Jump to content
  • 0

CRIS e CRAS -


Regina Cristina Valladares Camina

Pergunta

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
35 minutes ago, Regina Cristina Valladares Camina disse:

Considerando que o CRA não tem garantia do FGC, que devo olhar os dados da empresa e são investimento a médio/longo prazo, minha pergunta é: 

Para nosso momento atual, taxa de juros, conjuntura, o que seria uma rentabilidade condizente para um titulo desse ?

   

Bom dia @Regina Cristina Valladares Camina. A rentabilidade vai estar atrelada ao risco da empresa. Sendo assim voce teria que avaliar se o risco x retorno é condizente com sua gestão de risco.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Oi Regina.

Eu não tenho visto muita diferença no premio pago nos CRI/CRA frente aos CDBs. Tem CDB pagando IPCA +8 +7 e os CRIS então no mesmo patamar. Considerando o cuidado redobrado por não ter FGC não parece valer a pena investir neles enquanto você estiver no limite.

Estando fora do limite dai é questão de avaliar os riscos de default da empresa. Escolher empresas com capital aberto para poder acompanhar a vida financeira é um boa maneira de mitigar os riscos.

Porém se já estiver na etapa de viver de renda vale a pena estudar um pouquinho mais logo que CRI/CRA paga cupom mensal, semestral ou anual. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 horas atrás, Heberth Jorge Feres disse:

Heberth, obrigada pela explicação.

Então, um outro ponto: ainda dentro de rentabilidade: o Tesouro Prefixado ou Inflação pode pagar menos e ter a incidência de IR, no entanto me parece que comparado ao CRI pre fixado pagando 12,35 ao ano ainda é uma melhor opção por ter o efeito de  marcação a mercado (dado que a expectativa de taxa de juros é de redução) ... estou errada? 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 05/08/2023 at 08:11, Regina Cristina Valladares Camina disse:

 

Bom dia, considerando que foi feita a devida análise de risco do papel, parece que sim. Contudo, vc deve levar em consideração a liquidez do papel se deseja ter ganho com marcação a mercado. CRIs e CRAs são negociados via mercado secundário pela corretora e nem sempre você consegue um bom rendimento na venda antecipada (a depender do quanto sua corretora vai lhe repassar desse ganho) ou ter uma boa liquidez. Sinceramente, eu não utilizaria esse tipo de título para essa operação e também cobraria um prêmio de risco um pouco maior para carrego desse tipo de ativo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Regina Cristina Valladares Camina Sim. O Tesouro Prefixado tem suas vantagens. Como o Raul sempre fala "Não tem investimento melhor.". O melhor investimento depende do mercado, da sua estratégia, do diagrama...

Na minha estratégia eu tenho nota maior para Tesouro Direto do que para Títulos Bancários. Então quando o diagrama sugerir comprar Tesouro eu compro tesouro e quanto mandar comprar Bancários eu CDBs/LCI/LCA. CRIs e CRAS só farão parte da minha estratégia quando atingir o limite do FGC ou encontrar um título pagando muito bem.

Quanto a marcação a mercado o ponto de entrada foi final do ano passado pois já diminuiu bastante o juros pago pelo tesouro. Não quer dizer que não vá cair ainda mais só que os ganhos não vão ser os mesmos.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...