Jump to content
  • 0

Dilema de investir só no exterior e deixar de investir no Brasil no momento ou continuar investindo nos 2


Ricardo Trindade Silvares

Pergunta

Boa noite, o intuito aqui não tem viés político nem nada, só minha preocupação quanto a valorização do meu capital. 

Devido a situação política atual, comecei a ter muito medo quanto investimento aqui no Brasil, e passei a investir muito mais no exterior do que aqui no Brasil, cheguei a tirar alguns investimentos do Brasil e mandar pro exterior. Queria a opinião de vcs, acham que fiz certo? 

Devido à politica financeira atual do governo, será que está valendo mais investir lá fora? sendo que o dólar está valendo menos de 5 reais ( um outro fator que me atraiu muito passar a investir lá fora e caso de alguma M* aqui no Brasil o dólar poderia subir muito mais e valorizar duplamente meu capital)

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
15 minutes ago, Ricardo Trindade Silvares disse:

Boa noite, o intuito aqui não tem viés político nem nada, só minha preocupação quanto a valorização do meu capital. 

Devido a situação política atual, comecei a ter muito medo quanto investimento aqui no Brasil, e passei a investir muito mais no exterior do que aqui no Brasil, cheguei a tirar alguns investimentos do Brasil e mandar pro exterior. Queria a opinião de vcs, acham que fiz certo? 

Devido à politica financeira atual do governo, será que está valendo mais investir lá fora? sendo que o dólar está valendo menos de 5 reais ( um outro fator que me atraiu muito passar a investir lá fora e caso de alguma M* aqui no Brasil o dólar poderia subir muito mais e valorizar duplamente meu capital)

Boa noite, Ricardo!

Eu acho que investir no exterior é válido quando se almeja a proteção de patrimônio e se tem um certo patrimônio para protegê-lo.

Já tirar do real e mandar lá fora é algo que eu não faria. Eu aumentaria meu percentual em dólar se fosse o caso. Como falamos aqui: investimento é que nem sabonete. Quando mais mexe, menor fica.

 

Agora uma coisa que para mim não fecha a conta: se o Brasil quebrar o dólar valoriza de acordo com sua teoria. Sua ideia em aproveitar essa suposta valorização seria para sair do Brasil e usar o dólar lá fora? Ou só simplesmente ter poder aquisitivo em dólar?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa noite @Ricardo Trindade Silvares. Se o seu objetivo é continuar residindo no BRasil, não faz sentido mandar tudo ou ate mesmo a maior parte para o exterior. Trazer o capital novamente para o pais ira consumir grande parte do seu patrimonio.

Caso voce acredite realmente que algo de ruim ira acontecer com o BRasil, o melhor seria se mudar e investir diretamente no pais em que voce fixar residencia.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá Ricardo. Vou te dar minha opinião pessoal.

Não faz muito sentido ter mais investimentos fora do país do que aqui se você mora aqui e pode precisar dele em algum momento.

Para mim, deixar investimentos no exterior é para manter uma reserva de proteção, mas o maior montante seria mesmo aplicado por aqui. Nós, os brasileiros mais antigos, já passamos por momentos muito complicados na economia, talvez você não tivesse nascido ainda, mas quem tem um pouco mais de idade sabe da alta inflação + confisco de dinheiro + tudo mais que passamos. 

De tudo isso sobrou o seguinte... o Brasil não quebrou....as empresas se levantaram e seguimos em frente, veja como há empresas centenárias  na bolsa até hoje.Quer um exemplo vivo??? Luis Barsi!

Somos o pais com a maior renda fixa do mundo ( se não estou enganado), então aqui é o melhor lugar para aproveitar as oportunidades.

Como dizem ( e eu não sei se estão certo ou não) a bolsa está cheia de pechinchas...CDB com 14%, IPCA + 6%... que rmelhor que isso rsrsrs.

E tem taxa private na AUVP... é só falar com o Raul... rsrsrs

Sem contar que para transferir o dinheiro para fora e repatriar vai custar alguns "dolares" que voce ganhou por lá...

Enfim, em minha modesta opinião, se quer investir lá fora, faça com moderação. 

Abraço.

Siviero

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 horas atrás, Edison Paulini disse:

Boa noite, Ricardo!

Eu acho que investir no exterior é válido quando se almeja a proteção de patrimônio e se tem um certo patrimônio para protegê-lo.

Já tirar do real e mandar lá fora é algo que eu não faria. Eu aumentaria meu percentual em dólar se fosse o caso. Como falamos aqui: investimento é que nem sabonete. Quando mais mexe, menor fica.

 

Agora uma coisa que para mim não fecha a conta: se o Brasil quebrar o dólar valoriza de acordo com sua teoria. Sua ideia em aproveitar essa suposta valorização seria para sair do Brasil e usar o dólar lá fora? Ou só simplesmente ter poder aquisitivo em dólar?

Bom dia, seria pros 2, pra usar lá fora num futuro médio a longo prazo e poder aquisitivo em dólar também. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Boa noite @Ricardo Trindade Silvares. Se o seu objetivo é continuar residindo no BRasil, não faz sentido mandar tudo ou ate mesmo a maior parte para o exterior. Trazer o capital novamente para o pais ira consumir grande parte do seu patrimonio.

Caso voce acredite realmente que algo de ruim ira acontecer com o BRasil, o melhor seria se mudar e investir diretamente no pais em que voce fixar residencia.

Bom dia, no caso da Venezuela por exemplo, se um investidor lá tiver 1 milhão investido nas empresas da Venezuela… de vai adiantar nos dias atuais ? Se fosse em dólar … não seria uma força maior pra ele poder sair do país ? 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Ricardo Trindade Silvares disse:

Bom dia, no caso da Venezuela por exemplo, se um investidor lá tiver 1 milhão investido nas empresas da Venezuela… de vai adiantar nos dias atuais ? Se fosse em dólar … não seria uma força maior pra ele poder sair do país ? 

Bom dia Ricardo. Se vc realmente tem esse medo do Brasil virar um Venezuela (eu pessoalmente duvido muito), ou se tem a intenção de se mudar para os estado unidos, vc está totalmente certo em concentrar seu patrimônio em dólar, ja que ira  usufruir futuramente por lá, e investimos para nos trazer conforto.

Agora se pretende se manter por aqui pelo resto da vida, e ainda tem esse medo, concentre uma reserva em dolar do necessário para, caso aja um colapso, vc tenha dinheiro para sair do pais e se manter por la durante um tempo.
Ja que provavelmente seu trabalho te remunera em reais, sua moradia está em território brasileiro, tudo que vc possui esta em reais. 
Se vc realmente tem esse medo genuíno, não faz sentido ainda estar por aqui, concorda?

Mais do que isso, se vc for ficar no Brasil, vai perder as oportunidades maravilhosas que se tem por aqui. Até pq temos diversas empresas testadas pelo tempo.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Ricardo Trindade Silvares disse:

Bom dia, no caso da Venezuela por exemplo, se um investidor lá tiver 1 milhão investido nas empresas da Venezuela… de vai adiantar nos dias atuais ? Se fosse em dólar … não seria uma força maior pra ele poder sair do país ? 

Só valeria se for para sair do pais. Por isso que falei que nesta situação é melhor se mudar. Porque se continuar no pais e tiver que trazer o patrimonio todo de volta deixara uma boa parte por la

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Só valeria se for para sair do pais. Por isso que falei que nesta situação é melhor se mudar. Porque se continuar no pais e tiver que trazer o patrimonio todo de volta deixara uma boa parte por la

Foi fazer esse post que apareceu a notícia de que a PL taxação de 15% dos investimentos no exterior está por um tris pra ser aprovada e começar a valer em 2024 😢

  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Ricardo Trindade Silvares disse:

Foi fazer esse post que apareceu a notícia de que a PL taxação de 15% dos investimentos no exterior está por um tris pra ser aprovada e começar a valer em 2024 😢

@Ricardo Trindade Silvares complementando os colegas com a minha 1 ação de IOBR3 rsrsrs nada na vida temos 100% de certeza, exceto que temos 100% de certeza que vamos morrer rsrsrs

A chance do Brasil virar uma Venezuela é de 0,00000000001% (percentual tirado de vozes da minha cabeça e não é 0% pela razão coloca acima) é que o Brasil tem algumas dezenas de outros "produtos" que a Venezuela não tem. Eles basicamente tem petróleo, floresta e algum turismo. Nunca vi nada sobre minério lá. O Brasil tem agro, minério, petróleo, turismo, floresta, água potável etc, então para o Brasil quebrar o pessoal vai precisar se esforçar muuuuuuuito. Tenho 55 anos e em todo este tempo "fazendo peso" aqui no Planeta, tentaram, mas não conseguiram.

Como disseram, se o receito é tanto, o que faz sentido é programar a sua mudança para outro país, caso contrário, pela lógica, não faria sentido focar os investimentos no exterior morando aqui no Brasil.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 05/12/2023 at 20:55, Ricardo Trindade Silvares disse:

Foi fazer esse post que apareceu a notícia de que a PL taxação de 15% dos investimentos no exterior está por um tris pra ser aprovada e começar a valer em 2024 😢

poisé amigo, comecei há pouco tempo a investir em ETFS internacionais pela avenue e recebi essa notícia, taxad tá demais, se isso é o amor e eu pudesse escolher preferiria o ódio mesmo. rsrsrs

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 04/12/2023 at 19:13, Ricardo Trindade Silvares disse:

Boa noite, o intuito aqui não tem viés político nem nada, só minha preocupação quanto a valorização do meu capital. 

Devido a situação política atual, comecei a ter muito medo quanto investimento aqui no Brasil, e passei a investir muito mais no exterior do que aqui no Brasil, cheguei a tirar alguns investimentos do Brasil e mandar pro exterior. Queria a opinião de vcs, acham que fiz certo? 

Devido à politica financeira atual do governo, será que está valendo mais investir lá fora? sendo que o dólar está valendo menos de 5 reais ( um outro fator que me atraiu muito passar a investir lá fora e caso de alguma M* aqui no Brasil o dólar poderia subir muito mais e valorizar duplamente meu capital)

Boa tarde, Ricardo.

Acredito que o melhor é comprar ações de empresas boas, e apenas vender se os fundamentos mudarem, ou dependendo nem vender, apenas parar de comprar.

O Brasil é um país com histórico de instabilidade política, se você considera um país arriscado, então acho que o melhor seria alocar menos no Brasil, mas não considero bom negócio retirar parte do patrimônio daqui para investir lá fora. 

Eu defini o percentual que quero no Brasil e no exterior, e sigo a estratégia, balanceando apenas por compra de novos ativos, sem vender.

espero ter contribuído.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...