Jump to content
  • 0

Títulos pós em CDI


André Mesquita Albuquerque

Pergunta

Boa noite pessoal,

Uma pergunta... nesse ciclo de queda da SELIC, com relação aos títulos atrelados ao CDI, as porcentagens vão aumentando com a queda da Selic para estimular a compra desses títulos e aumentar as rentabilidades? Exemplo, hj encontramos títulos com 122% do CDI... quando a Selic cair mais, esse título (ou um similar) pode oferecer 130%, 140% do CDI, ou não??? Essa porcentagem permanece igual...

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
33 minutes ago, ANDRÉ MESQUITA ALBUQUERQUE disse:

Boa noite pessoal,

Uma pergunta... nesse ciclo de queda da SELIC, com relação aos títulos atrelados ao CDI, as porcentagens vão aumentando com a queda da Selic para estimular a compra desses títulos e aumentar as rentabilidades? Exemplo, hj encontramos títulos com 122% do CDI... quando a Selic cair mais, esse título (ou um similar) pode oferecer 130%, 140% do CDI, ou não??? Essa porcentagem permanece igual...

Não é uma regra, mas a tendência é que aumente sim.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Ainda preciso me livrar de alguns fundos de investimento ruins - poucos e de valor sem expressividade, felizmente -, recomendados (empurrados) por corretora via assessoria. São dois tipo multimercado e um de inflação.

Com o resgate, ficará a dúvida, diante do quadro de queda da SELIC: buscar na Renda Fixa por CDBs, Tesouro Pré, LCs, o quê?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Evandro disse:

Ainda preciso me livrar de alguns fundos de investimento ruins - poucos e de valor sem expressividade, felizmente -, recomendados (empurrados) por corretora via assessoria. São dois tipo multimercado e um de inflação.

Com o resgate, ficará a dúvida, diante do quadro de queda da SELIC: buscar na Renda Fixa por CDBs, Tesouro Pré, LCs, o quê?

Sinceramente, tem que avaliar os títulos disponíveis no momento, pois vai depender não só de como está cada taxa, mas também seus vencimentos. Dependendo do valor que você investe, também pode ter outras coisas que façam sentido, como as debêntures. 

Sendo prático, o que vou falar não reflete necessariamente uma realidade, se a taxa baixar drasticamente por alguma razão, aí pode ser o momento de correr fortemente atrás de IPCA+, pois claramente nosso país não aguenta taxas baixas por muito tempo.

Enquanto isso, vai ser o título disponível que aparente te trazer o melhor resultado no momento.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Evandro disse:

Ainda preciso me livrar de alguns fundos de investimento ruins - poucos e de valor sem expressividade, felizmente -, recomendados (empurrados) por corretora via assessoria. São dois tipo multimercado e um de inflação.

Com o resgate, ficará a dúvida, diante do quadro de queda da SELIC: buscar na Renda Fixa por CDBs, Tesouro Pré, LCs, o quê?

Obviamente que a composição da carteira depende dos objetivos de cada um e do quanto consegue aportar por mês. No meu caso, atualemente, em se tratando de RF, estou buscando os IPCA+ (65% da carteira de RF), pós em CDI (25%) e préfixados em 10% da carteira. Atualmente consegui títulos de 122% CDI, IPCA+ 7,5% e pré de 12,2%.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Evandro. Como estamos no inicio do processo de reversão do ciclo não teremos um titulo a qual a rentabilidade seja extremamente atrativa. Isto é normal, ja que a medida que os ciclos de mercado vão se desenvolvendo pegaremos titulos excelentes para o contrafluxo, outros medianos e alguns não tão bons. Na somatória teremos uma rentabilidade acima da média.

Pelo momento ainda são atrativos os titulos prefixados na expectativa de que com a continuidade da queda da taxa selic, podemos travar nossa rentabilidade em patamares possivelmente maiores dos que os oferecidos futuramente. Caso queira adicionar um pouco mais de proteção a inflação da sua carteira, pode tentar garimpar tambem algum titulo indexado ao IPCA. Mes passado aportei em um titulo disponibilizado na AUVP oferecendo IPCA +7,5% e neste mes preferi pegar um prefixado pagando 13,05%, ambos CDBs com vencimento para 4 anos mais ou menos.

Excelente!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 06/02/2024 at 07:50, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Evandro. Como estamos no inicio do processo de reversão do ciclo não teremos um titulo a qual a rentabilidade seja extremamente atrativa. Isto é normal, ja que a medida que os ciclos de mercado vão se desenvolvendo pegaremos titulos excelentes para o contrafluxo, outros medianos e alguns não tão bons. Na somatória teremos uma rentabilidade acima da média.

Pelo momento ainda são atrativos os titulos prefixados na expectativa de que com a continuidade da queda da taxa selic, podemos travar nossa rentabilidade em patamares possivelmente maiores dos que os oferecidos futuramente. Caso queira adicionar um pouco mais de proteção a inflação da sua carteira, pode tentar garimpar tambem algum titulo indexado ao IPCA. Mes passado aportei em um titulo disponibilizado na AUVP oferecendo IPCA +7,5% e neste mes preferi pegar um prefixado pagando 13,05%, ambos CDBs com vencimento para 4 anos mais ou menos.

Adriano, considerando estes CDBs que você investiu, se tivéssemos Tesouro Direto IPCA +6,9% e Tesouro Prefixado 12,4%, seriam opções interessantes devido à possibilidade de fazer marcação a mercado?

ou por ser de 4 anos ou menos, é curto período para pensar em marcação à mercado?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, Ricardo Tuller Mendes disse:

Adriano, considerando estes CDBs que você investiu, se tivéssemos Tesouro Direto IPCA +6,9% e Tesouro Prefixado 12,4%, seriam opções interessantes devido à possibilidade de fazer marcação a mercado?

ou por ser de 4 anos ou menos, é curto período para pensar em marcação à mercado?

Eu particularmente não foco a escolha dos titulos em relação a marcação a mercado, mas sim no contrafluxo.

Contudo, neste cenario em que nos encontramos com queda da taxa selic pode ser possivel ter ganhos com a marcação. Alem disso seu raciocinio em relação ao tempo tambem esta correto, quanto maior a duration ou prazo até o vencimento, maiores são as oscilações em relação ao preço do ativo.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 06/02/2024 at 09:03, André Mesquita Albuquerque disse:

Obviamente que a composição da carteira depende dos objetivos de cada um e do quanto consegue aportar por mês. No meu caso, atualemente, em se tratando de RF, estou buscando os IPCA+ (65% da carteira de RF), pós em CDI (25%) e préfixados em 10% da carteira. Atualmente consegui títulos de 122% CDI, IPCA+ 7,5% e pré de 12,2%.

Você está construindo uma boa carteira, e sua pergunta inicial mostra que você está presenciando a regra do "contrafluxo", ou seja, você aporta em um investimento com rendimento mais baixo considerando os demais no momento atraído por uma taxa de juros que será muito maior futuramente, ou seja, 120% do CDI hoje é muito menor que os pré-fixados do momento, mas quando a Taxa Selic voltar a subir, o rendimento será bem maior.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 06/02/2024 at 09:03, André Mesquita Albuquerque disse:

Obviamente que a composição da carteira depende dos objetivos de cada um e do quanto consegue aportar por mês. No meu caso, atualemente, em se tratando de RF, estou buscando os IPCA+ (65% da carteira de RF), pós em CDI (25%) e préfixados em 10% da carteira. Atualmente consegui títulos de 122% CDI, IPCA+ 7,5% e pré de 12,2%.

André, e quais os prazos de vencimento destes títulos que você conseguiu (122% CDI, IPCA+ 7,5% e pré de 12,2%) ?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...