Jump to content
  • 0

Venda de títulos do tesouro direto


Luis Augusto Teló Piccoli

Pergunta

Boa tarde.

Assistindo à aula sobre marcação à mercado, foi dito pelo Raul que na hora de vender os títulos não é possível escolher qual você quer vender, pois a opção cairia sobre o título mais antigo.

Assim, se eu tivesse adquirido um título prefixado em 2020 , com juros de 6% (com vencimento em 2026 p.ex), e em 2023 tivesse comprado outro com taxa de 12%, e quisesse hoje vender esse de 2023, não conseguiria? precisaria antes vender o de 2020?

Link para compartilhar
Share on other sites

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
3 minutes ago, Luis Augusto Teló Piccoli disse:

Boa tarde.

Assistindo à aula sobre marcação à mercado, foi dito pelo Raul que na hora de vender os títulos não é possível escolher qual você quer vender, pois a opção cairia sobre o título mais antigo.

Assim, se eu tivesse adquirido um título prefixado em 2020 , com juros de 6% (com vencimento em 2026 p.ex), e em 2023 tivesse comprado outro com taxa de 12%, e quisesse hoje vender esse de 2023, não conseguiria? precisaria antes vender o de 2020?

Luis,

Existe essa regra no TD de sempre liquidar os títulos mais antigos no momento da venda antecipada, portanto, não há como escolher qual título você deseja vender, sempre será do mais antigo para o mais novo. Porém, lembre-se que todos os títulos comprados estão remarcados a mercado pela taxa do dia, independente da taxa no momento efetivo da compra.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
25 minutes ago, Tiago Roberto Novello disse:

Luis,

Existe essa regra no TD de sempre liquidar os títulos mais antigos no momento da venda antecipada, portanto, não há como escolher qual título você deseja vender, sempre será do mais antigo para o mais novo. Porém, lembre-se que todos os títulos comprados estão remarcados a mercado pela taxa do dia, independente da taxa no momento efetivo da compra.

Certo. Mas no exemplo, o valor do título comprado em 2020 teria diminuído para acompanhar a subida da taxa de juros, logo não valeria a pena vendê-lo na marcação a mercado. Diferente do título comprado em 2023, já que a taxa está diminuindo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 minutes ago, Luis Augusto Teló Piccoli disse:

Certo. Mas no exemplo, o valor do título comprado em 2020 teria diminuído para acompanhar a subida da taxa de juros, logo não valeria a pena vendê-lo na marcação a mercado. Diferente do título comprado em 2023, já que a taxa está diminuindo.

Boa tarde @Luis Augusto Teló Piccoli. Sim, essa situação poderia acontecer em determinadas ocasiões. Contudo, na pratica havera outros fatores que poderão diminuir a chance disso acontecer. Uma delas seria o contrafluxo.

No exemplo que voce citou em 2020 estavamos com a menor taxa de juros em 2%. Neste periodo ja havia sinais de aumento da inflação e possivel aumento da taxa de juros. Sendo assim, caso fossemos trazer o seu exemplo para a realidade, voce estaria comprando titulos indexados a selic ou ao CDI. Desta forma diminui a chance de voce ter titulos com discrepancias tão grandes como voce citou.

Mas caso aconteça, teria que avaliar se realmente vale a pena o resgate antecipado caso tenha outra compra que antecede a que voce estaria avaliando.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Tiago Roberto Novello disse:

Entendo o seu pensamento Luis, mas, na prática ambos os títulos estão remarcados na curva de juros, portanto, estão nivelados em relação ao valor (PU) e taxas atuais. Isso sem contar que títulos mais recentes têm incidência maior de IR. 

@Tiago Roberto Novello exato, ambos os títulos estão com o mesmo PU, no entanto usando o exemplo do @Luis Augusto Teló Piccoli, individualmente o título de 2020 a 6% estaria com rentabilidade "negativa", pois hoje os juros são maiores que 6%, e o título de 2023 a 12% estaria com a rentabilidade "positivo", pois hoje os juros são menores que 12%.

Fica muito fácil de ver estas duas situações consultando os títulos na área logada do Portal do Tesouro Direto (https://portalinvestidor.tesourodireto.com.br). Lá, cada título tem um gráfico com a curva do preço teórico (rentabilidade contrata) e a curva do preço a mercado. No exemplo, o título de 2020 a curva teórica estará acima, e no título de 2023 a curva teórica estará abaixo.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Exato @Tiago Roberto Novello, então de fato existe essa regra no Tesouro Direto. Digamos que no exemplo os dois títulos são apenas pré-fixados, quem comprou não tinha noção de contrafluxo @Adriano Luiz Odahara Umemura. Nesse caso, até poderia antecipar a venda do título comprado em 2023, mas não vai poder pois o de 2020 deveria ser vendido antes, e não valeria à pena. E @Flavio Prado, se eu havia entendido, o valor do título de 2020 diminuiria para que ao final do prazo, com as taxas atuais, ele entregasse o valor prometido, enquanto o de 2023 aumentaria, e diminuiria até chegar na data prevista de vencimento, isso?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Tiago Roberto Novello exato, ambos os títulos estão com o mesmo PU, no entanto usando o exemplo do @Luis Augusto Teló Piccoli, individualmente o título de 2020 a 6% estaria com rentabilidade "negativa", pois hoje os juros são maiores que 6%, e o título de 2023 a 12% estaria com a rentabilidade "positivo", pois hoje os juros são menores que 12%.

Fica muito fácil de ver estas duas situações consultando os títulos na área logada do Portal do Tesouro Direto (https://portalinvestidor.tesourodireto.com.br). Lá, cada título tem um gráfico com a curva do preço teórico (rentabilidade contrata) e a curva do preço a mercado. No exemplo, o título de 2020 a curva teórica estará acima, e no título de 2023 a curva teórica estará abaixo.

Espero ter ajudado.

@Flavio Prado

Me corrija se eu estiver errado, tenho uma visão de que essa possibilidade de escolha de qual título vender efetivamente não faz diferença. O que eu estou entendendo é que existe uma sensação de que a possibilidade de escolha de qual título vender seria vantajoso, ou seja, que a regra do TD em que os resgates são sempre dos títulos mais antigos para os mais novos acaba prejudicando o investidor.

Fiz a projeção dos valores usando a calculadora CETIP, simulando um título pre-fixado exatamente conforme indicado neste tópico. Vamos aos números:

Título LTN 2026 comprado em 01/05/2020 com taxa de 6% - PU era de R$718,95

Título LTN 2026 na data de hoje 08/08/2023 com taxa de 9,91% - PU é de R$796,74 (rentabilidade de 10,82% em relação ao PU de compra)

Título LTN 2026 projetado para 08/08/2024 com taxa de 8% - PU será de R$897,25 (rentabilidade de 24,80% em relação ao PU de compra)

image.png.3f924192e3bc5f8c450ba6fd3e573592.png

=======================================================================

Título LTN 2026 comprado em 05/01/2023 com taxa de 12% - PU era de R$712,74

Título LTN 2026 na data de hoje 08/08/2023 com taxa de 9,91% - PU é de R$796,74 (rentabilidade de 11,79% em relação ao PU de compra)

Título LTN 2026 projetado para 08/08/2024 com taxa de 8% - PU será de R$897,25 (rentabilidade de 25,89%em relação ao PU de compra)

image.png.e65e145d677699b84c96397708b0c6ca.png

Ou seja, na minha opinião existe uma falsa sensação de que a escolha de qual título vender irá fazer grande diferença, porém, a marcação a mercado justamente tem o efeito de trazer o PU dos títulos para o mesmo nível de valor. Repare que independe de qual título ele tiver, o PU em 08/08/2024 será o mesmo, pois estamos falando do mesmo título, dessa forma, mesmo que a primeira compra estivesse negativa, ambos os títulos valorizariam ou desvalorizariam exatamente igual a partir da data de hoje em relação ao preço de mercado, na mesma proporção em relação a variação de PU  

Dessa forma, muito mais importante do que ter a opção de escolha de qual título vender, é importante saber o momento certo para comprar, principalmente em relação ao contrafluxo / ciclo de mercado / expectativas da economia, isso sim fará com a marcação a mercado traga ganhos expressivos.

Por gentileza, quem enxergar algo diferente me corrija, essa discussão agrega demais!!!

Editado por Tiago Roberto Novello
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
25 minutes ago, Tiago Roberto Novello disse:

Título LTN 2026 comprado em 01/05/2020 com taxa de 6% - PU era de R$718,95

Título LTN 2026 na data de hoje 08/08/2023 com taxa de 9,91% - PU é de R$796,74 (rentabilidade de 10,82% em relação ao PU de compra)

Título LTN 2026 projetado para 08/08/2024 com taxa de 8% - PU será de R$897,25 (rentabilidade de 24,80% em relação ao PU de compra)

Não sei se entendi direito o seu raciocinio. Mas este titulo, se não resgatar na data de 08.08.23 ele estara marcado na curva com valor aproximado de 869,94 com rentabilidade acumulada de 21%

E na data de 08.08.24 com valor aproximado de 922,49 com rentabilidade acumulada de 28%

Ou seja, se ele vender antecipadamente ele tera perda de rentabilidade

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 08/08/2023 at 19:43, Luis Augusto Teló Piccoli disse:

se eu havia entendido, o valor do título de 2020 diminuiria para que ao final do prazo, com as taxas atuais, ele entregasse o valor prometido, enquanto o de 2023 aumentaria, e diminuiria até chegar na data prevista de vencimento, isso?

@Luis Augusto Teló Piccoli exato, conforme o título vai chegando próximo do vencimento, o preço dele vai convergindo para o valor efetivo que você receberá no vencimento. Por esta razão é que quanto mais próximo do vencimento, menor é a volatilidade do preço, pois o preço do título "precisa" ser o valor real no vencimento.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 08/08/2023 at 21:12, Tiago Roberto Novello disse:

@Flavio Prado

Me corrija se eu estiver errado, tenho uma visão de que essa possibilidade de escolha de qual título vender efetivamente não faz diferença. O que eu estou entendendo é que existe uma sensação de que a possibilidade de escolha de qual título vender seria vantajoso, ou seja, que a regra do TD em que os resgates são sempre dos títulos mais antigos para os mais novos acaba prejudicando o investidor.

Fiz a projeção dos valores usando a calculadora CETIP, simulando um título pre-fixado exatamente conforme indicado neste tópico. Vamos aos números:

Título LTN 2026 comprado em 01/05/2020 com taxa de 6% - PU era de R$718,95

Título LTN 2026 na data de hoje 08/08/2023 com taxa de 9,91% - PU é de R$796,74 (rentabilidade de 10,82% em relação ao PU de compra)

Título LTN 2026 projetado para 08/08/2024 com taxa de 8% - PU será de R$897,25 (rentabilidade de 24,80% em relação ao PU de compra)

image.png.3f924192e3bc5f8c450ba6fd3e573592.png

=======================================================================

Título LTN 2026 comprado em 05/01/2023 com taxa de 12% - PU era de R$712,74

Título LTN 2026 na data de hoje 08/08/2023 com taxa de 9,91% - PU é de R$796,74 (rentabilidade de 11,79% em relação ao PU de compra)

Título LTN 2026 projetado para 08/08/2024 com taxa de 8% - PU será de R$897,25 (rentabilidade de 25,89%em relação ao PU de compra)

image.png.e65e145d677699b84c96397708b0c6ca.png

Ou seja, na minha opinião existe uma falsa sensação de que a escolha de qual título vender irá fazer grande diferença, porém, a marcação a mercado justamente tem o efeito de trazer o PU dos títulos para o mesmo nível de valor. Repare que independe de qual título ele tiver, o PU em 08/08/2024 será o mesmo, pois estamos falando do mesmo título, dessa forma, mesmo que a primeira compra estivesse negativa, ambos os títulos valorizariam ou desvalorizariam exatamente igual a partir da data de hoje em relação ao preço de mercado, na mesma proporção em relação a variação de PU  

Dessa forma, muito mais importante do que ter a opção de escolha de qual título vender, é importante saber o momento certo para comprar, principalmente em relação ao contrafluxo / ciclo de mercado / expectativas da economia, isso sim fará com a marcação a mercado traga ganhos expressivos.

Por gentileza, quem enxergar algo diferente me corrija, essa discussão agrega demais!!!

@Tiago Roberto Novello vamos ver se entendi seus cálculos.

A compra em 01/05/2020 a taxa contratada foi de 6%aa. Em 08/08/2023 a taxa oferecida no mercado era de 9,91%. Se você olhar as curvas do Preço Teórico (taxa contratada) e o Preço Real (taxa ofertada em 08/08/2023) se você vender, você receberá uma rentabilidade menor que a rentabilidade contratada, então estaria perdendo. Seguem dois prints do Portal do Tesouro que mostram os preços na curva. É do Tesouro IPCA, mas a lógica é igual, pois o que varia é a parte prefixada.

Taxa contratada em 2021 foi de 3,63% e hoje está pagando 1,95%. Então se vender, vai receber uma rentabilidade menor que a contratada.

338517883_TesouroIPCA.jpg.a6d3b0d0486b3c1bfea1a6eca6179495.jpg

E no gráfico aparece assim:

1231305747_TesouroIPCAcurva.jpg.6c0e2639ea4e26760a9448a295542e08.jpg

 

Com relação ao seu cálculo colocando a data de compra em 2024, você está corrigindo o título por 1 ano a uma taxa maior (de 8%) e vai continuar igual ao cálculo de 08/08/2023, estará recebendo uma rentabilidade menor que a rentabilidade contratada, pois o mercado está pagando mais (8%) se comparado a taxa contratada.

Espero ter ajudado.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...