Jump to content

COE - Onde está a pegadinha nesse caso?


Recommended Posts

Bom dia pessoal.

Recebi um e-mail do Bradescão da massa sobre sugestão de investimento, ao ler o assunto, vi que se tratava de um COE, já pensei, lá vem os safados dos bancos com sugestão de investimento porcaria.

Porém fui dar uma lida na proposta só pra ver o tamanho do "nabo" que eles estavam querendo passar pro pessoal, e confesso que nessa proposta não achei algo tão horrível assim, obviamente não investi e nem tenho a intenção, mas gostaria de saber de vocês onde está a pegadinha nesse caso, ou é alguma coisa que não percebi?

A proposta desse COE pelo que entendi é investir nas ações da NESTLE pelo prazo de 24 meses, se as ações subirem, você ganha a variação positiva da ação + bônus de 7% no período, se as ações caírem ou ficar com variação zero, você ganha o valor investido + 7%.

Agora a pergunta, um investidor que analisou a empresa, e acredita nos fundamentos dela, poderia esse COE fazer algum sentido como investimento? Segue em anexo o Documento de Informações Essenciais. 

Se alguém puder esclarecer acho sempre válido entendermos onde está o "pulo do gato" para ficarmos cada vez mais habilidosos em encontrar essas coisas.

Desde já agradeço.

documento.pdf

  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

8 minutes ago, Leonardo Salles Binato disse:

Bom dia pessoal.

Recebi um e-mail do Bradescão da massa sobre sugestão de investimento, ao ler o assunto, vi que se tratava de um COE, já pensei, lá vem os safados dos bancos com sugestão de investimento porcaria.

Porém fui dar uma lida na proposta só pra ver o tamanho do "nabo" que eles estavam querendo passar pro pessoal, e confesso que nessa proposta não achei algo tão horrível assim, obviamente não investi e nem tenho a intenção, mas gostaria de saber de vocês onde está a pegadinha nesse caso, ou é alguma coisa que não percebi?

A proposta desse COE pelo que entendi é investir nas ações da NESTLE pelo prazo de 24 meses, se as ações subirem, você ganha a variação positiva da ação + bônus de 7% no período, se as ações caírem ou ficar com variação zero, você ganha o valor investido + 7%.

Agora a pergunta, um investidor que analisou a empresa, e acredita nos fundamentos dela, poderia esse COE fazer algum sentido como investimento? Segue em anexo o Documento de Informações Essenciais. 

Se alguém puder esclarecer acho sempre válido entendermos onde está o "pulo do gato" para ficarmos cada vez mais habilidosos em encontrar essas coisas.

Desde já agradeço.

documento.pdf 773 kB · 2 downloads

Bom dia!

 

Alguns que eu levaria em consideração sobre este COE:

- não ter a proteção do FGC. Isso na minha visão já é considerado risco;

- "se der certo", se acontece o prometido, o fundo paga X. Se não, paga Y. Só que existem investimentos muito melhores de renda fixa que pagam mais que o Y. Faço esse comparativo pois não acho viável contar com esse "se";

- o COE investe pelo que entendi na stock da Nestlé. Quais as taxas em cima disso? Pois imagino que se tenha taxa de câmbio.

 

Esses são pontos que não me agradam nessa proposta.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Bom dia @Leonardo Salles Binato. Quando avaliamos estes COEs temos que ir na premissa se existem outros investimentos que poderiam gerar um rendimento igual ou maior com riscos iguais ou menores.

Por exemplo, se te oferecessem um titulo que rendesse 10%aa e depois ficasse sabendo que existia outro titulo com o mesmo risco ou menor oferecendo 13%aa, voce provavelmente avaliaria que não foi um bom negocio.

A regra deste COE. Se as ações da Nestle subirem em 2 anos voce ganharia sua valorização + 7%. Se as ações cairem voce teria o capital protegido +7%.

Contudo, podemos avaliar o historico da empresa. Nos ultimos 2 anos a Nestle teve uma desvalorização de cerca de 6%. Nos ultimos 4 anos uma valorização de 3,80%. Mesmo sabendo que resultados passados não garantem os resultados futuros podemos avaliar da seguinte forma:

- se a empresa tiver a mesma performance dos ultimos 2 anos ganhamos 7%
- se a empresa tiver a mesma performance dos ultimos 4 anos ganhamos 10,80%

Contudo, hoje temos titulos bancarios com vencimento para cerca de 2 anos oferecendo 13%aa com proteção do FGC

Veja que tudo trata-se de uma aposta, sendo o unico cenario que voce teria ganhos superiores, seria se a empresa performasse com valorização maior do que 6%aa.

Na minha opinião eu prefiro ficar com a renda fixa bancaria 

 

Captura de Tela 2023-08-30 às 08.18.00.png

Captura de Tela 2023-08-30 às 08.31.23.png

Muito boa explicação.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

11 horas atrás, Leonardo Salles Binato disse:

Bom dia pessoal.

Recebi um e-mail do Bradescão da massa sobre sugestão de investimento, ao ler o assunto, vi que se tratava de um COE, já pensei, lá vem os safados dos bancos com sugestão de investimento porcaria.

Porém fui dar uma lida na proposta só pra ver o tamanho do "nabo" que eles estavam querendo passar pro pessoal, e confesso que nessa proposta não achei algo tão horrível assim, obviamente não investi e nem tenho a intenção, mas gostaria de saber de vocês onde está a pegadinha nesse caso, ou é alguma coisa que não percebi?

A proposta desse COE pelo que entendi é investir nas ações da NESTLE pelo prazo de 24 meses, se as ações subirem, você ganha a variação positiva da ação + bônus de 7% no período, se as ações caírem ou ficar com variação zero, você ganha o valor investido + 7%.

Agora a pergunta, um investidor que analisou a empresa, e acredita nos fundamentos dela, poderia esse COE fazer algum sentido como investimento? Segue em anexo o Documento de Informações Essenciais. 

Se alguém puder esclarecer acho sempre válido entendermos onde está o "pulo do gato" para ficarmos cada vez mais habilidosos em encontrar essas coisas.

Desde já agradeço.

documento.pdf 773 kB · 4 downloads

  • e uma aposta
  • se vc analisou e decidiu que a empresa é boa, aporte nela e ponto
  • se der errado (a aposta) você perde dinheiro, porque se tivesse colocado em um CDB disponível teria mais de 7%, sem risco.
  • COE é ruim, ponto,
  • proposta do banco, não é coisa boa.
  • memix-trading-places-newspaper.gif.119f553add6fc35af6167bd1d1235027.gif

 

Editado por Ricardo Ochoa
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...