Jump to content
  • 0

Abordagem acesso de Investimento Trocar tesouro por CRA


Leandro Aparecido Jacomete

Pergunta

Boa tarde pessoal!

Quero compartilhar com vcs a abordagem que recebi hoje de um assessor de investimento do BTG, não estou julgando aqui o trabalho dele o o corre que ele tem que fazer para bater as metas. É apenas para avaliarmos a abordagem.

Em 23/12/2022 comprei um tesouro IPCA + 6,00% - 2035, no momento este título está valorizado, já que hoje está pagando  IPCA + 5,64%.

Segundo ele tenho uma oportunidade maravilhosa, a recomendação é vender o título agora com ágio e comprar um CRA da BTG IPCA + 6,20% - 2033.

Pontos que ele destacou:

  • Maior rentabilidade;
  • CRA com prazo menor, porém mais seguro;
  • CRA isento de impostos;
  • Liquidez: 2 Dias para vender para o próprio BTG e 1 semana para vender no balcão;
  • Maior força de de negociação para sair antecipado com ágio, isso porque a mesa de negociação está dentro do banco. 

 

E ai pessoal perdi uma grande oportunidade rss?

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
16 minutes ago, Leandro Aparecido Jacomete disse:

Boa tarde pessoal!

Quero compartilhar com vcs a abordagem que recebi hoje de um assessor de investimento do BTG, não estou julgando aqui o trabalho dele o o corre que ele tem que fazer para bater as metas. É apenas para avaliarmos a abordagem.

Em 23/12/2022 comprei um tesouro IPCA + 6,00% - 2035, no momento este título está valorizado, já que hoje está pagando  IPCA + 5,64%.

Segundo ele tenho uma oportunidade maravilhosa, a recomendação é vender o título agora com ágio e comprar um CRA da BTG IPCA + 6,20% - 2033.

Pontos que ele destacou:

  • Maior rentabilidade;
  • CRA com prazo menor, porém mais seguro;
  • CRA isento de impostos;
  • Liquidez: 2 Dias para vender para o próprio BTG e 1 semana para vender no balcão;
  • Maior força de de negociação para sair antecipado com ágio, isso porque a mesa de negociação está dentro do banco. 

 

E ai pessoal perdi uma grande oportunidade rss?

Boa tarde, Leandro!

Primeiros pontos a serem avaliados.

Entendi que você no caso iria vender o tesouro para entrar no CRA. Se for isso, o risco é alto.

Tesouro IPCA além de mais seguro que um CRA, ele sofre da marcação a mercado. Logo, uma venda antecipada corre risco de perda de rentabilidade. Já temos então dois pontos: segurança e rentabilidade possivelmente perdida.

Além disso, CRA não tem proteção do FGC. Na minha opinião se você não ultrapassou os valores de cobertura do FGC, não faria muito sentido correr um risco assim.

Por fim e não menos importante, sempre suspeitamos o que um assessor oferece.

 A chance de haver conflito de interesses é muito grande.

 

Acredito que você encontre opções melhores no mercado por conta  mesmo se avaliar seu tesouro em que ele esteja em um momento apto de marcação a mercado.

 

Espero que ajude!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Leandro Aparecido Jacomete disse:
  • Maior rentabilidade;
  • CRA com prazo menor, porém mais seguro;
  • CRA isento de impostos;
  • Liquidez: 2 Dias para vender para o próprio BTG e 1 semana para vender no balcão;
  • Maior força de de negociação para sair antecipado com ágio, isso porque a mesa de negociação está dentro do banco. 

Boa tarde Leandro

Só não entendi pq ele falou do CRA ser mais seguro, até porque como o Edisson destacou acima não tem cobertura do FGC haha. Outra ponto é que se você segurar esse IPCA+ talvez consegue uma rentabilidade maior que esse CRA, e até antes de 2033, devido a marcação a mercado. 

Eu sempre fui meio cético e busquei mais segurança com as coisas, então eu desconfiaria de ter um conflito de interesses aí, mas como você mencionou é o trabalho dele bater as metas (não acredito que os fins justifiquem os meios, mas enfim haha).

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Leandro Aparecido Jacomete disse:

Boa tarde pessoal!

Quero compartilhar com vcs a abordagem que recebi hoje de um assessor de investimento do BTG, não estou julgando aqui o trabalho dele o o corre que ele tem que fazer para bater as metas. É apenas para avaliarmos a abordagem.

Em 23/12/2022 comprei um tesouro IPCA + 6,00% - 2035, no momento este título está valorizado, já que hoje está pagando  IPCA + 5,64%.

Segundo ele tenho uma oportunidade maravilhosa, a recomendação é vender o título agora com ágio e comprar um CRA da BTG IPCA + 6,20% - 2033.

Pontos que ele destacou:

  • Maior rentabilidade;
  • CRA com prazo menor, porém mais seguro;
  • CRA isento de impostos;
  • Liquidez: 2 Dias para vender para o próprio BTG e 1 semana para vender no balcão;
  • Maior força de de negociação para sair antecipado com ágio, isso porque a mesa de negociação está dentro do banco. 

 

E ai pessoal perdi uma grande oportunidade rss?

Matematicamente, só por rendimento, a proposta dele fez sentido. Se vc tinha rendido mais do que contratou, ganharia na marcação a mercado.

Mas eu não acho que teria mudado...buscamos coisas diferentes investindo em CRI/CRAs e Tesouro. No último caso o foco é segurança mesmo, e no primeiro é rentabilidade.

O rendimento que ele ofereceu é bom pela instituição segura (não acho que eles dariam calote), geralmente empresas grandes e conhecidas não pagam um prêmio tão grande.

Mas se EU fosse trocar esse Tesouro por um CRA ou CRI, eu escolheria pela rentabilidade mesmo. Tenho uns de IPCA +8 que catei esse ano, n trocaria meu Tesouro quase 6% pelo CRA 6,2%, muito menos por 10 anos!! NUNCA conte com poder vender esses títulos no mercado secundário.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Leandro Aparecido Jacomete disse:

Em 23/12/2022 comprei um tesouro IPCA + 6,00% - 2035, no momento este título está valorizado, já que hoje está pagando  IPCA + 5,64%.

Segundo ele tenho uma oportunidade maravilhosa, a recomendação é vender o título agora com ágio e comprar um CRA da BTG IPCA + 6,20% - 2033.

Boa tarde @Leandro Aparecido Jacomete. Se comprou este título em 23.12.22 você ainda está na alíquota de 20% do IR, o que poderá consumir boa parte do ágio que se encontra o título.

2 horas atrás, Leandro Aparecido Jacomete disse:

CRA com prazo menor, porém mais seguro

CRA não possui garantia do FGC. Teria que avaliar o empreendimento e as garantias para ver se a taxa adicional oferecida compensa o risco.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

invest
×
×
  • Criar novo...