Jump to content
  • 0

Taxa de juros


Károly Hunkár

Pergunta

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 minute ago, Károly Hunkár disse:

Uma dúvida . Pelo cenário atual e que está desenhando. Existe uma chance da taxa selic cair mais? E se isso acontecer o tesouro indexado ao ipca e ao prefixado selic seriam boas opções ?  E Cdb pré fixado de 1 ano e 1/2 e indexador Cdb pós de 1 ano são bons ? 

Boa tarde, Károly!

Minha opinião é que apesar de ainda sim existir uma boa chance da Selic cair, o mercado já está precificado referente a este cenário.

Seguindo o conceito de contrafluxo você está certo: títulos indexados ao IPCA e pré fixados seriam as melhores opções.

Contudo, as melhores opções que se teriam para estes títulos já foram. Há poucos meses atrás estávamos conseguindo ter opções de  CDBs indexados a IPCA+8, 9, 10, por exemplo.

Atualmente se achar um título desses pagando +7% já é muito.

O mesmo acontece com as oportunidades de pré fixados.

 

Mas aqui tem uma coisa que inclusive aprendi recentemente.

O que seria a queda da Selic? É cair até 10%? Cair a 8, a 5%?

Nossas tomadas de decisões também podem ser influenciadas sobe o que pensamos que será a queda ou até mesmo expectativa de aumento.

O importante é sempre frizar que no contrafluxo:

- Taxa de juros baixa com expectativa de alta, títulos indexados a Selic e ao CDI;

- Taxa de juros alta com expectativa de baixa, títulos prefixados para travar uma rentabilidade superior ao que poderá ser oferecido futuramente;

- Inflação baixa com expectativa de alta, títulos indexados ao IPCA.

 

Espero que ajude a pensar!

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 minutes ago, Károly Hunkár disse:

Uma dúvida . Pelo cenário atual e que está desenhando. Existe uma chance da taxa selic cair mais? E se isso acontecer o tesouro indexado ao ipca e ao prefixado selic seriam boas opções ?  E Cdb pré fixado de 1 ano e 1/2 e indexador Cdb pós de 1 ano são bons ? 

Complementando a resposta do Eddy,

o prazo que vc menciona é curto (menos de 2 anos é um curto prazo) praticamente não terá muita diferença assim, sexta passada encontrei IPCA + 7,90% na AUVP Investimentos, mas peguei com prazo de 4 anos (médio prazo)... com eu tenho muito pre na minha carteira atual estou tentando buscar ipca+ no momento, mas no meu caso, titulos acima de 3 anos

Para prazos menores que 2 anos por enquanto eu ainda deixo na selicona mesmo (isso na parte de renda fixa da carteira)

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Károly Hunkár disse:

E se isso acontecer o tesouro indexado ao ipca e ao prefixado selic seriam boas opções ?

Boa tarde @Károly Hunkár. Ficou um pouco confuso o seu questionamento. No tesouro direto temos 3 tipos de titulos.

- Prefixados
- pós fixados - Tesouro selic
- hibridos - Tesouro IPCA

Caso a expectativa de mais queda da taxa de juros, pelo contrafluxo o titulo beneficiado seria, os prefixados. Ainda levando em consideração a queda da taxa de juros e um aumento da inflação, pelo contrafluxo os titulos IPCA tambem seriam beneficiados.

1 hora atrás, Károly Hunkár disse:

E Cdb pré fixado de 1 ano e 1/2 e indexador Cdb pós de 1 ano são bons ? 

Respondi neste topico abaixo

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Edison Paulini disse:

Boa tarde, Károly!

Minha opinião é que apesar de ainda sim existir uma boa chance da Selic cair, o mercado já está precificado referente a este cenário.

Seguindo o conceito de contrafluxo você está certo: títulos indexados ao IPCA e pré fixados seriam as melhores opções.

Contudo, as melhores opções que se teriam para estes títulos já foram. Há poucos meses atrás estávamos conseguindo ter opções de  CDBs indexados a IPCA+8, 9, 10, por exemplo.

Atualmente se achar um título desses pagando +7% já é muito.

O mesmo acontece com as oportunidades de pré fixados.

 

Mas aqui tem uma coisa que inclusive aprendi recentemente.

O que seria a queda da Selic? É cair até 10%? Cair a 8, a 5%?

Nossas tomadas de decisões também podem ser influenciadas sobe o que pensamos que será a queda ou até mesmo expectativa de aumento.

O importante é sempre frizar que no contrafluxo:

- Taxa de juros baixa com expectativa de alta, títulos indexados a Selic e ao CDI;

- Taxa de juros alta com expectativa de baixa, títulos prefixados para travar uma rentabilidade superior ao que poderá ser oferecido futuramente;

- Inflação baixa com expectativa de alta, títulos indexados ao IPCA.

 

Espero que ajude a pensar!

Adorei esse resumo da aula do curso, bem didático. Na sua opinião, independente de quanto os títulos já pagaram de IPCA+ há alguns meses, qual seria o juros mínimo que você compraria um IPCA+? Seria 7, 6, 5%? Se puder também incluir seu raciocínio nessa escolha, agradeço. Analisei o histórico dos últimos 20 anos da Selic e IPCA e penso que o mínimo seria IPCA+6% e o ideal a partir de IPCA+7%. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Edison Paulini disse:

Boa tarde, Károly!

Minha opinião é que apesar de ainda sim existir uma boa chance da Selic cair, o mercado já está precificado referente a este cenário.

Seguindo o conceito de contrafluxo você está certo: títulos indexados ao IPCA e pré fixados seriam as melhores opções.

Contudo, as melhores opções que se teriam para estes títulos já foram. Há poucos meses atrás estávamos conseguindo ter opções de  CDBs indexados a IPCA+8, 9, 10, por exemplo.

Atualmente se achar um título desses pagando +7% já é muito.

O mesmo acontece com as oportunidades de pré fixados.

 

Mas aqui tem uma coisa que inclusive aprendi recentemente.

O que seria a queda da Selic? É cair até 10%? Cair a 8, a 5%?

Nossas tomadas de decisões também podem ser influenciadas sobe o que pensamos que será a queda ou até mesmo expectativa de aumento.

O importante é sempre frizar que no contrafluxo:

- Taxa de juros baixa com expectativa de alta, títulos indexados a Selic e ao CDI;

- Taxa de juros alta com expectativa de baixa, títulos prefixados para travar uma rentabilidade superior ao que poderá ser oferecido futuramente;

- Inflação baixa com expectativa de alta, títulos indexados ao IPCA.

 

Espero que ajude a pensar!

Ótimo. Q pena que perdi essa feira de títulos e CDBs . Kkkkkkkk. 
quem sabe aparece algum ainda rs 

torcer 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

Complementando a resposta do Eddy,

o prazo que vc menciona é curto (menos de 2 anos é um curto prazo) praticamente não terá muita diferença assim, sexta passada encontrei IPCA + 7,90% na AUVP Investimentos, mas peguei com prazo de 4 anos (médio prazo)... com eu tenho muito pre na minha carteira atual estou tentando buscar ipca+ no momento, mas no meu caso, titulos acima de 3 anos

Para prazos menores que 2 anos por enquanto eu ainda deixo na selicona mesmo (isso na parte de renda fixa da carteira)

Entendi . Prazo um pouco maior para tentar marcação de mercado. Tem ipca renda + a 6,05 % vale a pena ? Ele entra na marcação de mercado ? 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Károly Hunkár disse:

Ótimo. Q pena que perdi essa feira de títulos e CDBs . Kkkkkkkk. 
quem sabe aparece algum ainda rs 

torcer 

Pode ser que ainda apareça doido oferecendo  😂

Eventualmente algum banco faça uma emissão dessas ou até mesmo apareça algum maluco vendendo pelo mercado secundário.

Quem sabe  o/

 

E também, tenhamos em mente que são ciclos. Hora ou outra teremos novamente algum tipo de ciclo com oportunidades que podemos ir nele.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @Károly Hunkár. Ficou um pouco confuso o seu questionamento. No tesouro direto temos 3 tipos de titulos.

- Prefixados
- pós fixados - Tesouro selic
- hibridos - Tesouro IPCA

Caso a expectativa de mais queda da taxa de juros, pelo contrafluxo o titulo beneficiado seria, os prefixados. Ainda levando em consideração a queda da taxa de juros e um aumento da inflação, pelo contrafluxo os titulos IPCA tambem seriam beneficiados.

Respondi neste topico abaixo

 

Entendi. O período curto seria msm em relação mais ao Cdb. O texto ficou meio que tudo junto  e misturado msm. 😬

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Glaucia Toraci Gois disse:

Adorei esse resumo da aula do curso, bem didático. Na sua opinião, independente de quanto os títulos já pagaram de IPCA+ há alguns meses, qual seria o juros mínimo que você compraria um IPCA+? Seria 7, 6, 5%? Se puder também incluir seu raciocínio nessa escolha, agradeço. Analisei o histórico dos últimos 20 anos da Selic e IPCA e penso que o mínimo seria IPCA+6% e o ideal a partir de IPCA+7%. 

O maior ipca q tem no momento é ipca renda + de 6,05% . Nada mais atrativo que isso. Esperar novo ciclo de ofertas rs 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Glaucia Toraci Gois disse:

Adorei esse resumo da aula do curso, bem didático. Na sua opinião, independente de quanto os títulos já pagaram de IPCA+ há alguns meses, qual seria o juros mínimo que você compraria um IPCA+? Seria 7, 6, 5%? Se puder também incluir seu raciocínio nessa escolha, agradeço. Analisei o histórico dos últimos 20 anos da Selic e IPCA e penso que o mínimo seria IPCA+6% e o ideal a partir de IPCA+7%. 

Glaucia, aqui acho que depende muito da concepção do investidor e do que ele espera.

Para mim, não dá muito pra negar um IPCA+7 se aparecer e eu estiver com a possibilidade de um bom aporte. Mas é um número que eu estabeleci para mim e está dentro das minhas métricas.

Mas também na minha opinião é necessário ver o comportamento do mercado e as expectativas do mesmo.

Por exemplo: vamos imaginar um cenário em que a máxima sendo oferecida em um ciclo de Selic alta são títulos IPCA+ 7. Porém eu esperava 10%. Deixaria de fazer um porte seguindo esse contrafluxo sendo que o máximo que o mercado está precificando e oferecendo?

Eu particularmente sentiria aquela famosa dor de corno dos investimentos onde deixei de pegar uma oportunidade do momento a qual eu esperava mais  😅

Penso que a chave aqui para se criar o conceito é entender estes ciclos do mercado de altas e baixas nas taxas (sejam de juros, seja a inflação) e a precificação do mercado.

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Károly Hunkár disse:

Uma dúvida . Pelo cenário atual e que está desenhando. Existe uma chance da taxa selic cair mais? E se isso acontecer o tesouro indexado ao ipca e ao prefixado selic seriam boas opções ?  E Cdb pré fixado de 1 ano e 1/2 e indexador Cdb pós de 1 ano são bons ? 

 

Temos sempre a projeção do FOCUS, que estima em quanto estaria a taxa selic em 2024 a 2026.

 

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...