Jump to content
  • 0

Venda tesouro baixa rentabilidade para compra por maior rentabilidade


Pergunta

Boa noite amigos!

Eu possuo alguns títulos antigos do tesouro com rentabilidade contratada de IPCA 2024 +2,51%. A rentabilidade hoje está em IPCA +1,10%. Estou com a ideia de, mesmo eu recebendo um porcentagem inferior àquela que contratei, vender esses títulos e recomprar nos valores atuais com a rentabilidade maior (IPCA + 5,55 %).

Como nunca vendi títulos do tesouro, sei que terei um aporte menor nos títulos novos, devido a incidência de 15% de imposto e não sei se isso descompensaria a rentabilidade maior dos novos títulos.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

13 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa noite @Ramon do Rêgo de Menezes de Oliveira. Se vc comprou um titulo com rentabilidade anualizada de IPCA + 2,51% e hoje ele esta com a rentabilidade de IPCA + 1,1% caso vc venda estara perdendo parte da rentabilidade prometida. Se possivel tire um print do titulo comprado dentro do sistema do tesouro direto mostrando as informações para podermos avaliar de uma forma mais adequada.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 minutes ago, Renata Romanelli Trondi disse:

Boa noite Ramon. Pelo que entendi você comprou um título antigo do tesouro quando este título estava pagando IPCA+2,51% e hoje este mesmo título está pagando IPCA+1,1%. É isso? Se for isso você ganhará na marcação a mercado pela taxa ter caído.

Eu entendi que a taxa contratada foi de IPCA + 2,51% mas devido a marcação esta com taxa anualizada de IPCA + 1,1%

Por que não tem nenhum titulo pagando hoje IPCA + 1,1%

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia!

Esse seu título já está marcado a mercado, porém, como o vencimento dele está relativamente próximo (2024), a curva da marcação sofre bem menos quando comparado aos quais estão disponíveis agora no TD.

Vendendo e comprando outro título com a duração mais longa você terá uma marcação maior devido a curva até o vencimento ser muito maior (lembrando que isso pode der tanto positivo quanto negativo, a depender do cenário e das expectativas do mercado).

Como sugeriu o Adriano, seria legal um print desse seu título pra permitir uma análise melhor. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 18/07/2023 at 22:50, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Eu entendi que a taxa contratada foi de IPCA + 2,51% mas devido a marcação esta com taxa anualizada de IPCA + 1,1%

Por que não tem nenhum titulo pagando hoje IPCA + 1,1%

Exatamente.

A duvida é: Vendo meu título que contratei há uns 3 anos atrás, antecipando esse dinheiro e compro outro hoje, com uma taxa melhor, visto que há possibilidade, com  queda dos

  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Ramon do Rêgo de Menezes de Oliveira disse:

Exatamente.

A duvida é: Vendo meu título que contratei há uns 3 anos atrás, antecipando esse dinheiro e compro outro hoje, com uma taxa melhor, visto que há possibilidade, com  queda dos

... com a queda dos juros, das taxas ficarem menos atrativas.

 

image.png.7d140412475e8cb435915e6f061e30d3.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Ramon do Rêgo de Menezes de Oliveira disse:

Exatamente.

A duvida é: Vendo meu título que contratei há uns 3 anos atrás, antecipando esse dinheiro e compro outro hoje, com uma taxa melhor, visto que há possibilidade, com  queda dos

Boa tarde @Ramon do Rêgo de Menezes de Oliveira. Como falta somente 1 ano para o vencimento e vc ja esta na aliquota minima do IR, sim voce pode resgatar o titulo antecipadamente e conseguir uma rentabilidade maior nos titulos oferecidos atualmente. Contudo caso voce opte por esta conduta, teria que ter em mente que estaria perdendo parte da rentabilidade oferecida neste titulo devido a marcação a mercado.

Outra opção é deixar ir ate o vencimento, ja que falta pouco, e resgatar com a totalidade da rentabilidade contratada. Como diz o Raul, investimento é igual sabonete, quanto mais vc mexe mais ele diminuiu 😅

Porque por mais que existam indicios fortes de que iremos ter uma queda da taxa de juros, não sabemos com certeza de quanto sera e se realmente ira acontecer. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa tarde @Ramon do Rêgo de Menezes de Oliveira. Como falta somente 1 ano para o vencimento e vc ja esta na aliquota minima do IR, sim voce pode resgatar o titulo antecipadamente e conseguir uma rentabilidade maior nos titulos oferecidos atualmente. Contudo caso voce opte por esta conduta, teria que ter em mente que estaria perdendo parte da rentabilidade oferecida neste titulo devido a marcação a mercado.

Outra opção é deixar ir ate o vencimento, ja que falta pouco, e resgatar com a totalidade da rentabilidade contratada. Como diz o Raul, investimento é igual sabonete, quanto mais vc mexe mais ele diminuiu 😅

Porque por mais que existam indicios fortes de que iremos ter uma queda da taxa de juros, não sabemos com certeza de quanto sera e se realmente ira acontecer. 

Obrigado @Adriano Luiz Odahara Umemura. Vou considerar tudo e tomar a decisão.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
59 minutes ago, Ramon do Rêgo de Menezes de Oliveira disse:

Obrigado @Adriano Luiz Odahara Umemura. Vou considerar tudo e tomar a decisão.

Com a queda dos juros o IPCA deve subir, já esperou dois anos, deixa até o final e coloque novos aportes nós títulos que você estudou e achou mais atrativos 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Ramon do Rêgo de Menezes de Oliveira  complemento breve aqui as ótimas considerações que os colegas já fizeram: segurar e manter até o fim pode se enquadrar como parte da filosofia que temos aqui na AUVP. Já temos a mentalidade de que não vendemos ativos mesmo aqueles que foram ruins (uma ação mal avaliada por exemplo).

Acho que você segurar este tesouro por mais um tempo que é menor do tempo todo que você já segurou seria melhor para contemplar a rentabilidade toda do título e não perder para a marcação.

Após isso, você poderá reaportar o dinheiro em melhorrs oportunidades, vai ter estudado muito mais ativos para realocar ou ver como seria a melhor aplicação no período em que se terá o vencimento.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Ramon do Rêgo de Menezes de Oliveira disse:

... com a queda dos juros, das taxas ficarem menos atrativas.

 

image.png.7d140412475e8cb435915e6f061e30d3.png

Bom. Vou colocar aqui um comparativo de rentabilidades. Vou considerar apenas a rentabilidade real. Só a taxa sem o IPCA:

Se você manter até o vencimento:
- Rentabilidade de R$ 3.309,33 - 15% imposto = R$ 2.812,93 ou 9,38%

Se você vender agora e comprar o IPCA 2029 5,15%:
- Rentabilidade de R$ 2.537,17 - 15% imposto = R$ 2.156,59
- R$ 29.979,61 + R$ 2.156,59 = R$ 32.136,20
- R$ 32.136,20 rendendo 5,15% até 15/08/2024
-- Rentabilidade de R$ 1.233,44 - 17,5% imposto = R$ 1.017,58
-- Rentabilidade total R$ 2.156,59 + R$ 1.017,58 = R$ 3.174,17 ou 10,58%
--- Porém você estaria travado até 2029, se fosse vender antes (15/08/2024) sofreria de marcação a mercado. Talvez se encontrasse algum titulo bancário de curto prazo funcione melhor.

Eu acho que não compensa mais mexer nele. Falta muito pouco pra vencer. Melhor deixar pra lá e quando vence você aporta no contrafluxo do momento.

Se minhas contas e ou raciocínio estiverem errado por favor alguém me corrige. Essa marcação a mercado na pratica é complicada. 🙃

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 20/07/2023 at 18:12, Heberth Jorge Feres disse:

Bom. Vou colocar aqui um comparativo de rentabilidades. Vou considerar apenas a rentabilidade real. Só a taxa sem o IPCA:

Se você manter até o vencimento:
- Rentabilidade de R$ 3.309,33 - 15% imposto = R$ 2.812,93 ou 9,38%

Se você vender agora e comprar o IPCA 2029 5,15%:
- Rentabilidade de R$ 2.537,17 - 15% imposto = R$ 2.156,59
- R$ 29.979,61 + R$ 2.156,59 = R$ 32.136,20
- R$ 32.136,20 rendendo 5,15% até 15/08/2024
-- Rentabilidade de R$ 1.233,44 - 17,5% imposto = R$ 1.017,58
-- Rentabilidade total R$ 2.156,59 + R$ 1.017,58 = R$ 3.174,17 ou 10,58%
--- Porém você estaria travado até 2029, se fosse vender antes (15/08/2024) sofreria de marcação a mercado. Talvez se encontrasse algum titulo bancário de curto prazo funcione melhor.

Eu acho que não compensa mais mexer nele. Falta muito pouco pra vencer. Melhor deixar pra lá e quando vence você aporta no contrafluxo do momento.

Se minhas contas e ou raciocínio estiverem errado por favor alguém me corrige. Essa marcação a mercado na pratica é complicada. 🙃

@Heberth Jorge Feres se entendi seus cálculos no item de "vender agora", na venda ele receberá líquido R$37.904,66 para um investimento de R$29.979,61. Então a rentabilidade líquida será de R$7.925,05. Portanto o valor para investir em um novo título seriam os R$37.904,66. Ou entendi errado seus cálculos?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 23/07/2023 at 07:59, Flavio Prado disse:

@Heberth Jorge Feres se entendi seus cálculos no item de "vender agora", na venda ele receberá líquido R$37.904,66 para um investimento de R$29.979,61. Então a rentabilidade líquida será de R$7.925,05. Portanto o valor para investir em um novo título seriam os R$37.904,66. Ou entendi errado seus cálculos?

Pera aí que já faz tempo... 😅

É o seguinte:


Se ele segurar até o vencimento ele vai render R$ 2.812,93 liquido.
Montante 29.979,61 + rentabilidade R$ 2.812,93 = R$  32.792,54

Se ele antecipar vai receber agora R$ 2.156,59 vai reinvestir e receber mais R$ 1.017,58 do segundo investimento.
Montante R$ 29.979,61 + rendimento da antecipação R$ 2.156,59 + rendimento do segundo investimento (5,15%) R$ 1.017,58 = R$ 33.153,78

Lembrando que estou desconsiderando a inflação. Só calculando com base na taxa.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...