Jump to content
  • 0

IPCA


JANDERSON MARIANO

Pergunta

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
3 minutes ago, JANDERSON MARIANO disse:

Boa tarde

Alguém pode me ajuda com duas dúvidas ?

1. Aonde eu consigo ver o valor exato do IPCA em tempo real ? 

2. LCI IPCA + 5,2% , o valor do IPCA q deve ser calculado na soma dos 5,2% é o valor do dia da compra (09/11/22) ou no final do contrato (09/11/25) ? 

Boa tarde Janderson!

1. Não tem como ver o valor exato do IPCA em tempo real, visto que ele é um índice de inflação apurado mensalmente pelo IBGE - "O IBGE faz um levantamento mensal, em 13 áreas urbanas do País, de, aproximadamente, 430 mil preços em 30 mil locais. Todos esses preços são comparados com os preços do mês anterior, resultando num único valor que reflete a variação geral de preços ao consumidor no período."

Seu resultado mensal pode ser conferido no próprio site do IBGE - https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/precos-e-custos/9256-indice-nacional-de-precos-ao-consumidor-amplo.html?t=destaques

2. Um LCI IPCA+5,2% apresentará um rendimento de 5,2% a.a. + correção pelo índice IPCA. Se durante o período você teve um IPCA médio de 5% a.a., sua rentabilidade será 5%+5,2% = 10,2%.

  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
35 minutes ago, JANDERSON MARIANO disse:

Boa tarde

Alguém pode me ajuda com duas dúvidas ?

1. Aonde eu consigo ver o valor exato do IPCA em tempo real ? 

2. LCI IPCA + 5,2% , o valor do IPCA q deve ser calculado na soma dos 5,2% é o valor do dia da compra (09/11/22) ou no final do contrato (09/11/25) ? 

Só pra tentar completar - acho que o que não ficou claro foi isso;

2. - o LCI vai render com IPCA do dia da compra - se daqui a 1 ano o valor do IPC aumentar, o valor total do montante que vc tem, passará a render de acordo com o novo valor do IPCA. Da mesma forma se diminuir, vai ser o o valor do seu aporte + o que ja rendeu que passarão a render esse valor.

 

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
43 minutes ago, Gonçalves Filho disse:

Só pra tentar completar - acho que o que não ficou claro foi isso;

2. - o LCI vai render com IPCA do dia da compra - se daqui a 1 ano o valor do IPC aumentar, o valor total do montante que vc tem, passará a render de acordo com o novo valor do IPCA. Da mesma forma se diminuir, vai ser o o valor do seu aporte + o que ja rendeu que passarão a render esse valor.

 

O site eu achei , porém não consegui ler os números está -0,11 ! 

No caso se eu fechar a rentabilidade em 10,2% , e o IPCA cair de 5 pra 3 é "Nabo" !

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Matheus Malheiros Pinto disse:

Boa tarde Janderson!

1. Não tem como ver o valor exato do IPCA em tempo real, visto que ele é um índice de inflação apurado mensalmente pelo IBGE - "O IBGE faz um levantamento mensal, em 13 áreas urbanas do País, de, aproximadamente, 430 mil preços em 30 mil locais. Todos esses preços são comparados com os preços do mês anterior, resultando num único valor que reflete a variação geral de preços ao consumidor no período."

Seu resultado mensal pode ser conferido no próprio site do IBGE - https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/precos-e-custos/9256-indice-nacional-de-precos-ao-consumidor-amplo.html?t=destaques

2. Um LCI IPCA+5,2% apresentará um rendimento de 5,2% a.a. + correção pelo índice IPCA. Se durante o período você teve um IPCA médio de 5% a.a., sua rentabilidade será 5%+5,2% = 10,2%.

No caso o IPCA de hoje seria 6,88% ?

Screenshot_2022-11-09-18-00-41-079_com.android.chrome.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, JANDERSON MARIANO disse:

Boa tarde

Alguém pode me ajuda com duas dúvidas ?

1. Aonde eu consigo ver o valor exato do IPCA em tempo real ? 

2. LCI IPCA + 5,2% , o valor do IPCA q deve ser calculado na soma dos 5,2% é o valor do dia da compra (09/11/22) ou no final do contrato (09/11/25) ? 

@JANDERSON MARIANO não há um IPCA em tempo real, como temos por exemplo, com a cotação das ações ou do dólar. O IPCA é medido mensalmente, e junto com o mensal, o Governo divulga o acumulado dos últimos 12 meses. A inflação de Set/2022 foi negativa, então os investimentos sofreram uma redução de valor. E o acumulado nos últimos 12 meses foi de 7,17% (de Out/2021 a Set/2022).

Com relação ao investimento que você pergunta, o cálculo da rentabilidade é feito de forma diária a partir do dia da compra. O IPCA mensal convertido para diário e a parte fixa da rentabilidade também é convertida a uma taxa diária, e as duas são somadas para serem aplicadas ao valor do investimento. Assim que o novo IPCA sai é feito novamente o cálculo usando o novo IPCA e assim vai até o vencimento do título. 

Espero ter ajudado. 

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, JANDERSON MARIANO disse:

O site eu achei , porém não consegui ler os números está -0,11 ! 

No caso se eu fechar a rentabilidade em 10,2% , e o IPCA cair de 5 pra 3 é "Nabo" !

Cara, IPCA +x% quer dizer q vai render x% acima da inflação, então você não deve se preocupar por acompanhar a inflação, seu poder de compra está garantido por um rendimento real de x%

Você não vai tomar "nabo" se a inflação cair (o q já é muito difícil de acontecer em um ano inteiro) e também não seria uma notícia tão ruim assim, IPCA é um índice, que reflete a inflação, não fique torcendo para ela subir muito só para aumentar o "rendimento" do seu fundo.

Tá certo professor @Raul Sena ?

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Ricardo Ochoa Pachas disse:

Cara, IPCA +x% quer dizer q vai render x% acima da inflação, então você não deve se preocupar por acompanhar a inflação, seu poder de compra está garantido por um rendimento real de x%

Você não vai tomar "nabo" se a inflação cair (o q já é muito difícil de acontecer em um ano inteiro) e também não seria uma notícia tão ruim assim, IPCA é um índice, que reflete a inflação, não fique torcendo para ela subir muito só para aumentar o "rendimento" do seu fundo.

Tá certo professor @Raul Sena ?

@Ricardo Ochoa Pachas está certíssimo. É quase o mesmo que ficar torcendo para que as ações só caiam rsrsrsrsrs

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

A única situação boa q eu consigo ver com a inflação indo as alturas é com o investidor que vive a vida na avareza extrema e consegue investir o capital todo, para então, quando a inflação estagnar/reduzir, ele ter conseguido acumular bastante capital.

 

Me lembra a década de 90(eu criança) em que quem poupava, tinha grana no banco, para então o Collor foder todos. hahaha

Editado por Leandro De Melo Malfato
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 horas atrás, JANDERSON MARIANO disse:

O site eu achei , porém não consegui ler os números está -0,11 ! 

No caso se eu fechar a rentabilidade em 10,2% , e o IPCA cair de 5 pra 3 é "Nabo" !

Já entendeu como funciona 👏

Que bom que consegui contribuir um pouco! 😀

 

Enão... por isso é "pós fixado"! usando esse exemplo, vai render 10,2% enquanto o IPCA está em 5

quando ele cair pra 3 - vai render 8,2% 

Não é nabo, vai continuar ganhando, acompanhando a inflação! O rendimento real vai ser de 5,2%. sempre pra cima! ↗️

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...