Jump to content
  • 0

Grana pra resgatar em breve + renda mensal


Bruno Cantarella

Pergunta

Sardinhas, tudo bem?
Um tópico para troca de possibilidades sobre uma situação específica.

Tenho uma grana de venda um imóvel que vou investir em breve, mas não consigo ainda precisar uma data.
Pensei em deixar no tesouro selic para ter uma proteção e liquidez nesse período. Talvez até dividir entre o tesouro selic e algum título de renda fixa com vencimento em breve, dentro de 2023.

Porém, pensei em uma estratégia que gere alguma renda passiva, porém não tenho interesse em colocar em FIIs para não ter o risco de ter desvalorização até a data em que vou utilizar.
O caminho aqui seriam CRIs/CRAs? Alguém tem alguma experiência semelhante?

 

Valeu galera!

Link para compartilhar
Share on other sites

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
5 minutes ago, Bruno Cantarella disse:

Sardinhas, tudo bem?
Um tópico para troca de possibilidades sobre uma situação específica.

Tenho uma grana de venda um imóvel que vou investir em breve, mas não consigo ainda precisar uma data.
Pensei em deixar no tesouro selic para ter uma proteção e liquidez nesse período. Talvez até dividir entre o tesouro selic e algum título de renda fixa com vencimento em breve, dentro de 2023.

Porém, pensei em uma estratégia que gere alguma renda passiva, porém não tenho interesse em colocar em FIIs para não ter o risco de ter desvalorização até a data em que vou utilizar.
O caminho aqui seriam CRIs/CRAs? Alguém tem alguma experiência semelhante?

 

Valeu galera!

Boa tarde Bruno!

Como vai precisar em alguma data já precisamos descartar imediatamente e renda variável e renda fixa que sofre marcação a mercado. Dessa forma, sobram CDBs, LCIs, LCAs e Tesouro Selic, e como você não sabe quando vai precisar, liquidez diária.

É uma situação que até onde eu sei você não tem muitas opções. O que você poderia fazer é investir em algum título desses (o que oferecer a melhor rentabilidade) e resgatar apenas os juros mensalmente.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Bruno Cantarella complementando o que o Matheus explicou, acho que o seu prazo vai acabar ditando e dando melhor direção da sua escolhe, por exemplo filtrei agora na ISAEX titulos (com FGC) pra menos de 1 ano (mas acredito que acessando a sua corretora por volta das 10h00 tenha opcoes melhores)

 

image.png.f87af68664473effa59f25345f1ccea8.png

 

 

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Bruno Cantarella disse:

Porém, pensei em uma estratégia que gere alguma renda passiva, porém não tenho interesse em colocar em FIIs para não ter o risco de ter desvalorização até a data em que vou utilizar.
O caminho aqui seriam CRIs/CRAs? Alguém tem alguma experiência semelhante?

O problema aí é o prazo curto. Gerar renda passiva com esse tempo curto de 1 ano é complicado. Se você pro em CRI/CRA ou títulos pagando cupons no final você vai retirar o valor total investido desvalorizado pela inflação caso não reinvista os cupons. Se pretende reinvesti-los então não tem muito porque gerar essa renda. Seria melhor colocar em LCI/LCA, geralmente tem prazo curto e não tem IR e  a bola de neve funciona melhor.

Se quiser esta renda mensal pode aportar em CDBs com liquidez diária/Tesouro Selic. Sacando o rendimento mensal, mas ai tem o imposto que vai corroer sua renda.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 11/01/2023 at 16:24, Heberth Jorge Feres disse:

O problema aí é o prazo curto. Gerar renda passiva com esse tempo curto de 1 ano é complicado. Se você pro em CRI/CRA ou títulos pagando cupons no final você vai retirar o valor total investido desvalorizado pela inflação caso não reinvista os cupons. Se pretende reinvesti-los então não tem muito porque gerar essa renda. Seria melhor colocar em LCI/LCA, geralmente tem prazo curto e não tem IR e  a bola de neve funciona melhor.

Se quiser esta renda mensal pode aportar em CDBs com liquidez diária/Tesouro Selic. Sacando o rendimento mensal, mas ai tem o imposto que vai corroer sua renda.

Eu também iria por aí. A maioria das LCI / LCA tem liquidez diária a partir de 91 dias e são isenta de IR. Uma que pague taxa de 93% do CDI (se achar com uma taxa maior melhor ainda) já começa a compensar pelo curto prazo. Mas, se atente se tem liquidez à partir de 90 dias, senão fica com o investimento atrelado até o final do prazo contratado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 minutes ago, Alf Junior disse:

Eu também iria por aí. A maioria das LCI / LCA tem liquidez diária a partir de 91 dias e são isenta de IR. Uma que pague taxa de 93% do CDI (se achar com uma taxa maior melhor ainda) já começa a compensar pelo curto prazo. Mas, se atente se tem liquidez à partir de 90 dias, senão fica com o investimento atrelado até o final do prazo contratado.

Já tinha ouvido falar por aqui dessas LCIs com carência de 90 dias. Me parece bem legal. Vou procurar pra ver de deixar o dinheiro das metas de um ano ou menos de prazo. Ficar pagando imposto pro Estado não.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Heberth Jorge Feres disse:

Já tinha ouvido falar por aqui dessas LCIs com carência de 90 dias. Me parece bem legal. Vou procurar pra ver de deixar o dinheiro das metas de um ano ou menos de prazo. Ficar pagando imposto pro Estado não.

Os Bancões estão oferecendo LCA / LCI taxa de 93% do CDI com vencimento em 1 ano e liquidez à partir de 90 dias.

Na iSaEx não vi porque atualmente meu foco esta na variável.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 11/01/2023 at 13:32, Bruno Cantarella disse:

Sardinhas, tudo bem?
Um tópico para troca de possibilidades sobre uma situação específica.

Tenho uma grana de venda um imóvel que vou investir em breve, mas não consigo ainda precisar uma data.
Pensei em deixar no tesouro selic para ter uma proteção e liquidez nesse período. Talvez até dividir entre o tesouro selic e algum título de renda fixa com vencimento em breve, dentro de 2023.

Porém, pensei em uma estratégia que gere alguma renda passiva, porém não tenho interesse em colocar em FIIs para não ter o risco de ter desvalorização até a data em que vou utilizar.
O caminho aqui seriam CRIs/CRAs? Alguém tem alguma experiência semelhante?

 

Valeu galera!

Uma amigo postou aqui esses dias um CDB liquidez diária 110% do CDI...

Acho que para seu caso seria a melhor opção...

Rende a partir de 110% do CDI e pode ser movimentado a qualquer momento. É um investimento que proporciona praticidade e liberdade para fazer saques, compras e pagamentos via aplicativo. Possui uma das melhores taxas de rentabilidade do Brasil na categoria de ativos com liquidez diária.

Banco Sofisa, confere se não ta pendurado com risco de dar default (porque o FGC poderia demorar e você poderia precisar da grana antes)

Ai acredito que seja uma boa opção...

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 horas atrás, Alf Junior disse:

Eu também iria por aí. A maioria das LCI / LCA tem liquidez diária a partir de 91 dias e são isenta de IR. Uma que pague taxa de 93% do CDI (se achar com uma taxa maior melhor ainda) já começa a compensar pelo curto prazo. Mas, se atente se tem liquidez à partir de 90 dias, senão fica com o investimento atrelado até o final do prazo contratado.

em dezembro de 2022 peguei um desses LCI mas com 91% da CDI com liquidez de 90 dias. 

To achando ruim nao.. foi só uma grana que eu iria utilizar depois de uns meses, ai botei para "trabaia" um pouco

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Lucas Duarte Orestes disse:

em dezembro de 2022 peguei um desses LCI mas com 91% da CDI com liquidez de 90 dias. 

To achando ruim nao.. foi só uma grana que eu iria utilizar depois de uns meses, ai botei para "trabaia" um pouco

@Lucas Duarte Orestes aproveitando a postagem vou subir uma tabela comparativa do rendimento de uma LCI / LCA x um CDB conforme a aliguota do IR. No caso uma LCI de 91% do CDI equivale a um:

CDB de 118% do CDI em até 6 meses (22,5% IR)

CDB de 114% do CDI em até 1 ano (20% IR)

CDB de 110% do CDI em até 2 anos (17,5% IR)

CDB de 107% do CDI em mais de 2 anos (15% IR)

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
49 minutes ago, Alf Junior disse:

@Lucas Duarte Orestes aproveitando a postagem vou subir uma tabela comparativa do rendimento de uma LCI / LCA x um CDB conforme a aliguota do IR. No caso uma LCI de 91% do CDI equivale a um:

CDB de 118% do CDI em até 6 meses (22,5% IR)

CDB de 114% do CDI em até 1 ano (20% IR)

CDB de 110% do CDI em até 2 anos (17,5% IR)

CDB de 107% do CDI em mais de 2 anos (15% IR)

Excelente! como irei retirar nos 90 dias mesmo. Ficou bom 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 12/01/2023 at 18:17, Marcelo Ribeiro disse:

Uma amigo postou aqui esses dias um CDB liquidez diária 110% do CDI...

Acho que para seu caso seria a melhor opção...

Rende a partir de 110% do CDI e pode ser movimentado a qualquer momento. É um investimento que proporciona praticidade e liberdade para fazer saques, compras e pagamentos via aplicativo. Possui uma das melhores taxas de rentabilidade do Brasil na categoria de ativos com liquidez diária.

Banco Sofisa, confere se não ta pendurado com risco de dar default (porque o FGC poderia demorar e você poderia precisar da grana antes)

Ai acredito que seja uma boa opção...

 

Fui eu quem falou.

Ainda é possível investir nesse CDB com liquidez diária, 110% do CDI e proteção do FGC de um banco com Índice de Basileia seguro.

@Bruno Cantarella se você ainda não fez o investimento, me manda uma mensagem privada que te passo um link em que seu investimento gera um prêmio financeiro para nós dois.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...