Post popular André Mesquita Albuquerque Postado 27 de Setembro de 2023 Post popular Compartilhar Postado 27 de Setembro de 2023 Sardinhas, Pensar em CRIs e CRAs, só após os investimentos passarem dos limites do FGC? 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Post popular Tiago Roberto Novello Postado 27 de Setembro de 2023 Post popular Compartilhar Postado 27 de Setembro de 2023 André, Não é uma regra, mas é prudente escolher ativos cobertos pelo FGC antes de investir em ativos que não são, como é o caso de CRI e CRA, pelo menos até estar dentro do limite do FGC, justamente pelo fato de poder aproveitar essa proteção, ainda mais para investidores que estão no início da construção do patrimônio. Caso a sua escolha seja migrar para CRI e CRA, existe a possibilidade de escolher títulos emitidos por empresas que possuem capital aberto, dessa forma, facilitando demais a análise do risco, já que os números são totalmente acessíveis, o que pode não acontecer com títulos emitidos por empresas que não são listadas. Além disso, esses títulos de empresas listadas são analisados por empresas de raiting e são qualificados através de notas, facilitando ainda mais a análise da qualidade do emissor e do risco envolvido. 8 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
1 Post popular Edison Paulini Postado 27 de Setembro de 2023 Post popular Compartilhar Postado 27 de Setembro de 2023 (edited) 43 minutes ago, ANDRÉ MESQUITA ALBUQUERQUE disse: Sardinhas, Pensar em CRIs e CRAs, só após os investimentos passarem dos limites do FGC? Boa tarde, André! Seria o ideal por conta de segurança. Até 1milhão investidos e seu CPF, o FGC consegue lhe ressarcir. Acima disso como você já não teria mais toda a proteção prevista, investir em CRIs e CRAs "não fariam diferença" se você perdesse o valor da mesma forma como você não teria a proteção sobre todo seu patrimônio. Editado 27 de Setembro de 2023 por Edison Paulini 3 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Post popular Levy Anesi Py Júnior Postado 28 de Setembro de 2023 Post popular Compartilhar Postado 28 de Setembro de 2023 Penso que reduzir a "só investir em CRI/CRA/Debenture após passar o limite do FGC" é porque você não está fazendo a análise do ativo, já que está se garantindo que o FGC vai te pagar se houver a quebra da empresa. Penso que sim pode ter antes, mas como o risco é maior, o retorno tem que ser maior e da mesma forma que uma ação, você tem que fazer uma análise do título, da empresa e do que é o título, as vezes o título é pra desenvolver uma propriedade especifica, ou pra uma área, no fim eu acho muito mais difícil e criterioso avaliar um título de renda fixa do que uma empresa e ai cai no problema de enquanto você analisa esgotar o título, afinal, você vai analisar junto das outras pessoas e tem empresas que em 2 ou 3 semanas não da pra fazer uma análise profunda e que consiga definir se é ou não um bom título. Se procurar desde o meio do ano passado a galera aqui do fórum brincava de fazer um bolão de quando a BRK iria quebrar, nesse caso, a analise já mostrava que a empresa não estava bem, mas ela oferecia cdbs com rendimentos muito alto, ai sim o investimento era com base em "vou receber do fgc", mas fora isso todo investimento deve ser em empresas que a análise mostre que ela vai estar saudável até o vencimento do título. 3 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Post popular Ricardo O Postado 28 de Setembro de 2023 Post popular Compartilhar Postado 28 de Setembro de 2023 6 horas atrás, ANDRÉ MESQUITA ALBUQUERQUE disse: Sardinhas, Pensar em CRIs e CRAs, só após os investimentos passarem dos limites do FGC? Os altos rendimentos prometidos condizem com o alto risco envolvido. Você emprestaria dinheiro para um vizinho de longa data? Se achar que ele vai te pagar, vai, faz um CRI e CRA, correndo o risco de não receber. Mesmo não pegando CRIs e Caras, e bom ir analizando eles, acompanhando se o dinheiro está dando retorno, lucro para a empresa pagar de volta, e bom irse acostumando, a ideia é de uma hora ter que investir neles, mas nessa hora vai ter um bom colchão para segurar a queda vaso não receba nada. 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Danilo Alves Silva Spinola Barbosa Postado 28 de Setembro de 2023 Compartilhar Postado 28 de Setembro de 2023 6 horas atrás, ANDRÉ MESQUITA ALBUQUERQUE disse: Sardinhas, Pensar em CRIs e CRAs, só após os investimentos passarem dos limites do FGC? Eu tenho CRI através de FIIs de papel, hoje não vejo motivos de ter CRI/CRA em carteira diretamente, claro que ainda estou bem longe do limite do FGC, quando chegar lá, eu penso, mas grandes chances de deixar no Tesouro ou deixar aplicado em bancão mesmo. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Rafael Do Nascimento Postado 28 de Setembro de 2023 Compartilhar Postado 28 de Setembro de 2023 21 horas atrás, ANDRÉ MESQUITA ALBUQUERQUE disse: Sardinhas, Pensar em CRIs e CRAs, só após os investimentos passarem dos limites do FGC? Sendo bem sucinto, eu diria que não. Quando você investe em uma ação, se a empresa quebrar, vc não tem FGC. Isso não impede a gente de investir nas empresas, certo? Qual é a nossa segurança? A segurança é a nossa análise. A premissa de que CRI e CRA é menos seguro é em cima da segurança que os outros títulos possuem. Mas se vc fizer essa correlação que propus aqui, será que é tanto assim? Depende. É claro que existem diversos títulos de CRIs e CRAs, e que a rentabilidade acompanha o risco. Sendo assim, eu investiria sim em CRI e CRA antes do FGC, mas dependendo MUITO da empresa. Se vc não tem informações suficientes, ou não consegue analisar a empresa pra qual você emprestaria, aí sim vc teria um risco mto elevado. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Fabiano Gomes Postado 28 de Setembro de 2023 Compartilhar Postado 28 de Setembro de 2023 Acredito que sua dúvida já tenha sido sanada por todos os colegas acima, porém eu gostaria perguntar uma coisa: Por que a pergunta, qual é o seu objetivo com a mesma? Questiono isso pq durante as aulas aprendemos diversos tipos de instrumentos diferentes, e é natural que tenhamos interesse de saber melhor como eles funcionam... Eu por exemplo, mesmo sabendo que essa classe de ativos não eh coberto pelo FGC e que, portanto, o risco é muito maior, resolvi colocar apenas um pouquinho e comprei 3 CRIs simplesmente para ver o funcionamento deles na prática... Veja que não estou te aconselhando a fazer isso, porém eu tinha interesse em entender e por isso assumi o risco com pouquinho $$$, todavia assim como o @Danilo Alves Silva Spinola Barbosaeu acabo que fico muito mais exposto em CRIs/CRAs nos FIIs de papel pq ali pelo menos existe mais diversificação... 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 André Mesquita Albuquerque Postado 28 de Setembro de 2023 Author Compartilhar Postado 28 de Setembro de 2023 2 minutes ago, Fabiano disse: Acredito que sua dúvida já tenha sido sanada por todos os colegas acima, porém eu gostaria perguntar uma coisa: Por que a pergunta, qual é o seu objetivo com a mesma? Questiono isso pq durante as aulas aprendemos diversos tipos de instrumentos diferentes, e é natural que tenhamos interesse de saber melhor como eles funcionam... Eu por exemplo, mesmo sabendo que essa classe de ativos não eh coberto pelo FGC e que, portanto, o risco é muito maior, resolvi colocar apenas um pouquinho e comprei 3 CRIs simplesmente para ver o funcionamento deles na prática... Veja que não estou te aconselhando a fazer isso, porém eu tinha interesse em entender e por isso assumi o risco com pouquinho $$$, todavia assim como o @Danilo Alves Silva Spinola Barbosaeu acabo que fico muito mais exposto em CRIs/CRAs nos FIIs de papel pq ali pelo menos existe mais diversificação... A pergunta era realmente para me ajudar a definir ummelhor momento para investir neles, nada mais que isso. Ver as diversas opiniões que eu sabia que surgiriam aqui. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Adriano Umemura Postado 28 de Setembro de 2023 Compartilhar Postado 28 de Setembro de 2023 23 horas atrás, ANDRÉ MESQUITA ALBUQUERQUE disse: Sardinhas, Pensar em CRIs e CRAs, só após os investimentos passarem dos limites do FGC? Boa tarde @ANDRÉ MESQUITA ALBUQUERQUE, na minha opinião não. Para investidores que ja possuem o valor do FGC comprometido, acaba sendo somente mais um criterio a ser colocado na balança risco x retorno. O mesmo acontece para quem ainda tem proteção. Desde que voce tenha conhecimento a respeito do investimento, realize uma analise adequada e mensure o risco x retorno, se todos estes criterios estiverem alinhados com a sua estrategia de investimento, não ha problema em realizar investimentos nestas classes de ativos. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
André Mesquita Albuquerque
Sardinhas,
Pensar em CRIs e CRAs, só após os investimentos passarem dos limites do FGC?
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
1
1
1
DIAS POPULARES
28/Set
7
27/Set
3
Top Posters For This Question
André Mesquita Albuquerque 2 posts
Fabiano Gomes 1 post
Adriano Umemura 1 post
Edison Paulini 1 post
DIAS POPULARES
28/Set 2023
7 posts
27/Set 2023
3 posts
Os mais famosos desse tópico
Tiago Roberto Novello
André, Não é uma regra, mas é prudente escolher ativos cobertos pelo FGC antes de investir em ativos que não são, como é o caso de CRI e CRA, pelo menos até estar dentro do limite do FGC, justame
André Mesquita Albuquerque
Sardinhas, Pensar em CRIs e CRAs, só após os investimentos passarem dos limites do FGC?
Edison Paulini
Boa tarde, André! Seria o ideal por conta de segurança. Até 1milhão investidos e seu CPF, o FGC consegue lhe ressarcir. Acima disso como você já não teria mais toda a proteção prevista,
9 respostas para essa pergunta
Recommended Posts