Jump to content
  • 0

Quando entrar em uma empresa? Cotação tem sim sua relevância (?)


Matheus Cunha De Almeida

Pergunta

Bom dia, galera!

Se estamos aqui é porque somos investidores de longo prazo: compramos um ativo sem ter em vista a intenção de vendê-lo. Se batermos o martelo acerca da compra de ações de uma determinada empresa, é porque fizemos minuciosa análise fundamentalista (dentre outros aspectos) daquele organização, e julgamos que ela vai gerar resultados consistentes no futuro.

Por conta dessa abordagem, já escutei muito que "investidor buy n hold não olha cotação". No entanto, em muitos vídeos do Raul, ele mesmo já falou sobre momentos ruins de se entrar em uma empresa boa. Ou seja, mesmo que uma empresa passe pelo crivo da análise fundamentalista, existem momentos melhores e piores para se comprar as suas ações. Tanto é, que fazemos uma reserva de oportunidade exatamente para aproveitar momentos de distorção em que a cotação está mais baixa do que deveria.

Da mesma maneira, existem momentos de distorção em que a cotação estará alta, e nesse sentido as minhas dúvidas são: qual a relevância de momentos de alta para o investidor buy n hold? Como identificar que o preço da ação está distorcido a maior? Como identificar um momento em que não vale a pena comprar aquela ação para esperar um momento melhor?

Grato!!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa tarde. Não sei se vc ja chegou nas aulas sobre o diagrama do cerrado. O diagrama tera 2 formas de gerir aportes baseado no fator preço do ativo. Ele ira equilibrar as % que vc definiu para cada classe, ou seja qdo um ativo ficar "caro" ele diminuira a quantidade a ser aportada nele e direcionara para aqueles que estão "baratos". A outra forma que o digrama pode tbem auxiliar neste quesito são atraves das perguntas de gerenciamento de risco. Então perguntas como: " O ativo possui P/VP menor que 1" pontuarao de forma positiva o ativo direcionando mais aportes e o contrario tbem.

Em relação a reserva de oportunidade, em algumas lives de duvidas vi o Raul comentar que ela se torna relevante quando o seu patrimonio for muito grande. Patrimonios menores ou em fase de construção, ficar fora do mercado pode representar menos ganhos no longo prazo

Na pratica, vc ira ver que com aportes regulares, mensalmente ou no prazo que vc definir, o preço sera uma variavel que não tera tanta relevancia na sua carteira.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Obrigado pela resposta, Adriano. Sim, já cheguei no Diagrama do Cerrado e entendo parte do mecanismo por trás dele, mas ele é apenas uma ferramenta. Interessante, facilitadora de muita coisa, mas limitada. Os apontamentos de caro e barato são feitos relativamente a outros ativos que vc já possui.

Acho interessante aprender a fazer esse julgamento por conta própria, entendendo o que há por trás e indo além. 

A RADL3, por exemplo. Excelente empresa, mas a cotação está praticamente em seu maior preço desde o IPO, em função dos resultados do último trimestre. Para alguém que ainda não começou a aportar em RADL3 mas gostaria, agora é a hora? Vale a pena? Esse questionamento faz sentido se pensarmos no longo prazo?

 

Abraços!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Matheus Cunha De Almeida disse:

Obrigado pela resposta, Adriano. Sim, já cheguei no Diagrama do Cerrado e entendo parte do mecanismo por trás dele, mas ele é apenas uma ferramenta. Interessante, facilitadora de muita coisa, mas limitada. Os apontamentos de caro e barato são feitos relativamente a outros ativos que vc já possui.

Acho interessante aprender a fazer esse julgamento por conta própria, entendendo o que há por trás e indo além. 

A RADL3, por exemplo. Excelente empresa, mas a cotação está praticamente em seu maior preço desde o IPO, em função dos resultados do último trimestre. Para alguém que ainda não começou a aportar em RADL3 mas gostaria, agora é a hora? Vale a pena? Esse questionamento faz sentido se pensarmos no longo prazo?

 

Abraços!

Entendo seu questionamento. Contudo o caso que vc citou da RADL3 é igual da WEGE3. Tem gente esperando ate hoje para entrar quando estiver barata. Não sabemos o quanto ainda ira subir, ou se amanha vai cair. So conseguimos avaliar a empresa e seus fundamentos.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
22 horas atrás, Matheus Cunha De Almeida disse:

Bom dia, galera!

Se estamos aqui é porque somos investidores de longo prazo: compramos um ativo sem ter em vista a intenção de vendê-lo. Se batermos o martelo acerca da compra de ações de uma determinada empresa, é porque fizemos minuciosa análise fundamentalista (dentre outros aspectos) daquele organização, e julgamos que ela vai gerar resultados consistentes no futuro.

Por conta dessa abordagem, já escutei muito que "investidor buy n hold não olha cotação". No entanto, em muitos vídeos do Raul, ele mesmo já falou sobre momentos ruins de se entrar em uma empresa boa. Ou seja, mesmo que uma empresa passe pelo crivo da análise fundamentalista, existem momentos melhores e piores para se comprar as suas ações. Tanto é, que fazemos uma reserva de oportunidade exatamente para aproveitar momentos de distorção em que a cotação está mais baixa do que deveria.

Da mesma maneira, existem momentos de distorção em que a cotação estará alta, e nesse sentido as minhas dúvidas são: qual a relevância de momentos de alta para o investidor buy n hold? Como identificar que o preço da ação está distorcido a maior? Como identificar um momento em que não vale a pena comprar aquela ação para esperar um momento melhor?

Grato!!

No meu entendimento, se você analisou a ação, acha ela interessante para o longo prazo e vai fazer aportes mensais, não existe "caro" ou "barato", no longo prazo você inevitavelmente vai acabar comprando tanto em alta quanto em baixa.

Agora sobre a questão do diagrama, não é que ele diz que uma ação está "cara" então você não deve comprar, é que as vezes, por conta da valorização de um ativo, sua carteira fica desbalanceada, então é função dele reestabelecer a carteira para os padrões definidos, optando pela compra de outros ativos listados.

Caso você acha muito relevante determinar o melhor momento para entrar/aportar, eu diria que só não vale aportar em momentos de muito burburinho de notícias, na minha visão, se está saindo muito em jornal ou notícia é melhor dar preferência para outro ativo.

Mas reforçando, no longo prazo, a constância dos aportes mensais meio que compensa todas essas variações. Na prática, não me preocupo muito com isso.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 horas atrás, Matheus Cunha De Almeida disse:

A RADL3, por exemplo. Excelente empresa, mas a cotação está praticamente em seu maior preço desde o IPO

O ponto é que investimos para longo prazo. Uma empresa dessa (se não perder os fundamentos) daqui 30 anos não vai ter feito diferença vc esperar ela cair alguns reais de valor, que como disse o @Adriano Luiz Odahara Umemura, pode nunca cair.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 05/06/2023 at 11:10, Matheus Cunha De Almeida disse:

Bom dia, galera!

Se estamos aqui é porque somos investidores de longo prazo: compramos um ativo sem ter em vista a intenção de vendê-lo. Se batermos o martelo acerca da compra de ações de uma determinada empresa, é porque fizemos minuciosa análise fundamentalista (dentre outros aspectos) daquele organização, e julgamos que ela vai gerar resultados consistentes no futuro.

Por conta dessa abordagem, já escutei muito que "investidor buy n hold não olha cotação". No entanto, em muitos vídeos do Raul, ele mesmo já falou sobre momentos ruins de se entrar em uma empresa boa. Ou seja, mesmo que uma empresa passe pelo crivo da análise fundamentalista, existem momentos melhores e piores para se comprar as suas ações. Tanto é, que fazemos uma reserva de oportunidade exatamente para aproveitar momentos de distorção em que a cotação está mais baixa do que deveria.

Da mesma maneira, existem momentos de distorção em que a cotação estará alta, e nesse sentido as minhas dúvidas são: qual a relevância de momentos de alta para o investidor buy n hold? Como identificar que o preço da ação está distorcido a maior? Como identificar um momento em que não vale a pena comprar aquela ação para esperar um momento melhor?

Grato!!

Eu confesso que gastava muito mais energia antes pensando nisso do que agora.

No final o que conta é se você é uma pessoa completamente buy n hold fundamentalista ou tem um pouco de mentalidade value investing também.

Se você for puro buy n hold realmente o preço da ação não importa, desde que a empresa apresente bons fundamentos, já pelo pensamento do value investing você vai sempre "buscar" um momento em que a ação esteja "barata".

Concordo com o que foi dito anteriormente, para o longo prazo, sempre vai ter compras em momentos de alta e baixa, então hoje em dia eu simplesmente foco nas análises, abro o Broker no dia do aporte e sento o dedo no botão de comprar sem me importar muito com o preço da ação.

Mas como disse no começo, foi um processo no qual fui desapegando, antes sempre achava tudo caro, hoje só acostumei a comprar aceitando que é caro mesmo e pronto! Vou te falar que começou a me desgastar muito menos.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu gosto de misturar um pouco de 2 mundos...

Como já sou mais experiente (não de sabedoria, de idade mesmo kkkkkk) tenho preferido colocar na carteira ações mais previdenciárias, e não de crescimento, ou se possível algumas com ambas características...

Para este caso é importante mesmo sendo buy&hold dar uma olhada no preço teto que você calculou para sua ação, baseado no DY que espera receber desta empresa... por exemplo se espera receber 6,00 por ação no ano de uma empresa, e seu DY desejado é de no mínimo 6% , não pode pagar mais que 100,00 nesta empresa. Ou menos, caso queira colocar uma margem de segurança.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 05/06/2023 at 15:20, Matheus Cunha De Almeida disse:

Obrigado pela resposta, Adriano. Sim, já cheguei no Diagrama do Cerrado e entendo parte do mecanismo por trás dele, mas ele é apenas uma ferramenta. Interessante, facilitadora de muita coisa, mas limitada. Os apontamentos de caro e barato são feitos relativamente a outros ativos que vc já possui.

Acho interessante aprender a fazer esse julgamento por conta própria, entendendo o que há por trás e indo além. 

A RADL3, por exemplo. Excelente empresa, mas a cotação está praticamente em seu maior preço desde o IPO, em função dos resultados do último trimestre. Para alguém que ainda não começou a aportar em RADL3 mas gostaria, agora é a hora? Vale a pena? Esse questionamento faz sentido se pensarmos no longo prazo?

 

Abraços!

Penso um pouco como você... como existem muuitas empresas e oportunidades para an alisarmos na bolsa, eu realmente levo em consideração o PVP, PL E ROI na hora de decidir onde aportar, mesmo meus investimentos sendo de longo prazo... o meu objetivo de menor prazo é uma meta de 15 anos. 

Mas uma vez analisada a empresa dentro dos critérios que julgo importantes e passado para o diagrama, não me importa mais o valor que esteja a ação, sei que estou fazendo um bom negócio e não me apego ao valor da cota em si.

Revisito mensalmente meus critérios nas empresas que já tenho aportes para ver se tenho que mudar algo no diagrama, e também aquelas que deixei de standby para uma futura oportunidade e assim vou equalizando lá no diagrama.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...