Jump to content
  • 0

Marcação a Mercado


Túlio Figueiredo

Pergunta

17 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Olá @Túlio Figueiredo vou tentar responder e de cara também fixar o conteúdo

Se você precisar vender o título antes do vencimento, o valor que você receberá no mercado secundário dependerá das condições do mercado e das taxas de juros vigentes na época da venda. Se as taxas de juros caírem, o preço do título no mercado secundário pode subir, o que poderia resultar em um ganho de capital. No entanto, também é possível que o preço caia se as taxas de juros subirem.

Isso é possível e ocorre quando as taxas de juros de mercado estão mais baixas do que a taxa de juros original do título que você comprou. Quando você vende um título com uma taxa de juros mais alta em um mercado com taxas de juros mais baixas, o preço do título no mercado secundário pode aumentar, o que resulta em um ganho de capital.

Se você planejou manter o título até o vencimento, a marcação a mercado não afetará o valor de resgate. No entanto, se você precisar de liquidez antes do vencimento, o valor que você receberá ao vender o título pode ser influenciado pelas condições de mercado.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 minutes ago, Michael George Batista disse:

Olá @Túlio Figueiredo vou tentar responder e de cara também fixar o conteúdo

Se você precisar vender o título antes do vencimento, o valor que você receberá no mercado secundário dependerá das condições do mercado e das taxas de juros vigentes na época da venda. Se as taxas de juros caírem, o preço do título no mercado secundário pode subir, o que poderia resultar em um ganho de capital. No entanto, também é possível que o preço caia se as taxas de juros subirem.

Isso é possível e ocorre quando as taxas de juros de mercado estão mais baixas do que a taxa de juros original do título que você comprou. Quando você vende um título com uma taxa de juros mais alta em um mercado com taxas de juros mais baixas, o preço do título no mercado secundário pode aumentar, o que resulta em um ganho de capital.

Se você planejou manter o título até o vencimento, a marcação a mercado não afetará o valor de resgate. No entanto, se você precisar de liquidez antes do vencimento, o valor que você receberá ao vender o título pode ser influenciado pelas condições de mercado.

 

22 minutes ago, Edison Paulini disse:

Boa tarde, Túlio!

A marcação a mercado é feita na venda antecipada quando o título vem a estar com um preço real maior do que o valor teórico.

Vou citar um exemplo abaixo com valores fictícios, mas creio que conseguirá entender a ideia:

Suponha que você comprou um título hoje no valor de R$700 com vencimento em 2026 e a taxa de 12,62%.

Em teoria, você teria o seguinte:

2024 o título valeria 788,37;

2025 o título valeria 887,90;

2026 o título fecharia seu valor em 1000.

Como você sabe, a variação do preço x taxa de juros, faz com que o preço varie. Por exemplo, se a taxa cair muito, o preço do título vai subir pois ele precisará estar mais alto para que aquela taxa em cima do valor do titular dê ainda os mesmos 1000 reais no vencimento.

Aqui que a coisa acontece.

Imagine que no ano de 2025, por ventura o titulo está valendo R$960 ao invés de 887,90.

O preço real dele está muito maior do que o teórico. Sendo assim, se você vender esse título agora ele estando em 960, descontando o valor do IR, o valer resgatado ainda seria superior que o valor teórico dele naquele período? Se sim, você vende, antecipa seu prêmio e está fazendo a marcação.

Mas como saber o preço teórico e o preço real?

No site do tesouro direto você poderá abrir gráficos de cada título que o próprio site do tesouro lhe disponibiliza mostrando justamente como está a relação do valor teórico x valor real naquele momento.

 

Só lembrando que a marcação não ocorre do dia para a noite e nem de um mês para o outro. Levam-se vários meses para ela vir a ocorrer.

 

Espero que tenha ficado claro!

Boa tarde, @Edison Paulini! Poxa, agora clareou aqui. Muito obrigado pela aula! hahahaha

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 minutes ago, Michael George Batista disse:

Olá @Túlio Figueiredo vou tentar responder e de cara também fixar o conteúdo

Se você precisar vender o título antes do vencimento, o valor que você receberá no mercado secundário dependerá das condições do mercado e das taxas de juros vigentes na época da venda. Se as taxas de juros caírem, o preço do título no mercado secundário pode subir, o que poderia resultar em um ganho de capital. No entanto, também é possível que o preço caia se as taxas de juros subirem.

Isso é possível e ocorre quando as taxas de juros de mercado estão mais baixas do que a taxa de juros original do título que você comprou. Quando você vende um título com uma taxa de juros mais alta em um mercado com taxas de juros mais baixas, o preço do título no mercado secundário pode aumentar, o que resulta em um ganho de capital.

Se você planejou manter o título até o vencimento, a marcação a mercado não afetará o valor de resgate. No entanto, se você precisar de liquidez antes do vencimento, o valor que você receberá ao vender o título pode ser influenciado pelas condições de mercado.

@Michael George Batista, ficou claro agora! Muito obrigado pela resposta!!!!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Adriano Umemura disse:

@Túlio Figueiredo somente um complemento a resposta dos amigos. A antecipação do resgate do titulo esta relacionado com o ganho de oportunidade. Ou seja, voce teria que calcular qual seria o valor que voce receberia caso levasse o titulo ate o vencimento, e comparar caso realizasse o resgate antecipado, se o montante poderia ser aplicado em um investimento disponivel no periodo de resgate e te trouxesse ganhos superiores ao que voce teria caso levasse o titulo ate o vencimento.

@Adriano Umemura, perfeito! Agora com as respostas de vcs, consegui entender o mecanismo! Obrigado.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
40 minutes ago, Andressa Castelo Branco Guaitolini disse:

Entendi o que vcs explicaram, mas fiquei me perguntando, todo dia esses valores mudam lá no site do tesouro??

E quando eu deve olhar , após a reunião do COPOM para saber como será a SELIC? a cada 45 dias eu devo olhar?

Boa noite, Andressa!

Em teoria sim, todo dia o valor muda. Mas são mudanças que não fazem muita diferença da qual se faz desnecessário acompanhar diariamente a variação.

Para a marcação de fato ocorrer, levam-se meses até as taxas fazerem alterações mais significativas nos títulos. 

Logo, não tem uma regra de quanto em quanto tempo olhar.

 

O que pode ser uma dica é lembrar que: nem todos os títulos do tesouro sofrem a marcação. Por exemplo, o tesouro Selic desconsideramos. Ele sofre mas é de maneira tão sútil que não o utilizamos para marcação a mercado;

Eu julgo interessante você observar a marcação principalmente quando se comprar títulos com objetivo de realizar a marcação. Caso contrário, é deixar o título lá.

 

Espero que tenha esclarecido!

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Andressa Castelo Branco Guaitolini disse:

Entendi o que vcs explicaram, mas fiquei me perguntando, todo dia esses valores mudam lá no site do tesouro??

E quando eu deve olhar , após a reunião do COPOM para saber como será a SELIC? a cada 45 dias eu devo olhar?

@Andressa Castelo Branco Guaitolini os juros mudam diariamente conforme as expectativas do Mercado e isto afeta diretamente na rentabilidade do Tesouro Direto. Se você olhar na AUVP INVESTIMENTOS pela manhã e pela tarde verá que as taxas, muito provavelmente, estarão diferentes. Em situações normais esta variação acontece aos poucos, tanto para mais, quanto para menos. A reunião do COPOM é apenas mais uma das variáveis que podem acontecer que influenciam nas taxas de juros. Portanto marcação mercado vai acontecer de forma gradativa, então você não vai precisar ficar olhando todos os dias.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Pessoal, tenho duas dúvidas, que talvez as respostas já tenham ficado implícitas e eu não compreendi:

1 - O tesouro é pautado na tabela de juros do tesouro compostos. Correto?

2 - Se o título do tesouro é pré - fixado, ainda assim posso sair baseada na marcação a mercado, no sentido da aplicação permitir e tbm de ser viável a rentabilidade?

 

muitíssimo obrigada!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Daniela Peres Parra disse:

Pessoal, tenho duas dúvidas, que talvez as respostas já tenham ficado implícitas e eu não compreendi:

1 - O tesouro é pautado na tabela de juros do tesouro compostos. Correto?

2 - Se o título do tesouro é pré - fixado, ainda assim posso sair baseada na marcação a mercado, no sentido da aplicação permitir e tbm de ser viável a rentabilidade?

 

muitíssimo obrigada!

Bom dia, Daniela!

Perdão, não compreendi sua primeira dúvida.

Na segunda dúvida a resposta é sim pois o tesouro pré fixado também sobre da marcação a mercado. Então se por ventura você estiver em um momento que compense sair do título vendendo o mesmo fazendo a marcação e ainda tiver um outro título para se investir que compense, poderá ser feito!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
29 minutes ago, Edison Paulini disse:

Bom dia, Daniela!

Perdão, não compreendi sua primeira dúvida.

Na segunda dúvida a resposta é sim pois o tesouro pré fixado também sobre da marcação a mercado. Então se por ventura você estiver em um momento que compense sair do título vendendo o mesmo fazendo a marcação e ainda tiver um outro título para se investir que compense, poderá ser feito!

Muito obrigada, Edison!!!

 

A primeira dúvida é acerca da rentabilidade do tesouro (tenho quase certeza, mas é bom confirmar..rsrsrs), a rentabilidade é com base na tabela de juros compostos? 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Daniela Peres Parra disse:

Muito obrigada, Edison!!!

 

A primeira dúvida é acerca da rentabilidade do tesouro (tenho quase certeza, mas é bom confirmar..rsrsrs), a rentabilidade é com base na tabela de juros compostos? 

Imagina!

E sim também, é baseado nos juros compostos. O rendimento não é incidido pelo valo inicial.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Edison Paulini disse:

Boa noite, Andressa!

Em teoria sim, todo dia o valor muda. Mas são mudanças que não fazem muita diferença da qual se faz desnecessário acompanhar diariamente a variação.

Para a marcação de fato ocorrer, levam-se meses até as taxas fazerem alterações mais significativas nos títulos. 

Logo, não tem uma regra de quanto em quanto tempo olhar.

 

O que pode ser uma dica é lembrar que: nem todos os títulos do tesouro sofrem a marcação. Por exemplo, o tesouro Selic desconsideramos. Ele sofre mas é de maneira tão sútil que não o utilizamos para marcação a mercado;

Eu julgo interessante você observar a marcação principalmente quando se comprar títulos com objetivo de realizar a marcação. Caso contrário, é deixar o título lá.

 

Espero que tenha esclarecido!

Estou lendo sua resposta para Andressa, e tbm estava buscando uma conclusão acerca do que falou sobre a escolha da natureza  do título qdo o objetivo for realizar a marcação a mercado. Se o título for pré, com a queda dos juros, as chances de sair dele em momentos de alta são maiores. Estou correta no raciocínio?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
29 minutes ago, Daniela Peres Parra disse:

Estou lendo sua resposta para Andressa, e tbm estava buscando uma conclusão acerca do que falou sobre a escolha da natureza  do título qdo o objetivo for realizar a marcação a mercado. Se o título for pré, com a queda dos juros, as chances de sair dele em momentos de alta são maiores. Estou correta no raciocínio?

Exatamente, Daniela. É só lembrar do exemplo da gangorra que o Raul sempre nos dá: de um lado temos o preço e do outro a taxa. Quando um sobe, o outro cai.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Daniela Peres Parra disse:

1 - O tesouro é pautado na tabela de juros do tesouro compostos. Correto?

Boa tarde @Daniela Peres Parra. Sim, os investimentos no tesouro direto obedecem a rentabilidade dos juros compostos

5 horas atrás, Daniela Peres Parra disse:

2 - Se o título do tesouro é pré - fixado, ainda assim posso sair baseada na marcação a mercado, no sentido da aplicação permitir e tbm de ser viável a rentabilidade?

Todo titulo do tesouro possui liquidez diaria. Contudo, em resgates antecipados voce tera que vender seu titulo a preço de mercado, podendo ter ganhos ou perdas neste processo.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Convidado
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Criar novo...