Jump to content
  • 0

Ações: ON ou PN? PNA ou PNB?


Adriana Zakzuk

Pergunta

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1

Boa tarde @Adriana Zakzuk. Na live de ontem o Raul comentou um pouco sobre isso.

Quando for entrar na empresa, caso as 2 tenham o mesmo tag along, voce pode fazer um comparativo avaliando liquidez, preço e dividend yeld. Contudo, decidido em qual aportar, mantenha os aportes em uma só, não fique variando a compra mensalmente.

Na duvida, voce pode dar preferencia para as ordinarias.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
6 minutes ago, Adriana Zakzuk disse:

PessoALL, tenho tido alguma dificuldade em escolher o tipo de ações que devo comprar. 
Se o Tag Along de todas for o mesmo, devo optar pelas PN, por conta da preferência no pagamento de dividendos? 
E nos casos de PNA e PNB??

Exemplificando, para facilitar:
BBDC3 ou BBDC4?

ITSA3 ou ITSA4?

CPLE3, CPLE5, CPLE6?

Para finalizar: UNITS (11) só valem a pena ser compradas se o valor estiver descontado em relação à soma das ações ON+PN que ela contém?

  • TAG along tem que ter (só reforçando)
  • Ta tudo igual, fica com a ON
  • Fica com a PN se ela estiver mais barata que a ON
  • Units, se estiver descontada, de preferencia.

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
6 minutes ago, Adriana Zakzuk disse:

PessoALL, tenho tido alguma dificuldade em escolher o tipo de ações que devo comprar. 
Se o Tag Along de todas for o mesmo, devo optar pelas PN, por conta da preferência no pagamento de dividendos? 
E nos casos de PNA e PNB??

Exemplificando, para facilitar:
BBDC3 ou BBDC4?

ITSA3 ou ITSA4?

CPLE3, CPLE5, CPLE6?

Para finalizar: UNITS (11) só valem a pena ser compradas se o valor estiver descontado em relação à soma das ações ON+PN que ela contém?

Boa tarde Adriana tudo bem?

A regra geral eh quando você não sabe qual delas comprar compre as ordinárias (que são as mesmas do controlador).

Porém tendo em vista que você será uma sócia minoritária, e o seu voto não fara tanto sentido nas assembleias então compensa checar se a diferença no valor dos proventos faz realmente algum sentido (isso considerando que ela tbm tenha tag along de 100%), além disso também é de bom costume comparar a liquidez entre os diferentes tipos de papéis

UNITs são um pacote de preferencial e ordinária, verifique a composição da unit e faça as contas, se estiver descontado pelo pacote e este tiver liquidez eu considero interessante.

Existem também preferenciais de outras classes, são os ativos final 5 ou 6, nesse caso precisa ler o estatuto da empresa e entender no detalhe qual eh a diferença proposta nesses ativos.

Espero ter consigo ajudar.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
2 minutes ago, Adriana Zakzuk disse:

Na prática, tendo em vista que o tag along das duas é igual, considerando os dados abaixo e a liquidez (que é maior na ITSA4), então ITSA4 vale mais a pena, correto?

 

image.png.32f82749873bc88b7e8ac53f8d9f5a58.png

image.png.50ae6a8170997966c4b3259190da14ea.png

Na minha visão sim, Adriana. Inclusive tenho em carteira a opção preferencial deste ativo também.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...