Jump to content
  • 0

TESOURO DIRETO X POUPANÇA


Rosana Jordão Guidolin

Pergunta

Boa tarde pessoal!

Meu nome é Rosana, sou da turma 23 e acabei de terminar a aula de Tesouro Selic do módulo 03. 

Eu fiz a simulação no Tesouro Selic pelo link que está nos anexos da aula e fiquei com dúvida com relação a uma informação que aparece no gráfico comparativo que aparece abaixo da simulação, conforme anexo.

Ao simular R$ 60.000,00 como meta pra minha reserva de emergência, o valor acumulado no Tesouro Selic e na Poupança no final do período é praticamente o mesmo, com a diferença que no Tesouro Selic incide o Imposto de Renda e na Poupança não.

Frente a isso, mesmo sabendo que no Tesouro Selic o rendimento é diário e na poupança só no final do calendário, o que mais poderia contar a favor para eu fazer esse investimento no Tesouro Selic ao invés de fazer na poupança?

TESOURO SELIC.docx

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa tarde @Rosana Jordão Guidolin. Achei um pouco estranho o resultado da sua simulação, ja que a selic hoje esta em 13,25% e a poupança 6,17%, então refiz na calculadora de juros compostos.

Se voce investir inicialmente o valor de R$20.000,00 com aportes mensais de R$1096,70 (que seria o valor que apareceu na sua simulação) ao final de 28 meses voce teria o valor de R$ 62.182,90. Como os juros foram de R$ 11.475,30 descontando o IR de 15% voce pagaria de impostos R$1721,29 + taxas da B3 de R$203,33 (copiei o valor da sua simulação) restariam o valor total de R$60258,28

Neste mesmo periodo de tempo com os mesmos valores de investimento, na poupança voce teria R$ 55.872,42.

Provavelmente, como fez uma simulação tendo como objetivo um valor final, o sistema do tesouro equiparou o valor final para as diferentes modalidades de investimento

Contudo, para a reserva de emergencia o importante seria a liquidez acima da rentabilidade. Sendo assim não ha problema em voce deixar na poupança mesmo, ja que voce conseguira ter uma maior disponibilidade dos valores.

 

Captura de Tela 2023-08-12 às 14.21.21.png

Captura de Tela 2023-08-12 às 14.23.14.png

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Rosana Jordão Guidolin disse:

Boa tarde pessoal!

Meu nome é Rosana, sou da turma 23 e acabei de terminar a aula de Tesouro Selic do módulo 03. 

Eu fiz a simulação no Tesouro Selic pelo link que está nos anexos da aula e fiquei com dúvida com relação a uma informação que aparece no gráfico comparativo que aparece abaixo da simulação, conforme anexo.

Ao simular R$ 60.000,00 como meta pra minha reserva de emergência, o valor acumulado no Tesouro Selic e na Poupança no final do período é praticamente o mesmo, com a diferença que no Tesouro Selic incide o Imposto de Renda e na Poupança não.

Frente a isso, mesmo sabendo que no Tesouro Selic o rendimento é diário e na poupança só no final do calendário, o que mais poderia contar a favor para eu fazer esse investimento no Tesouro Selic ao invés de fazer na poupança?

TESOURO SELIC.docx 181 kB · 3 downloads

Boa tarde, Rosana!

 

Primeiramente, bem vinda!

 

Só um breve complemento as colocações dos colegas.

Veja se você não acha interessante ter também uma pequena quantia em espécie (um mês de seus custos fixos, por exemplo) na carteira e/ou na gaveta.

Pensando no pior dos casos, uma quantia ali de prontidão também pode vir a ser útil e rápido em uma situação emergencial (o que sempre iremos torcer para nunca acontecer).

 

Bons estudos e bons investimentos!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...