Jump to content
  • 0

Vale vender com prejuizo sem prejuizo?


William Redig

Pergunta

Oi S@ardinhas,

Antes que vocês me bata, eu sou holder. rsss

Eu tenho dois FIIs que estão acumulando um prejuizo grande no valor da cota (muito perto de 50%).  A grande pergunta é:

Vale a pena vender, realizar o prejuízo fiscal (acumular o prejuízo) e recomprar no dia seguinte a preço de mercado?

Vale considerar que eu tenho vários FIIs que acumulam variação patrimonial positiva e que, em caso de venda lá num futuro muito distante, esse prejuízo que será/seria fabricado nessa operação pode vir a calhar....

O que vocês acham?

Obrigado!

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Recommended Posts

  • 0
18 minutes ago, William Redig disse:

Vale a pena vender, realizar o prejuízo fiscal (acumular o prejuízo) e recomprar no dia seguinte a preço de mercado?

Não sei se entendi... Seria, por exemplo, vc tem um preço médio de R$ 90 e daí vende a R$ 50. Vc teve o prejuízo de R$ 40. Daí vc SUSPOSTAMENTE recompra tudo no dia seguinte a R$ 50... É isso?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Bom dia @William Redig. Na minha opinião, se a principio a estrategia é acumular patrimonio, não fara sentido vender futuramente um ativo que estara com lucro. Alem do mais pode haver perdas no spread de compra e venda de um dia para outro

Oi Adriano,

Concordo com você parcialmente.  O spread de compra/venda se acontecer, do jeito que os fundos estão, vai ser a meu favor.  Eu tenho 64 anos e os critérios "não vender" e "longo prazo", para mim, não são tão distantes assim.  Não pretendo vender - está certo - mas não quer dizer que não vá vender.

Do jeito que vejo, acumular o prejuízo vai ter os seguintes benefícios:

  1. Entubo logo esse preju.  Um dos FIIs, o HCTR11, meu preço médio é de 106 reais e está custando 50 reais;
  2. Me libero de ficar amargando o resultado desses FIIs, olhando a posição da carteira todos os dias;
  3. Deixo de "mascarar", ou "passo a mascarar" o yield real da carteira de FII pela influência desse yield muito baixo devido à desvalorização da cota, transitando logo o valor da perda para um prejuizo fiscal que pode ser útil no futuro.
  4. Com 106 reais de preço médio, e ganhando 0,50/mês, nunca mais vou investir no FII pois está sendo um High Yield sem ser High Yield;
  5. A 50 reais a cota, pagando 0,50, é 1% a.m.  Passa a ser interessante novamente e em linha com o histórico de rentabilidade do FII;
  6. Tenho vários FIIs com valorização (comprei barato e ainda devem aumentar mais) e pode ser que num rebalanceamento futuro, eu possa ter que vender alguns deles. (Na teoria, minha carteira de FIIs está com volume maior que o desejado e no momento estou aportando em Ações Internacionais, Brasileiras e um pouco de RF - Vai demorar pelo menos um ano para os FIIs ganharam mais aportes)

Desvantagem em não fazer isso:  Eu não vou ficar mais sendo lembrado todos os dias da M&rd@ que fiz me sobre-expondo em HY!! rsss

São esses os pensamentos que estou tendo para avaliar se vale ou não vale....

 

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, William Redig disse:

sim, ou por 45, do jeito que coisa está andando... rsss

Só seria ruim de vender lá na frente, pois vc pagaria mais impostos por conta da valorização. Acaba sendo um 6 por meia dúzia né, porque vc abate antes. Enfim, eu não faria... Teve um dia que HCTR11 disparou de 45 para 60... imagina vc vende bem nos 45 kkkk

Se vc é Holder, não vai ter onde abater esse prejuízo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
47 minutes ago, William Redig disse:

Do jeito que vejo, acumular o prejuízo vai ter os seguintes benefícios:

  1. Entubo logo esse preju.  Um dos FIIs, o HCTR11, meu preço médio é de 106 reais e está custando 50 reais;
  2. Me libero de ficar amargando o resultado desses FIIs, olhando a posição da carteira todos os dias;
  3. Deixo de "mascarar", ou "passo a mascarar" o yield real da carteira de FII pela influência desse yield muito baixo devido à desvalorização da cota, transitando logo o valor da perda para um prejuizo fiscal que pode ser útil no futuro.

Mas @William Redig pq mascarar se vc comprou ele no preço X e agora com a Queda ele vale x/2? entendo que esta é a realidade (este FII em questão vai sim impactar na sua carteira, ele era um risco e caiu)

Sinceramente olhando seu post parece que vc quer acariciar o YOC removendo o preju do HCTR, mas nao deveria ser o contrario? deixar ele ai pra vc entender que isso pode acontecer e acontece?

Digo isso na minha carteira de FII o HTCR representa menos de 2% e impactou no YOC, mas não me incomoda, na verdade so lembro que ele esta la quando vou dar uma revisa geral (mas ele esta congelado)

Mas se vc tiver uma posição de outro ativo desta classe com Lucro e que voce não queira mais na sua carteira (exemplo algum outro de papel ou sei la qq um que vc entenda que nao faça mais sentido) e este esta com Lucro, e queira usar o preju do HCTR para abater (ate acho bacana) mas pra comprar novamente so pra ter o YOC corrigido nao faz sentido nenhum....

Opiniao simples, se nao faz sentido e vc não quer mais ele, vende, assume o preju e foca em outro ativos...

@Rai Nunes chegou sua hora de encher o carrinho de HCTR

 

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
23 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Quase concordo...

Só não sei se faz sentido tirar o sapato que pisou na merda, lavar, lustrar, polir, passar perfume, vestir novamente e...

pisar na merda novamente por querer kkkkkkkkkkkk

Se decidir realizar o prejuízo e sair do papel, entre em outros decentes... redistribua isso nos outros FIIs bons...

PS: Tenho licença poetica para chamar de merda, tenho HCTR e DEVA fedendo aqui no meu pé também !

 

Gostei da analogia do sapato.... rssss

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
45 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

Mas @William Redig pq mascarar se vc comprou ele no preço X e agora com a Queda ele vale x/2? entendo que esta é a realidade (este FII em questão vai sim impactar na sua carteira, ele era um risco e caiu)

Sinceramente olhando seu post parece que vc quer acariciar o YOC removendo o preju do HCTR, mas nao deveria ser o contrario? deixar ele ai pra vc entender que isso pode acontecer e acontece?

Digo isso na minha carteira de FII o HTCR representa menos de 2% e impactou no YOC, mas não me incomoda, na verdade so lembro que ele esta la quando vou dar uma revisa geral (mas ele esta congelado)

Mas se vc tiver uma posição de outro ativo desta classe com Lucro e que voce não queira mais na sua carteira (exemplo algum outro de papel ou sei la qq um que vc entenda que nao faça mais sentido) e este esta com Lucro, e queira usar o preju do HCTR para abater (ate acho bacana) mas pra comprar novamente so pra ter o YOC corrigido nao faz sentido nenhum....

Opiniao simples, se nao faz sentido e vc não quer mais ele, vende, assume o preju e foca em outro ativos...

@Rai Nunes chegou sua hora de encher o carrinho de HCTR

 

 

Não é questão de querer acariciar o YoC.  A questão é gerar um preju contábil que pode me beneficiar no futuro.  A ideia é hold para a eternidade, mas tudo é eterno enquanto dura.  A ideia é não vender nunca, mas nunca é sempre muito tempo.  Entendo as colocações sua, do Marcelo e do Adriano.  Prejuizo real não vai existir, pois vou continuar posicionado no ativo, só que fico com uma "reserva de preju" que pode compensar alguma venda.

Eu fiz isso com ações outro dia:  tinha uma posição gordinha (para mim) em IVVB11, que estava acumulando há quase um ano e agora decidir vender para investir diretamente nos estados unidos.  Vendi a posição inteira de IVVB11 com quase 20% de lucro e compensei o lucro com uma venda com preju/recompra no dia seguinte de 2 posições de ações que estavam no prejuizo (entrei nelas muito algo).  O saldo foi que não paguei imposto sobre a valorização, mandei a grana pra fora com dólar barato e baixei artificialmente o PM das duas ações.

Isso é o que está me atordoando....

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
23 minutes ago, William Redig disse:

Não é questão de querer acariciar o YoC.  A questão é gerar um preju contábil que pode me beneficiar no futuro.  A ideia é hold para a eternidade, mas tudo é eterno enquanto dura.  A ideia é não vender nunca, mas nunca é sempre muito tempo.  Entendo as colocações sua, do Marcelo e do Adriano.  Prejuizo real não vai existir, pois vou continuar posicionado no ativo, só que fico com uma "reserva de preju" que pode compensar alguma venda.

Eu fiz isso com ações outro dia:  tinha uma posição gordinha (para mim) em IVVB11, que estava acumulando há quase um ano e agora decidir vender para investir diretamente nos estados unidos.  Vendi a posição inteira de IVVB11 com quase 20% de lucro e compensei o lucro com uma venda com preju/recompra no dia seguinte de 2 posições de ações que estavam no prejuizo (entrei nelas muito algo).  O saldo foi que não paguei imposto sobre a valorização, mandei a grana pra fora com dólar barato e baixei artificialmente o PM das duas ações.

Isso é o que está me atordoando....

Resumindo, vc não é exatamente o Holder que nós conhecemos kkkkkk

  • HAHAHAHA 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Rai Nunes disse:

Resumindo, vc não é exatamente o Holder que nós conhecemos kkkkkk

Sou holder sim, só que não sou cego para as possibilidades do mercado.  Não tenho intenção de vender nada, não sou trader, mas o que é que custa prevenir um eventual lucro de pagar imposto?  É pensar no futuro, já que esses prejuizos podem acumular para sempre....

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, William Redig disse:

Sou holder sim, só que não sou cego para as possibilidades do mercado.  Não tenho intenção de vender nada, não sou trader, mas o que é que custa prevenir um eventual lucro de pagar imposto?  É pensar no futuro, já que esses prejuizos podem acumular para sempre....

Vende agora no final do dia e já prepara amanha no comecinho pra comprar. Eu entendi seus argumentos e talvez na mesma situação fizesse algo assim.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Oi sardinhas!!!

Sou nova por aqui, ainda estou no começo do curso, mas eu já tinha alguns FII, dentre eles, o famigerado HCTR11
Acordei decidida a vendê-lo hoje, mas, de ontem para hoje, caiu mais um monte! kkkkk
Será que devo mesmo vender ou agora é a hora de esperar ele subir de novo?????

ÇOCORRO!

  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 minutes ago, Adriana Zakzuk disse:

Oi sardinhas!!!

Sou nova por aqui, ainda estou no começo do cvrso, mas eu já tinha alguns FII, dentre eles, o famigerado HCTR11
Acordei decidida a vendê-lo hoje, mas, de ontem para hoje, caiu mais um monte! kkkkk
Será que devo mesmo vender ou agora é a hora de esperar ele subir de novo?????

ÇOCORRO!

 Não venda!!!!!!

E inclusive não venda e não compre nada! Complete suas aulas primeiro.

 

@William Redig te espero aqui depois que fizer o movimento:

 

  • HAHAHAHA 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, William Redig disse:

Vale a pena vender, realizar o prejuízo fiscal (acumular o prejuízo) e recomprar no dia seguinte a preço de mercado?

Não vale a pena.

Quote
7 horas atrás, William Redig disse:

Deixo de "mascarar", ou "passo a mascarar" o yield real da carteira de FII pela influência desse yield muito baixo devido à desvalorização da cota, transitando logo o valor da perda para um prejuizo fiscal que pode ser útil no futuro.

 

@William Redig, o senhor deve temer, odiar, opor (não saber o melhor termo), qualquer maquiagem ou criatividade contábil. Isso é um grande problema para holder, Esse tipo de criatividade só é "boa" para alguns tipos de traders (vide operação da squadra em irb). Fora do trader, jamais vi máquiagem contábil ser boa para holder.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Adriana Zakzuk disse:

Oi sardinhas!!!

Sou nova por aqui, ainda estou no começo do cv rso, mas eu já tinha alguns FII, dentre eles, o famigerado HCTR11
Acordei decidida a vendê-lo hoje, mas, de ontem para hoje, caiu mais um monte! kkkkk
Será que devo mesmo vender ou agora é a hora de esperar ele subir de novo?????

ÇOCORRO!

Oi @Adriana Zakzuk,

Como você está iniciando , minha recomendação é que você não faça nada até terminar.  Ao final você ter uma clareza sobre investimentos em geral e o que significa ser holder.  Abaixo um breve resumo do que está acontecendo com o fundo.

O HCTR teve/tem um problema de inadimplência com alguns CRIs que representam uns 15% do fundo, aproximadamente.  Existem garantias, a grana do fundo não está perdida (ainda...).  O fundo costumava pagar proventos superiores a 1%am quando a cota custava uns 110-120 reais e por conta disso está pagando 50 centavos.  O Sr. Mercado bateu forte nele, jogando o preço da cota para menos de 50 reais (hoje).  O fundo tem patrimônio superior de 2,4 bilhões e está sendo negociado a 44% do valor patrimonial (você leva 100 reais de patrimonio por 44 reais).

Potencial para valorizar, tem, mas não vai ser de hoje para amanhã, nem para semana que vem....

Espero que essa informação lhe ajude!!

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Carlos Augusto Vidal Pereira disse:

seguindo uma estratégia...se o fundo não mudou suas políticas, não seria então a hora de comprar? 

Algum de vcs já fez algum estudo do HCTR11?

PS: Sou meio novo nessa...

Sim, seu pensamento está correto. O problema é que está todo mundo em dúvida se ele não perdeu mesmo os fundamentos. Não é um fundo com os melhores fundamentos também, além de que sempre esconde o jogo... Complicada a situação.

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...