Jump to content
  • 0

Como calcular a % de rentabilidade de um CDI?

João Peralta

Pergunta

Salve pessoal

Na aula 17 do módulo 3. O nosso investidor sardinha está a nos ensinar sobre contráfluxo.

Quero confirmar se meu raciocínio está correto.

Para calcular o rendimento de um CDI, a formula é essa? 

Taxa SELIC x % do CDI 

Exemplo: Selic a 4% e um CDI de 130%. Isso significa que renderá 5,2% ??

ME ajudem!! Obrigado!

• Brabo 1
Link para compartilhar

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
3 minutes ago, João Peralta disse:

Salve pessoal

Na aula 17 do módulo 3. O nosso investidor sardinha está a nos ensinar sobre contráfluxo.

Taxa SELIC x % do CDI 

ME ajudem!! Obrigado!

Bom dia. O raciocinio esta correto em parte. O CDI é 0,10% a menos do que a selic, então uma selic de 13,75% o CDI sera de 13,65%

Outro fator é que, como a selic é uma taxa que pode variar, este rendimento durante o investimento não é fixo, podendo sofrer oscilações

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
48 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Bom dia. O raciocinio esta correto em parte. O CDI é 0,10% a menos do que a selic, então uma selic de 13,75% o CDI sera de 13,65%

Outro fator é que, como a selic é uma taxa que pode variar, este rendimento durante o investimento não é fixo, podendo sofrer oscilações

Apenas uma correção quase que "ortográfica" mas que matematicamente faria diferença:

O CDI é 0,10 pontos percentuais abaixo da SELIC. Hoje está em 13,75%, sendo assim o CDI é de 13,65%.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, João Peralta disse:

Salve pessoal

Taxa SELIC x % do CDI 

ME ajudem!! Obrigado!

@João Peralta complementando os colegas, os títulos de renda fixa são mostrados nas Corretoras em percentuais anuais, no entanto a rentabilidade ocorre diariamente convertendo a taxa anual contratada para taxa diária, e esta taxa diária é aplicada ao saldo acumulado. É como uma conta corrente, a taxa diária é aplicada ao saldo do dia anterior, e assim vai acontecendo o juros compostos. No dia que a Selic mudar, a rentabilidade diária vai mudar também, usando o seu exemplo de 130% do CDI.

Em um título prefixado já sabemos exatamente qual será o valor a ser resgatado no vencimento.

Espero ter ajudado.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• Criar novo...