Jump to content
  • 0

Alocação CDB


Leandro Felix

Pergunta

Pessoal encontrei um CDB do banco Master 2030 a 14,10% ao ano hoje, considerando a queda na taxa Selic que deverá ocorrer entre hoje e amanhã, seria interessante comprar uma posição grande desse CDB de uma vez? Estou pensando em Alocar 20% do meu patrimônio que atualmente está no Selic nesse CDB pra aproveitar a rentabilidade, ja tenho outros 15% alocado em outros CDbs de renda fixa Pré e 5% eM IPCA, e o total que defini como meta pra minha carteira foi de 50% em renda fixa, ou seja ainda faltariam 10% pra alocar em outros ativos.

Vocês acham que a taxa esta boa pro cenário atual? Aplicariam um valor menor pra possíveis oportunidades futuras? Diversificariam mais em outros indexadores como IPCA? 

Uma outra questão que tenho é com relação ao prazo ser um pouco longo e não ter liquidez.

 

O que vocês acham?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
46 minutes ago, Leandro Felix disse:

Pessoal encontrei um CDB do banco Master 2030 a 14,10% ao ano hoje, considerando a queda na taxa Selic que deverá ocorrer entre hoje e amanhã, seria interessante comprar uma posição grande desse CDB de uma vez? Estou pensando em Alocar 20% do meu patrimônio que atualmente está no Selic nesse CDB pra aproveitar a rentabilidade, ja tenho outros 15% alocado em outros CDbs de renda fixa Pré e 5% eM IPCA, e o total que defini como meta pra minha carteira foi de 50% em renda fixa, ou seja ainda faltariam 10% pra alocar em outros ativos.

Vocês acham que a taxa esta boa pro cenário atual? Aplicariam um valor menor pra possíveis oportunidades futuras? Diversificariam mais em outros indexadores como IPCA? 

Uma outra questão que tenho é com relação ao prazo ser um pouco longo e não ter liquidez.

 

O que vocês acham?

Boa tarde, Leandro!

Eu particularmente acho a taxa boa e gosto do emissor. Tenho vários títulos de renda fixa nele por ainda estar coberto pelo FGC.

A única coisa que eu não gosto muito é do prazo. Eu prefiro títulos com vencimentos preferencialmente entre 3 e 4 anos.

Só veja se esse montante de 20% não seria muito relevante e/ou viria a dar uma certa desbalanceada na sua carteira atrelando valor  a um  único título e taxa como neste caso do prefixado.

 

Espero que ajude a pensar em uma decisão!

Editado por Edison Luis Paulini
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Boa tarde, Leandro!

Eu particularmente acho a taxa boa e gosto do emissor. Tenho vários títulos de renda fixa nele por ainda estar coberto pelo FGC.

A única coisa que eu não gosto muito é do prazo. Eu prefiro títulos com vencimentos preferencialmente entre 3 e 4 anos.

Só veja se esse montante de 20% não seria muito relevante e/ou viria a dar uma certa desbalanceada na sua carteira atrelando valor  a um  único título e taxa como neste caso do prefixado.

 

Espero que ajude a pensar em uma decisão!

Então, uma das minhas duvidas é sobre essa questão do desbalanceamento, porém como finalizei o curso a pouco tempo ainda estou distribuindo o patrimônio que estava todo no tesouro selic conforme manda o mestre kkk

Preciso levar em consideração que ainda vou ter os aportes mensais e conseguiria balancear a carteira posteriormente, esse montante de 20% seria somente pra aproveitar a taxa que pros dias de hoje considero que esteja boa.

Com relação ao tempo ser longo é uma questão também, porém no vencimento do titulo ainda vou estar na fase de aumento de patrimônio, então não vejo como um grande problema.

Uma questão que eu vejo que eu poderia "perder" por aportar nesse titulo seria caso a inflação fosse maior do que a taxa contratada. o que acho que seria difícil de acontecer.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
55 minutes ago, Leandro Felix disse:

Então, uma das minhas duvidas é sobre essa questão do desbalanceamento, porém como finalizei o curso a pouco tempo ainda estou distribuindo o patrimônio que estava todo no tesouro selic conforme manda o mestre kkk

Neste caso eu faria o seguinte:

Vamos supor que você tenha lá no tesouro hoje, 20mil.

Acredito que este valor esteja em sei diagrama do cerrado. Deixei este tesouro no seu diagrama com o valor de 1 centavo (ou apague ele do diagrama) e faça uma simulação de aporte com este valor para ver onde o diagrama vai te mandar aportar.

Ele estará visando bem o equilíbrio da carteira sem um eventual desbalanceamento bem como levando em consideração os riscos dos ativos.

Talvez seja a melhor opção!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Leandro Felix disse:

Pessoal encontrei um CDB do banco Master 2030 a 14,10% ao ano hoje, considerando a queda na taxa Selic que deverá ocorrer entre hoje e amanhã, seria interessante comprar uma posição grande desse CDB de uma vez? Estou pensando em Alocar 20% do meu patrimônio que atualmente está no Selic nesse CDB pra aproveitar a rentabilidade, ja tenho outros 15% alocado em outros CDbs de renda fixa Pré e 5% eM IPCA, e o total que defini como meta pra minha carteira foi de 50% em renda fixa, ou seja ainda faltariam 10% pra alocar em outros ativos.

Vocês acham que a taxa esta boa pro cenário atual? Aplicariam um valor menor pra possíveis oportunidades futuras? Diversificariam mais em outros indexadores como IPCA? 

Uma outra questão que tenho é com relação ao prazo ser um pouco longo e não ter liquidez.

 

O que vocês acham?

Cara eu iria na boa. Acho dificil selic ir acima de 14 ate 2030, o ciclo de baixa mal começou.  E mesmo que de tud errado e a selic va a 20 vc ainda vai levar 14% garantido. Eu so nao colocaria os 20% todo no mesmo título.  Nao se emocione. Pegue alguns IPCA+ pois se a inflação desandar vc vai estar coberto também. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 19/03/2024 at 15:27, Leandro Felix disse:

Pessoal encontrei um CDB do banco Master 2030 a 14,10% ao ano hoje, considerando a queda na taxa Selic que deverá ocorrer entre hoje e amanhã, seria interessante comprar uma posição grande desse CDB de uma vez? Estou pensando em Alocar 20% do meu patrimônio que atualmente está no Selic nesse CDB pra aproveitar a rentabilidade, ja tenho outros 15% alocado em outros CDbs de renda fixa Pré e 5% eM IPCA, e o total que defini como meta pra minha carteira foi de 50% em renda fixa, ou seja ainda faltariam 10% pra alocar em outros ativos.

Vocês acham que a taxa esta boa pro cenário atual? Aplicariam um valor menor pra possíveis oportunidades futuras? Diversificariam mais em outros indexadores como IPCA? 

Uma outra questão que tenho é com relação ao prazo ser um pouco longo e não ter liquidez.

 

O que vocês acham?

@Leandro Felix no momento o título está com uma boa taxa, a questão é você colocar 20% do seu patrimônio em um único título.

Quem garante que no dia de amanhã não virá um com uma taxa melhor? Claro que pode vir pior, mas aportar de uma vez só você aumenta demais o risco.

Quem garante que no dia de amanhã os juros sobem loucamente e este título vai ficar para trás?

Não tem como saber o que vai acontecer, porém aportar de uma vez só 20% é meio loucura. Vai desbalancear a carteira. O equilíbrio de uma carteira diversificada é justamente não fazer aportes tão grandes que vão desbalancear sua carteira.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...