Jump to content
  • 0

Construção da Reserva de Emergência


Marco José Pereira

Pergunta

Pessoal, boa tarde a todos.

Comecei a investir a pouco tempo e ainda estou confuso em relação a reserva de emergência e gostaria de sugestões sobre em quais investimentos de renda fixa eu poderia montar essa reserva? Atualmente eu aloco na Nubank, naquelas caixinhas de 100% do CDI. 

Poderiam me ajudar? Há sugestões melhores do que essas caixinhas?

Antecipadamente agradeço as respostas e sugestões.

Link para compartilhar
Share on other sites

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa tarde. A primeira coisa que temos que entender em relação a reserva de emergencia, é que o importante não sera a rentabilidade e sim a liquidez. Bancos digitais geralmente irão oferecer rentabilidade maior nos cdbs, contudo existe o risco de vc não ter uma agencia fisica para resolver algum problema e pelo fato deles apresentarem uma fragilidade maior em relação a segurança do que os bancos mais consolidados. Acredito que uma das melhores alternativas seriam os cdbs de liquidez diarias em instituições como Itau, BRadesco e banco do BRasil.

Existem outras opções como o tesouro selic, mas ele perde um pouco em liquidez, ja que aos fins de semana vc não consegue fazer o resgate e em dias de semana dependendo do horario da requisição o dinheiro fica disponivel e D+1. Alem do fato de ter uma intermediadora que seria a corretora.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Sabrina Yole Bicalho Busatte disse:

A live hoje foi uma aula para convencer a não utilizar bancos digitais para reserva de emergencia. Segundo o Raul, o melhor é buscar por um banco tradicional - por ter mais confiabilidade, segurança e agencias físicas. Inclusive vou tratar de tirar a minha reserva do Nubank por causa da live de hoje rs

Pois é, eu também não via problema em deixar em banco digital mas ele me convenceu, realmente quando vc tiver uma necessidade, no bancão vc vai la na agencia, faz escandalo se precisar😆 e só sai de la quando te derem seu dinheiro hahah. Banco digital tem que lidar com aqueles atendimentos robotizados que nunca te ajudam...

Hoje eu deixo minha reserva do Brasil no banco Inter que é onde invisto pq moro na Holanda e não é viavel eu ter mais uma conta no Brasil principalmente se der algum problema vão falar pra eu ir na agencia. Tenho uma pequena reserva aí pra cobrir meus custos do meu apto caso não receba aluguel etc.

Aqui na Holanda uso bancão, reserva esta indo pra conta poupança (savings), do ABN AMRO que é onde tenho conta corrente também, rende 1% ao ano em época de juros alto 🥵. Mas posso tirar a qualquer momento, inclusive em finais de semana. (e se eu tiver problema no Inter, faço uma remessa para o Brasil e está resolvido).

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
23 horas atrás, Fabiana Bellentani Cabral De Oliveira disse:

Eu deixo a minha no LCI de um bancão, mas é porque sou funcionária e tenho acesso ao resgate facilmente se precisar. Como meu limite de cartão de crédito é super alto e eu quase não uso, se precisar de algo urgente apelo pra ele.

O certo de reserva de emergência é deixar na poupança.

Lembrem-se que o objetivo dela não é te deixar rico, é ter liquidez e te deixar seguro. 

 

bancos digitais

Para que serveonde deixar a RE

Bancao e banquinho

Editado por Ricardo Ochoa
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu tinha uma outra concepção para reserva de emergência, mas depois da AUVP entedi que é um local no qual não devo pensar em rentabilidade, mas em liquidez, devendo, por ora, aceitar desvalorização. Dessa forma, decidi colocar em poupança no BB, onde consigo sacar a qualuqer dia da semana, de domingo a domingo. LIQUIDEZ IMEDIATA é a regra!

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, ANDRÉ MESQUITA ALBUQUERQUE disse:

Eu tinha uma outra concepção para reserva de emergência, mas depois da AUVP entedi que é um local no qual não devo pensar em rentabilidade, mas em liquidez, devendo, por ora, aceitar desvalorização. Dessa forma, decidi colocar em poupança no BB, onde consigo sacar a qualuqer dia da semana, de domingo a domingo. LIQUIDEZ IMEDIATA é a regra!

Você sacou perfeitamente, André!

Liquidez imediata e não a rentabilidade. É difícil se desligar dessa questão de querer que o dinheiro renda mas é necessário.

 

Gosto também de deixar ao menos um mês da reserva em espécie. Pensando na pior das hipóteses, as vezes umas notas cá carteira ou de baixo do colchão salvam.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...