João Peralta Postado 13 de Junho de 2023 Compartilhar Postado 13 de Junho de 2023 Salve pessoal Na aula 17 do módulo 3. O nosso investidor sardinha está a nos ensinar sobre contráfluxo. Quero confirmar se meu raciocínio está correto. Para calcular o rendimento de um CDI, a formula é essa? Taxa SELIC x % do CDI Exemplo: Selic a 4% e um CDI de 130%. Isso significa que renderá 5,2% ?? ME ajudem!! Obrigado! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Adriano Umemura Postado 13 de Junho de 2023 Compartilhar Postado 13 de Junho de 2023 3 minutes ago, João Peralta disse: Salve pessoal Na aula 17 do módulo 3. O nosso investidor sardinha está a nos ensinar sobre contráfluxo. Quero confirmar se meu raciocínio está correto. Para calcular o rendimento de um CDI, a formula é essa? Taxa SELIC x % do CDI Exemplo: Selic a 4% e um CDI de 130%. Isso significa que renderá 5,2% ?? ME ajudem!! Obrigado! Bom dia. O raciocinio esta correto em parte. O CDI é 0,10% a menos do que a selic, então uma selic de 13,75% o CDI sera de 13,65% Outro fator é que, como a selic é uma taxa que pode variar, este rendimento durante o investimento não é fixo, podendo sofrer oscilações 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Rai Nunes Espindola Postado 13 de Junho de 2023 Compartilhar Postado 13 de Junho de 2023 48 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse: Bom dia. O raciocinio esta correto em parte. O CDI é 0,10% a menos do que a selic, então uma selic de 13,75% o CDI sera de 13,65% Outro fator é que, como a selic é uma taxa que pode variar, este rendimento durante o investimento não é fixo, podendo sofrer oscilações Apenas uma correção quase que "ortográfica" mas que matematicamente faria diferença: O CDI é 0,10 pontos percentuais abaixo da SELIC. Hoje está em 13,75%, sendo assim o CDI é de 13,65%. 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Adriano Umemura Postado 13 de Junho de 2023 Compartilhar Postado 13 de Junho de 2023 1 minute ago, Rai Nunes disse: Apenas uma correção quase que "ortográfica" mas que matematicamente faria diferença: O CDI é 0,10 pontos percentuais abaixo da SELIC. Hoje está em 13,75%, sendo assim o CDI é de 13,65%. Correto 😄 Obrigado 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Post popular Carlos Bastos Postado 13 de Junho de 2023 Post popular Compartilhar Postado 13 de Junho de 2023 E um CDI de liquidez diária como o nome diz rende diariamente, então com a taxa DI a 13,65 esse CDB de 130% ficaria assim: 13,65*1,3 = 17,75% aa. A formula pra acompanhar o rendimento diário seria (1+0,1775)^(1/252) = 0,06528% Então 1000 reais aplicados nesse CDB renderiam por dia R$ 0,65 (bruto) por mês: (1+0,1775)^(1/12) = 1,37% Só serve pra quem tem ansiedade, ficar fazendo conta de centavos, no entanto é um exercicio legal, pra a gente entender que a tudo o que envolve percentual requer exponenciação nos calculos. 2 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Post popular Matheus Malheiros Pinto Postado 13 de Junho de 2023 Post popular Compartilhar Postado 13 de Junho de 2023 26 minutes ago, Rai Nunes disse: Apenas uma correção quase que "ortográfica" mas que matematicamente faria diferença: O CDI é 0,10 pontos percentuais abaixo da SELIC. Hoje está em 13,75%, sendo assim o CDI é de 13,65%. Podia falar 10 pontos-base pra ficar mais chique 🤣 1 4 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Flavio Prado Postado 13 de Junho de 2023 Compartilhar Postado 13 de Junho de 2023 1 hour ago, João Peralta disse: Salve pessoal Na aula 17 do módulo 3. O nosso investidor sardinha está a nos ensinar sobre contráfluxo. Quero confirmar se meu raciocínio está correto. Para calcular o rendimento de um CDI, a formula é essa? Taxa SELIC x % do CDI Exemplo: Selic a 4% e um CDI de 130%. Isso significa que renderá 5,2% ?? ME ajudem!! Obrigado! @João Peralta complementando os colegas, os títulos de renda fixa são mostrados nas Corretoras em percentuais anuais, no entanto a rentabilidade ocorre diariamente convertendo a taxa anual contratada para taxa diária, e esta taxa diária é aplicada ao saldo acumulado. É como uma conta corrente, a taxa diária é aplicada ao saldo do dia anterior, e assim vai acontecendo o juros compostos. No dia que a Selic mudar, a rentabilidade diária vai mudar também, usando o seu exemplo de 130% do CDI. Em um título prefixado já sabemos exatamente qual será o valor a ser resgatado no vencimento. Espero ter ajudado. 1 1 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 João Peralta Postado 16 de Junho de 2023 Author Compartilhar Postado 16 de Junho de 2023 (edited) Todos foram muito úteis. Obrigado pessoal da comunidade. Meu cérebro e raciocínio não tão avantajados agradecem Abraço a todos! Editado 16 de Junho de 2023 por João Peralta 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
João Peralta
Salve pessoal
Na aula 17 do módulo 3. O nosso investidor sardinha está a nos ensinar sobre contráfluxo.
Quero confirmar se meu raciocínio está correto.
Para calcular o rendimento de um CDI, a formula é essa?
Taxa SELIC x % do CDI
Exemplo: Selic a 4% e um CDI de 130%. Isso significa que renderá 5,2% ??
ME ajudem!! Obrigado!
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
2
1
1
DIAS POPULARES
13/Jun
7
16/Jun
1
Top Posters For This Question
Adriano Umemura 2 posts
João Peralta 2 posts
Flavio Prado 1 post
Rai Nunes Espindola 1 post
DIAS POPULARES
13/Jun 2023
7 posts
16/Jun 2023
1 post
Os mais famosos desse tópico
Carlos Bastos
E um CDI de liquidez diária como o nome diz rende diariamente, então com a taxa DI a 13,65 esse CDB de 130% ficaria assim: 13,65*1,3 = 17,75% aa. A formula pra acompanhar o rendimento diário seria (1+
Matheus Malheiros Pinto
Podia falar 10 pontos-base pra ficar mais chique 🤣
Flavio Prado
@João Peralta complementando os colegas, os títulos de renda fixa são mostrados nas Corretoras em percentuais anuais, no entanto a rentabilidade ocorre diariamente convertendo a taxa anual contratada
7 respostas para essa pergunta
Recommended Posts