Jump to content
  • 0

AES BRASIL


Károly Hunkár

Pergunta

Gostaria de entender se fiz uma análise, dentro dos fundamentos da escola certa. A AESB3 fui estudar sobre energia sustentável e tem uma matéria interessante sobre produção de hidrogênio, até pelo contexto do petróleo. De produção através da energia éolica. Então, essa empresa assinou um contrato interessante. E na análise de histórico na bolsa, é uma empresa até jovem, mas com alguns indicadores de crescimento, apesar de ter um ROE baixo , ainda não tem um DY longo. Tem outros indicadores interessantes. Uma boa governança, é AAA.  Valeria a pena apostar algo nela futuro ? Faltou alguma análise mais relevante? 

Editado por Károly Hunkár
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Károly Hunkár disse:

Gostaria de entender se fiz uma análise, dentro dos fundamentos da escola certa. A AESB3 fui estudar sobre energia sustentável e tem uma matéria interessante sobre produção de hidrogênio, até pelo contexto do petróleo. De produção através da energia éolica. Então, essa empresa assinou um contrato interessante. E na análise de histórico na bolsa, é uma empresa até jovem, mas com alguns indicadores de crescimento, apesar de ter um ROE baixo , ainda não tem um DY longo. Tem outros indicadores interessantes. Uma boa governança, é AAA.  Valeria a pena apostar algo nela futuro ? Faltou alguma análise mais relevante? 

Bom dia, Károly!

Acredito que observar os endividamentos da empresa seria um bom ponto.

As empresas do setor de energia são comumente endividadas e vejo como fundamental observar a alavancagem das mesmas, se as dívidas são deveras controladas e também no que ela está se endividando, quais os projetos, etc.

 

Essa empresa se não estou enganado é a antiga AES Tietê a qual mudou sua marca. Ou seja, ela não deve ser tão nova de bolsa e observar os antigos indicadores podem ajudar.

 

Uma última coisa que eu lhe deixaria para refletir seria a fase que você está com relação ao patrimônio e a idade. Se já estiver em uma fase que precisa de um pouco mais de solidez, dividendos e não é interessante correr riscos, não sei se essa empresa valeria a pena. Ela me aparenta mais uma empresa de crescimento (mas posso estar enganado por eu não ter a estudado a fundo).

Mas novamente, depende da fase em que você está.

 

Espero que ajude a pensar bem como os links deixados pelo @Adriano Umemuraque contém mais informações!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 15/10/2023 at 06:49, Károly Hunkár disse:

Gostaria de entender se fiz uma análise, dentro dos fundamentos da escola certa. A AESB3 fui estudar sobre energia sustentável e tem uma matéria interessante sobre produção de hidrogênio, até pelo contexto do petróleo. De produção através da energia éolica. Então, essa empresa assinou um contrato interessante. E na análise de histórico na bolsa, é uma empresa até jovem, mas com alguns indicadores de crescimento, apesar de ter um ROE baixo , ainda não tem um DY longo. Tem outros indicadores interessantes. Uma boa governança, é AAA.  Valeria a pena apostar algo nela futuro ? Faltou alguma análise mais relevante? 

Eu invisto em AESB3 a algum tempo, a empresa tem uma proposta muito bacana, tem executado os projetos dentro do prazo e criou um app de venda de energia no mercado livre de energia, que é bem bacana.

Para mim ela é uma compra de Small Cap, pois tem um grande potencial, porem tem enormes desafios, o endividamento é brutal e depende muito da execução e maturação dos projetos de expansão, o que traz um altíssimo risco, tenho na parte da carteira que chamo carinhosamente de “fique rico, ou quebre tentando”.

O aumento de juro tem complicado a vida da AESB3 e um possível congelamento de preços a moda Dilma 2, poderia por fim a empresa, mas eu gostei do case e tenho ido devagar comprando.

Tem que ter estômago para altíssimo risco.  

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...