Jump to content
  • 0

Dúvida referente a Marcação a Mercado


Carlos Henrique Goria

Pergunta

Tenho uma dúvida referente como saber qual o tipo de Prefixado vale mais a pena para realização de marcação a mercado.

Acredito que estamos em um cenário onde a taxa selic pode ser reduzida pelo Bacen, porém não tenho ideia de qual tipo de prefixado seria ideal para comprar, sendo que pode haver uma queda na selic em menos de 1 ano.

O prefixado de 2026 está com o vencimento mais perto, caso a taxa selic caia, esse prefixado tem maior chance de aumentar o preço do que o de 2029 que pode aumentar porém não na mesma proporção que a de 2026....

Gostaria de saber se essa linha de raciocínio está correto?

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Bom dia @Carlos Henrique Goria. Titulos com vencimento mais longo tem mais margem para exercer a marcação a mercado. O mercado geralmente precifica boa parte das alterações futuras da taxa de juros, sendo assim titulos com vencimentos mais curtos ja apresentam esta precificação de forma mais significativa. Alem do que, geralmente titulos com vencimento mais distante possuem uma taxa oferecida maior, vide o tesouro 2026 com taxa de 10,19% e o 2029 com taxa de 10,60%

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
52 minutes ago, Carlos Henrique Goria disse:

Tenho uma dúvida referente como saber qual o tipo de Prefixado vale mais a pena para realização de marcação a mercado.

Acredito que estamos em um cenário onde a taxa selic pode ser reduzida pelo Bacen, porém não tenho ideia de qual tipo de prefixado seria ideal para comprar, sendo que pode haver uma queda na selic em menos de 1 ano.

O prefixado de 2026 está com o vencimento mais perto, caso a taxa selic caia, esse prefixado tem maior chance de aumentar o preço do que o de 2029 que pode aumentar porém não na mesma proporção que a de 2026....

Gostaria de saber se essa linha de raciocínio está correto?

 

Bom dia, Carlos!

Quanto mais longo o título mais sua sensibilidade às mudanças nas taxas de juros. Explicando como funciona, a variação de um título quando há alteração nas taxas de juros é calculada pela Duration modificada, cuja fórmula é:

Dm = Duration/(1+i)^t

A Duration é o prazo médio em que quem investe em um título de Renda Fixa vai reaver o capital investido mais os juros, e a Duration modificada calcula quanto o título varia na direção oposta com uma variação de 1 p.p. na taxa de juros. Veja como está elevado ao tempo, então a sensibilidade aumenta exponencialmente com o prazo do título.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Convidado
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Criar novo...