Jump to content
  • 1

Ciclo da celulose - Estudo


Maila Silva

Pergunta

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
11 horas atrás, Maila Silva disse:

Olá pessoal tudo bem?
Estou estudando o ciclo das commodities para entender também o ciclo da celulose.

Pelo o que eu entendi, a celulose, por ser uma commodity, apresenta ciclos de preços (fases de alta e baixa) pois a demanda aumenta de maneira contínua ao longo do tempo enquanto a produção evolui por saltos (fonte Prof. Carlos José Caetano Bacha, CEPEA - Setor Florestal da USP https://www.cepea.esalq.usp.br/):image.png.9f2f9f3f94dab0ad3809afc019c3b434.png

O único gráfico que encontrei para analisar a variação de preço da celulose mais recente, foi esse do Investing.com que analisa mais precisamente a variação do preço da "bleached softwood kraft pulp", celulose kraft branqueada de forma química e usada na produção de papel (com relação ao mercado chinês):



image.png.a6e92151fd32481ccb6d7c942e6e9a1b.png

 

Sobrepus a esse gráfico, a cotação das ações da Suzano (SUZB3), no mesmo período de tempo:

 

image.png.68d5aec52fb435a3161a7780d9e427db.png

 

E da Klabin, KLB11:

image.png.90c23e0ea49ba7bd59c040f5e2fda8b0.png

 

Então com relação ao preço das ações, conforme mencionado pelo Raul na live da semana passada (16/10), agora não seria um bom momento para aportar nesse setor pois o ciclo da celulose está em alta desde Abril 2023, correto?
No site da CEPEA, vi que esses ciclos duram em torno 2-3 anos (somente estimativa, pois não é possível prever com exatidão):

image.png.ac13efab71524c550c7dd3b50bd7d454.png 

Algumas indagações: