Jump to content

Declaração Anual do Imposto de Renda 2024-2023 (Lançamentos Ações/FIIs)


Recommended Posts

5 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Guilherme De Souza pelas premissas da Receita Federal se em 2023 houve o pagamento de ao menos um DARF sobre lucro na venda de ativos negociados em Bolsa, a pessoa estaria obrigada a declarar, portanto ele estaria obrigado a entregar a declaração. Pelas quantidades de ativos, imagino que o lucro não deva ter sido algo expressivo.

A recomendação que devo dar é que ele entregue a declaração, informando o lucro/prejuízo em cada mês de venda, com o valor do DARF pago, informe os dividendos recebidos, informe os valores de salário, e na aba Bens e Direitos vai informar veículo, imóvel, saldos bancários etc, e não precisa informar estes ativos vendidos, pois em 31/12/2023 não estavam mais em carteira.

Vale lembrar que entregar a declaração sem estar obrigado a entregar não gera nenhum problema ao declarante e ne nenhum imposto a pagar, porém se ele está obrigado a entregar, não entrega, e a Receita Federal fiscaliza, pode ter multa e bloqueio no CPF.

Entendido, muito obrigado!

  • Brabo 1
Link para compartilhar

Pessoal, preciso de uma ajuda, tem uma coisa que não estou entendendo:

Extraí o relatório da B3 para poder declarar minhas ações e meus FIIs. (Conforme é apresentado nas aulas. O relatório resumido com o preço médio.

Ocorre que no relatório da B3 aparece que tenho 33 cotas de um determinado FII. Porém aceitei um direito de subscrição desse determinado FII e adquiri mais 7 cotas. Inclusive na tela inicial da B3 mostra que eu tenho 40 cotas. O filtro do relatório engloba a data de liquidação da compra da subscrição e mesmo assim aparecem 33 cotas e não 40.

Fiz minha declaração conforme o relatório, ou seja, 33 cotas no preço médio apresentado e agora estou em dúvida se retifico e como lanço essas 7 cotas adicionais. Como no relatório da B3 elas não constam, terei de calcular manualmente o preço médio?

Outra situação que não estou entendendo, é que recebi uma bonificação da GERDAU e ela também não aparece no resumo. Estou fazendo algo de errado?

Agradeço pelas informações.

 

Link para compartilhar
50 minutes ago, Pedro Henrique Ostti disse:

Pessoal, preciso de uma ajuda, tem uma coisa que não estou entendendo:

Extraí o relatório da B3 para poder declarar minhas ações e meus FIIs. (Conforme é apresentado nas aulas. O relatório resumido com o preço médio.

Ocorre que no relatório da B3 aparece que tenho 33 cotas de um determinado FII. Porém aceitei um direito de subscrição desse determinado FII e adquiri mais 7 cotas. Inclusive na tela inicial da B3 mostra que eu tenho 40 cotas. O filtro do relatório engloba a data de liquidação da compra da subscrição e mesmo assim aparecem 33 cotas e não 40.

Fiz minha declaração conforme o relatório, ou seja, 33 cotas no preço médio apresentado e agora estou em dúvida se retifico e como lanço essas 7 cotas adicionais. Como no relatório da B3 elas não constam, terei de calcular manualmente o preço médio?

Outra situação que não estou entendendo, é que recebi uma bonificação da GERDAU e ela também não aparece no resumo. Estou fazendo algo de errado?

Agradeço pelas informações.

 

@Pedro Henrique Ostti qual é o FII? Provavelmente o direito de subscrição aparece no relatório da B3 com final 12 ou 13 etc. Você vai lançar em Bens e Direitos estas 7 cotas de final 12 ou 13 etc. Se não lançou seria bom retificar e incluir a informação.

Sobre Gerdau, quando recebemos bonificação devemos lançar na aba Rendimentos Isentos usando o Código 18. Você precisa ver no fato relevante por qual valor saiu a bonificação e multiplicar pela quantidade recebida. E na aba Bens e Direitos você vai usar o valor da bonificação e quantidade para calcular o nome preço médio para atualizar o lançamento.

Espero ter ajudado.

Link para compartilhar
48 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Pedro Henrique Ostti qual é o FII? Provavelmente o direito de subscrição aparece no relatório da B3 com final 12 ou 13 etc. Você vai lançar em Bens e Direitos estas 7 cotas de final 12 ou 13 etc. Se não lançou seria bom retificar e incluir a informação.

Sobre Gerdau, quando recebemos bonificação devemos lançar na aba Rendimentos Isentos usando o Código 18. Você precisa ver no fato relevante por qual valor saiu a bonificação e multiplicar pela quantidade recebida. E na aba Bens e Direitos você vai usar o valor da bonificação e quantidade para calcular o nome preço médio para atualizar o lançamento.

Espero ter ajudado.

@Flavio Prado, o FII é o MXRF11.
No relatório de Movimentações eu encontrei a compra da subscrição (realmente, entrou como MXRF13):

image.png.abdf112d4d323d9c2012da99ca95ad95.png

Porém no relatório de negociação que é o que traz o preço médio, essa compra não consta. Aparece apenas as 33 cotas que eu já tinha. A data do relatório abrange a data que realizei a subscrição.

image.png.6b88600a315fd8c188e39f7a539e6e19.png

 

Obrigado pela ajuda!

Link para compartilhar

@Flavio Prado Acho que entendi o que aconteceu:

Apesar de eu ter realizado a compra em 2023, ela só foi efetivada e entrou nos meus ativos agora em 2024:

image.png.3ec38e893f2330fb30e79d7ac530c177.png

Portanto acredito que essas cotas serão declaradas só na declaração de 2025.

Quanto à bonificação da Gerdau, na aba bens e direitos eu irei lançar as ações de bonificação junto com as ações que eu já tinha comprado? Daí então eu preciso calcular o preço médio de todas as GGBR3 manualmente?

Editado por Pedro Henrique Ostti
ortografia
Link para compartilhar
52 minutes ago, Pedro Henrique Ostti disse:

@Flavio Prado Acho que entendi o que aconteceu:

Apesar de eu ter realizado a compra em 2023, ela só foi efetivada e entrou nos meus ativos agora em 2024:

image.png.3ec38e893f2330fb30e79d7ac530c177.png

Portanto acredito que essas cotas serão declaradas só na declaração de 2025.

Quanto à bonificação da Gerdau, na aba bens e direitos eu irei lançar as ações de bonificação junto com as ações que eu já tinha comprado? Daí então eu preciso calcular o preço médio de todas as GGBR3 manualmente?

@Pedro Henrique Ostti você vai precisar considerar a bonificação de Gerdau como se fosse uma compra "normal", ou seja, o seu preço médio vai se alterar e você precisa atualizar o lançamento na aba Bens e Direitos.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
3 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Pedro Henrique Ostti você vai precisar considerar a bonificação de Gerdau como se fosse uma compra "normal", ou seja, o seu preço médio vai se alterar e você precisa atualizar o lançamento na aba Bens e Direitos.

Show! Muito obrigado, meu caro! Acho que estou complicando a coisa... é só lançar o que aparece no relatório da B3 então. Tanto a bonificação quanto a subscrição vão ficar pro próximo IRPF. Ambas foram efetivadas só em 2024.

Link para compartilhar

Boa tarde pessoal.

Aproveitando o tópico, alguém aí poderia me auxiliar como que a gente faz pra declarar os ETFs irlandeses que estão custodiados na Interactive Brokers?

Como iniciei os aportes nesses ETFs no ano passado, eu teria que declarar eles nesse ano, e obviamente que por ser internacional, não veio na declaração pré-preenchida.

Se alguém souber como que faz pra declarar isso e puder me ajudar eu agradeço imensamente. Acredito que só falte isso pra concluir a minha declaração. 

Link para compartilhar
31 minutes ago, Leonardo Salles Binato disse:

Boa tarde pessoal.

Aproveitando o tópico, alguém aí poderia me auxiliar como que a gente faz pra declarar os ETFs irlandeses que estão custodiados na Interactive Brokers?

Como iniciei os aportes nesses ETFs no ano passado, eu teria que declarar eles nesse ano, e obviamente que por ser internacional, não veio na declaração pré-preenchida.

Se alguém souber como que faz pra declarar isso e puder me ajudar eu agradeço imensamente. Acredito que só falte isso pra concluir a minha declaração. 

@Leonardo Salles Binato a Interactive Brokers não fornece informe de rendimentos ou relatórios das movimentações?

Em teoria, ETF é lançado na aba Bens e Direitos no Grupo 07 - Código 09. 

Link para compartilhar
4 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Leonardo Salles Binato a Interactive Brokers não fornece informe de rendimentos ou relatórios das movimentações?

Em teoria, ETF é lançado na aba Bens e Direitos no Grupo 07 - Código 09. 

Pois é...eu não encontrei, até achei na área de "reports" um de "tax" mas parece que pro ano de 2023 eu não tenho nada.

Amanhã vou dar uma fuçada melhor ver se encontro algo, ou se vou ter que fazer meio que na mão mesmo, sei lá.

Link para compartilhar
18 minutes ago, Heberth Jorge Feres disse:

Estou procurando igual doido mas não acho onde lança o pagamento do FGC.

No relatório da Órama está assim:

Outros Rendimentos
Código 99
Pagamento de Garantia FGC - BRK
Sujeito a tributação Exclusiva

Em Rendimentos não encontro código 99. Alguém sabe?

@Heberth Jorge Feres o Código 12 é o genérico para o Rendimentos com Tributação Exclusiva. O Código 99 é no Rendimentos Isentos. No informe veio incorreto.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Just now, Ronaldo Quirino Da Cruz disse:

@Flavio Prado, bom dia.

Se comprei ações em 2022, não vendi, mas não fiz aportes em 2023, ou seja, tá lá paradinha do mesmo jeito que 2022. Quando vou declara-la, preciso repetir no campo "situação em 2023" o mesmo valor de 2022?

Bom dia, Ronaldo!

Exatamente. Quando não se tem alterações como comentou, apenas mantenha as mesmas informações de 2022 pra 2023. Inclusive a própria aplicação do IR tem um botão que repete o valor do ano anterior para o ano atual.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
1 hora atrás, Ronaldo Quirino Da Cruz disse:

Pessoal, mais uma dúvida aqui. Quando ouve mudança no ticker (ex: FII BBPO11 virou TVRI11). Como declarar isso no IR?

Bom dia, Ronaldo!

Como o ativo é o mesmo e apenas mudou a identificação, bastante você atualizar o BBPO11 com as cotas que comprou e o novo preço médio, altere o ticket para o novo e na descrição informe que houve a troca de BBPO para TVRI vide comunicado ao mercado em mês/ano.

Se tiver dúvidas sobre é só dizer!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
3 horas atrás, Ronaldo Quirino Da Cruz disse:

@Flavio Prado, bom dia.

Se comprei ações em 2022, não vendi, mas não fiz aportes em 2023, ou seja, tá lá paradinha do mesmo jeito que 2022. Quando vou declara-la, preciso repetir no campo "situação em 2023" o mesmo valor de 2022?

@Ronaldo Quirino Da Cruz como falado pelo @Edison Luis Paulini, se não houve nenhum evento ao longo de 2023, basta repetir o lançamento e colocar o mesmo valor do campo 31/12/2022, no campo 31/12/2023.

Por "evento" digo, se não houve bonificação, inplit, split. Estes eventos modificam quantidade, preço médio e valor total.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
invest
×
×
  • Criar novo...