Jump to content
  • 0

Tesouro Pré

Leonardo Tadashi Nakayasu

Pergunta

Bom  dia pessoal, fiquei com uma dúvida em relação à taxa do Tesouro Pré

Gostaria de saber se essa taxa é por período do título ou por ano?

por exemplo;

Um título pré fixado com vencimento em 10 anos, a taxa contratada será rendimento por ano? Ou para todo o príodo?

outro exemplo, se for um título com menos de 1 ano caso exista, ele é calculado pelo período todo ou por ano e proporcional aos meses?

Desculpa por ser uma pergunta meio óbvia, porém surgiu uma confusão na mente de tanto pensar.

• Brabo 1
Link para compartilhar

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
2 horas atrás, Leonardo Tadashi Nakayasu disse:

por exemplo;

Um título pré fixado com vencimento em 10 anos, a taxa contratada será rendimento por ano? Ou para todo o príodo?

outro exemplo, se for um título com menos de 1 ano caso exista, ele é calculado pelo período todo ou por ano e proporcional aos meses?

Desculpa por ser uma pergunta meio óbvia, porém surgiu uma confusão na mente de tanto pensar.

Boa tarde, Leonardo!

O Tesouro Prefixado possui um valor de face (quanto deve valer no seu vencimento) de R$1.000 e sua rentabilidade é definida pelo deságio que você paga no título. Segue um exemplo abaixo:

• Vencimento: 2026 - R$1.000
  • Preço hoje (2023) - R$700

Para calcular sua rentabilidade basta colocar na fórmula de juros compostos: 700 x (1+i)^3 = 1000 / i = 12,62%

Ou seja, um Tesouro Prefixado negociado por R$700 com vencimento em 3 anos apresenta uma rentabilidade de 12,62% a.a.

• 2024: R$788,34
  • 2025: R$887,83
  • 2026: R$1000,00

Se o prazo não fechar um ano inteiro, basta trocar o expoente pela fração proporcional. No exemplo acima, se faltassem 2 anos e 6 meses para o vencimento, bastaria trocar o 3 por 2,5.

• Aí cê deu aula... 4
Link para compartilhar

• 0
7 horas atrás, Leonardo Tadashi Nakayasu disse:

por exemplo;

@Leonardo Tadashi Nakayasu complementando os colegas, todas as Corretoras e Bancos apresentam a taxa anualizada dos títulos, pois assim fica mais fácil de compararmos, ou seja, independente do prazo do título, 1 mês ou 10 anos, sempre veremos a rentabilidade anualizada.

Espero ter ajudado.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, Matheus Malheiros Pinto disse:

Boa tarde, Leonardo!

O Tesouro Prefixado possui um valor de face (quanto deve valer no seu vencimento) de R$1.000 e sua rentabilidade é definida pelo deságio que você paga no título. Segue um exemplo abaixo:

Para calcular sua rentabilidade basta colocar na fórmula de juros compostos: 700 x (1+i)^3 = 1000 / i = 12,62%

Ou seja, um Tesouro Prefixado negociado por R$700 com vencimento em 3 anos apresenta uma rentabilidade de 12,62% a.a.

Se o prazo não fechar um ano inteiro, basta trocar o expoente pela fração proporcional. No exemplo acima, se faltassem 2 anos e 6 meses para o vencimento, bastaria trocar o 3 por 2,5.

Entendi,  ai entra a precificação à mercado,  a taxa oscila dentro do período. Aproveita as oportunidades no decorrer do período ou na pior das hipóteses espera o vencimento. 

Muito obrigado pela informação! 

Abraços 

Link para compartilhar

• 0
10 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Leonardo Tadashi Nakayasu complementando os colegas, todas as Corretoras e Bancos apresentam a taxa anualizada dos títulos, pois assim fica mais fácil de compararmos, ou seja, independente do prazo do título, 1 mês ou 10 anos, sempre veremos a rentabilidade anualizada.

Espero ter ajudado.

Entendi sim, muito obrigado! Abraços 

Link para compartilhar

• 0
On 07/06/2023 at 12:13, Matheus Malheiros Pinto disse:

Boa tarde, Leonardo!

Olá, Matheus! Sou super iniciante, acho que minha dúvida é boba, mas vamos lá: todo título comprado abaixo de mil reais, vale mil no vencimento, ok! E quando o título já é comprado acima de mil reais, calcula a rentabilidade através da fórmula dos juros compostos? Obrigada! :)

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
4 minutes ago, Nayara Camilo Lucena disse:

Olá, Matheus! Sou super iniciante, acho que minha dúvida é boba, mas vamos lá: todo título comprado abaixo de mil reais, vale mil no vencimento, ok! E quando o título já é comprado acima de mil reais, calcula a rentabilidade através da fórmula dos juros compostos? Obrigada! :)

Boa tarde. Os titulos prefixados obrigatoriamente vão valer 1000,00 no vencimento. Caso vc tenha investido um valor superior a esse, vc pode ter comprado um numero multiplo desse titulo. Por exemplo, o tesouro prefixado 2026 esta custando 1 titulo o valor de 773,08. Caso eu queira investir R$3000,00 vou estar comprando 3,88 titulos que receberão a rentabilidade oferecida de 10,63% ao ano

Captura de Tela 2023-06-16 às 16.22.23.png

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
22 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa tarde. Os titulos prefixados obrigatoriamente vão valer 1000,00 no vencimento. Caso vc tenha investido um valor superior a esse, vc pode ter comprado um numero multiplo desse titulo. Por exemplo, o tesouro prefixado 2026 esta custando 1 titulo o valor de 773,08. Caso eu queira investir R$3000,00 vou estar comprando 3,88 titulos que receberão a rentabilidade oferecida de 10,63% ao ano

Captura de Tela 2023-06-16 às 16.22.23.png

Adriano, entendi sim! Muitíssimo obrigada! :)

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
30 minutes ago, Nayara Camilo Lucena disse:

@Nayara Camilo Lucena não tem dúvida boba. Sempre vai ajudar você e outros alunos.

O Tesouro Direto tem, basicamente, 3 tipos de títulos, e somente um deles vai valer R$1.000,00 que é o Tesouro Prefixado. Os outros dois tipos (Tesouro IPCA+ e Tesouro Selic) são títulos pós fixados e equivalem a R$1.000,00 corrigidos pelos respectivos índices, que são o IPCA e a Selic, portanto o valor atual de uma unidade destes dois tipos de Tesouro é negociado a um valor corrigido.

No Portal do Tesouro (https://www.tesourodireto.com.br/titulos/precos-e-taxas.htm) você consegue ver o valor que estão sendo negociados ou também você pode ver os títulos e valores na própria iSaEx.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...