Jump to content
  • 0

Comparando Taesa(TAEE4) com CELESC(CLSC4)


Cristian Souza

Pergunta

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
18 minutes ago, Cristian Souza disse:

Gostaria de propor um exercício de análise com os colegas. Ao comparar as 2 empresas, ambas tem bons crescimentos ao longo de 10 anos, porém, vemos que a Taesa tem lucro e taxa de lucro muito maior que a CLSC, alguns indicativos mostram que a CLSC é melhor... inclusive a valorização da CLSC parece um pouco melhor. Gostaria da opinião dos colegas.

Bom dia, Cristian!

Olhando apenas para indicadores, taesa na minha opinião se sobressai pois demonstra uma empresa que se movimenta mais e tem maior eficiência. Consequentemente é provável que ela tenha mais receitas e lucros.

Celesc aparenta estar mais descontada quando falamos de preços mas sem observar a fundo seus fundamentos (nunca estudei essa empresa) fica difícil ver o quão correto estariam estes valores.

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Ricardo Ochoa Pachas disse:

Para estudar para aportar, o preço não deve ser levado em conta, apenas indicadores.

Nem preço, nem dividendos (na fase de acumulação de patrimônio)

 

Quem tem mais chance de "valorizar" Americanas, Oi, ou Itaú?

 

 

As duas primeiras podem ter "valorização" de 20% de um dia para outro, vem possível de acontecer, agora que já é grande e estável, uma "valorização" de 3% já é difícil.

Igual perder peso, quem tá acima do peso uns 20Kg é fácil "perder" 5Kg em um mês, só parar os exgaenros que perde um kg em uma semana.

nesse caso a comparação parece injusta, acho que o que está querendo saber entre duas empresas do mesmo setor com fundamentos parecidos onde devo investir levando em consideração que ele tenha as duas ITAU e BB por exemplo

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Cristian Souza disse:

Gostaria de propor um exercício de análise com os colegas. Ao comparar as 2 empresas, ambas tem bons crescimentos ao longo de 10 anos, porém, vemos que a Taesa tem lucro e taxa de lucro muito maior que a CLSC, alguns indicativos mostram que a CLSC é melhor... inclusive a valorização da CLSC parece um pouco melhor. Gostaria da opinião dos colegas.

o que está procurando é o Valuation, acredito que tem essas duas empresa na carteira e está na duvida em qual irá investir nesse momento, vi que a a CLSC possui bons resultados e no criterio lucro x cotação ainda tem uma pequena margem para crescimento, já a Taesa está com a cotação acima mostrando que ela possa estar um pouco esticada, então poderia concetrar o aporte na CLSC, a longo prazo essa diferença vai se diluindo.

image.png.99456aff2103dc296c989388fe84cfa9.png

no caso da Taesa os analistas estão indicando aguardar pois já chegou em seu preço alvo, e a expectativa é que a cotação caia.

image.png.a5446007ca87f0615230b78b3f5c57bd.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Leandro Ferreira Leite disse:

o que está procurando é o Valuation, acredito que tem essas duas empresa na carteira e está na duvida em qual irá investir nesse momento, vi que a a CLSC possui bons resultados e no criterio lucro x cotação ainda tem uma pequena margem para crescimento, já a Taesa está com a cotação acima mostrando que ela possa estar um pouco esticada, então poderia concetrar o aporte na CLSC, a longo prazo essa diferença vai se diluindo.

image.png.99456aff2103dc296c989388fe84cfa9.png

no caso da Taesa os analistas estão indicando aguardar pois já chegou em seu preço alvo, e a expectativa é que a cotação caia.

image.png.a5446007ca87f0615230b78b3f5c57bd.png

exato, o exemplo foi exagerado apenas para ilustrar

mas seu raciocínio esta correto, se pegar a maior a chance de crescer é menor

avalie os indicadores e escolha a melhor, logo aporte nela

pd: itau e BB é facil, vou de itau, se fosse itau e santander, ficava mais dificil, mas já tenho minha escolha.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
1 hora atrás, Leandro Ferreira Leite disse:

o que está procurando é o Valuation, acredito que tem essas duas empresa na carteira e está na duvida em qual irá investir nesse momento, vi que a a CLSC possui bons resultados e no criterio lucro x cotação ainda tem uma pequena margem para crescimento, já a Taesa está com a cotação acima mostrando que ela possa estar um pouco esticada, então poderia concetrar o aporte na CLSC, a longo prazo essa diferença vai se diluindo.

image.png.99456aff2103dc296c989388fe84cfa9.png

no caso da Taesa os analistas estão indicando aguardar pois já chegou em seu preço alvo, e a expectativa é que a cotação caia.

image.png.a5446007ca87f0615230b78b3f5c57bd.png

O X da questão é neste caso valuation não é uma métrica relevante para a estratégia de buy and hold. Deixar de comprar uma empresa que é julgada com preços esticados sem levar em consideração a sua entrega de resultados na minha opinião não é  justo.

Não digo que Celesc é uma empresa ruim. Até porque como comentei antes não a estudei.

Mas observar apenas os preços, uma análise deve ir para além disso.

Editado por Edison Luis Paulini
  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa noite Cristian! Vou dar meu pitaco por aqui..hehe

Olhando os indicadores, a TAEE4 tem maior valor de mercado, maior número de ações na bolsa, ROIC e ROE um pouco acima da CLSC4 e melhores margens (Líquida e EBIT), possivelmente mostrando uma maior consolidação da TAESA em comparação à Celesc.

No entanto, o que me chamou mais atenção foram os dados de resultados:

A receita líquida da Celesc nos últimos 12 meses (R$ 10,4 bi) é bem maior do que a da TAESA (R$ 3,6 bi), porém, o EBIT da TAESA no mesmo período (R$ 2 bi) é maior que o da Celesc (R$ 1 bi). Provavelmente a maior parte da receita da CLSC vem de juros, e isso mostra que ela não possui tanta capacidade de gerar receita operacional como a TAESA.

Obs: Ressalto que a análise foi beem básica, teria que estudar e olhar muito mais coisas. Meu comentário foi mais pra acrescentar algumas informações na discussão. =]

(Fonte das informações: site Fundamentus)

 

Editado por Vitor Luiz Edson De Oliveira
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...