Jump to content

Pergunta

Postado

Eu tenho algumas ações de VALE, meu preço médio está bem acima da cotação atual, mas eu tenho planos de me desfazer das ações por questões particulares (não quero mais investir em mineração pelas questões ambientais). Faz sentido eu comprar VALE hoje para reduzir o preço médio e aguardar o momento de alta para vender com lucro? 

Eu ainda não concluí o curso e meu diagrama não está completo.

• Brabo 2

18 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 2
Postado
46 minutes ago, Laryssa Michelle Batista De Sousa disse:

Eu tenho algumas ações de VALE, meu preço médio está bem acima da cotação atual, mas eu tenho planos de me desfazer das ações por questões particulares (não quero mais investir em mineração pelas questões ambientais). Faz sentido eu comprar VALE hoje para reduzir o preço médio e aguardar o momento de alta para vender com lucro? 

@Laryssa Michelle Batista De Sousa

Sugiro que não movimente sua carteira ainda até o fim do curso, pois até o módulo final vai tratar sobre essas questões de erros cometidos e quando e como vender uma ação da melhor forma.

Isso não é uma recomendação nem de compra nem de venda, apenas de que termine os estudos para que o seu curso de ação ideal fique mais claro para você.

Forte abraço!

• Brabo 2
  • 1
Postado
43 minutes ago, Laryssa Michelle Batista De Sousa disse:

Olá tudo bem! Colega de turma tem que ter alguma resposta !!!

Acredito que um pouco de paciência seria melhor que comprar mais ações nesse momento. Sem querer "disputar crenças" contigo só para apontar os usos do principal produto da Vale

Construção: Edifícios, pontes, estradas, ferrovias e outras infraestruturas.
Indústria Automobilística: Carros, caminhões e outros veículos.
Fabricação de máquinas e equipamentos: Ferramentas, máquinas industriais, eletrodomésticos.
Transporte: Navios, trens, aviões.
Energia: Usinas de energia, turbinas eólicas, tubulações para transporte de petróleo e gás.
Bens de consumo: Utensílios de cozinha, embalagens, móveis.

Usar qualquer uma dessas coisas já é participar da cadeia produtiva, não tem como dourar essa pílula.

Poderia então ao invés de injetar mais do seu dinheiro nesse sistema do qual discorda, simplesmente esperar que suba seja até atingir seu preço médio, ou atingir uma perda que você considere "aceitável" ou então esperar pelos maravilhosos dividendos ou por um lucro básico (mesmo com as questões ambientais envolvidas) e depois de realizar o lucro vender e comprar alguma coisa que tenha mais alinhamento com suas crenças. Existem até ETFs do segmento EFW (energy, food and water), fundos "green", etc hoje em dia tem produto pra todo segmento no mercado.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
  • 1
Postado
6 horas atrás, Laryssa Michelle Batista De Sousa disse:

Posso dizer por experiencia propria e da Lou Ise Bar Si que não, é pura perda de tempo, o pessoal vive fazendo isso, queima caixa precioso e depois se arrepende.

• Brabo 1
  • 0
Postado
3 minutes ago, Rafael Antunes Teixeira Silva disse:

Pra mim não existe isso de esperar preço médio. Aquele dinheiro que investiu não existe mais. Você tem o dinheiro de agora. Colocando o mesmo em uma empresa melhor ou que atenda seus critérios a chance de ele voltar ao que era ou até passar será maior. Mas comprar mais pra atingir preço médio, não dá mesmo. 

eu penso parecido

se desfazer de algo sem um plano nao adianta de nada.
eu sou da regra que se for pra sair de uma posicao, q vc ja saiba onde vc vai entrar e q ja tenha feito as contas pra atender o seu objetivo

agora se nao fez conta alguma, boa sorte

• Brabo 1
  • 0
Postado
9 horas atrás, Laryssa Michelle Batista De Sousa disse:

Oi Laryssa,

A resposta já está na sua pergunta:

"Eu ainda não concluí o curso e meu diagrama não está completo."

Se não concluiu o curso, não deve mexer na carteira, até porque no módulo 8 você verá como solucionar esse tipo de situação.

De toda forma, deixo algo para você pensar: se você não quer investir em mineração, deixe de investir na Vale (ou em outra empresa do ramo). Mas o sentido aqui de "deixar de investir" é não aportar mais. Deixe as ações congeladas, sem novos aportes - exceto se o valor já aportado for grande. Mas, como indiquei, você verá isso no módulo 8 (e nada de pular os módulos anteriores para chegar no módulo 8 mais rápido, hein? Rsrsrs).

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
  • 0
Postado

Não vejo sentido em aportar em vale3 atualmente. Apesar da empresa APARENTAR estar barata, empresas de commodities de tipo CAPEX só estão baratas de verdade quando os seus múltiplos (P/L, EV/EBITDA) estão altíssimos ou até negativos associado a um período de baixa histórica no preço de sua commodity específica, no caso, minério. 

Se você pesquisar o momento onde você compraria vale3 mais barato, vai coincidir com o preço mais baixo do minério na história recente. Se você pesquisar o momento onde você venderia suas ações de vale3 pelo preço mais caro, vai coincidir com o preço mais alto do minério na história recente.

Tendo em vista tudo isso que falei, não vejo sentido em ter vale3 para o longo prazo, apenas em momento de fundo de ciclo, ai você poderia comprar e segurar ela por 4~8 anos, que é a média de tempo que durou um ciclo de alta/baixa, historicamente.

Então, invés de comprar vale3 para baixar o preço médio, eu venderia para aportar em empresas que crescem todos os trimestres e que não dependem da economia local e que não dependem de uma commodity específica.

• Brabo 1
  • 0
Postado
11 horas atrás, Sergio Tanaka disse:

eu penso parecido

se desfazer de algo sem um plano nao adianta de nada.
eu sou da regra que se for pra sair de uma posicao, q vc ja saiba onde vc vai entrar e q ja tenha feito as contas pra atender o seu objetivo

agora se nao fez conta alguma, boa sorte

Discordo fortemente. Muitas vezes o CDI é uma escolha mais sábia do que qualquer posição duvidosa.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado

Vou tentar resumir minha opinião (sou ruim nisso)

1 = Siga o conselho mais importante que é terminar todo o curso antes de tomar decisões.

2 = Se resolveu parar de investir, literalmente pare de investir.

Isso é o que mais importa.

A única coisa que eu teria paciência é com a questão do que fazer com essas ações. 

Ok...nessa você não quer mais investir, e tem outras empresas que você quer. Em tese, dentro da filosofia, alguém pode dizer "venda logo e invista no que quer"

Nisso já não concordo muito, primeiro porque acredito no método de valuation de uma empresa e, sendo mais específico no caso da Vale, ela é mais de enxergar em que ponto ela está no ciclo.

China bagunçada, preço do minério lá embaixo...Porque vender agora?

Fora os gordos dividendos que ela paga.

Eu não teria pressa...

Mas em última instância (após terminar o curso), faça o que te deixar dormindo melhor a noite. 

• Brabo 2
  • 0
Postado
2 horas atrás, Rodrigo Ribeiro Jorge disse:

Discordo fortemente. Muitas vezes o CDI é uma escolha mais sábia do que qualquer posição duvidosa.

vc concordou comigo entao, pq vc "teria um plano"

meu ponto eh a pessoa se desfazer no desespero somente e sair alocando achando q vai ter resultado mas no fim das contas nao fez analise/calculo algum

• Brabo 2
  • 0
Postado
15 horas atrás, Laryssa Michelle Batista De Sousa disse:

Bom dia, @Laryssa Michelle Batista De Sousa !

Apenas complementando nossos amigos.

Mesmo que no decorrer dos estudos você julgue que a empresa não faça sentido em estratégia, muitas vezes não fará sentido vender e sim apenas congelar a empresa na carteira.

Além disso, acho válido considerar que nessa lógica, a intenção é aportar dinheiro para depois tentar reaver o mesmo. Isso matematicamente falando não é viável. Além disso tem outros pontos para serem pensados neste movimento:

- A depender dos valores, pode se gerar valor de IR para ser declarado e pago;

- Estamos falando de renda variável. Logo, existe o risco de o ativo ter uma variação não favorável para a venda. E pior ainda, essa variação não favorável pode vir depois de aportar um valor tentando diminuir preço médio;

- Puxando um gancho no item acima, este tipo de aporte visando preço médio para uma saída, no final das contas pode aumentar o seu prejuízo pois uma venda pode gerar um lucro que não supere todo o valor investido.

Por estes motivos não aportar mais no ativo por ora é o ideal. Pode ser que no final do curso também e após estudar mais a fundo o ativo em questão e sua carteira, ele possa fazer sentido e você continuar sendo sócia dele. No final você terá uma tomada de decisão muito mais assertiva e com argumentos para isso!

Espero que ajude a pensar!

• Aí cê deu aula... 2
  • 0
Postado

Sinto um conflito interno jovem padawan, pois se desfazer de Vale por motivos ambientais e ao mesmo tempo querer compra-la com a ideia de baixar seu preço medio e conseguir vender para obter um lucro maior, nos investimento eu acredito que devemos ser insenviveis para tomar descisões baseada em fatos e não em narrativas, construa um patrimonio robusto, assim poderá ter mais força para atuar em açoes ambientais e realmente fazer a diferença.  

• Brabo 1
  • 0
Postado

Primeiro, como muitos outros já disseram aguarde o módulo 8. não faça nada até lá.

mas agora deixando isso de lado, qual a lógica de "baixar o preço médio para ter lucro"?

se o objetivo é vender, venda e ponto.

se tiver prejuízo, guarda pra abater de outro lucro quando vender outra posição que queira se desfazer.

senão vai colocar mais dinheiro pra no fim ainda ter que pagar ganho de capital tentando acertar o c* da mosca, ou vai perder caso a ação caia.

não vejo sentido nisso.

não é que nem um carro que você lava e faz uma revisão antes de vender pra aumentar o valor (gastar mais antes de vender)

• Brabo 1
  • 0
Postado

Me parece um conflito de interesse. No primeiro momento o objetivo é vender a ação pois não quer mais investir tendo em vista questões ambientais e a exploração dos recursos por parte da empresa. No segundo momento, a ideia é comprar ação para abaixar o PM e assim obter maior LUCRO no momento da venda.

Ou seja, existe um conflito entre a "responsabilidade" de colocar dinheiro em algo que não faça sentido para você e o fato de comprar mais ação visando um possível lucro. 

Importante refletir sobre o que fazer. Se o objetivo é de fato se desfazer, manter na carteira sem mais aportes ou seguir aportando visando mais LUCRO.

• 0
Postado
20 horas atrás, Laryssa Michelle Batista De Sousa disse:

Faz sentido eu comprar VALE hoje para reduzir o preço médio e aguardar o momento de alta para vender com lucro?

Os colegas já indicaram muitas respostas de caráter técnico dos investimentos para te ajudar, e gostaria de contribuir com uma visão matemática para esta questão.

Para simplificar, vamos imaginar que hoje você tenha uma única ação que comprou a R$10,00 (logo teu PM também é R$10,00) e que a cotação atual está em R$5,00. Tua intenção seria adquirir novas ações a R$5,00 para que seu PM cair, aguardar uma alta para vender com "lucro" sobre o teu PM. Ao comprar novas ações, teu PM se alteraria da seguinte forma:

1 nova ação: PM = R$7,50
4 novas ações: PM = R$6,00
10 novas ações: PM = R$5,45
50 novas ações: PM = R$5,10

Suponhamos que você comprou 50 novas ações a R$5,00 cada, que somadas a tua primeira comprada por R$10,00, resultaram em 51 papéis com PM de R$5,10.

Agora imaginando um "momento de alta" em que as ações subam para R$5,50 você teria R$0,40 de lucro em cada ação se for considerar o teu PM. Porém você consegue entender que o lucro é somente sobre o lote de 50 unidades que comprou por R$5,00? Apesar de te dar a sensação de que saiu ganhando, foi apenas uma especulação que fez, e teria te dado resultado mesmo se não tivesse a ação comprada a R$10,00 - na realidade, a ação de R$10,00 apenas piorou, pois sem ela o teu PM seria R$5,00 e teu lucro seria 20% maior (R$0,50 ao invés de R$0,40).

Ou seja, respondendo a tua pergunta, não faz sentido. Poderia ter vendido esta primeira ação da VALE que pagou R$10,00 com prejuízo por R$5,00, e ter feito essa operação de "comprar, aguardar o momento de alta e vender com lucro" usando ações de qualquer outra empresa (MGLU, OIBR, SAPR) que no final das contas, o teu resultado seria o mesmo. A ideia neste caso de abaixar o teu PM pra vender com lucro, seria só pra te enganar (e a depender do montante, ainda poderia te obrigar a pagar Imposto de Renda sobre este Lucro).

E novamente reforço os comentários dos outros colegas para terminar o curso e aperfeiçoar tua estratégia.

abraço, espero ter ajudado!

• 0
Postado
4 horas atrás, Felipe Bonfim disse:

Agora imaginando um "momento de alta" em que as ações subam para R$5,50 você teria R$0,40 de lucro em cada ação se for considerar o teu PM. Porém você consegue entender que o lucro é somente sobre o lote de 50 unidades que comprou por R$5,00? Apesar de te dar a sensação de que saiu ganhando, foi apenas uma especulação que fez, e teria te dado resultado mesmo se não tivesse a ação comprada a R$10,00 - na realidade, a ação de R$10,00 apenas piorou, pois sem ela o teu PM seria R$5,00 e teu lucro seria 20% maior (R$0,50 ao invés de R$0,40).

@Felipe Bonfim na verdade não é um lucro ilusório, pode ser um lucro menor se ele não tivesse aquela 1 ação comprada a R$10,00 porém se ele tem 51 ações e desembolsou por elas R$260,00 e vendeu as 51 ações ao preço de R$5,50, ou seja, recebeu R$280,50, então ele teve efetivamente um lucro de R$20,50. Não é lucro ilusório, é lucro real rsrsrs

No entanto, não é porque matematicamente seja viável, que na vida real vai dar certo. O risco é enorme em fazer este tipo de operação. No exemplo de 1 ação que desembolsamos R$10,00 e que caiu 50% precisou colocar R$250,00 para o PM ficar R$0,10 acima do preço a mercado. Se falarmos em 200 ações ao preço médio de R$50,00 (desembolso de R$10mil) e que tivemos uma queda de 20% na cotação, ou seja, foi para R$40,00. Aí compramos 250 ações a R$40,00 desembolsando mais R$10mil. Teremos 450 ações e desembolsamos R$20mil e o preço médio agora é de R$44,44. Então vai precisar esperar valorizar mais de 11% (de R$40,00 para R$44,44) para vender no zero a zero. E se não subir e cair mais? E se lateralizar por alguns anos? Se a que de 20% tiver sido de 30%, a cotação vai precisar subir 19% para dar no zero a zero.

4 horas atrás, Felipe Bonfim disse:

Poderia ter vendido esta primeira ação da VALE que pagou R$10,00 com prejuízo por R$5,00, e ter feito essa operação de "comprar, aguardar o momento de alta e vender com lucro"

Aqui seria especulação, e não a Buy and Hold. Se vendeu a 1 ação com o prejuízo, significa que a empresa não faz sentido na estratégia, e portanto não faz sentido comprar para vender depois. Não vamos mais comprar rsrsrsrs

• -1
Postado
7 horas atrás, Laryssa Michelle Batista De Sousa disse:

Espero que nao passe por isso

• Criar novo...