Jump to content
  • 0

DUVIDA SOBRE APLICACAO DE RENDA FIXA


Loana Valerio Taylor

Pergunta

17 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
51 minutes ago, Loana Valerio Taylor disse:

e qual dos dois eh melhor, Selic ou IPCA +

(meu teclado) esta desconfigurado, nao consigo colocar pontuacao e simbolos...)

 

Boa tarde, Loana!

A escolha do indexador do título (Selic/CDI, prefixado ou IPCA+) pode ser avaliado seguindo o que aprendemos na aula de contrafluxo. Ou seja, iremos avaliar em que momento que estamos do mercado financeiro e isso nos dará um norte sobre qual indexador escolher.

Quando falamos do tesouro, o Selic na minha opinião vale mais a pena quando temos alguma meta e temos uma data cravada para usar o dinheiro ou para deixar uma parte da reserva de emergência. Para investimentos eu prefereria olhar mais CDBs pagando percentuais do CDI.

Eu vejo que estamos ainda em bons momentos de oportunidades no IPCA (não é recomendação).

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Oi Loana!

Só pra compartilhar o que fiz na prática enquanto estava fazendo o módulo 3: todo dia, durante umas 3 semanas mais ou menos, eu entrava no site de três corretoras diferentes nas quais tenho conta apenas para comparar as ofertas. Fiz na minha prática aquilo que o Raul mostra nas aulas, que é ver o mesmo título com valores diferentes (comparando AUVP e as outras duas), ou vendo os prazos de vencimento, fazendo as contas dos valores a receber, impostos, análise dos bancos emissores etc. E isso me ajudou bastante! E olha que eu nem ficava o dia inteiro, era por volta de 15-20 min, mas foi em todos os dias úteis durante estas três semanas. De repente isso te ajuda no sentido de dar mais clareza e segurança naquilo que você vai fazer com seu suado dinheirinho rsrsrs.

Espero ter ajudado!

A prática é o melhor caminho. Ótimo exemplo, amigo!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

eu ontem fiquei olhando na plataforma da AUVP, mas notei que as ofertas que gostei o juros era so no vencimento, ai deixei de gostar, rss

Entrou um dinheirinho e preciso decidir o que fazer com ele.

Eu tenho um pouco de acoes na XP, agora quero investir em renda fixa, mas tb estava querendo outras acoes, tipo WEGE, Ambevi, Klabin...

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Loana Valerio Taylor disse:

eu ontem fiquei olhando na plataforma da AUVP, mas notei que as ofertas que gostei o juros era so no vencimento, ai deixei de gostar, rss

Loana, me desculpe se não entendi direito sua colocação, mas a maioria dos títulos de renda fixa iremos reaver o montante investido + juros apenas no vencimento mesmo. E isso é normal para quando estamos construindo patrimônio.

Títulos que não pagam os juros apenas no vencimento seriam aqueles que pagam cupons periódicos de juros que nos fazem ter os valores rendidos em cima do montante aportado periodicamente.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 horas atrás, Loana Valerio Taylor disse:

eu ontem fiquei olhando na plataforma da AUVP, mas notei que as ofertas que gostei o juros era so no vencimento, ai deixei de gostar, rss

Entrou um dinheirinho e preciso decidir o que fazer com ele.

Eu tenho um pouco de acoes na XP, agora quero investir em renda fixa, mas tb estava querendo outras acoes, tipo WEGE, Ambevi, Klabin...

Oi Loana,

Eu também não entendi muito bem o que você quis dizer.

Veja só: se você pegar títulos que pagam juros semestrais, você pode inicialmente achar que é bom porque de seis em seis meses vai entrar alguma coisa ali pra você. Mas vale lembrar que neste caso você perde o efeito dos juros compostos e ainda paga taxas de IR maiores no início, o que pode ser ruim para a rentabilidade total do investimento (a não ser que você esteja na fase de usufruto dos seus rendimentos, claro).

Por sua vez, em relação às ações, será necessário estudar as empresas antes de investir nelas. As que você citou são bastante “faladas”, mas de repente, para os seus critérios, elas podem não ser úteis. Então a sugestão seria seguir aquilo que está no módulo 4 e só então pensar em investir nelas.

Por fim, você falou que seu prazo é de 5 anos. Neste caso, o ideal ao meu ver será focar em renda fixa, não em renda variável com ações, como você indicou. Justamente pelo fato que você também mencionou: “não sei se elas vão valorizar”. Você pode investir R$ 10 mil hoje em ações e daqui cinco anos ter R$ 20 mil, ou pode ter R$ 1 mil apenas. Não dá para saber. Então se você tem esse prazo de 5 anos e já sabe que vai precisar de algo por lá, talvez seja melhor focar na renda fixa, seguindo o contrafluxo, e buscando novos investimentos a cada 2-3 anos para chegar a este prazo final.

Espero ter ajudado e qualquer coisa chama!

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 21/08/2024 at 12:10, Flavio Prado disse:

Completamente normal. No início é complicado mesmo pela falta de costume, mas conforme vamos aportando, vamos conseguindo perceber quais são melhores e quais não são. É questão de prática mesmo.

Este é um deságio (sim, quando o sinal é "+" é deságio, e quando o sinal é "-" é ágio rsrsrs) que é oferecido pelo Governo para atraí os investidores. É por conta deste deságio e ágio é que o Tesouro Selic tem a marcação a mercado, mas como este percentual prefixado é pequeno, a marcação é insignificante.

Respondendo a sua pergunta: sim, os 0,15%aa são somados a Selic para calcular a rentabilidade. Igual acontece com um título pagando IPCA+X%.

Espero ter ajudado.

Bom dia!

@Flavio Prado, porque o “+” é deságio? Na minha cabeça seria o contrário…

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...