Jump to content

Forma "certa" de aportar?


Recommended Posts

Iniciando nesse mundo de investimentos me surgiu a dúvida.
Vamos supor que alguém tenha um valor de 10k disponível para aportes mensais, qual vocês julgariam a melhor estratégia para realização dos investimentos (renda fixa, variável, etc)?

Determinar um dia do mês para investir tudo? 
Investir um pouco todos os dias?
Investir um pouco por semana?
Aportar uma parte em renda fixa num dia do mês e o restante ir aportando conforme as oportunidades?

Qual estratégia vocês usam?
 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

19 horas atrás, Thalles Mona Martins disse:

mundo de investimento

@Thalles Mona Martins Sempre bom diversificar seus investimentos.... Logo e bom dividir esses 10K em Renda Fixa e Renda Variável, onde também tem que diversificar os aportes em renda fixa (CDBs, IPCA+) e também na renda variável (Ações, Fiis).....

Mais tudo dependerá também do seu perfil de investidor... 

Vamos aguardar as aulas do @Raul Sena e irmos avançando nos módulos para aprender a investir de verdade!! 🤝

Tem módulo até de investindo no Exterior, então vamos aguardar. rs

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

54 minutes ago, José Carlos Souza Júnior disse:

@Thalles Mona Martins Sempre bom diversificar seus investimentos.... Logo e bom dividir esses 10K em Renda Fixa e Renda Variável, onde também tem que diversificar os aportes em renda fixa (CDBs, IPCA+) e também na renda variável (Ações, Fiis).....

Mais tudo dependerá também do seu perfil de investidor... 

Vamos aguardar as aulas do @Raul Sena e irmos avançando nos módulos para aprender a investir de verdade!! 🤝

Tem módulo até de investindo no Exterior, então vamos aguardar. rs

Tô ligado sobre diversificar e tal, mas não foi essa a ideia da minha pergunta.

Quero saber dos mais experientes como fazem seus aportes… todos num dia só do mês, um dia específico da semana… se todo dia dá uma olhada pra ver as oportunidades e compra se tiver algo bom e tal…

Link para compartilhar
Share on other sites

20 horas atrás, Thalles Mona Martins disse:

Iniciando nesse mundo de investimentos me surgiu a dúvida.
Vamos supor que alguém tenha um valor de 10k disponível para aportes mensais, qual vocês julgariam a melhor estratégia para realização dos investimentos (renda fixa, variável, etc)?

Determinar um dia do mês para investir tudo? 
Investir um pouco todos os dias?
Investir um pouco por semana?
Aportar uma parte em renda fixa num dia do mês e o restante ir aportando conforme as oportunidades?

Qual estratégia vocês usam?
 

Faço somente 1 aporte por mes... depois que recebi os dividendos, e outras fontes de renda que entram, ai junto tudo e aporto respeitando os percentuais em cada classe de ativo e os balanceamentos dentro da classe

Isso o controle de carteira que temos disponível aqui na AUVP ajuda demais, entrega tudo prontinho na mão o que fazer...

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

20 horas atrás, Thalles Mona Martins disse:

Iniciando nesse mundo de investimentos me surgiu a dúvida.
Vamos supor que alguém tenha um valor de 10k disponível para aportes mensais, qual vocês julgariam a melhor estratégia para realização dos investimentos (renda fixa, variável, etc)?

Determinar um dia do mês para investir tudo? 
Investir um pouco todos os dias?
Investir um pouco por semana?
Aportar uma parte em renda fixa num dia do mês e o restante ir aportando conforme as oportunidades?

Qual estratégia vocês usam?
 

Boa tarde meu caro!

Antes de tudo, estabeleça sua reserva de emergência (6 a 12 meses do seu custo de vida)

Após isso, defina as proporções de cada ativos na sua carteira (rf, rv, exterior, etc) e sugiro que aporte mensalmente ou a cada 2 semanas. Aplicar todo dia vai gerar uma dor de cabeça pra calcular imposto, então caiu o salário já investe na hora! Sobre usar a renda fixa para aportar conforme as oportunidades, no momento tenho muitas empresas que continuam num valuation atrativo na minha carteira, então aporto bem pouco em rf e foco nela. Caso o cenário se inverta, vou alocar meu capital em rf e aguardar novas oportunidades

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

16 minutes ago, Thalles Mona Martins disse:

Tô ligado sobre diversificar e tal, mas não foi essa a ideia da minha pergunta.

Quero saber dos mais experientes como fazem seus aportes… todos num dia só do mês, um dia específico da semana… se todo dia dá uma olhada pra ver as oportunidades e compra se tiver algo bom e tal…

Olá @Thalles Mona Martins, tudo vai de acordo com a sua estratégia de investimentos.

 

Primeiramente antes de tudo coloca tua reserva de emergência em dias em torno de 6 a 12 meses das suas despesas mensais fixas.

 

Após sua reserva está ok, você vai definir os % da sua carteira em cada classe de ativo por exemplo:

20% em Ações (renda variável no Brasil);

10% em FII's (renda variável no Brasil);

20% Exterior;

50% renda fixa;

Esse é um exemplo totalmente hipotético

Definindo esses percentuais no decorrer do seu tempo, vai perceber que essas porcentagens vão modificando com as oscilações do mercado e ai com seu novo aporte você irá alocar nos que estiverem mais longe do percentual que você definiu, dessa forma você vai se sentir mais confortável em aportar correndo o risco que você mesmo definiu.

Editado por Giovanni Araújo
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Não acho viável definir apenas 1 dia do mês para fazer aportes, pois dependo da movimentação do mercado naquele dia você pode comprar sem um possível "desconto" que venha por ventura aparecer nos dias seguintes; Eu acompanho diariamente e vou comprando a medida que vai aparecendo oportunidades interessante até atingir o valer que destinei para aportar naquele mês. 

Link para compartilhar
Share on other sites

5 minutes ago, Thalles Mona Martins disse:

Obrigado as respostas!

Já tenho minha reserva de emergência num banquinho de liquidez diária.

tenho disponibilidade de aportar 7k mensais.

Pelos comentários então a opção mais tranquila e mais saudável seriam aportes quinzenais ou mensais, sempre buscando as porcentagens que preestabeleci para minha carteira, certo?

Faz sentido, pensando em longo prazo não vale ficar bitolado olhando todo dia a corretora. Desse jeito o cara endoida antes de atingir as metas kkkk

Obrigado todos novamente

Concordo com os colegas e acho que é isso mesmo Thales, primeiro pensar no objetivo dos seus investimentos, sendo longo prazo, tendo uma carteira bem montada, uma a duas vezes no mês é legal 

Todo mundo falou da reserva de emergência, pelo que vi você também já estruturou sua carteira, a única dica mesmo é colocar em prática aquela planilha de destruição de gastos do Raul, deixando um pouquinho pro conforto e laser, pq se pensarmos só em investimento acabamos não sustentando isso a longo prazo, e é exatamente isso que queremos e fará diferença, a constância.

Link para compartilhar
Share on other sites

11 minutes ago, João Lucas disse:

Não acho viável definir apenas 1 dia do mês para fazer aportes, pois dependo da movimentação do mercado naquele dia você pode comprar sem um possível "desconto" que venha por ventura aparecer nos dias seguintes; Eu acompanho diariamente e vou comprando a medida que vai aparecendo oportunidades interessante até atingir o valer que destinei para aportar naquele mês. 

@João Lucas acredito que a maioria sugere isso por conta da idéia de seguir um planejamento Macro, por exemplo, eu ja sei que quero focar em minha carteira de aposentadoria (viver de renda) ou seja longo prazo, entendo que durante o curso irei aprender a definir as % que quero em cada tipo de ativo, e tb aprender a balancear, e para nao gastar tempo toda hora olhando cotacao, se preocupar com oscilacoes etc, vc simplesmente segue uma estratégia maior... no meu caso por exemplo nao pretendo ficar conferindo precos semanalmente , mas entendo que para que se dispoe a este tempo, sempre vai encontrar oportunidades...

enfim, vai muito da estratégia de cada um mesmo e do proposito

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

49 minutes ago, Thalles Mona Martins disse:

Obrigado as respostas!

Já tenho minha reserva de emergência num banquinho de liquidez diária.

tenho disponibilidade de aportar 7k mensais.

Pelos comentários então a opção mais tranquila e mais saudável seriam aportes quinzenais ou mensais, sempre buscando as porcentagens que preestabeleci para minha carteira, certo?

Faz sentido, pensando em longo prazo não vale ficar bitolado olhando todo dia a corretora. Desse jeito o cara endoida antes de atingir as metas kkkk

Obrigado todos novamente

Show!!!

Bacana que entendeu a mensagem no geral e modificou seu pensamento de curto para longo prazo, no decorrer das aulas você vai pegar muito desse espírito de longo prazo. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Vou partir do pressuposto que o básico tu já sabe.

1ºpense na carteira como um todo, assim você vai ter uma um "Norte" (se for aluno da AUVP, usa o Diagrama)
Tudo o que você quer do "Menu dos Investimentos"? Definiu o peso de cada coisa? De cada ação?

2º Sem pressa, tu tem a vida inteira para investir (e o dinheiro esta sendo muito bem remunerado na conta), vai aportando semanal ou quinzenal, tu já sabe a direção, vai indo de boa.

3º Vai reequilibrando conforme for aportando, tantos os novos, quantos o 10k (se ainda não terminou)

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Thalles Mona Martins pelo que vi nos posts você já tem reserva e quer saber o mês a mês na prática. No meu caso, faço o aporte principal no início do mês quando recebo meu pagamento. Já sei onde vou aportar e faço de uma vez. E ao longo do mês os dividendos vão entrando e quando entro na corretora vejo o saldo e compro algumas cotas de FII ou alguma Renda Fixa ou Tesouro Direto que esteja dentro da minha estratégia.

Sobre ficar "caçando" preço de ações/FIIs para aportar em teoria no longo prazo a diferença será pequena, eu acho que não vale o trabalho e o tempo gasto.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Thalles Mona Martins pelo que vi nos posts você já tem reserva e quer saber o mês a mês na prática. No meu caso, faço o aporte principal no início do mês quando recebo meu pagamento. Já sei onde vou aportar e faço de uma vez. E ao longo do mês os dividendos vão entrando e quando entro na corretora vejo o saldo e compro algumas cotas de FII ou alguma Renda Fixa ou Tesouro Direto que esteja dentro da minha estratégia.

Sobre ficar "caçando" preço de ações/FIIs para aportar em teoria no longo prazo a diferença será pequena, eu acho que não vale o trabalho e o tempo gasto.

Perdi 2 dias garimpando FIIs, comprei achando que tinha pago barato e hoje caiu, então é fato, alongo prazo não vale perder tempo por centavos, a não ser que seja algo muito fora!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

11 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Thalles Mona Martins pelo que vi nos posts você já tem reserva e quer saber o mês a mês na prática. No meu caso, faço o aporte principal no início do mês quando recebo meu pagamento. Já sei onde vou aportar e faço de uma vez. E ao longo do mês os dividendos vão entrando e quando entro na corretora vejo o saldo e compro algumas cotas de FII ou alguma Renda Fixa ou Tesouro Direto que esteja dentro da minha estratégia.

Sobre ficar "caçando" preço de ações/FIIs para aportar em teoria no longo prazo a diferença será pequena, eu acho que não vale o trabalho e o tempo gasto.

Era exatamente essa a minha dúvida, sobre o dia a dia em si.

Imaginei mesmo que por ser estratégias de longo prazo, não valeria a pena ficar catando oportunidade todo dia.

Vou ver como melhor me acostumo, mas provavelmente manterei um aporte por mês, assim que eu receber, conforme as porcentagens da minha meta da carteira.

Realmente a longo prazo ficar catando oportunidade todo dia só vai me trazer mais cabelo branco ao invés de uma grande diferença nos meus investimentos.

Obrigado!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Por muito tempo eu tive um Reserva de Oportunidade bem grandinha, mas hoje em dia eu estou comprando dólar todos os meses (já faz um ano, mais ou menos) e a estratégia que uso pode ser avaliada por você para seus aportes também, se achar legal.

Quando eu tinha Reserva de Oportunidade grande eu aproveitada dias de bastante queda ou avaliava se a ação estava "descontada", se tinha caído muito, tentando acertar o c* da mosca e por aí vai. Se fosse o caso, usava parte da RO para aportar.

Agora falando da estratégia que mencionei: chama-se Dollar Cost Averaging. 

Considerando que não existe uma forma de você acertar a hora de entrar em um ativo, de comprar uma ação pelo "melhor preço", o que se faz é investir um valor fixo regularmente, independentemente do preço.

O lado bom de aplicar essa técnica aos demais investimentos com aporte mensais é que você vai distribuir o valor total dedicado para aquele ativo (respeitando os limites impostos no Diagrama do Cerrado) e assim você pode não comprar sempre no dia em que a cotação estiver a mais baixa, mas também não pagará a mais cara por ele.

Além dos benefícios em relação à cotação você pode aproveitar para aprimorar seu comportamento no quesito: bom hábito de investir todos os meses, manter oportunidades (por não colocar tudo de uma vez só o valor disponível), e evitar ficar angustiado de investir um monte em um ativo e depois amargar uma queda por longos períodos e não ter mais como investir por já ter ultrapassado o limite dele na sua carteira ou não ter um valor para aportar. 

Eu gosto de manter um valor interessante para baixar o preço médio de alguns ativos que possuo e que geralmente são considerados caros, a exemplo de WEG. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

@Thalles Mona Martins Resposta que vale 1 bilhão de dólares, ou mais.

Na verdade não existe uma forma definitiva e correta de fazer os aportes, existem várias estratégias, mas também existem as que fornecem bons resultados no longo prazo.  No início da sua carteira, se você estiver começando do zero, você não terá sua carteira formada ainda, ela será construída ao longo do tempo até tomar uma forma mais concreta.

Eu aconselho você a ir juntando um dinheiro na renda fixa com liquidez diária, ou em uma conta remunerada, como Nubank por exemplo, depois faça um lista com os ativos do seu interesse e compre os que estiverem mais atrativos na ocasião do aporte. Se no seu caso você consiga fazer aportes mensais de 2 mil reais ou mais, você pode aportar mensalmente dentro dos ativos que já selecionou para sua carteira.

Abraço.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...