Jump to content
  • 0

Fii's na Carteira e Dúvida


Matheus Laerte

Pergunta

Fala pessoal, ótimo dia!
Após estudar, vejo que os FII's da minha carteira não fazem mais sentido na estratégia de longo prazo. Tenho 19 anos e muito para arriscar, não vejo FII's como bons ativos por hora.
Possuo 8 ativos nessa classe, com um valor bem irrisório em cada. Dos 8, 5 estão com prejuízo e 3 com lucro. 
Para efetuar a venda, preciso gerar DARF dos que houveram LUCROS mesmo que SOMADOS, chegam em apenas R$5,00? 😂
Dois deram R$1,00; e outro R$3,00. É realmente muito irrisório. O restante estão com prejuízos.

Já até pensei em deixar na carteira e em um futuro, retirar. Eu só aportei nessa classe uma vez e desde então, nunca mais.

Já estou posicionado em ações nacionais (81%) e quero equilibrar esses números, para começar a usar o diagrama (as % que tenho hoje estão bem acima das minhas metas).

Agradeço o auxílio e tempo de vocês!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Matheus Laerte disse:

Fala pessoal, ótimo dia!
Após estudar, vejo que os FII's da minha carteira não fazem mais sentido na estratégia de longo prazo. Tenho 19 anos e muito para arriscar, não vejo FII's como bons ativos por hora.
Possuo 8 ativos nessa classe, com um valor bem irrisório em cada. Dos 8, 5 estão com prejuízo e 3 com lucro. 
Para efetuar a venda, preciso gerar DARF dos que houveram LUCROS mesmo que SOMADOS, chegam em apenas R$5,00? 😂
Dois deram R$1,00; e outro R$3,00. É realmente muito irrisório. O restante estão com prejuízos.

Já até pensei em deixar na carteira e em um futuro, retirar. Eu só aportei nessa classe uma vez e desde então, nunca mais.

Já estou posicionado em ações nacionais (81%) e quero equilibrar esses números, para começar a usar o diagrama (as % que tenho hoje estão bem acima das minhas metas).

Agradeço o auxílio e tempo de vocês!

Fala Matheus

Mano, vc só paga DARF se vender mais de 20k no mês, então pode ficar suave se decidir vender kkkkkkk

sou novo, tenho 24 anos, e também não curto muito fundos imobiliários, mas acredito que seja bom mantê-los para diversificação, atualmente reservo 13% da minha carteira para FII

não precisa vender, só não aportar mais

81% acho que esteja exposto demais, aumentaria em investimentos internacionais  

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Brazrenovato Strazzeri disse:

Fala Matheus

Mano, vc só paga DARF se vender mais de 20k no mês, então pode ficar suave se decidir vender kkkkkkk

sou novo, tenho 24 anos, e também não curto muito fundos imobiliários, mas acredito que seja bom mantê-los para diversificação, atualmente reservo 13% da minha carteira para FII

não precisa vender, só não aportar mais

81% acho que esteja exposto demais, aumentaria em investimentos internacionais  

Amigo, uma correção, a isenção de R$ 20k não é aplicada aos FII's. 

image.png.161a605b5863c9d7afd0de98d96f259a.png

Essa informação está no programa IRPF2024.

Editado por Gustavo Oliveira Santos
correção da frase
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa Tarde, Matheus. Tudo Bem?

Veja, Agora pode até não fazer sentido para você. Entendo que está no início de formação de patrimônio e pode parecer que está tendo prejuízo. Mas como citado, primeiro conclua a aulas, para clarear a situação em relação ao seu perfil. Aprenderá a analisar os fundos de forma fundamentalista e poderá validar se este prejuízo realmente é por qualidade ruim dos papeis ou mera oscilação do mercado. Não olhe a cotação  baseado em um período, principalmente FII que ainda é muito recente e sim a qualidade do fundo! No teu momento, é fase de reinvestir os dividendos para aumentar seus ativos. Lá na frente, virá a recompensa.

Eu invisto em fundo Imobiliário desde 2019. Fui CLT por 33 anos e hoje vivo exclusivamente de renda passiva. Tenho 30% do meu patrimônio em FII e digo que para quem quer construir patrimônio, para no futuro desfrutar (eu já cheguei nesse  futuro e trilhei esse caminho de construção), vale muito a pena. E olha que eu nem tive o bom senso de ter feito algum curso para aprender. Foi na "unha" base da tentativa, erro e aprendizado e muitas cabeçadas. Mesmo assim deu certo. Agora, estou no curso, para aprimorar, corrigir e otimizar. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
14 horas atrás, Brazrenovato Strazzeri disse:

Fala Matheus

Mano, vc só paga DARF se vender mais de 20k no mês, então pode ficar suave se decidir vender kkkkkkk

sou novo, tenho 24 anos, e também não curto muito fundos imobiliários, mas acredito que seja bom mantê-los para diversificação, atualmente reservo 13% da minha carteira para FII

não precisa vender, só não aportar mais

81% acho que esteja exposto demais, aumentaria em investimentos internacionais  

Bom dia @Brazrenovato Strazzeri. FIIs não possuem a isenção de até R$20mil em vendas mensais. Esta isenção é somente para ações, sendo nos fiis tributado o ganho de capital em qualquer montante de venda

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
17 horas atrás, Matheus Laerte disse:

Fala pessoal, ótimo dia!
Após estudar, vejo que os FII's da minha carteira não fazem mais sentido na estratégia de longo prazo. Tenho 19 anos e muito para arriscar, não vejo FII's como bons ativos por hora.
Possuo 8 ativos nessa classe, com um valor bem irrisório em cada. Dos 8, 5 estão com prejuízo e 3 com lucro. 
Para efetuar a venda, preciso gerar DARF dos que houveram LUCROS mesmo que SOMADOS, chegam em apenas R$5,00? 😂
Dois deram R$1,00; e outro R$3,00. É realmente muito irrisório. O restante estão com prejuízos.

Já até pensei em deixar na carteira e em um futuro, retirar. Eu só aportei nessa classe uma vez e desde então, nunca mais.

Já estou posicionado em ações nacionais (81%) e quero equilibrar esses números, para começar a usar o diagrama (as % que tenho hoje estão bem acima das minhas metas).

Agradeço o auxílio e tempo de vocês!

Bom dia, Matheus!

Apenas dando uns centavinhos de contribuição.

Lembre-se que uma das característica de segurança de uma carteira de longo prazo é a diversificação.

Além disso, não sei os FIIs que escolheu. FIIS de tijolo tendem a ser muito menos voláteis que FIIs de papel mas mesmo assim podem existir porcarias  😅

Mas bons FIIs de tijolo é interessante lembrar que os mesmos conseguem no longo prazo trazer retornos na média de uns 8% acima da inflação e também levamos em conta a valorização dos imóveis.

 

Espero que ajude a pensar!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...