Jump to content
  • 0

Arrependimento... Um Desabafo


Eduardo Catalano Goncalves

Pergunta

16 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
36 minutes ago, Eduardo Catalano Goncalves disse:

Vi esses tempos uma postagem do Raul falando sobre um cubo que ele guarda por não investir em uma Startup, que era uma enorme oportunidade e como isso impactou na vida dele.

Sempre gostei muito de geopolítica, inclusive quase cursei Geografia, mas por outros motivos acabei não cursando, porém agora com  26 anos tomei um certo interesse por investimentos, e recentemente veio a minha cabeça uma lembrança não muito agradável, que as vezes eu fico irado comigo mesmo, e venho confessar na intenção de quem sabe me "libertar".

Quando tinha uns 11 anos, meados de 2008-2009, Um colega meu mais velho (16 anos mais ou menos), em um "rolê", comentou que ele jogava um jogo e que o jogo iria começar a negocia uma nova moeda digital e que alguns outros jogos iriam aderir e que provavelmente viria pra realidade, falou que se a gente juntasse 20 reais todo mês, dava pra comprar muitas e que provavelmente valeria bastante futuramente.

Sim, eu conheci o Bitcoin nessa época, porém minha resposta foi: "Ta doido, 20 reais é o lanche e o Refri do Role, por isso em um jogo?".

Hoje, não tenho mais noticias desse colega kkkkkkk ele sumiu, meus amigos também não tem notícia dele kkkk, e vira e mexe bate aquele peso na cabeça, mesmo sabendo que provavelmente eu venderia tudo antes de bater R$ 1.000,00 kkkkkk até por que teria uns 17-20 anos, e uma boa quantia de bitcoin.

Gostaria de quem o pessoal que tiveram experiências com oportunidades como eu, me desse uma luz de como reagir e como me preparar para oportunidades futuras, se há alguma forma de analisar oportunidades e tudo mais...

Aconteceu comigo também mas sempre haverá oportunidades que perderemos...rsrsr. Como muitos já disseram e o Raul repete sempre... o Investidor é um eterno insatisfeito...rsrsrs  Ou por não ter "comprado"ou até por não ter "vendido", por não ter  participado...etc. Mas a vida é isso... Não vamos acertar sempre... rsrsrs. O que importa mesmo é a persistência e o cumprimento das metas que nos atribuímos. Vamos ficar bilionários não, e no meu caso só nascendo novamente já sabendo de tudo que eu sei e passando pelos mesmos eventos que passei, já vc... talvez até possa ficar uma vez que tem essa consciência "da oportunidade", que ainda tem o tempo a seu favor e fez o melhor curso de investimentos que há atualmente (AUVP)...rsrsrs 

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
51 minutes ago, Ivo Luska disse:

Aconteceu comigo também mas sempre haverá oportunidades que perderemos...rsrsr. Como muitos já disseram e o Raul repete sempre... o Investidor é um eterno insatisfeito...rsrsrs  Ou por não ter "comprado"ou até por não ter "vendido", por não ter  participado...etc. Mas a vida é isso... Não vamos acertar sempre... rsrsrs. O que importa mesmo é a persistência e o cumprimento das metas que nos atribuímos. Vamos ficar bilionários não, e no meu caso só nascendo novamente já sabendo de tudo que eu sei e passando pelos mesmos eventos que passei, já vc... talvez até possa ficar uma vez que tem essa consciência "da oportunidade", que ainda tem o tempo a seu favor e fez o melhor curso de investimentos que há atualmente (AUVP)...rsrsrs 

 

Exatamente, estava conversando com minha esposa esses dias, comprar esse curso foi o melhor investimento que já fizemos.

Porém, a dificuldade é conversar sobre com alguém, eu e minha esposa não estamos mais conseguindo "nos divertir" com amigos e conhecidos, parece que sempre queremos tirar o pessoal da caverna... e ninguém quer sair hahahahah.

Agradeço todo dia por ter começado a me interessar por finanças e investimentos...

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
31 minutes ago, Eduardo Catalano Goncalves disse:

Exatamente, estava conversando com minha esposa esses dias, comprar esse curso foi o melhor investimento que já fizemos.

Porém, a dificuldade é conversar sobre com alguém, eu e minha esposa não estamos mais conseguindo "nos divertir" com amigos e conhecidos, parece que sempre queremos tirar o pessoal da caverna... e ninguém quer sair hahahahah.

Agradeço todo dia por ter começado a me interessar por finanças e investimentos...

Eu também penso assim, mesmo que que já investisse, ainda assim, fiz vários ajustes, fugir dos FII foi um desses ajustes, mas ainda tenho que fazer outros ajustes e parar de fazer algumas apostas...rsrsrs...  

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Eduardo Catalano Goncalves disse:

Porém, a dificuldade é conversar sobre com alguém, eu e minha esposa não estamos mais conseguindo "nos divertir" com amigos e conhecidos, parece que sempre queremos tirar o pessoal da caverna... e ninguém quer sair hahahahah.

Cara, eu passei muito por esta fase. Aí fica aquele clima chato na roda, todo mundo em silêncio e vc percebe que falou por uns longos minutos e ngm acompanhou. Aí do nada vem um amigo e fala: "E o futebol, quem viu?!" E vc percebe que não adianta... No fim, eu já me preparo uns dias antes de encontrar alguém pra não tocar no assunto, tipo lembretes mentais "você só vai falar de coisas leves e triviais", "ngm quer falar de coisa séria num churrasco" e alguns outros kkkkkk

Você ainda tem sorte que sua esposa tá contigo, a minha não tem o mínimo interesse e a muito custo me ouve mesmo sem entender só pra eu poder falar. No fim ela pergunta: "terminou?", ao passo que respondo: "sim", então ela começa a falar de outra coisa sem sequer fazer nenhum comentário... sinta-se privilegiado por ter ao menos uma pessoa pra conversar hahahaha


Só agradeço pela comunidade aqui, queria poder postar e ler mais.. mas a vida chama, as vezes fico sumido.

Editado por Leonardo Azevedo Gonçalves
  • Brabo 1
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Leonardo Azevedo Gonçalves disse:

Cara, eu passei muito por esta fase. Aí fica aquele clima chato na roda, todo mundo em silêncio e vc percebe que falou por uns longos minutos e ngm acompanhou. Aí do nada vem um amigo e fala: "E o futebol, quem viu?!" E vc percebe que não adianta... No fim, eu já me preparo uns dias antes de encontrar alguém pra não tocar no assunto, tipo lembretes mentais "você só vai falar de coisas leves e triviais", "ngm quer falar de coisa séria num churrasco" e alguns outros kkkkkk

Você ainda tem sorte que sua esposa tá contigo, a minha não tem o mínimo interesse e a muito custo me ouve mesmo sem entender só pra eu poder falar. No fim ela pergunta: "terminou?", ao passo que respondo: "sim", então ela começa a falar de outra coisa sem sequer fazer nenhum comentário... sinta-se privilegiado por ter ao menos uma pessoa pra conversar hahahaha


Só agradeço pela comunidade aqui, queria poder postar e ler mais.. mas a vida chama, as vezes fico sumido.

Eu to quase um catequista kkkkk

1 único amigo, começou se interessar, ele ta devagar no tema mas ta indo kkkkk minha esperança hahahah

Mas é cara, parece que os outros assuntos ficam tão... sem importância sabe? Não da mais vontade de falar kkkk

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 horas atrás, Eduardo Catalano Goncalves disse:

Exatamente, estava conversando com minha esposa esses dias, comprar esse curso foi o melhor investimento que já fizemos.

Porém, a dificuldade é conversar sobre com alguém, eu e minha esposa não estamos mais conseguindo "nos divertir" com amigos e conhecidos, parece que sempre queremos tirar o pessoal da caverna... e ninguém quer sair hahahahah.

Agradeço todo dia por ter começado a me interessar por finanças e investimentos...

Eu ja pensei muito nisso, adoro conversar sobre investimentos porem, sei que é um assunto muito chato pra alguns. quando tocava no assunto com meus amigos eles desconversavam, com o tempo fui aprendendo que nem todo mundo se interessa por isso, em pensar no futuro ou reservar uma grana pra emergência. Então pra não ser o chatão que só fala de  investimentos só converso quando me perguntam algo sobre.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 21/09/2023 at 12:51, Eduardo Catalano Goncalves disse:

Exatamente, estava conversando com minha esposa esses dias, comprar esse curso foi o melhor investimento que já fizemos.

Porém, a dificuldade é conversar sobre com alguém, eu e minha esposa não estamos mais conseguindo "nos divertir" com amigos e conhecidos, parece que sempre queremos tirar o pessoal da caverna... e ninguém quer sair hahahahah.

Agradeço todo dia por ter começado a me interessar por finanças e investimentos...

Eduardo, realmente acredito que isso aconteça com a maioria das pessoas kkkkk , no meu caso moro numa cidade de Interior bem pequena, única coisa que vejo são pessoas ostentando e fazendo dívidas  , parece que estou na contramão de  tudo 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 21/09/2023 at 15:09, Leonardo Azevedo Gonçalves disse:

Cara, eu passei muito por esta fase. Aí fica aquele clima chato na roda, todo mundo em silêncio e vc percebe que falou por uns longos minutos e ngm acompanhou. Aí do nada vem um amigo e fala: "E o futebol, quem viu?!" E vc percebe que não adianta... No fim, eu já me preparo uns dias antes de encontrar alguém pra não tocar no assunto, tipo lembretes mentais "você só vai falar de coisas leves e triviais", "ngm quer falar de coisa séria num churrasco" e alguns outros kkkkkk

Você ainda tem sorte que sua esposa tá contigo, a minha não tem o mínimo interesse e a muito custo me ouve mesmo sem entender só pra eu poder falar. No fim ela pergunta: "terminou?", ao passo que respondo: "sim", então ela começa a falar de outra coisa sem sequer fazer nenhum comentário... sinta-se privilegiado por ter ao menos uma pessoa pra conversar hahahaha


Só agradeço pela comunidade aqui, queria poder postar e ler mais.. mas a vida chama, as vezes fico sumido.

Mesma situação meu amigo 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 21/09/2023 at 11:08, Eduardo Catalano Goncalves disse:

Vi esses tempos uma postagem do Raul falando sobre um cubo que ele guarda por não investir em uma Startup, que era uma enorme oportunidade e como isso impactou na vida dele.

Sempre gostei muito de geopolítica, inclusive quase cursei Geografia, mas por outros motivos acabei não cursando, porém agora com  26 anos tomei um certo interesse por investimentos, e recentemente veio a minha cabeça uma lembrança não muito agradável, que as vezes eu fico irado comigo mesmo, e venho confessar na intenção de quem sabe me "libertar".

Quando tinha uns 11 anos, meados de 2008-2009, Um colega meu mais velho (16 anos mais ou menos), em um "rolê", comentou que ele jogava um jogo e que o jogo iria começar a negocia uma nova moeda digital e que alguns outros jogos iriam aderir e que provavelmente viria pra realidade, falou que se a gente juntasse 20 reais todo mês, dava pra comprar muitas e que provavelmente valeria bastante futuramente.

Sim, eu conheci o Bitcoin nessa época, porém minha resposta foi: "Ta doido, 20 reais é o lanche e o Refri do Role, por isso em um jogo?".

Hoje, não tenho mais noticias desse colega kkkkkkk ele sumiu, meus amigos também não tem notícia dele kkkk, e vira e mexe bate aquele peso na cabeça, mesmo sabendo que provavelmente eu venderia tudo antes de bater R$ 1.000,00 kkkkkk até por que teria uns 17-20 anos, e uma boa quantia de bitcoin.

Gostaria de quem o pessoal que tiveram experiências com oportunidades como eu, me desse uma luz de como reagir e como me preparar para oportunidades futuras, se há alguma forma de analisar oportunidades e tudo mais...

Cara, única coisa que posso dizer, é que isso é perfeitamente normal. No mundo do investimento a gente vai ter muitas "e se?".

[Textão abaixo, já peço desculpas adiantadas. Hahaha]

Atualmente é muito fácil falar que o cara que comprou pizza com Bitcoin lá no início foi um doido, mas essa visão está completamente errada. No momento que a pessoa tomou a decisão, a moeda não valia quase nada. No momento que tu decidiu não comprar Bitcoin, ela valia menos que a eletricidade gasta pra negociar ela, se bobear. Hahaha 

Não podemos ficar nos remoendo por esses "e se?". A menos de um mês atrás, eu olhei o NuCoin (isso mesmo, a moedinha inflacionária do NuBank). Olhei ele a 1 centavo e tava com 10k na mão e pensei "bah, se compro hoje, e por algum motivo ela sobra pra 2 cents amanhã eu dobro minha grana". Como bom conservador que sou, fiz meu aporte de rotina (que é parte desses 10k) e eras isso.

Um dia depois a moeda disparou o valor, foi a 8 cents, no outro dia passou de 20 cents. e eu fiquei "bah...".
Se eu tivesse metido o louco e colocado aqueles 10k, eu poderia ter tirado 100k em 2 dias. Consegue imaginar? Eu até entrei quando ela subiu, com 2k, que tirei de um outro investimento que teoricamente não deveria mexer, mas arrisquei esse valor e conseguir tirar 4k, bem menos que seriam os 100k. Mas o que houve depois disso? Ela começou a cair um monte, hoje tá na casa dos 8 cents de novo. Eu tirei, mas achando que ela ia subir mais, mas tirei pois tinha estipulado uma meta e meu coração não ia aguentar a montanha russa. hahahaha 

Mas o que quero dizer com isso? É que a gente sempre pode entrar em algo e esse algo continuar subindo, ou pode despencar, algumas coisas são meio que uma roleta russa.
As vezes pode ser melhor deixar de (talvez) ganhar algo, do que correr um risco enorme de perder todo dinheiro investido. O que precisamos fazer é com o tempo, ir achando nosso balanço, o quanto estamos dispostos a correr de risco. Os 2k pra mim era relevantes, mas eu não passaria fome se perdesse eles, resolvi arriscar. Mas os teus 20 reais na época, eram teu lanche da escola, tinha grande importância e tu escolheu não correr esse risco, e está tudo bem, não iremos te julgar por isso. Isso poderá (e possivelmente irá) acontecer com qualquer um de nós.

Até a próxima, e dorme tranquilo, isso faz parte da nossa vida de investidor.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 21/09/2023 at 19:09, Leonardo Azevedo Gonçalves disse:

Cara, eu passei muito por esta fase. Aí fica aquele clima chato na roda, todo mundo em silêncio e vc percebe que falou por uns longos minutos e ngm acompanhou. Aí do nada vem um amigo e fala: "E o futebol, quem viu?!" E vc percebe que não adianta... No fim, eu já me preparo uns dias antes de encontrar alguém pra não tocar no assunto, tipo lembretes mentais "você só vai falar de coisas leves e triviais", "ngm quer falar de coisa séria num churrasco" e alguns outros kkkkkk

Você ainda tem sorte que sua esposa tá contigo, a minha não tem o mínimo interesse e a muito custo me ouve mesmo sem entender só pra eu poder falar. No fim ela pergunta: "terminou?", ao passo que respondo: "sim", então ela começa a falar de outra coisa sem sequer fazer nenhum comentário... sinta-se privilegiado por ter ao menos uma pessoa pra conversar hahahaha


Só agradeço pela comunidade aqui, queria poder postar e ler mais.. mas a vida chama, as vezes fico sumido.

É exatamente isso que acontece aqui em casa, eu falando sozinho e minha esposa muito seria sem entender nada, o que vale é que a pequena de 11 anos gostou da conversa e vez ou outra vem ter comigo para aprender mais sobre como investir, tanto que estou pensando seriamente em assistir novamente o curso inteiro, mas dessa vez com ela!

 

Com relação a arrependimentos, acho que não tive nenhum assim tão intenso, só fiquei sabendo do BTC depois que já era muito conhecido, mas a minha esposa tem esse arrependimendo, pois teve a oportunidade de comprar 1 BTC por 20 francos Suiços e não quis kkkk 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Andre Bianchi disse:

É exatamente isso que acontece aqui em casa, eu falando sozinho e minha esposa muito seria sem entender nada, o que vale é que a pequena de 11 anos gostou da conversa e vez ou outra vem ter comigo para aprender mais sobre como investir, tanto que estou pensando seriamente em assistir novamente o curso inteiro, mas dessa vez com ela!

 

Com relação a arrependimentos, acho que não tive nenhum assim tão intenso, só fiquei sabendo do BTC depois que já era muito conhecido, mas a minha esposa tem esse arrependimendo, pois teve a oportunidade de comprar 1 BTC por 20 francos Suiços e não quis kkkk 

Massa demais, as vezes assistir com sua filha a parte de mentalidade...
Acredito que nos dias atuais, o imediatismo tomou conta, se um vídeo do youtube demora 30 seg pra carregar ficamos loucos, mass nós esperávamos 5 minutos por download de uma música de 2-3min no Ares kkkkk

Talvez ensinar pra sua Filha que a recompensa a longo prazo é maior com pequenas brincadeiras de tipo, você quer comer um doce antes da janta, ou 3 após a janta, ou amanhã te compro uma caixa... Isso faz com que o imediatismo tenha uma concorrente que é o ganho a longo prazo.

Só dela entender o poder do longo prazo e do juros composto... tenho certeza que estará a frente de muitos, e terá um futuro brilhante. Parabéns!!!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 21/09/2023 at 10:08, Eduardo Catalano Goncalves disse:

Vi esses tempos uma postagem do Raul falando sobre um cubo que ele guarda por não investir em uma Startup, que era uma enorme oportunidade e como isso impactou na vida dele.

Sempre gostei muito de geopolítica, inclusive quase cursei Geografia, mas por outros motivos acabei não cursando, porém agora com  26 anos tomei um certo interesse por investimentos, e recentemente veio a minha cabeça uma lembrança não muito agradável, que as vezes eu fico irado comigo mesmo, e venho confessar na intenção de quem sabe me "libertar".

Quando tinha uns 11 anos, meados de 2008-2009, Um colega meu mais velho (16 anos mais ou menos), em um "rolê", comentou que ele jogava um jogo e que o jogo iria começar a negocia uma nova moeda digital e que alguns outros jogos iriam aderir e que provavelmente viria pra realidade, falou que se a gente juntasse 20 reais todo mês, dava pra comprar muitas e que provavelmente valeria bastante futuramente.

Sim, eu conheci o Bitcoin nessa época, porém minha resposta foi: "Ta doido, 20 reais é o lanche e o Refri do Role, por isso em um jogo?".

Hoje, não tenho mais noticias desse colega kkkkkkk ele sumiu, meus amigos também não tem notícia dele kkkk, e vira e mexe bate aquele peso na cabeça, mesmo sabendo que provavelmente eu venderia tudo antes de bater R$ 1.000,00 kkkkkk até por que teria uns 17-20 anos, e uma boa quantia de bitcoin.

Gostaria de quem o pessoal que tiveram experiências com oportunidades como eu, me desse uma luz de como reagir e como me preparar para oportunidades futuras, se há alguma forma de analisar oportunidades e tudo mais...

Sempre tive medo de comprar qualquer crypto.... na verdade, tenho até hj, mesmo após a AUVP!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu poderia ter começado a investir com 16 ou 17 anos, nessa época eu estava terminando o ensino médio e resolvi da minha cabeça me dar 1 ano de férias da vida kkkkkkkkk, eu fiquei dos 17 aos 18 anos só em casa, com meus pais e procurando o que iria fazer, obviamente eu não passei esse ano todo 100% parado né, eu estudei, passei em 2 faculdades e estava me preparando para servir o exército aos 18 anos. Porém, lembro-me de nesse ano começar a procurar como ganhar dinheiro "sem fazer nada", e apareceu diversos contos do vigário, mas lembro que entre eles apareceu o Tesouro Direto, o ano era 2011 - 2012 e eu não lembro a taxa de juros da época, eu sei que eu tinha pouco dinheiro (obvio) algo em torno de 120 reais, e eu fui pesquisando sobre e assisti alguns vídeos e tudo mais, porém esse meus 120 iriam ficar "presos" por alguns anos e eu iria sacar no fim desses acho que 10 anos, menos de 200 reais. Aí eu, um jovem de 17 - 18 anos pensei puts quem é que coloca dinheiro nisso para daqui há anos sacar só isso ai? Se eu pegar esses 120 e usar de outra forma eu multiplico esse dinheiro.... No fim das contas eu gastei os 120 em jogos de vídeo game e não investi no Tesouro Direto... 10 anos depois, em 2021 eu oficialmente entrei no mercado financeiro e me deparei com quem? Tesouro Direto, hoje eu entendo o que é o Tesouro e invisto nele porém eu poderia se tivesse a mentalidade certa, já ter anos de juros compostos ao meu favor, mas tudo ao seu tempo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu poderia ter começado a investir por volta dos meus 24 anos. Havia começado a trabalhar junto de um amigo meu e ele me falava muito sobre investimentos. 

Mas na época eu havia muito preconceito com dinheiro, com riqueza e afins. Detestava falar sobre isso e eu também achava que envolvia questões políticas a qual eu também nunca gostei de conversar.

Só fui começar a adentrar mais no tema cerca de 4 anos depois.

Pensando a diferença que faria esses 4 anos, o valor de aporte que eu já conseguiria na época e o que era possível já ter construído que no caso seria uma base bem sólida, da aquele desânimo e isso acho que é inevitável.

E claro, alguns gastos prazerosos ao invés de investir. Jogo de vídeo game, livros (raramente voltado para estudos), barzinho...

Só fui tomar vergonha na cara em investir mais em conhecimento na época quando comecei a fazer investimentos e entrar na bolsa de valores de fato (na verdade comecei com os "belos" fundos de investimento mas isso é papo para outro tópico  😅) em meados de 2020 pegando o estouro da pandemia. Foi o segundo maior teste de resiliência que passei na vida.

 

Mais um relato de um investidor sempre arrependido 😂

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...