Jump to content

Pergunta

Postado

Fala pessoal, ótimo dia!
Após estudar, vejo que os FII's da minha carteira não fazem mais sentido na estratégia de longo prazo. Tenho 19 anos e muito para arriscar, não vejo FII's como bons ativos por hora.
Possuo 8 ativos nessa classe, com um valor bem irrisório em cada. Dos 8, 5 estão com prejuízo e 3 com lucro. 
Para efetuar a venda, preciso gerar DARF dos que houveram LUCROS mesmo que SOMADOS, chegam em apenas R$5,00? 😂
Dois deram R$1,00; e outro R$3,00. É realmente muito irrisório. O restante estão com prejuízos.

Já até pensei em deixar na carteira e em um futuro, retirar. Eu só aportei nessa classe uma vez e desde então, nunca mais.

Já estou posicionado em ações nacionais (81%) e quero equilibrar esses números, para começar a usar o diagrama (as % que tenho hoje estão bem acima das minhas metas).

Agradeço o auxílio e tempo de vocês!

• Brabo 1

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
  On 03/09/2024 at 16:51, Matheus Laerte disse:

Fala pessoal, ótimo dia!
Após estudar, vejo que os FII's da minha carteira não fazem mais sentido na estratégia de longo prazo. Tenho 19 anos e muito para arriscar, não vejo FII's como bons ativos por hora.
Possuo 8 ativos nessa classe, com um valor bem irrisório em cada. Dos 8, 5 estão com prejuízo e 3 com lucro. 
Para efetuar a venda, preciso gerar DARF dos que houveram LUCROS mesmo que SOMADOS, chegam em apenas R$5,00? 😂
Dois deram R$1,00; e outro R$3,00. É realmente muito irrisório. O restante estão com prejuízos.

Já até pensei em deixar na carteira e em um futuro, retirar. Eu só aportei nessa classe uma vez e desde então, nunca mais.

Já estou posicionado em ações nacionais (81%) e quero equilibrar esses números, para começar a usar o diagrama (as % que tenho hoje estão bem acima das minhas metas).

Expand  

Fala Matheus

Mano, vc só paga DARF se vender mais de 20k no mês, então pode ficar suave se decidir vender kkkkkkk

sou novo, tenho 24 anos, e também não curto muito fundos imobiliários, mas acredito que seja bom mantê-los para diversificação, atualmente reservo 13% da minha carteira para FII

não precisa vender, só não aportar mais

81% acho que esteja exposto demais, aumentaria em investimentos internacionais  

• 0
Postado (edited)
  On 03/09/2024 at 19:45, Brazrenovato Strazzeri disse:

Fala Matheus

Mano, vc só paga DARF se vender mais de 20k no mês, então pode ficar suave se decidir vender kkkkkkk

sou novo, tenho 24 anos, e também não curto muito fundos imobiliários, mas acredito que seja bom mantê-los para diversificação, atualmente reservo 13% da minha carteira para FII

Expand  

Amigo, uma correção, a isenção de R$ 20k não é aplicada aos FII's. 

image.png.161a605b5863c9d7afd0de98d96f259a.png

Essa informação está no programa IRPF2024.

Editado por Gustavo Oliveira Santos
correção da frase
  • 0
Postado

Boa Tarde, Matheus. Tudo Bem?

Veja, Agora pode até não fazer sentido para você. Entendo que está no início de formação de patrimônio e pode parecer que está tendo prejuízo. Mas como citado, primeiro conclua a aulas, para clarear a situação em relação ao seu perfil. Aprenderá a analisar os fundos de forma fundamentalista e poderá validar se este prejuízo realmente é por qualidade ruim dos papeis ou mera oscilação do mercado. Não olhe a cotação  baseado em um período, principalmente FII que ainda é muito recente e sim a qualidade do fundo! No teu momento, é fase de reinvestir os dividendos para aumentar seus ativos. Lá na frente, virá a recompensa.

Eu invisto em fundo Imobiliário desde 2019. Fui CLT por 33 anos e hoje vivo exclusivamente de renda passiva. Tenho 30% do meu patrimônio em FII e digo que para quem quer construir patrimônio, para no futuro desfrutar (eu já cheguei nesse  futuro e trilhei esse caminho de construção), vale muito a pena. E olha que eu nem tive o bom senso de ter feito algum curso para aprender. Foi na "unha" base da tentativa, erro e aprendizado e muitas cabeçadas. Mesmo assim deu certo. Agora, estou no curso, para aprimorar, corrigir e otimizar. 

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 1
Postado
  On 03/09/2024 at 19:45, Brazrenovato Strazzeri disse:

Fala Matheus

Expand  

Bom dia @Brazrenovato Strazzeri. FIIs não possuem a isenção de até R$20mil em vendas mensais. Esta isenção é somente para ações, sendo nos fiis tributado o ganho de capital em qualquer montante de venda

• Brabo 1
  • 1
Postado
  On 03/09/2024 at 16:51, Matheus Laerte disse:

Fala pessoal, ótimo dia!

Expand  

Bom dia, Matheus!

Apenas dando uns centavinhos de contribuição.

Lembre-se que uma das característica de segurança de uma carteira de longo prazo é a diversificação.

Além disso, não sei os FIIs que escolheu. FIIS de tijolo tendem a ser muito menos voláteis que FIIs de papel mas mesmo assim podem existir porcarias  😅

Mas bons FIIs de tijolo é interessante lembrar que os mesmos conseguem no longo prazo trazer retornos na média de uns 8% acima da inflação e também levamos em conta a valorização dos imóveis.

Espero que ajude a pensar!

• Brabo 2
  • 0
Postado
  On 03/09/2024 at 17:19, Ricardo Ochoa Pachas disse:

Primeiro, não precisa vender, apenas parar de aportar. No decorrer das aulas vai entender porque.

Segundo, mesmo que tenha "lucro" ele não atinge o mínimo para gerar DARF, de novo, nas aulas vai ter tudo explicado.

Terceiro, mesmo as que tem prejuízo, podem ser úteis para abater o imposto de quem teve lucro... jaysabe né... vai nas aulas que tá tudo lá.

Não precisa se precipitar, calma que em algumas semanas sua mente vai mudar...

Expand  

Realmente, finalizei o módulo 8 e hoje entendo completamente sua citação. Obrigado!

• Brabo 1
  • Criar novo...