Jump to content
  • 0

Tesouro Direto - Marcação a Mercado ( Pensamento sobre melhor tipo )


Marcelo Ribeiro

Pergunta

Pessoal,

Vendo algumas coisas por ai, pensando um pouco... percebi que havia uma coisa que eu estava errando sem perceber

Quando investimos no Tesouro Direto com a intenção explicita de fazer marcação a mercado, eu tinha um pouco de preconceito do IPCA+ e preferia o prefixado puro...

Meio que no automático sem prensar muito, eu achava mais interessante por exemplo comprar

Tesouro Pre 2029 13,60%

Do que comprar

Tesouro 2045 IPCA+5,95%

Pois olhando rapidamente, "parece" que tem mais espaço pro premio do "Pré puro" variar mais que o premio do IPCA+

Porem tem um detalhe...

Normalmente os pré-puros não são de tão longo prazo, por exemplo atualmente somente temos o 2029

Já no caso do IPCA temos 2045

Não sei se já perceberam, mas quanto maior for o prazo do vencimento, maior sera a variação no caso de oscilação da taxa...

Gostaria de ouvir a opinião dos amigos !

Atualmente tenho pré 2029 e ipca+2045 ... ambos para marcação ... porem tenho mais pré do que IPCA, e pretendo mudar isso

Apesar que isso vai ser somente no próximo ciclo, neste momento estou aguardando os juros baixarem mais para realizar os atuais.

 

Editado por Marcelo R
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

18 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
53 minutes ago, Marcelo R disse:

Pessoal,

Vendo algumas coisas por ai, pensando um pouco... percebi que havia uma coisa que eu estava errando sem perceber

Quando investimos no Tesouro Direto com a intensão explicita de fazer marcação a mercado, eu tinha um pouco de preconceito do IPCA+ e preferia o prefixado puro...

Meio que no automático sem prensar muito, eu achava mais interessante por exemplo comprar

Tesouro Pre 2029 13,60%

Do que comprar

Tesouro 2045 IPCA+5,95%

Pois olhando rapidamente, "parece" que tem mais espaço pro premio do "Pré puro" variar mais que o premio do IPCA+

Porem tem um detalhe...

Normalmente os pré-puros não são de tão longo prazo, por exemplo atualmente somente temos o 2029

Já no caso do IPCA temos 2045

Não sei se já perceberam, mas quanto maior for o prazo do vencimento, maior sera a variação no caso de oscilação da taxa...

Gostaria de ouvir a opinião dos amigos !

Atualmente tenho pré 2029 e ipca+2045 ... ambos para marcação ... porem tenho mais pré do que IPCA, e pretendo mudar isso

Apesar que isso vai ser somente no próximo ciclo, neste momento estou aguardando os juros baixarem mais para realizar os atuais.

 

Fala, Marcelo!

Não sei se posso estar enganado no meu raciocínio. Mas se eu viso um título do tesouro para marcação a mercado a primeira coisa que eu olho é o período. Um período mais longo entendo que se abram mais janelas para a realização da marcação no quesito preço real estar acima do teórico.

Mas junto disso entendo que também seja viável ter um outro título o qual se aplicado tenha uma rentabilidade superior a se levar o título do tesouro até o vencimento.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 minutes ago, Edison Paulini disse:

Fala, Marcelo!

Não sei se posso estar enganado no meu raciocínio. Mas se eu viso um título do tesouro para marcação a mercado a primeira coisa que eu olho é o período. Um período mais longo entendo que se abram mais janelas para a realização da marcação no quesito preço real estar acima do teórico.

Mas junto disso entendo que também seja viável ter um outro título o qual se aplicado tenha uma rentabilidade superior a se levar o título do tesouro até o vencimento.

Então até tem essa questão de ter mais janelas...

Mas eu acho que o que mais pega é que quanto mais longo é o vencimento, maior é o efeito da marcação...

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Putz, na teoria tudo é lindo e maravilhoso...

Fui dar uma olhada (tenho tesouro pre e tenho tesouro ipca) comprados no mesmo dia... há 508 dias atras...

Teoricamente se esse meu pensamento estivesse correto, o tesouro ipca deveria estar ganhando do tesouro pre

Mas adivinha !

Tesouro Pre = 23,78%

Tesouro IPCA = 17%

Agora bugou um pouco minha cabeça... de volta aos estudos !

 

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 minutes ago, Marcelo R disse:

Putz, na teoria tudo é lindo e maravilhoso...

Fui dar uma olhada (tenho tesouro pre e tenho tesouro ipca) comprados no mesmo dia... há 508 dias atras...

Teoricamente se esse meu pensamento estivesse correto, o tesouro ipca deveria estar ganhando do tesouro pre

Mas adivinha !

Tesouro Pre = 23,78%

Tesouro IPCA = 17%

Agora bugou um pouco minha cabeça... de volta aos estudos !

 

Valeu. Você me deixou perdido agora também

Hauahahauaua

Ainda bem que uma das minhas metas é refazer o cvrso. Estou precisando rever o conteúdo com um nova visão.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Marcelo R disse:

Pessoal,

Vendo algumas coisas por ai, pensando um pouco... percebi que havia uma coisa que eu estava errando sem perceber

Quando investimos no Tesouro Direto com a intensão explicita de fazer marcação a mercado, eu tinha um pouco de preconceito do IPCA+ e preferia o prefixado puro...

Meio que no automático sem prensar muito, eu achava mais interessante por exemplo comprar

Tesouro Pre 2029 13,60%

Do que comprar

Tesouro 2045 IPCA+5,95%

Pois olhando rapidamente, "parece" que tem mais espaço pro premio do "Pré puro" variar mais que o premio do IPCA+

Porem tem um detalhe...

Normalmente os pré-puros não são de tão longo prazo, por exemplo atualmente somente temos o 2029

Já no caso do IPCA temos 2045

Não sei se já perceberam, mas quanto maior for o prazo do vencimento, maior sera a variação no caso de oscilação da taxa...

Gostaria de ouvir a opinião dos amigos !

Atualmente tenho pré 2029 e ipca+2045 ... ambos para marcação ... porem tenho mais pré do que IPCA, e pretendo mudar isso

Apesar que isso vai ser somente no próximo ciclo, neste momento estou aguardando os juros baixarem mais para realizar os atuais.

 

Para mim a Marcação a Mercado é secundária e vai acontecer por consequência. Compraria os títulos pensando no qual me parece melhor naquele momento caso vá deixar até o vencimento.

Respondendo ao seu raciocínio, faz sentido e pode afetar minha escolha colocando isso como positivo na balança quando estiver em dúvida entre títulos.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Marcelo R disse:

Pessoal,

Vendo algumas coisas por ai, pensando um pouco... percebi que havia uma coisa que eu estava errando sem perceber

Quando investimos no Tesouro Direto com a intensão explicita de fazer marcação a mercado, eu tinha um pouco de preconceito do IPCA+ e preferia o prefixado puro...

Meio que no automático sem prensar muito, eu achava mais interessante por exemplo comprar

Tesouro Pre 2029 13,60%

Do que comprar

Tesouro 2045 IPCA+5,95%

Pois olhando rapidamente, "parece" que tem mais espaço pro premio do "Pré puro" variar mais que o premio do IPCA+

Porem tem um detalhe...

Normalmente os pré-puros não são de tão longo prazo, por exemplo atualmente somente temos o 2029

Já no caso do IPCA temos 2045

Não sei se já perceberam, mas quanto maior for o prazo do vencimento, maior sera a variação no caso de oscilação da taxa...

Gostaria de ouvir a opinião dos amigos !

Atualmente tenho pré 2029 e ipca+2045 ... ambos para marcação ... porem tenho mais pré do que IPCA, e pretendo mudar isso

Apesar que isso vai ser somente no próximo ciclo, neste momento estou aguardando os juros baixarem mais para realizar os atuais.

 

Oi @Marcelo R bom dia. Sim, titulos com vencimento mais longo possuem um potencial de ganhos maiores com a marcação a mercado. EXiste um calculo que seria a duration modificada, a qual a formula segue no print abaixo. A duration modificada mede a sensibilidade do titulo em relação a taxa de juros oferecida no mercado, ou seja, para cada  variação percentual da taxa oferecida quanto varia o valor do titulo. Na formula a duration para titulos que não pagam cupons seria o tempo até o vencimento e o K seria o Yeld to Maturity ou a taxa oferecida no titulo.

Por exemplo um titulo que paga 10%aa com vencimento para 3 anos tera uma duration modificada de 2,72%. Para cada 1% de variação da taxa o valor do titulo varia 2,72% no sentido contrario. Veja então que para titulos que pagam a mesma taxa, quanto maior o tempo maior a duration modificada.

 

Captura de Tela 2024-02-05 às 07.27.49.png

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
54 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Oi @Marcelo R bom dia. Sim, titulos com vencimento mais longo possuem um potencial de ganhos maiores com a marcação a mercado. EXiste um calculo que seria a duration modificada, a qual a formula segue no print abaixo. A duration modificada mede a sensibilidade do titulo em relação a taxa de juros oferecida no mercado, ou seja, para cada  variação percentual da taxa oferecida quanto varia o valor do titulo. Na formula a duration para titulos que não pagam cupons seria o tempo até o vencimento e o K seria o Yeld to Maturity ou a taxa oferecida no titulo.

Por exemplo um titulo que paga 10%aa com vencimento para 3 anos tera uma duration modificada de 2,72%. Para cada 1% de variação da taxa o valor do titulo varia 2,72% no sentido contrario. Veja então que para titulos que pagam a mesma taxa, quanto maior o tempo maior a duration modificada.

 

Captura de Tela 2024-02-05 às 07.27.49.png

Bom dia, Adriano!

Esse cálculo podemos entender como uma regra que o título se limita a variação com o percentual resultante dessa fórmula ou como estimativa do quanto ele pode variar?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Edison Paulini disse:

Bom dia, Adriano!

Esse cálculo podemos entender como uma regra que o título se limita a variação com o percentual resultante dessa fórmula ou como estimativa do quanto ele pode variar?

Oi @Edison Paulini bom dia. Esta variação é a esperada para o titulo até o vencimento baseada na taxa contratada. Então quanto mais longo o vencimento maior a variação

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Oi @Edison Paulini bom dia. Esta variação é a esperada para o titulo até o vencimento baseada na taxa contratada. Então quanto mais longo o vencimento maior a variação

Então é algo podemos esperar e não que de fato irá acontecer dentro deste percentual podendo termos ele em dados momentos maior ou menor, é isso?

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Adriano Umemura disse:

Oi @Marcelo R bom dia. Sim, titulos com vencimento mais longo possuem um potencial de ganhos maiores com a marcação a mercado. EXiste um calculo que seria a duration modificada, a qual a formula segue no print abaixo. A duration modificada mede a sensibilidade do titulo em relação a taxa de juros oferecida no mercado, ou seja, para cada  variação percentual da taxa oferecida quanto varia o valor do titulo. Na formula a duration para titulos que não pagam cupons seria o tempo até o vencimento e o K seria o Yeld to Maturity ou a taxa oferecida no titulo.

Por exemplo um titulo que paga 10%aa com vencimento para 3 anos tera uma duration modificada de 2,72%. Para cada 1% de variação da taxa o valor do titulo varia 2,72% no sentido contrario. Veja então que para titulos que pagam a mesma taxa, quanto maior o tempo maior a duration modificada.

 

Captura de Tela 2024-02-05 às 07.27.49.png

Adriano,

Sim com certeza para títulos iguais (do mesmo tipo), quanto maior o vencimento mais sensível é a variação...

Na verdade minha duvida é outra, é em relação a títulos diferentes

Por exemplo, num caso real, se você tem intenção de se expor a marcação a mercado e tem estas 2 opções

Tesouro Pré 2029 - 11,84% (percentual para variar maior, tempo de vencimento menor)

Tesouro IPCA 2045 - IPCA+5,90% (percentual para variar menor, tempo de vencimento maior)

Está é minha duvida, 

Escolheria qual e porque ?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 minutes ago, Marcelo R disse:

Adriano,

Sim com certeza para títulos iguais (do mesmo tipo), quanto maior o vencimento mais sensível é a variação...

Na verdade minha duvida é outra, é em relação a títulos diferentes

Por exemplo, num caso real, se você tem intenção de se expor a marcação a mercado e tem estas 2 opções

Tesouro Pré 2029 - 11,84% (percentual para variar maior, tempo de vencimento menor)

Tesouro IPCA 2045 - IPCA+5,90% (percentual para variar menor, tempo de vencimento maior)

Está é minha duvida, 

Escolheria qual e porque ?

Eu acho dificil fazer uma comparação assim. Alem do prazo ser diferente a variação da taxa do IPCA se movimenta diferente da taxa do prefixado. Enquanto de fevereiro de 2022 o prefixado teve uma variação aproximada de -1,2% o IPCA variou +0,13%

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Eu acho dificil fazer uma comparação assim. Alem do prazo ser diferente a variação da taxa do IPCA se movimenta diferente da taxa do prefixado. Enquanto de fevereiro de 2022 o prefixado teve uma variação aproximada de -1,2% o IPCA variou +0,13%

Mas então não teria um parâmetro pra escolher um ou outro ?

Teoricamente segundo o que o Raul fala, mesmo no tesouro ipca deveríamos desconsiderar o ipca e levar em conta o prêmio 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Edison Paulini disse:

Então é algo podemos esperar e não que de fato irá acontecer dentro deste percentual podendo termos ele em dados momentos maior ou menor, é isso?

 

 

Não, o resultado é a variação que de fato acontece no titulo. Tomando como base o exemplo em questão.

Um titulo que paga 10%aa com vencimento para 3 anos tera uma duration modificada de 2,72%. Este titulo estara valendo para compra 751,31. Se a taxa subir para 11% o valor do titulo vai para 730,88 que seria a variação calculada em cima dos 2,72%

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Marcelo R disse:

Mas então não teria um parâmetro pra escolher um ou outro ?

Teoricamente segundo o que o Raul fala, mesmo no tesouro ipca deveríamos desconsiderar o ipca e levar em conta o prêmio 

Sim, voce pode fazer isso. Fazendo dessa forma a DM do prefixado aproximada seria de 4,47% e do IPCA 19,83%

Mas o tesouro IPCA provavelmente tera o componente prefixado variando menos do que o prefixado puro. Porque veja que o valor da DM é baseado em uma variação de 1% na taxa.

Alem disso, como a selic é somente um dos fatores que influenciam na taxa oferecida dos titulos, pode ter a variavel de oferta x procura em relação a um titulo para outro que tambem entra nesta equação. Seria como comparar maçã com banana. São frutas mas com caracteristicas diferentes

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
44 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Não, o resultado é a variação que de fato acontece no titulo. Tomando como base o exemplo em questão.

Um titulo que paga 10%aa com vencimento para 3 anos tera uma duration modificada de 2,72%. Este titulo estara valendo para compra 751,31. Se a taxa subir para 11% o valor do titulo vai para 730,88 que seria a variação calculada em cima dos 2,72%

Agora sim ficou claro.

Valeu, Adriano!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 05/02/2024 at 07:38, Adriano Umemura disse:

Oi @Marcelo R bom dia. Sim, titulos com vencimento mais longo possuem um potencial de ganhos maiores com a marcação a mercado. EXiste um calculo que seria a duration modificada, a qual a formula segue no print abaixo. A duration modificada mede a sensibilidade do titulo em relação a taxa de juros oferecida no mercado, ou seja, para cada  variação percentual da taxa oferecida quanto varia o valor do titulo. Na formula a duration para titulos que não pagam cupons seria o tempo até o vencimento e o K seria o Yeld to Maturity ou a taxa oferecida no titulo.

Por exemplo um titulo que paga 10%aa com vencimento para 3 anos tera uma duration modificada de 2,72%. Para cada 1% de variação da taxa o valor do titulo varia 2,72% no sentido contrario. Veja então que para titulos que pagam a mesma taxa, quanto maior o tempo maior a duration modificada.

 

Captura de Tela 2024-02-05 às 07.27.49.png

Adriano, estava justamente procurando uma fonte que me desse uma perspectiva de quanto impacta a variação da Selic nos valores dos títulos, ou seja, a variação de 1% na Selic implica em quanto de variação na taxa do título? Aqui não creio que seja uma métrica simples, pois pelo que li também tem uma questão de oferta e procura. 

A outra dúvida vc respondeu acima com a fórmula. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Arthur Tavares Farias disse:

Adriano, estava justamente procurando uma fonte que me desse uma perspectiva de quanto impacta a variação da Selic nos valores dos títulos, ou seja, a variação de 1% na Selic implica em quanto de variação na taxa do título? Aqui não creio que seja uma métrica simples, pois pelo que li também tem uma questão de oferta e procura. 

A outra dúvida vc respondeu acima com a fórmula. 

Bom dia @Arthur Tavares Farias. Quando falamos de marcação a mercado não podemos confundir a taxa básica de juros que seria a selic, com a taxa de mercado. A taxa de mercado é a taxa que é oferecida nos títulos de renda fixa, a qual uma das variáveis que a influencia é a selic.

A duration modificada mede a sensibilidade do preço do título em relação a taxa de mercado, ou seja, se a taxa oferecida no título variar 1% o preço do título varia x% no sentido contrário.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...