obrigado pela resposta. A minha dúvida não é sobre os demais pontos de diversificação (setores, tipagem, etc), minha dúvida é especificamente sobre ter 2 ou mais fundos do mesmo gestor na carteira.

Entendo que é importante focar em bons gestores, mas ainda assim, fico com a pulga atrás da orelha pensando que se eu tiver 2 ou mais fundos do mesmo gestor, mesmo sendo um bom gestor, caso ocorra algum problema com esse gestor, vai afetar os dois fundos.

Eu por exemplo, dos fundos que analisei, verifiquei que acabaria tendo dois fundos da Kinea e dois da BTG, e quando me dei conta disso, fiquei preocupado, pensando que do ponto de vista de risco/segurança, talvez não seja uma boa ideia.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 minutes ago, Dimitri Dittrich disse:

Oi @William Redig, obrigado pela resposta. A minha dúvida não é sobre os demais pontos de diversificação (setores, tipagem, etc), minha dúvida é especificamente sobre ter 2 ou mais fundos do mesmo gestor na carteira.

Entendo que é importante focar em bons gestores, mas ainda assim, fico com a pulga atrás da orelha pensando que se eu tiver 2 ou mais fundos do mesmo gestor, mesmo sendo um bom gestor, caso ocorra algum problema com esse gestor, vai afetar os dois fundos.

Eu por exemplo, dos fundos que analisei, verifiquei que acabaria tendo dois fundos da Kinea e dois da BTG, e quando me dei conta disso, fiquei preocupado, pensando que do ponto de vista de risco/segurança, talvez não seja uma boa ideia.

oi @Dimitri Dittrich, tando a Kinea (itau) quanto o BTG são bons gestores.  Acho que isso não aumenta o seu risco.  Melhor ter mais fundos sob gestão de uma boa gestora do que diversificar e gestores e assim aumentar o risco de uma não tão boa gestão.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 horas atrás, Dimitri Dittrich disse:

Se tratando de diversificação e gestão de risco, faz sentido ter na carteira, dois ou mais FIIs do mesmo gestor, mesmo que sejam de setores/tipos diferentes?

Exemplos:

XPML11, XPLG11 e MXRF11

KNCR11 e KNRI11

BCFF11 e BTLG11

Acredito que o gestor nesse caso faz mais sentido em como ele toma as ações em momento de crise e não impacte necessariamente na diversificação, pois cada fundo tem seu foco, acaba sendo até a "diversificação" do trabalho daquele gestor.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Dimitri Dittrich eu poderia falar varias coisas, mas o pessoal já falou coisas super legais, vou falar sobre outro ponto que estou percebendo...

Você esta preocupado além da conta, diversifique, analise tudo certinho, e vai dar tudo bem, e tenha certeza que no meio do caminho vão acontecer BOs !! isso é certeza e inevitável...

Vou citar 2 coisas, um exemplo pratico, e um exemplo REAL que aconteceu na minha carteira...

Vamos supor que você analisou tudo isso que temos conversado, e comprou um FIIs de shopping centers, com números legais, com getor TOP, etc, etc ... ai veio a pandemia e mandou FECHAR todos os Shoppings... Ferrou ! ai é manter a calma.

Sobre o papo dos gestores, não sei se adianta escolher demais, caso real que aconteceu comigo, eu tinha o RBCO11 e em setembro do ano passado o fundo trocou de gestão ( e até de nome inclusive!! ) passou a se chamar HOFC11

Complementando o que andamos conversando sobre FIIs estes dias, ontem na Live eu perguntei pro Raul sobre a questão da vacância, se é legal focar em fundos com 0 de vacância... ele respondeu a mesma coisa que eu já acreditava, que fundos BONS e bem geridos, com um pouco de vacância as vezes podem ser uma oportunidade quando estão descontados além da conta, pois essa vacância não vai perdurar e depois você vai se beneficiar de ter entrado nele descontado pois o provento vai aumentar.

Fui olhar por curiosidade se existiam muitos gestores... que gerem acima de 1 bilhão temos 52...

É que eu ia usar um argumento, mas essa minha pesquisa quebrou minhas pernas kkkk, se quiser não repetir o gestor até é possível pois tem muitos...

Olha os 10 maiores (em relação ao tamanho do patrimônio gerido) 

BTG PACTUAL

KINEA INVESTIMENTO LTDA

BRL DTVM

XP ASSET MANAGEMENT

CREDIT SUISSE

PLURAL

RIO BRAVO INVESTIMENTOS LTDA

HEDGE INVESTMENTS

VINCI PARTNERS

VBI REAL ESTATE GESTÃO DE CARTEIRAS LTDA

 

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Dimitri Dittrich se por fim quiser, posso colocar mais umas pulgas atras da sua orelha kkkkkkkk 🙂

No caso de fundos de papel, teria que analisar se os papeis que compõem o fundo não estão muito sobrepostos com outros fundos...

Outro caso real, me lasquei e descobri isso quando deu BO...

HCTR11 e DEVA11 tinha vários CRIs sobrepostos ! e quando houve calote ambos foram afetados.

 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
29 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

@Dimitri Dittrich se por fim quiser, posso colocar mais umas pulgas atras da sua orelha kkkkkkkk 🙂

No caso de fundos de papel, teria que analisar se os papeis que compõem o fundo não estão muito sobrepostos com outros fundos...

Outro caso real, me lasquei e descobri isso quando deu BO...

HCTR11 e DEVA11 tinha vários CRIs sobrepostos ! e quando houve calote ambos foram afetados.

 

Podia ter um site que gera a sobreposição destes ativos comparando um fundo com outro. Em ETFs ja existe. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
51 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

@Dimitri Dittrich eu poderia falar varias coisas, mas o pessoal já falou coisas super legais, vou falar sobre outro ponto que estou percebendo...

Você esta preocupado além da conta, diversifique, analise tudo certinho, e vai dar tudo bem, e tenha certeza que no meio do caminho vão acontecer BOs !! isso é certeza e inevitável...

Vou citar 2 coisas, um exemplo pratico, e um exemplo REAL que aconteceu na minha carteira...

Vamos supor que você analisou tudo isso que temos conversado, e comprou um FIIs de shopping centers, com números legais, com getor TOP, etc, etc ... ai veio a pandemia e mandou FECHAR todos os Shoppings... Ferrou ! ai é manter a calma.

Sobre o papo dos gestores, não sei se adianta escolher demais, caso real que aconteceu comigo, eu tinha o RBCO11 e em setembro do ano passado o fundo trocou de gestão ( e até de nome inclusive!! ) passou a se chamar HOFC11

Complementando o que andamos conversando sobre FIIs estes dias, ontem na Live eu perguntei pro Raul sobre a questão da vacância, se é legal focar em fundos com 0 de vacância... ele respondeu a mesma coisa que eu já acreditava, que fundos BONS e bem geridos, com um pouco de vacância as vezes podem ser uma oportunidade quando estão descontados além da conta, pois essa vacância não vai perdurar e depois você vai se beneficiar de ter entrado nele descontado pois o provento vai aumentar.

Fui olhar por curiosidade se existiam muitos gestores... que gerem acima de 1 bilhão temos 52...

É que eu ia usar um argumento, mas essa minha pesquisa quebrou minhas pernas kkkk, se quiser não repetir o gestor até é possível pois tem muitos...

Olha os 10 maiores (em relação ao tamanho do patrimônio gerido) 

BTG PACTUAL

KINEA INVESTIMENTO LTDA

BRL DTVM

XP ASSET MANAGEMENT

CREDIT SUISSE

PLURAL

RIO BRAVO INVESTIMENTOS LTDA

HEDGE INVESTMENTS

VINCI PARTNERS

VBI REAL ESTATE GESTÃO DE CARTEIRAS LTDA

 

 

Sim, de fato é possível não repetir gestores e ainda assim ter bons fundos, justamente por isso abri esse tópico, pois tenho dois caminhos possíveis pra seguir.

Não tenho nenhuma dificuldade para entender que no meio do caminho sempre haverão BOs, mas entendo também que quanto mais for possível reduzir os riscos, melhor. Portanto acho a discussão válida. :)

Eu particularmente sigo acreditando que, sempre que for possível, seja mais seguro optar por gestores diferentes.
De qualquer forma agradeço as respostas.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Dimitri Dittrich em relação a diversificação de gestores, eu acho que se for possivel entre os ativos que vc escolher, poderia ajudar a diluir algum percentual de risco. Contudo, eu não trocaria um ativo que analisei e que considerei bom para começar a investir, somente pq ja tenho outro com o mesmo gestor. Talvez pudesse utilizar como criterio de desempate. A principio eu tenho: 

KNRI11: Administrador Intrag, gestor Kinea

XPML11: administrador BTG e XP, gestor XP Vista

VISC11 - administrador BRL Trust, gestor Vinci

MALL11 - administrador e gestor Genial

VINO11 - administrador BRL trust, gestor Vinci

XPLG11 - administrador Vortx, gestor XP gestão

BTLG11 - administrador e gestor BTG

MXRF11 - administrador BTG, gestor XP vista

HGCR11 - administrador e gestor Credit suisse 
 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Marcelo Ribeiro disse:

ele respondeu a mesma coisa que eu já acreditava, que fundos BONS e bem geridos, com um pouco de vacância as vezes podem ser uma oportunidade quando estão descontados além da conta, pois essa vacância não vai perdurar e depois você vai se beneficiar de ter entrado nele descontado pois o provento vai aumentar.

Pra mim é justamente aí que mora a oportunidade. Assim como em fundo de papel a inadimplência também pode ser o momento certo, já que ele vai executar as garantias em médio prazo.

HCTR11 pra mim é uma boa oportunidade (não é recomendação).

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...