Tenho um investimento de renda fixa, sugestão de um assessor da RICO, que é um NTN-B 2060 (IPCA+ 5,48%). Quando comprei esse produto, em outubro de 2022, ele não aparecia nos produtos do site do Tesouro... e quando questionei o assessor ele informou que era um produto disponível apenas na mesa... por ser do "mercado secundário"... hoje ele está no site do Tesouro (inclusive com uma taxa maior de IPCA+ 5,63%)... mas queria entender um pouco mais sobre isso... como funciona essa questão do mercado secundário?
Ainda dentro dessa questão, nos meses subsequentes à compra do título o assessor me ligou me oferecendo um SWAP... estratégia na qual especularíamos com o título... apostando na queda da taxa IPCA... bem, com esse movimento tive um rendimento em poucos dias de quase 3500,00 líquido... mas confesso que fiquei confuso sobre como isso funciona... hoje me parece que simplesmente fizemos um movimento de marcação a mercado... mas queria saber se teria sido possível realizar esse movimento (SWAP) sem a interferência de um assessor... pois no fim tive que pagar uma taxa de movimento...
Pergunta
Diogo Milioli Ferreira
Olá pessoal!
Tenho um investimento de renda fixa, sugestão de um assessor da RICO, que é um NTN-B 2060 (IPCA+ 5,48%). Quando comprei esse produto, em outubro de 2022, ele não aparecia nos produtos do site do Tesouro... e quando questionei o assessor ele informou que era um produto disponível apenas na mesa... por ser do "mercado secundário"... hoje ele está no site do Tesouro (inclusive com uma taxa maior de IPCA+ 5,63%)... mas queria entender um pouco mais sobre isso... como funciona essa questão do mercado secundário?
Ainda dentro dessa questão, nos meses subsequentes à compra do título o assessor me ligou me oferecendo um SWAP... estratégia na qual especularíamos com o título... apostando na queda da taxa IPCA... bem, com esse movimento tive um rendimento em poucos dias de quase 3500,00 líquido... mas confesso que fiquei confuso sobre como isso funciona... hoje me parece que simplesmente fizemos um movimento de marcação a mercado... mas queria saber se teria sido possível realizar esse movimento (SWAP) sem a interferência de um assessor... pois no fim tive que pagar uma taxa de movimento...
Desde já agradeço pela ajuda!
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
8
6
2
2
DIAS POPULARES
16/Jun
14
13/Jun
3
14/Jun
1
17/Jun
1
Top Posters For This Question
Adriano Umemura 8 posts
Diogo Milioli Ferreira 6 posts
Matheus Malheiros Pinto 2 posts
Andre Gomes 2 posts
DIAS POPULARES
16/Jun 2023
14 posts
13/Jun 2023
3 posts
14/Jun 2023
1 post
17/Jun 2023
1 post
Os mais famosos desse tópico
Flavio Prado
@Diogo Milioli Ferreira as negociações no mercado primário são feitas diretamente com o Tesouro Direto, ou seja, você compra do emissor (Governo) e se quiser vender o único comprador será o Governo.
Adriano Umemura
Bom dia. No meu entendimento só havera perdas se te oferecerem uma operação de venda antecipada em momento desfavoravel devido a marcação a mercado, o que eu acredito que não ira acontecer. Se eu não
Diogo Milioli Ferreira
Excelente! Foi uma explicação e tanto! Obrigado pela ajuda! Eu investi 142.000,00 no NTN-B... fiz um SWAP de 100.000,00 em 27/03 e saí da posição em 02/05... O movimento gerou um lucro bruto de 3
Posted Images
19 respostas para essa pergunta
Recommended Posts