Jump to content

Sobre a Live de segunda-feira (01/04/2024)


Recommended Posts

On 03/04/2024 at 00:23, Juliano Ribeiro De Oliveira disse:

Boa noite!

Sou novado na AUVP (31ª TURMA).

Aprendi e me diverti muito na Live de segunda-feira! Entretanto, uma verdade se revelou bem contundente...: "começar a investir aos 50 anos não me fará rico". "A essa altura da vida, o pensamento deveria ser o de criar reserva para a aposentadoria, e não propriamente para enriquecer". Isso foi dito mais de uma vez durante a Live.

Tive uma terça meio amarga depois desta constatação. De fato, a vida passa rápido e, de repente, a gente percebe que aqueles 30 anos que separam os 20 dos 50 esvaíram-se... e, no meu caso, não os aproveitei o suficiente para, digamos assim, ter o "poder de dizer não".

Mas... não me faço de rogado! Sigo a vida com alegria, agora mais que nunca direcionando meus esforços para aprender e aplicar o conhecimento, de sorte que a relação com o dinheiro seja a mais racional possível!

A bem da verdade acho que foi ontem que me dei conta dos meus 50! Puxa... passou rápido! 

Sigo com a cabeça de um menino, esperançoso como outrora... e crendo que o melhor ainda está por vir!

Forte abraço a todos! Obrigado, Raul, pelos ensinamentos compartilhados!

Juliano.

 

 

De tudo que você disse e os outros amigos também, aqui nesse post, a máxima é: Antes tarde do que nunca, meu amigo.

O importante é que você conseguiu encontrar esse conhecimento e isso foi extremamente benéfico para ti. 

On 03/04/2024 at 09:11, Ícaro Clever da Fonseca Braga disse:

Você talvez não tenha o Audi do ano, mas pode ter um Gol do ano. Você não pode ter uma cobertura no RJ de frente para o mar de 300 m², mas pode ter uma casinha na praia de Vila Velha/ES de 180m².

Esse é o pensamento. Alegria com o que for conquistando. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 03/04/2024 at 00:23, Juliano Ribeiro De Oliveira disse:

Boa noite!

Sou novado na AUVP (31ª TURMA).

Aprendi e me diverti muito na Live de segunda-feira! Entretanto, uma verdade se revelou bem contundente...: "começar a investir aos 50 anos não me fará rico". "A essa altura da vida, o pensamento deveria ser o de criar reserva para a aposentadoria, e não propriamente para enriquecer". Isso foi dito mais de uma vez durante a Live.

Tive uma terça meio amarga depois desta constatação. De fato, a vida passa rápido e, de repente, a gente percebe que aqueles 30 anos que separam os 20 dos 50 esvaíram-se... e, no meu caso, não os aproveitei o suficiente para, digamos assim, ter o "poder de dizer não".

Mas... não me faço de rogado! Sigo a vida com alegria, agora mais que nunca direcionando meus esforços para aprender e aplicar o conhecimento, de sorte que a relação com o dinheiro seja a mais racional possível!

A bem da verdade acho que foi ontem que me dei conta dos meus 50! Puxa... passou rápido! 

Sigo com a cabeça de um menino, esperançoso como outrora... e crendo que o melhor ainda está por vir!

Forte abraço a todos! Obrigado, Raul, pelos ensinamentos compartilhados!

Juliano.

 

 

Mto bom tópico e respostas ! Estou com 38 e fico pensando tmb que está tarde, ainda mais pq tenho dívidas primeiro para resolver !

Mas adorei as dicas de todos aqui !

Vamos firme em frente em busca da nossa liberdade !🙌

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 03/04/2024 at 09:11, Ícaro Clever da Fonseca Braga disse:

Juliano, acho que o que o Raul quis dizer na verdade é que não adianta correr atrás de altas quantias de dinheiro e sim correr atrás agora de alta qualidade de vida. Você talvez não tenha o Audi do ano, mas pode ter um Gol do ano. Você não pode ter uma cobertura no RJ de frente para o mar de 300 m², mas pode ter uma casinha na praia de Vila Velha/ES de 180m².

Para conseguir valores altos, você precisa de mais tempo de captação e é algo que não vale a pena agora você perseguir. Por exemplo, você hoje, aos 50 anos, ficar preocupado em perder emprego? Mas se você tiver agora o dinheiro que mantém seu status atual e você não precisa se extressar com isso? Essa é a ideia.

E outra, nada te impede depois de conseguir sua liberdade financeira empreender e as vezes com seus conhecimentos ter uma sacada de mestre e conseguir em pouquíssimo tempo altos montantes de dinheiro. Aí você consegue sua liberdade aos 60 e de repente aos 65 você está bem na fita com seu empreendimento.

Não fique com esse peso do tempo, pois tem pessoas com 30 anos que não teve nem a oportunidade de viver para poder juntar um dinheiro, infelizmente.

Sempre teremos essa impressão que começamos tarde. Eu sempre poupei, mas investir mesmo comecei no final de 2017, mas aprendendo e cometendo alguns erros. Vem vários pensamentos: e se eu já investisse desde o início, se eu já investisse no exterior desde tal época, se eu soubesse investir como hoje no início. Hoje, estou com 41 anos, já tenho investimentos, mas estou no turma que se iniciará no final de abril pra aprender e melhorar mais. A vida é um constante aprendizado e nunca é tarde para ser melhor que ontem. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu tb já tive um momento que fiquei meio deprimido achando que estava velho para acumular um capital que me desse uma renda passiva para a aposentadoria, mas já passou, sigo investindo e enquanto der vou aumentando a renda (acho que ainda tenho uns 5 a 7 anos de crescimento.

Como o @William Redig falou, um dos meus prazeres é também ver a renda média anual crescendo, é muito bom ver os rendimentos anuais sempre crescendo.

Mas concordo com o Raul que na minha idade não dá para me arriscar muito, é ir mais no basicão buscando rendimentos de boas empresas.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 semanas depois...

Também sou novata, no curso e na tentativa de investimentos. 56 anos.

O comentário me trouxe muitas reflexões e muitas dúvidas.

Compreendo que o pessoal mais jovem tem o tempo e um mundo de oportunidades a seu favor.

Mas, gastando menos do que ganho, faço o que mesmo com o dinheiro? 

Já finalizei o curso. Estou assistindo as aulas pela segunda vez. 

No momento, a impressão que tenho é que o curso não é para o meu perfil.

Estou insegura e não consigo estabelecer percentuais para a minha carteira.

O Piar, ao meu ver, não é objetivo. Percentuais entre 10 e 40 por cento de determinada  classe de ativos? Qual o critério pra eu me decidir entre o 10 ou o 40? A minha vontade?

Qual o mínimo de exposição em investimentos internacionais para fazer sentido, ou na minha idade o melhor é não ter?

Posso aportar tudo de uma vez?

Sou mais perguntas do que respostas.

Conto com a ajuda de vocês.

 

 

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

OI @Valéria Leão bom dia. Entendo completamente as suas dúvidas e inseguranças. Quando entramos em contato com este mundo de investimentos, são muitas informações e o nosso tempo parece escasso. Este ano completo 49 anos e o que visualizo em relação a minha estratégia de investimentos é algo mais conservador e voltado para usufruir do patrimonio, ou pelo menos te-lo a disposição em um horizonte de 10-15 anos. Temos que ter em mente de que, quando decidimos determinar os percentuais das classes de ativos em nossa carteira temos que levar em consideração a nossa idade, tempo até usufruir dos rendimentos, perfil de risco, montante a ser aportado mensalmente, e dependendo do resultado o percentual pode realmente ser muito diferente de um investidor para o outro. O PIAR gera somente uma sugestão para que o investidor possa visualizar o leque de opções que ele teria, e adaptar para a sua situação.

Via de regra, no seu caso em questão eu tentaria determinar uma carteira com um percentual majoritariamente em renda fixa e um percentual menor em ativos que gerem renda como fundos imobiliarios. Voce pode tambem adicionar um outro percentual menor em ações de empresas consolidadas e boas pagadoras de dividendos. Se não quiser adicionar atiuvos internacionais ou mesmo criptomoedas não há necessidade.

Comece aos poucos, tentando primeiramente entender o funcionamento da renda fixa e como escolhemos os ativos pelo contrafluxo. Quando sentir segurança parta para entender o funcionamento dos fundos imobiliarios tentando escolher um ou outro para compor sua carteira. Aos poucos voce vera que a sua estratégia vai tomando forma e sem nem perceber o seu patrimonio passa a crescer e gerar frutos.

Veja se esta explanação faz sentido para voce. Caso reste alguma duvida não deixe de postar aqui na comunidade para podermos ajudar

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, Valéria Leão disse:

Também sou novata, no curso e na tentativa de investimentos. 56 anos.

O comentário me trouxe muitas reflexões e muitas dúvidas.

Compreendo que o pessoal mais jovem tem o tempo e um mundo de oportunidades a seu favor.

Mas, gastando menos do que ganho, faço o que mesmo com o dinheiro? 

Já finalizei o curso. Estou assistindo as aulas pela segunda vez. 

No momento, a impressão que tenho é que o curso não é para o meu perfil.

Estou insegura e não consigo estabelecer percentuais para a minha carteira.

O Piar, ao meu ver, não é objetivo. Percentuais entre 10 e 40 por cento de determinada  classe de ativos? Qual o critério pra eu me decidir entre o 10 ou o 40? A minha vontade?

Qual o mínimo de exposição em investimentos internacionais para fazer sentido, ou na minha idade o melhor é não ter?

Posso aportar tudo de uma vez?

Sou mais perguntas do que respostas.

Conto com a ajuda de vocês.

 

 

 

 

Bom dia, Valéria!

Antes de mais nada, entenda que a insegurança é normal. Todos nós já tivemos em algum momento quando o assunto é investimentos. 

E também é muito comum pensar que estamos começando tarde. Até que é mais novo tem este pensamento de querer ter começado antes. Até compartilho com você que também entro na lista dos arrependidos pois comecei a investir quando tinha 26 anos e tive oportunidade de começar antes e não dei bola pra isso. Todos investidor é um eterno arrependido 😅

Mas brincadeiras a parte. Você está em uma idade que ainda acredito ser possível ter uma melhoria na qualidade de vida. Veja os comentários de nosso amigos como o William por exemplo.

O PIAR é uma ferramenta que dá um norte mas cabe a pessoa escolher o que de fato vai fazer. Ele não é um resultado imposto e sim um complemento ao seu modo de pensar. Para isso, é interessante entender seus objetivos. Você cita investimentos no exterior por exemplo. O intuito principal deste investimento seria proteção patrimonial em uma moeda mais forte que o real. Você precisa disso? Ou apenas gostaria de melhorar os próximos anos com uma renda extra?

Dando um opinião mais pessoal. No seu caso e pelo que colocou até então, eu iria para um grande percentual de renda fixa (algo em torno de 50% ou talvez até mais), FIIs de tijolo e ações que tem um histórico de pagamento de dividendos.

Porém seria interessante também saber como que você neste momento de vida, quanto consegue aportar por mês, quanto já se tem de patrimônio e quanto tem de valor para investir. Até mesmo a depender do seu patrimônio, você poderá conversar com a consultoria da AUVP onde tem o pessoal que auxiliar muito bem na gestão de patrimônios maiores (o que é bem comum por aqui onde a pessoa já tem um patrimônio e precisa de uma ajuda extra para administrar o mesmo mesmo estudando e fazendo o cvrso pois a pessoa sabe compreender o que a consultoria está fazendo e dizendo).

 

Espero que ajude a pensar e se tiver mais dúvidas, coloque aqui para podermos ajudar!

Editado por Edison Luis Paulini
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

9 horas atrás, Valéria Leão disse:

Também sou novata, no curso e na tentativa de investimentos. 56 anos.

O comentário me trouxe muitas reflexões e muitas dúvidas.

Compreendo que o pessoal mais jovem tem o tempo e um mundo de oportunidades a seu favor.

Mas, gastando menos do que ganho, faço o que mesmo com o dinheiro? 

Já finalizei o curso. Estou assistindo as aulas pela segunda vez. 

No momento, a impressão que tenho é que o curso não é para o meu perfil.

Estou insegura e não consigo estabelecer percentuais para a minha carteira.

O Piar, ao meu ver, não é objetivo. Percentuais entre 10 e 40 por cento de determinada  classe de ativos? Qual o critério pra eu me decidir entre o 10 ou o 40? A minha vontade?

Qual o mínimo de exposição em investimentos internacionais para fazer sentido, ou na minha idade o melhor é não ter?

Posso aportar tudo de uma vez?

Sou mais perguntas do que respostas.

Conto com a ajuda de vocês.

 

 

 

 

Bom dia. Você tem que ver em quanto tempo vai querer usar esse investimento. Quanto maior esse tempo, mais pode ter em renda variável. Longo prazo é no mínimo 10 anos. E, quanto a aportar tudo de uma vez, não acho interessante fazer isso na parte de renda variável, mesmo em FIIs. Eu dividiria em aportes mensais menores a depender do montante. Em renda fixa, não vejo problema de aportar montantes maiores em um único aporte. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 03/04/2024 at 00:23, Juliano Ribeiro De Oliveira disse:

Boa noite!

Sou novado na AUVP (31ª TURMA).

Aprendi e me diverti muito na Live de segunda-feira! Entretanto, uma verdade se revelou bem contundente...: "começar a investir aos 50 anos não me fará rico". "A essa altura da vida, o pensamento deveria ser o de criar reserva para a aposentadoria, e não propriamente para enriquecer". Isso foi dito mais de uma vez durante a Live.

Tive uma terça meio amarga depois desta constatação. De fato, a vida passa rápido e, de repente, a gente percebe que aqueles 30 anos que separam os 20 dos 50 esvaíram-se... e, no meu caso, não os aproveitei o suficiente para, digamos assim, ter o "poder de dizer não".

Mas... não me faço de rogado! Sigo a vida com alegria, agora mais que nunca direcionando meus esforços para aprender e aplicar o conhecimento, de sorte que a relação com o dinheiro seja a mais racional possível!

A bem da verdade acho que foi ontem que me dei conta dos meus 50! Puxa... passou rápido! 

Sigo com a cabeça de um menino, esperançoso como outrora... e crendo que o melhor ainda está por vir!

Forte abraço a todos! Obrigado, Raul, pelos ensinamentos compartilhados!

Juliano.

 

 

Nobre colega, bom dia. Também estou/já passei da casa dos 50. Já dei muitas "cabeçadas na vida". Vc já deu o primeiro passo e, para o momento, é o que importa. Vamos em frente!!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 semanas depois...
On 18/04/2024 at 23:30, Valéria Leão disse:

Também sou novata, no curso e na tentativa de investimentos. 56 anos.

O comentário me trouxe muitas reflexões e muitas dúvidas.

Compreendo que o pessoal mais jovem tem o tempo e um mundo de oportunidades a seu favor.

Mas, gastando menos do que ganho, faço o que mesmo com o dinheiro? 

Já finalizei o curso. Estou assistindo as aulas pela segunda vez. 

No momento, a impressão que tenho é que o curso não é para o meu perfil.

Estou insegura e não consigo estabelecer percentuais para a minha carteira.

O Piar, ao meu ver, não é objetivo. Percentuais entre 10 e 40 por cento de determinada  classe de ativos? Qual o critério pra eu me decidir entre o 10 ou o 40? A minha vontade?

Qual o mínimo de exposição em investimentos internacionais para fazer sentido, ou na minha idade o melhor é não ter?

Posso aportar tudo de uma vez?

Sou mais perguntas do que respostas.

Conto com a ajuda de todos

 

    Oi gente, sou aluna da turma 29 e compreendo bem o que estão sentindo pois tenho os mesmos sentimentos e dúvidas.

 Tenho 47 anos e pretendo trabalhar mais 10 anos, mas assim como os colegas no primeiro momento senti que estava atrasada.

 Já terminei o curso e como vc  Valéria estou revisitando o conteúdo porque surgiram muitas duvidas sobre investimentos, assim como se ainda valia a pena investir.

 Observei que as aulas estão sendo renovadas e confesso que gostei mais de Raul pois se conecta melhor com pessoas da minha faixa etária.

  Estou tentando refazer minhas expectativas e ajustar meu padrão de vida pra que possa utilizar meus investimentos para que possa conseguir uma segurança maior no momento da minha aposentadoria.

  As palavras de Ícaro e Juliano e outros colegas foram esclarecedoras obrigado a todos.

 

 

On 18/04/2024 at 23:30, Valéria Leão disse:

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...