Gostaria de me aprofundar nesse tema a fins de curiosidade mesmo.
Como funciona para a empresa fazer a bonificação?
Até onde entendo, a empresa pode optar por fazer uma bonificação aos acionistas ao invés de, por exemplo, pagar os convencionais rendimentos em formas de dividendos ou JCP.
Se essa premissa é correta, queria entender melhor sobre como isso se reflete para a empresa. Por que ela optaria por isso ao invés de rendimentos? Ajuda a segurar o investidor? Tem algum benefício financeiro e/ou fiscal?
Ainda para ilustrar um pouco mais. Sabemos que quando se tem pagamentos de proventos o dinheiro troca de bolso. Eu tenho 100 ações SARD3 a R$5 cada. Logo um patrimônio de quinhentos. Eles pagam um dividendo de 1 real e as ações são corrigidas para 4. Mas como eu recebi 100 em provento e minhas ações agora valem um total de R$400, ainda tenho os mesmos quinhentos de patrimônio.
E no caso das bonificações? Preços de ações de alteram ? (Não que isso importe, o objetivo é entender mesmo como a coisa toda).
Pergunta
Edison Paulini
Boa tarde, sardinhas!
Gostaria de me aprofundar nesse tema a fins de curiosidade mesmo.
Como funciona para a empresa fazer a bonificação?
Até onde entendo, a empresa pode optar por fazer uma bonificação aos acionistas ao invés de, por exemplo, pagar os convencionais rendimentos em formas de dividendos ou JCP.
Se essa premissa é correta, queria entender melhor sobre como isso se reflete para a empresa. Por que ela optaria por isso ao invés de rendimentos? Ajuda a segurar o investidor? Tem algum benefício financeiro e/ou fiscal?
Ainda para ilustrar um pouco mais. Sabemos que quando se tem pagamentos de proventos o dinheiro troca de bolso. Eu tenho 100 ações SARD3 a R$5 cada. Logo um patrimônio de quinhentos. Eles pagam um dividendo de 1 real e as ações são corrigidas para 4. Mas como eu recebi 100 em provento e minhas ações agora valem um total de R$400, ainda tenho os mesmos quinhentos de patrimônio.
E no caso das bonificações? Preços de ações de alteram ? (Não que isso importe, o objetivo é entender mesmo como a coisa toda).
Valeu desde já!
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
3
2
2
1
DIAS POPULARES
22/Jan
4
23/Jan
4
Top Posters For This Question
Flavio Prado 3 posts
Edison Paulini 2 posts
Cézar Busato 2 posts
Adriano Umemura 1 post
DIAS POPULARES
22/Jan 2024
4 posts
23/Jan 2024
4 posts
Os mais famosos desse tópico
Adriano Umemura
Boa tarde @Edison Paulini. Lembra quando fizemos a nossa planilha de ativos e passivos? O resultado final seria o nosso patrimonio liquido Com as empresas acontece a mesma coisa. As empresas poss
Edison Paulini
Boa tarde, sardinhas! Gostaria de me aprofundar nesse tema a fins de curiosidade mesmo. Como funciona para a empresa fazer a bonificação? Até onde entendo, a empresa pode optar p
Flavio Prado
@Edison Paulini quando a empresa faz bonificação ela está usando o dinheiro para aumentar o capital social dela e "dando" as ações proporcionalmente aos acionistas que têm posição da empresa. Na bonif
7 respostas para essa pergunta
Recommended Posts