Jump to content
  • 0

NTN-B no mercado secundário? SWAP?

Diogo Milioli Ferreira

Pergunta

Olá pessoal!

Tenho um investimento de renda fixa, sugestão de um assessor da RICO, que é um NTN-B 2060 (IPCA+ 5,48%). Quando comprei esse produto, em outubro de 2022, ele não aparecia nos produtos do site do Tesouro... e quando questionei o assessor ele informou que era um produto disponível apenas na mesa... por ser do "mercado secundário"...  hoje ele está no site do Tesouro (inclusive com uma taxa maior de IPCA+ 5,63%)... mas queria entender um pouco mais sobre isso... como funciona essa questão do mercado secundário

Ainda dentro dessa questão, nos meses subsequentes à compra do título o assessor me ligou me oferecendo um SWAP... estratégia na qual especularíamos com o título... apostando na queda da taxa IPCA... bem, com esse movimento tive um rendimento em poucos dias de quase 3500,00 líquido... mas confesso que fiquei confuso sobre como isso funciona... hoje me parece que simplesmente fizemos um movimento de marcação a mercado... mas queria saber se teria sido possível realizar esse movimento (SWAP) sem a interferência de um assessor... pois no fim tive que pagar uma taxa de movimento... 

Desde já agradeço pela ajuda!  

Link para compartilhar

19 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hour ago, Flavio Prado disse:

@Diogo Milioli Ferreira as negociações no mercado primário são feitas diretamente com o Tesouro Direto, ou seja, você compra do emissor (Governo) e se quiser vender o único comprador será o Governo.

No mercado secundário de títulos do Tesouro Direto eles são negociados entre investidores e são intermediados pelas mesas de operações das corretoras, ou seja, quando você compra um título neste mercado ele não está diretamente vinculado ao seu CPF. O investimento não vai aparecer no Portal do Tesouro Direto e nem no Portal do Investidor B3. Os títulos comprados no mercado secundário ficam custodiados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). As corretoras cobram taxas para negociar os títulos no mercado secundário. 

Você disse que teve um lucro líquido de R$3.500, qual o valor investido e quanto eles cobraram de taxas?

Excelente! Foi uma explicação e tanto! Obrigado pela ajuda!

Eu investi 142.000,00 no NTN-B... fiz um SWAP de 100.000,00 em 27/03 e saí da posição em 02/05... O movimento gerou um lucro bruto de 3710,54... incidiu 834,37 de IR (22,5%)... e foi cobrada uma taxa de operação de 3,31... 

Confesso que foi até bom levantar essa discussão porque ainda não tinha parado para analisar todo o processo... e no meu imaginário a taxa tinha sido muito alta... mas na verdade o que comeu o lucro foi o IR...

Agora, fiquei um pouco preocupado ao entender que o valor não fica registrado no meu CPF... bom saber!

Mais uma vez, obrigado!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, Diogo Milioli Ferreira disse:

Eu investi 142.000,00 no NTN-B... fiz um SWAP de 100.000,00 em 27/03 e saí da posição em 02/05... O movimento gerou um lucro bruto de 3710,54... incidiu 834,37 de IR (22,5%)... e foi cobrada uma taxa de operação de 3,31... 

Confesso que foi até bom levantar essa discussão porque ainda não tinha parado para analisar todo o processo... e no meu imaginário a taxa tinha sido muito alta... mas na verdade o que comeu o lucro foi o IR...

Agora, fiquei um pouco preocupado ao entender que o valor não fica registrado no meu CPF... bom saber!

Mais uma vez, obrigado!

Salvo engano, em 3 meses de SELIC vc teria passado esse valor que lucrou.

• Sad 1
Link para compartilhar

• 0

Gostaria de entrar nessa conversa.  Também fui levado pelo assessor a comprar as mesmas NTN-Bs em custódia da corretora.  Ninguém me ofereceu qualquer operação ainda, mas toda avaliação que fiz e perguntas aqui na comunidade me levaram a concluir que foi um péssimo negócio.  Agora a pergunta é: tem como minizar a perda?  O que seria melhor, me desfazer delas logo e partir para outra, ou esperar e tentar usar a marca~]ao a mercado para minimizar a mancada?

Link para compartilhar

• 0
22 minutes ago, Andre Gomes disse:

Gostaria de entrar nessa conversa.  Também fui levado pelo assessor a comprar as mesmas NTN-Bs em custódia da corretora.  Ninguém me ofereceu qualquer operação ainda, mas toda avaliação que fiz e perguntas aqui na comunidade me levaram a concluir que foi um péssimo negócio.  Agora a pergunta é: tem como minizar a perda?  O que seria melhor, me desfazer delas logo e partir para outra, ou esperar e tentar usar a marca~]ao a mercado para minimizar a mancada?

Bom dia. No meu entendimento só havera perdas se te oferecerem uma operação de venda antecipada em momento desfavoravel devido a marcação a mercado, o que eu acredito que não ira acontecer. Se eu não me engano, a partir deste ano ficou obrigatorio a divulgação dos valores diarios destes titulos do mercado secundario, a fim de ficar mais transparente para o investidor o momento de tentar exercer a marcação.

Na pior das hipoteses vc pode levar ate o vencimento e ganhar a taxa contratada

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Obrigado Adrano.  Levar ao vencimento não é uma opção, porque são títulos 2060.  Uma das minhas dúvidas é que os títulos não estão no meu cpf.  São da corretora e negociados por ela.  Eu perdi a confiaça na corretora no momento em que um assessor contratado por ela faz esse tipo de negociação, que funcioana mais como uma venda comissionada do que como assessoria de investimento.   

Sim, a corretora me mostra os valores a mercado e não o valor do título na curva. 

Saindo agora eu sairia  no zero a zero, talvez com um pouquinhi de nada de ganho.

• Brabo 1
  • Sad 1
Link para compartilhar

• 0
5 minutes ago, Andre Gomes disse:

Obrigado Adrano.  Levar ao vencimento não é uma opção, porque são títulos 2060.  Uma das minhas dúvidas é que os títulos não estão no meu cpf.  São da corretora e negociados por ela.  Eu perdi a confiaça na corretora no momento em que um assessor contratado por ela faz esse tipo de negociação, que funcioana mais como uma venda comissionada do que como assessoria de investimento.   

Sim, a corretora me mostra os valores a mercado e não o valor do título na curva. 

Saindo agora eu sairia  no zero a zero, talvez com um pouquinhi de nada de ganho.

Vc pode aguardar um pouco mais. Os titulos mais longos são os melhores para marcaçnao a mercado. E com a concretização da queda da taxa de juros a tendencia é o valor do seu titulo aumentar.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 13/06/2023 at 09:43, Diogo Milioli Ferreira disse:

Mais uma vez, obrigado!

@Diogo Milioli Ferreira bom dia. Vc teria como explicar como foi feito esse swap com o titulo do tesouro?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Então… o tesouro indexado à inflação não entrou na operação? Vc colocou 142.000 na NTNB + 100.000 nessa operação de swap?

Dos 140.000,00 que estava no NTNB, pegaram 100.000,00 para o swap... como se fosse um empréstimo do meu investimento... assim que eu liquidei o swap os 100.000,00 voltaram para o NTNB

Link para compartilhar

• 0

Encontrei esse artigo sobre o que é o Swap...

Como o swap funciona?

Agora que você entendeu o conceito de swap, mostraremos o funcionamento dele no mercado.

Os contratos de swap são negociados no mercado de balcão organizado, ambiente em que as negociações são acordadas entre as partes, no que diz respeito a taxas, prazos e condições do contrato, sendo registradas na CETIP, atualmente parte da B3.

Esses contratos podem ser utilizados para executar operações de hedge, ou seja, proteção de carteira para as empresas, bem como para investidores que possuem títulos que possam variar de acordo com moeda, indexador, commodity, entre outros.

Para você entender melhor, vamos ilustrar com um exemplo simples. Suponhamos que a companhia “A” tem em sua carteira um investimento atrelado ao CDI, assim como algumas dívidas em dólar, e necessita de proteção quanto a possíveis altas da moeda, que podem fazer crescer o montante de sua dívida.

Nesse caso, ela pode fazer um hedge e trocar a rentabilidade da variação do CDI pela remuneração do dólar. Assim, suas dívidas não superarão o retorno de suas aplicações. Nesse caso em especial, a empresa “A” venderia o retorno do CDI à companhia “B”, que está interessada em se defender da queda do dólar, e compraria a variação da moeda somada a um cupom cambial.

Por fim, no vencimento, a variação de cada um dos ativos financeiros, objetos de troca, serão apurados e então, cada uma das partes realiza o pagamento da posição assumida. Esse seria um exemplo de swap cambial.

Referênciahttps://www.modalmais.com.br/blog/swap-como-funciona/?utm_term=&utm_campaign=google-search-trader-dsa&utm_source=adwords&utm_medium=ppc&hsa_acc=5908417010&hsa_cam=15330340795&hsa_grp=129523758429&hsa_ad=617515531831&hsa_src=g&hsa_tgt=aud-872198469793:dsa-1945211080278&hsa_kw=&hsa_mt=&hsa_net=adwords&hsa_ver=3&gclid=CjwKCAjwkLCkBhA9EiwAka9QRusDZzUtQTNrR4lJnPmlqJPcf5PIYih-LPqG0H1eJv_hERg6_lgoqRoCW4YQAvD_BwE

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
22 minutes ago, Diogo Milioli Ferreira disse:

Dos 140.000,00 que estava no NTNB, pegaram 100.000,00 para o swap... como se fosse um empréstimo do meu investimento... assim que eu liquidei o swap os 100.000,00 voltaram para o NTNB

Gostaria de saber como os eles realizam essa salada 😅

@Flavio Prado @Matheus Malheiros Pinto

• HAHAHAHA 1
Link para compartilhar

• 0
36 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Gostaria de saber como os eles realizam essa salada 😅

@Flavio Prado @Matheus Malheiros Pinto

SWAP é só invenção de moda pra quem gosta de estressar o mercado ou usado como uma forma de hedge por instituições, onde basicamente ocorre uma troca entre a rentabilidade de dois ativos. Pense em uma empresa que possui o caixa aplicado em DI mas importa em Dólar - eles já sabem quando vão ganhar no DI, mas uma grande oscilação da moeda pode prejudicar a operação, então uma opção é fazer um SWAP entre DI e Dólar.

Vamos supor que no período o DI teve uma rentabilidade de 1% e o Dólar 10%. Como as rentabilidades são "trocadas", a empresa vai pagar o 1% e receber 10%, deu pra entender?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
6 minutes ago, Matheus Malheiros Pinto disse:

SWAP é só invenção de moda pra quem gosta de estressar o mercado ou usado como uma forma de hedge por instituições, onde basicamente ocorre uma troca entre a rentabilidade de dois ativos. Pense em uma empresa que possui o caixa aplicado em DI mas importa em Dólar - eles já sabem quando vão ganhar no DI, mas uma grande oscilação da moeda pode prejudicar a operação, então uma opção é fazer um SWAP entre DI e Dólar.

Vamos supor que no período o DI teve uma rentabilidade de 1% e o Dólar 10%. Como as rentabilidades são "trocadas", a empresa vai pagar o 1% e receber 10%, deu pra entender?

Então. Mas é comprado um ativo e vendido outro?

Por exemplo, esse caso do swap pre x di

E como fica o título indexado ao IPCA dele?

Ao retornar os 100.000 que foi usado para a operação, ele recebe tbem a rentabilidade do tesouro IPCA?

Link para compartilhar

• 0
31 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Então. Mas é comprado um ativo e vendido outro?

Por exemplo, esse caso do swap pre x di

E como fica o título indexado ao IPCA dele?

Ao retornar os 100.000 que foi usado para a operação, ele recebe tbem a rentabilidade do tesouro IPCA?

Não é comprado, as rentabilidades são trocadas. 

SWAP entra no mercado de derivativos, onde não há a negociação real dos ativos, mas sim de contratos que derivam dos ativos (daí vem o nome).

No caso do colega ele está entrengando a rentabilidade de 100% do CDI e recebendo pré 12,35%. Ou seja, ele estará apostando que o DI no período vai ficar em média abaixo de 12,35% ao ano. Se ficar abaixo disso ele ganha dinheiro e se ficar acima ele perde.

É especulação pura, não faz sentido para um investidor de longo prazo. @Diogo Milioli Ferreira

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
On 16/06/2023 at 11:54, Diogo Milioli Ferreira disse:

Encontrei esse artigo sobre o que é o Swap...

Como o swap funciona?

Agora que você entendeu o conceito de swap, mostraremos o funcionamento dele no mercado.

Os contratos de swap são negociados no mercado de balcão organizado, ambiente em que as negociações são acordadas entre as partes, no que diz respeito a taxas, prazos e condições do contrato, sendo registradas na CETIP, atualmente parte da B3.

Esses contratos podem ser utilizados para executar operações de hedge, ou seja, proteção de carteira para as empresas, bem como para investidores que possuem títulos que possam variar de acordo com moeda, indexador, commodity, entre outros.

Para você entender melhor, vamos ilustrar com um exemplo simples. Suponhamos que a companhia “A” tem em sua carteira um investimento atrelado ao CDI, assim como algumas dívidas em dólar, e necessita de proteção quanto a possíveis altas da moeda, que podem fazer crescer o montante de sua dívida.

Nesse caso, ela pode fazer um hedge e trocar a rentabilidade da variação do CDI pela remuneração do dólar. Assim, suas dívidas não superarão o retorno de suas aplicações. Nesse caso em especial, a empresa “A” venderia o retorno do CDI à companhia “B”, que está interessada em se defender da queda do dólar, e compraria a variação da moeda somada a um cupom cambial.

Por fim, no vencimento, a variação de cada um dos ativos financeiros, objetos de troca, serão apurados e então, cada uma das partes realiza o pagamento da posição assumida. Esse seria um exemplo de swap cambial.

Minha cabeça ainda dá um pouco de nó nestas operações 😅

• HAHAHAHA 2
Link para compartilhar

• Criar novo...